sábado, 25 de fevereiro de 2012

Maicon em risco para a Luz no regresso ao centro da defesa

Maicon corre o risco de falhar o clássico da Luz. O defesa brasileiro chega a esta altura da temporada em perigo de suspensão, podendo falhar a partida decisiva frente ao Benfica no caso de ser admoestado com um cartão amarelo na receção, de amanhã, ao Feirense. Maicon é, de resto, o único jogador do plantel que se encontra nestas circunstâncias, depois de Otamendi, Rolando, Álvaro Pereira, Fernando e Moutinho terem limpado recentemente o cadastro disciplinar no que diz respeito aos jogos do campeonato.
Este perigo de suspensão surge precisamente no melhor momento de Maicon desde que chegou ao FC Porto, podendo mesmo dizer-se, com o risco inerente a uma afirmação deste género, que o brasileiro é, na atualidade, o defesa em melhor forma da equipa de Vítor Pereira, sobretudo na comparação entre os quatro centrais do plantel - embora até tenha sido mais utilizado no lado direito nos últimos tempos. O risco de suspensão aparece ainda num momento delicado da defesa, que já ficou sem Danilo e Mangala para o clássico da Luz (lesionados) e ainda viu Otamendi sair magoado da partida com o Manchester City. No entanto, é provável que o argentino recupere para o confronto frente ao Benfica, estando apenas em dúvida para o jogo de amanhã no Estádio do Dragão. Nesta salgalhada instalada no centro da defesa portista, sobra ainda Rolando, o único que parece intocável para Vítor Pereira, mas que até tem somado uma época algo irregular para o que lhe tinha sido habitual. A prova disso, ou pelo menos uma delas, está nos cartões vermelhos: Rolando já somou três esta temporada, quando nas sete anteriores nunca tinha sido expulso, nem sequer por acumulação de cartões amarelos. Este ano já soma três, nos jogos com o Barcelona (Supertaça Europeia), Rio Ave (campeonato) e Manchester City (Liga Europa)...
Em resumo, as intermitências de Rolando e Otamendi, assim como a lesão de Mangala, transformam, por si só, Maicon no central do momento no FC Porto, embora o brasileiro até seja, dos quatro, o que menos vezes iniciou uma partida no meio - em apenas oito ocasiões, contra as 11 de Mangala, por exemplo. Amanhã, com o Feirense, parece não haver dúvidas na defesa: Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira. Mas como será na Luz, com o provável regresso de Otamendi às opções? Sobra a dúvida, isto se Maicon passar pelo Feirense sem ver o tal amarelo...

Média de cartões é superior à da temporada passada


Otamendi é o rei dos cartões no FC Porto. O argentino já foi admoestado 12 vezes esta temporada, entre todas a provas, contribuindo com a maior fatia para os 92 cartões mostrados aos portistas. Este número significa, para já, uma média de 2,7 cartões por partida, um valor superior ao registado na época passada, com Villas-Boas no comando técnico (2,4).
O primeiro jogo da época acabou por antecipar um pouco o que iria acontecer: no Mónaco, contra o Barcelona, o FC Porto viu três cartões amarelos, um duplo amarelo (Rolando) e um vermelho direto (Guarín).
Até à data, os portistas já viram três duplos amarelos e estão a apenas um de atingir o máximo da última campanha, o mesmo se aplica em igual número aos vermelhos diretos.

92
O número de cartões vistos esta época, em todas as competições. Só na Liga são 49 amarelos e dois vermelhos, com Otamendi a liderar o ranking individual no campeonato, entre os dragões, com seis amarelos, mais um do que Fernando. Registo ainda para três duplos amarelos.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: