sexta-feira, 27 de maio de 2011

Saiba quanto o F.C. Porto comprou de Iturbe e Kelvin

O F.C. Porto oficializou nesta sexta-feira, por via indirecta, as contratações das jovens promessas


O F.C. Porto oficializou nesta sexta-feira, por via indirecta, as contratações de Juan Iturbe e Kelvin. As jovens promessas rumarão ao Estádio do Dragão neste defeso. O clube adquiriu 60 por cento do passe do argentino e 90 por cento do passe do brasileiro.

Os dragões apresentam as operações no Relatório e Contas do terceiro trimestre de 2010/11, enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários. Recorde-se que o Maisfutebol acompanhou o processo de transferência no início do ano e entrevistou os dois jogadores.

Juan Manuel Iturbe tem 17 anos, festejando o seu 18º aniversário a 4 de Junho de 2011. Nessa altura, poderá assinar contrato profissional com o F.C. Porto. O jovem terminou a época ao serviço do Cerro Porteño, do Paraguai.

Kelvin Oliveira também tem 17 anos e atinge a maioridade a 1 de Junho de 2011. O médio ofensivo despontou no Paraná Clube.

in "maisfutebol.iol.pt"

«Málaga oferece 15 milhões por Otamendi», diz Vélez

F.C. Porto tem metade do passe do central e pode ter de pagar mais para adquirir os restantes 50 por cento.


Otamendi deixou boas indicações na primeira época ao serviço do F.C. Porto. Os dragões compraram metade do passe do jogador argentino e podem adquirir a restante percentagem até 5 de Setembro de 2011. Contudo, o Málaga manifestou interesse no central.

Segundo o Relatório e Contas portista do terceiro trimestre de 2010/11, divulgado nesta sexta-feira, o «Vélez Sársfield manteve uma opção de venda à Sociedade dos restantes 50% dos direitos económicos deste jogador (Otamendi) pelo montante de 4.000.000 Euros, exercível até 5 de Setembro de 2011.»

O F.C. Porto pagara no último defeso, recorde-se, 4 milhões de euros por metade do passe de Otamendi. Agora, poderá ser confrontado com um valor superior para garantir o jovem central por inteiro. Tudo por culpa do Málaga.

Pode custar 7,5 milhões ao Porto

«A intenção do Vélez é vender os seus 50 por cento, mas temos tempo para decidir até Setembro. É preciso decidir se iremos vencer ao F.C. Porto ou analisaremos a melhor oferta em cima da mesa», começou por dizer o presidente do clube argentino, Fernando Raffaini, em conversa com o Maisfutebol.

Perante a inconfidência, surgiu a questão inevitável. Que oferta? «O Málaga oferece 15 milhões de euros pela totalidade do passe do jogador. Ainda não o fez por escrito, mas são as informações que temos. Perante isso, o F.C. Porto pode falar connosco para vendermos ambos as nossas percentagem, ou o Porto terá de cobrir esse valor», explica o dirigente.

Contas feitas, sabendo-se que os dragões querem segurar Otamendi quanto antes e evitar esse assédio de outros emblemas, a operações podia custar mais 3,5 milhões ao clube portista. «Olhando para esse valor de 15 milhões, a questão é simples: o F.C. Porto, se quiser ficar com os outros 50 por cento de jogador, terá de pagar 7,5 milhões e não 4 milhões, pois seria esse valor que o Veléz receberia com a proposta do Málaga», acrescenta Raffaini.

Ou seja, neste cenário, Otamendi custaria um total de 11,5 milhões de euros aos cofres azuis e brancos. Isto, claro, se o Málaga oficializar por escrito a proposta.

«Falta algum tempo para Setembro e podemos analisar a situação com calma, não ficou nenhum prazo definido com o F.C. Porto para voltarmos a falar. Até 5 de Setembro, veremos», conclui o presidente do Vélez Sarsfield.

Quatro jogadores disponíveis

O Relatório e Contas da SAD do F.C. Porto permite fazer um ponto de situação sobre os activos dos dragões. Na rubrica «investimentos disponíveis para venda», podem encontrar-se quatro nomes: Hélder Postiga, Valeri, Stepanov e Pelé.

Ou seja, o F.C. Porto tem 27 por cento do passe de Valeri, 30 por cento do passe de Pelé e 50 por cento dos passes de Stepanov e Hélder Postiga.

in "maisfutebol.iol.pt"

SAD com prejuízo de 2,1 milhões de euros

LIGA DOS CAMPEÕES MEXE NAS CONTAS



O resultado líquido do terceiro trimestre fiscal da SAD portista, terminado em março, foi negativo em 2,1 milhões de euros, uma evolução justificada pela SAD com a “não participação na edição 2010/2011 da UEFA Champions League”, segundo um comunicado enviado esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários(CMVM).
Estes prejuízos comparam com um lucro de 10,7 milhões de euros registado em igual período do ano passado.
Por comparação com o período homólogo de 2009/10, regista-se uma diminuição dos resultados operacionais, passando dos 12,8 milhões para os 2,2 milhões de euros
O comunicado revela ainda uma diminuição dos custos com o pessoal na ordem dos 1,9 milhões de euros, devido à diminuição dos salários e prémios e à redução das indemnizações pagas a jogadores por rescisão de contratos.
O ativo da empresa registou um crescimento de 3,9 milhões de euros no terceiro trimestre, face a 30 de junho de 2010. Já o passivo diminuiu a 31 de março em 6,7 milhões de euros, “o que representa uma menor pressão de tesouraria”, segundo o comunicado dos resultados do clube.
in "record.pt"

Mikel finalmente dragão

NIGERIANO É FORTE APOSTA PARA O FUTURO


Hoje é dia de festa. E de algum alívio também, pelo menos para os responsáveis do FC Porto. Mikel Agu, um nome desconhecido do grande público, pode e vai assinar contrato com os dragões. Este nigeriano, que há muito se treina no Olival, completa 18 anos, atinge a maioridade e tem a possibilidade legal de, finalmente, comprometer-se com os azuis e brancos.
Médio de grande envergadura física e que cresceu tática e tecnicamente nos escalões de formação portistas, Mikel é uma promessa que já integrou treinos do plantel principal com Jesualdo Ferreira, ainda tendo 16 anos. Trata-se, portanto, de um diamante que o FC Porto teve de esconder e trabalhar em segredo, impedido que estava de o inscrever e de o colocar em competição.
in "record.pt"

Pinto da Costa: "Não sei se a FIFA terá razão..."

O que parecia ser um ponto final nas dúvidas sobre o assunto acabou por tornar-se em mais uma rampa de lançamento para a ironia de Pinto da Costa. A FIFA explicou que não reconhece a Taça Latina, conquistada pelo Benfica, como título oficial e, dessa forma, desempatou a contagem entre portistas e benfiquistas: 69-68, respectivamente. Essa soma, mesmo sublinhada pela entidade que rege o futebol mundial, acabou por não ser acolhida por todos e o presidente portista, que ontem esteve no jantar que assinalou o sexto aniversário da casa do FC Porto de Argoncilhe, tratou de brincar com o assunto. "Não sei quem tem razão, se a FIFA ou 'A Bola'. Tenho dúvidas", disse, à entrada, recusando comentar as notícias sobre as buscas efectuadas pela Polícia Judiciária na Luz por causa da transferência do guarda-redes Júlio César.

Já depois do jantar, no discurso, lembrou que "há quem se entretenha a contar títulos" e que isso é sinal do sucesso do FC Porto, acabadinho de sair de duas finais. "Pudemos ver nessas duas ocasiões, com Braga e Guimarães, a festa do futebol. Pretendemos sempre isso, mas não é possível com toda a gente", alfinetou, contando, em contraponto, e ainda a propósito de rivalidades, um episódio recente, ocorrido numa visita que fez a Fátima. "Entrou uma claque do Sporting onde estávamos e quando se podia pensar em desacatos, essa claque dirigiu-se a nós e transmitiu o espírito de amizade", o que nem sempre acontece. "Quanto mais ganharmos, mais tentarão denegrir o nosso mérito", avisou. Com a época encerrada até dia 6 de Agosto - "Vamos estar tanto tempo sem ganhar...", brincou -, Pinto da Costa promete uma equipa com o mesmo espírito que, esta época, rendeu quatro títulos."Sabemos que vai ser difícil, até porque o nosso rival vai começar muito melhor. No ano passado arrancou a perder a Supertaça e para o ano não a perderá", disse. Aproveitando a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Maria Feira, Pinto da Costa endereçou-lhe os parabéns pela subida do Feirense, congratulando-se ainda com a presença de antigos campeões do clube. "Podem vestir outras camisolas, mas não esquecem a do FC Porto", um clube de raiz nortenha mas com implantação nacional. "25 por cento dos bilhetes vendidos para a Taça foram a portistas do Sul", revelou.


Uma parada de estrelas para festejar aniversário

Cerca de 450 convidados e um autêntico plantel de luxo, de antigas glórias, aguardavam Pinto da Costa no Centro Cultural Venezuelano, em Grijó. Jorge Couto, padrinho da casa, Fernando Gomes, João Pinto, Lima Pereira, Inácio, Rui Barros, Secretário, Quinito, Jaime Magalhães e Frasco também se juntaram aos portistas de Argoncilhe para um jantar que assinalou o sexto aniversário da casa do FC Porto na localidade. Pinto da Costa tinha chegada prevista para as oito da noite, mas acabou por atrasar-se por causa do basquetebol, assistindo à vitória dos dragões sobre o Benfica (91-79). O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, também esteve no jantar.

in "ojogo.pt"

Ecos do mercado

Juventus e Inter, outra vez Clássico italiano

Fernando continua a ser apontado à Juventus e ao Inter. A notícia circula em jeito de clássico disputado pelos dois gigantes italianos no mercado, mas, na verdade, não acrescenta grandes pormenores ao que tem sido escrito ultimamente, porque esse interesse já era conhecido. Prediger, aqui ao lado, vai mais longe...


Está no Colón Prediger fala em voltar

Prediger, emprestado pelo FC Porto ao Colón, disse ontem que pode voltar ao Dragão. "Sei que o médio-defensivo do Porto [Fernando] vai embora e eles querem que eu volte", disse o argentino ao jornal "El Litoral". Aos 24 anos, Prediger garantiu que ainda vai a tempo de relançar a carreira no futebol europeu.


Brasileiro do Westerlo

Paulo Henrique no ataque

Paulo Henrique, brasileiro de 22 anos que joga no Westerlo, da Bélgica, e que marcou 22 golos em 36 jogos, deverá ser reforço do Standard de Liège, mas a Imprensa belga dizia ontem que também o FC Porto, o PSV Eindhoven e o Estrela Vermelha estão atentos ao jogador, que já jogou no Atlético Mineiro, Heerenveen e Palmeiras.

in "ojogo.pt"

José Anigo: "Lucho no FC Porto? Se quiserem envolver o Falcao..."

José Anigo, director-desportivo do Marselha, desmontou ontem para O JOGO o rumor que abria a porta do regresso de Lucho ao Dragão, hipótese que chegou a circular na Imprensa francesa no meio de outros destinos apontados a El Comandante, como Roma e Málaga. "Não temos qualquer tipo de contacto com o FC Porto a esse respeito", disse. E aproveitou até para brincar quando lhe foi perguntado se não podia haver um entendimento a envolver troca de jogadores que pudessem interessar ao Marselha: "Se aceitarem conversar envolvendo o Falcao na transferência, pois podemos sentar-nos já."

Mais a sério, Anigo aproveitou para fazer uma espécie de reflexão em voz alta, até porque está perfeitamente identificado com o mercado português e com a forma de os portistas trabalharem: "Não me parece que o FC Porto esteja na disponibilidade de lhe pagar o ordenado que lhe paga o Marselha. Além disso, não me parece também que seja um jogador que se enquadre na habitual política de contratações do clube", sublinhou, lembrando que os dragões costumam apostar em jovens valores para completar a formação e mutiplicar o investimento.

Sobre Lucho, os rumores sobre a saída intensificaram-se devido à época abaixo das expectativas de El Comandante, que tinha sido peça-chave no título. "É verdade que o Lucho não fez uma época ao nível do ano passado, mas continua a ser um jogador de classe e não nos faltam clubes para fazer um bom negócio se o quisermos vender", admitiu, riscando o FC Porto dessa lista. O argentino nunca escondeu que voltar ao Dragão seria uma hipótese a considerar, como ficou claro na entrevista recente dada a O JOGO, mas também esclareceu que isso dificilmente aconteceria nos próximos tempos. O argentino tem mais dois anos de contrato com o Marselha e foi um investimento fortíssimo do clube francês, que espera obter retorno em caso de venda.

in "ojogo.pt"

Marienfeld volta a ser o local do estágio


Pelo segundo ano consecutivo e pela quarta vez, o FC Porto escolheu Marienfeld como palco do estágio de pré-temporada. Depois do estudo de vários locais alternativos e de algumas visitas técnicas, os responsáveis azuis e brancos optaram por voltar a reservar quartos no Hotel Klosterpforte, que tem sido talismã nas recentes vitórias internacionais dos dragões.
O arranque oficial da época está marcado para 30 de Junho, seguindo-se uma semana de trabalho no Olival que culminará com o habitual jogo-treino com um adversário de um escalão secundário. Só depois é que a comitiva partirá para a Alemanha, mas a data ainda não está fechada, nem a duração do estágio, que terá entre sete e nove dias. Estão ainda previstos dois jogos de preparação antes do regresso. A apresentação aos sócios acontecerá na última semana de Julho, em princípio com o Peñarol, clube ao qual o FC Porto ganhou na primeira conquista da Taça Intercontinental. Seguem-se mais jogos antes da Supertaça com o Guimarães.


Quarta visita 

Arranques para a glória

Esta será a quarta passagem do FC Porto por Marienfeld, onde também esteve a Selecção Nacional quando participou no Mundial da Alemanha. Os dragões colocaram este bucólico local no mapa desportivo em 2003, após o triunfo em Sevilha, e foi lá que deram início à caminhada que terminou com o triunfo na Liga dos Campeões, em Gelsenkirchen. Em 2008 voltaram lá, com Jesualdo Ferreira, antecedendo a conquista do tetracampeonato. Em 2010 repetiram a visita com o sucesso desportivo que se conhece: título invicto, conquista da Taça de Portugal e da Liga Europa.


Perto da Holanda 

Hotel com todas as comodidades

Situado numa zona florestal, o Hotel Klosterpforte é uma unidade de cinco estrelas que sofreu remodelações para o Mundial'2006 e que permite concentração absoluta no trabalho. Equipada com dois campos de futebol relvados com as dimensões oficiais, bem como com equipamento de apoio, ginásios, piscina e sauna, aquela unidade hoteleira tem servido de base a inúmeras equipas alemãs e de outros pontos. Por se encontrar na proximidade da fronteira com a Holanda, permite incluir equipas holandesas na programação de jogos de pré-temporada.


Supertaça nacional 

Época oficial começa a 6 de Agosto

O primeiro jogo oficial do FC Porto está marcado para 6 de Agosto, dia em que volta a encontrar o Guimarães, na Supertaça Cândido de Oliveira. Seguem-se o arranque do campeonato e a Supertaça europeia, a 26 de Agosto. Antes, o plantel passará por toda a pré-temporada, que, além do estágio em Marienfeld, tem prevista a apresentação oficial aos adeptos com o Peñarol. Isto na última semana de Julho. Está ainda em equação a presença num dos inúmeros torneios internacionais de pré-temporada que se realizam por toda a Europa.

in "ojogo.pt"

Laudrup elogiou El Tigre: "É um avançado tremendo"

Micahel Laudrup, antigo médio-ofensivo dinamarquês e actual treinador do Maiorca, juntou ontem o seu nome à lista de admiradores de Falcao. Laudrup está na Colômbia, onde a sua equipa vai disputar uma partida amigável com o Real Cartagena, e a Imprensa local não deixou passar a oportunidade de lhe perguntar a sua opinião sobre jogadores colombianos. "Falcao é sem dúvida um dos jogadores colombianos de que mais gosto na actualidade, um tremendo avançado. Tem tudo para triunfar nas grandes equipas da Europa", referiu, procurando antecipar o futuro do goleador que tem meia Europa a piscar-lhe o olho.
Antes da final da Liga Europa, com o Braga, Arsène Wenger também não poupou nos elogios ao jogador do FC Porto, palavras que ajudam a alimentar o noticiado interesse do Arsenal em Falcao, ainda mais quando Bendtner anunciou que quer sair dos gunners. "Além de finalizador, Falcao é um jogador de equipa. Corajoso e inteligente tacticamente. Sabe quando devolver a bola. Apesar de não ser extraordinariamente rápido, está na linha de Lisandro López, que também jogou no FC Porto, por exemplo", referiu Wenger à Imprensa inglesa uns dias antes de os dragões derrotarem o Braga.

De férias na Argentina, foi ao estádio do River

De férias, Falcao parece passar ao lado de todas as movimentações de mercado que colocam o seu nome como potencial reforço de meia Europa. Os 38 golos em 42 jogos pelo FC Porto, só esta temporada, traduzem-se num cartão de visita invejável para qualquer jogador e fazem de Falcao um dos jogadores mais cobiçados do momento. Mas a julgar pela actividade de El Tigre no Twitter, não há nada que o desvie do descanso até à apresentação na selecção da Colômbia, que vai participar na Copa América. Anteontem, por exemplo, deu um salto ao estádio "El Monumental" onde começou a aterrorizar as defesas dos clubes argentinos, antes de fazer o mesmo em Portugal e na Europa. Falcao esteve seis temporadas a jogar no River Plate da Argentina, clube que torce como um fanático "hincha". Esta época não tem corrido muito bem ao emblema de Buenos Aires, que ocupa o quinto lugar do Clausura a sete pontos do líder, Vélez Sarsfield. Isto numa altura em que comemora 110 anos de existência. Falcao não quis deixar de dar os parabéns ao antigo clube. Através da sua página na rede social, Twitter, o avançado recordou o aniversário do River e publicou uma fotografia junto a uma das entradas do estádio "El Monumental".

Brilhar na Copa América é o próximo objectivo

Falcao vai ter direito a poucos dias de férias por causa da participação da Colômbia na Copa América. A prova, que se disputa na Argentina, começa a 1 de Julho e tem a final marcada para 24 de Julho, apenas uma semana antes do arranque da pré-temporada do FC Porto. Para preparar a participação nesta competição continental em que Falcao está apostado em manter a veia goleadora, a Colômbia agendou dois jogos particulares, com o México e o Senegal, sendo que o primeiro é no dia 22 de Junho. Ou seja, El Tigre tem mais duas/três semanas, no máximo, para aproveitar e descansar os músculos. Se a Colômbia for eliminada numa fase prematura da prova, então Falcao poderá gozar mais uns dias de férias, algo que certamente dispensará.

in "ojogo.pt"

O novo herói de Puerto Boyacá

Uma completa loucura. Fredy Guarín foi recebido como um herói no regresso à mais antiga das suas casas, localizada no bairro que o viu nascer na cidade colombiana de Puerto Boyacá. Familiares e vizinhos encheram as ruas para saudar o médio pelos quatro títulos conquistados esta temporada no FC Porto.
Guarín emocionou-se com o gesto depois de um ano preenchido por muitas festas. "Foi incrível. As felicitações, as bandeiras, as fotos...", relatou à Caracol TV por entre as cores do seu país, mas também do FC Porto, expostas nos múltiplos pósters que circulavam do médio vestido de azul e branco. "Foi uma época maravilhosa. Um momento que marcará para sempre o clube, mas também os jogadores. É inesquecível", explicou à porta da casa que já foi sua, situada no bairro onde passou a infância e onde ainda vivem actualmente alguns familiares seus, como o avô. No entanto, Puerto Boyacá até já tinha festejado com grande intensidade a conquista da Liga Europa, mal terminou a partida de Dublin. Na altura ouviu-se fogo de artifício, mas também o ruído festivo de uma "grande" caravana de motociclistas que percorreu as principais ruas da cidade num clima de grande euforia com o feito conseguido por um filho ilustre da terra. A festa voltou agora, dia do regresso a casa do novo herói colombiano, que goza férias na Colômbia. O médio agradeceu o carinho, emocionou-se com a "inesperada" recepção e até foi obrigado a falar de outro herói nacional: Falcao. "Temos uma óptima relação, também dentro do campo, onde nos entendemos muito bem. É um grande amigo."
Por entre a euforia do momento, o portista anunciou ainda os sonhos que espera cumprir durante a carreira, com a Premier League no topo das prioridades, mas não necessariamente para já. "Um dia gostava muito de experimentar a liga inglesa. No entanto, espero continuar a dar passos seguros até conseguir atingir esse sonho."
E depois das perguntas, seguiu a festa. E que grande festa, no arranque de umas férias que prosseguem nos próximos dias, antes da participação do médio na Copa América.


Bomba frente ao Marítimo para recordar

Depois de três temporadas no Dragão, Guarín chegou este ano aos 20 golos pelo FC Porto. No entanto, e na hora de escolher o melhor, não teve dúvidas. "O golo mais bonito que marquei foi frente ao Marítimo. O remate foi executado a 38 metros... Nem sequer acreditava que a bola ia entrar, até pela distância. Mas entrou e foi importante, até pelo momento em que aconteceu", explicou o colombiano, que apontou vários golos decisivos ao longo da temporada, como os dois ao CSKA de Moscovo e ainda em Sevilha, na Liga Europa, ou no Estádio da Luz, para o campeonato.


Uma estrela de carne e osso

Depois de três temporadas no Dragão, Guarín chegou este ano aos 20 golos pelo FC Porto. No entanto, e na hora de escolher o melhor, não teve dúvidas. "O golo mais bonito que marquei foi frente ao Marítimo. O remate foi executado a 38 metros... Nem sequer acreditava que a bola ia entrar, até pela distância. Mas entrou e foi importante, até pelo momento em que aconteceu", explicou o colombiano, que apontou vários golos decisivos ao longo da temporada, como os dois ao CSKA de Moscovo e ainda em Sevilha, na Liga Europa, ou no Estádio da Luz, para o campeonato.

in "ojogo.pt"

O povo dá mais chama a este dragão


Moncho López apontara erros ao seu FC Porto após as duas derrotas na Luz, mas essa era apenas uma versão; Henrique Vieira falara em melhoria do Benfica e essa era outra verdade. As ideias dos dois técnicos explicariam tudo? Talvez lhes tenha faltado falar no público, esse 12º jogador do futebol que na final da Liga Portuguesa de Basquetebol tem sido um sexto elemento fundamental. Ontem, o FC Porto chegou de forma clara e justa ao terceiro triunfo, ficando a apenas mais um do título. Mas atingiria essa vantagem se estivesse a jogar na Luz? Temos sérias dúvidas. Se esta terceira tese se comprovar válida, ainda não será domingo que teremos campeão, pois a sexta partida será em Lisboa. Se as questões técnicas prevalecerem, então, e pelo que se viu até aqui, os portistas revelam mais qualidades, sendo imparáveis quando exibem todo o seu jogo.

O que está a equilibrar esta final, tornando-a inesquecível e um êxito popular, é precisamente a alternância nos momentos de inspiração. E estes, numa modalidade em que a mão certeira vale ouro, são fundamentais. Alguns exemplos: o FC Porto dificilmente teria ganho ontem se não estivesse no Dragão porque a verdade é que entrou muito mal no jogo, precisando de 3m33s e de sete lançamentos para fazer os primeiros pontos. Só um triplo de Ogirri, que valeu o empate a 12, abanou o Benfica e deu aos portistas o elan que valeu a vantagem no final do primeiro período. No seguinte, Henrique Vieira abrandou as mudanças constantes na sua equipa, ao encontrar o santo graal para furar a defesa contrária nas figuras de Ben Reed e Marquin Chandler. A dupla demoliu os portistas, levou o jogo empatado para o intervalo e não deixava adivinhar o que viria depois.

E o que surgiu foi o FC Porto demolidor dos primeiros jogos, com Stempin e Andrade a lideraram um momento louco a meio do terceiro período, que valeu um parcial de 11-2; já no quarto, e quando o Benfica tentava reagir, foi Terrell, ajudado por José Costa e Andrade, a ampliar a vantagem até aos 18 pontos. Estava o jogo decidido, mas ficava a questão: sem o calor dos seus adeptos, teria a equipa de Moncho jogado assim?...

Declarações

Moncho López Treinador do FC Porto

"Convencidos que vamos à Luz ganhar"

"Estamos absolutamente convencidos que vamos à Luz ganhar". Foi desta forma enérgica que Moncho López abriu a conferência de Imprensa. "A experiência e a personalidade que esta equipa tem faz-nos acreditar que no domingo podemos chegar à vitória e é assim que temos de pensar", continuou, alertando: "Nesse jogo, esta equipa tem de ir jogar basquetebol e não festejar, assim teremos muitas hipóteses".


Henrique Vieira Treinador do Benfica

"Com a arbitragem perdemos o controlo emocional"

Henrique Vieira não tinha razões para estar satisfeito e revelou descontentamento também em relação à arbitragem. "Começámos melhor do que os outros jogos aqui, mas, em duas ou três situações, devido a decisões dos árbitros, perdemos o controlo emocional e ajudámos o FC Porto". Em relação ao encontro da Luz, Vieira prometeu que "o Benfica vai ser muito mais forte e estará bem mais concentrado, para salvar um 'match-point'".

in "ojogo.pt"

Segundo empresário, Arsenal e Tottenham querem Falcão

Centroavante desperta a atenção dos dois clubes londrinos

Arsenal e Tottenham teriam feito propostas para contratar o atacante Radamel Falcão, do Porto. A informação é do empresário do colombiano.

O artilheiro vem em grande fase, tendo ajudado o Porto a conquistar três títulos na temporada. Seu empresário revelou que as performances do jogador atrairam a atenção de clubes ingleses.

Claudio Mossio, da Sivori e Associados, a empresa que representa o atacante, disse ao Goal.com: "Arsenal e Tottenham são os dois clubes que querem contratá-lo e já fizeram propostas por Falcão".

O atacante tem uma cláusula rescisória de 30 milhões de euros em seu contrato e também despertou o interesse de clubes italianos. Mesmo assim, por não ter passaporte da União Europeia, uma transferência para a Bota dificilmente será concretizada.

Segundo Mossio, "o problema com uma transferência para a Itália é que ele não tem o passaporte europeu. Ele tem contrato por mais dois anos com o Porto e uma cláusula rescisória de 30 milhões de euros. O clube que pagar essa cláusula tem uma boa chance de contratá-lo".

Os campeões portugueses recentemente renovaram o contrato de Hulk e colocaram uma cláusula rescisória de 100 milhões de euros no compromisso do brasileiro. O clube quer fazer o mesmo com Falcão.

"O Porto quer abrir as negociações e lhe propor um novo e melhorado contrato para inserir uma cláusula rescisória mais alta".

Mossio adicionou que as chances de ir para a Itália aumentariam se a Federação Italiana desse mais uma vaga para jogadores extracomunitários, mas admitiu que uma transferência para Espanha ou Inglaterra seria mais provável.

"As chances de uma transferência para a Itália aumentariam se isso acontecesse. Mesmo assim, os clubes ingleses e espanhóis estão na pole position. A Inter já tem Pazzini como centroavante, enquanto a Juventus tem Matri. Ele seria um grande reforço para a Roma", concluiu o empresário.

Falcão marcou 17 gols na Liga Europa, um recorde do torneio, liderando a campanha que deu o título aos Dragões, sob o comando do técnico André Villas-Boas.

Desde que chegou ao clube, contratado junto ao River Plate em 2009, o atacante conquistou o título português, duas Copas de Portugal, duas Supercopas e a Liga Europa.

in "goal.com"

F.C. Porto, emprestados à lupa: suspeitos do costume

Ukra, Castro e também Ventura continuam a ser aqueles que mais próximos estão do plantel principal.


O F.C. Porto teve um verdadeiro plantel a «rodar», em 2010/11, mas aqueles que estão mais perto da origem são os «suspeitos» do costume. Castro e Ukra até estiveram entre as opções de Villas-Boas até à reabertura do mercado, altura em que saíram para jogar com regularidade, aproveitando a oportunidade para mostrar qualidade, uma vez mais.

Destacou-se sobretudo o médio, que ajudou o Sp. Gijón a conservar um lugar no principal escalão do futebol espanhol, apontando mesmo dois golos. O extremo contribuiu para a recuperação do Sp. Braga no campeonato, sendo que estava impedido de jogar na Liga Europa, prova que acabou discutida pelos dois emblemas que representou esta época.

Mais uma vez a espreitar um lugar no plantel dos «dragões» está Ventura, que não evitou a despromoção do Portimonense mas voltou a mostrar valor, ao ponto de ser, nesta altura, o terceiro guarda-redes da Selecção Nacional. Um estatuto que pode recuperar no clube. André Pinto também deixou boas indicações no emblema algarvio, mas a sua integração será mais difícil. Ainda menos esperanças devem ter Pedro Moreira e Soares, ainda que tenham jogado com regularidade no Portimonense. Miguel Lopes ajudou o Bétis a regressar à elite do principal espanhol e pode acompanhar a equipa sevilhana. Uma reintegração só seria possível com a saída de algum lateral, e ainda assim não era certo. 

Orlando Sá e Sérgio Oliveira tiveram temporadas desapontantes. Cedido ao Nacional, o avançado voltou a não confirmar o potencial que lhe foi apontado em tempos, enquanto que o médio da cláusula de 30 milhões de euros jogou muito pouco no Beira Mar. Bura e Addy foram utilizados de forma intermitente, e ainda que tenham mais motivos para sorrir, também não justificaram uma oportunidade do «patrão».

Yero, Rui Pedro e Rabiola marcaram golos importantes na Liga de Honra, mas será preciso algo mais para entrar num plantel que está nivelado bem por alto. Precisam agora de chegar ao patamar principal, tal como Abdoulaye, que se revelou um central goleador na Covilhã. 

Ivo Pinto, Diogo Viana, Renato e Dias também tiveram regularidade no segundo escalão, mas pouco protagonismo. O «emigrante» Josué foi bastante utilizado no Venlo , tal como Jorge Chula, mas a ligação ao F.C. Porto chega ao fim, e o Paços de Ferreira é apontado como provável destino do médio.

Tomás Costa e Prediger recuperaram algum prestígio com o regresso à América do Sul, mas a porta do Dragão parece inevitavelmente fechada para ambos.

Dados dos emprestados (só jogos de Liga):
André Castro (Sp. Gijón): 15 jogos, 2 golos
Ukra (Sp. Braga): 12 jogos, 2 golos
Ventura (Portimonense): 28 jogos
André Pinto (Portimonense): 26 jogos, 2 golos
Pedro Moreira (Portimonense): 21 jogos, 2 golos
Soares (Portimonense): 21 jogos
Bura (P. Ferreira): 14 jogos
Addy (Académica): 14 jogos, 2 golos
Orlando Sá (Nacional): 16 jogos, 3 golos
Sérgio Oliveira (Beira Mar): 6 jogos
Yero (Oliveirense): 26 jogos, 6 golos
Rui Pedro (Leixões): 26 jogos, 8 golos
Rabiola (Desp. Aves): 14 jogos, 8 golos
Diogo Viana (Venlo/Desp. Aves): 10 + 9 jogos, 1 + 0 golos
Renato (Santa Clara): 17 jogos, 1 golo
Dias (Santa Clara): 10 jogos, 1 golo
Abdoulaye (Sp. Covilhã): 24 jogos, 9 golos
Ivo Pinto (Sp. Covilhã): 21 jogos
Miguel Lopes (Bétis): 19 jogos
Josué (Venlo): 13 jogos
Chula (Venlo): 24 jogos, 1 golo
Tomás Costa (Cluj/Univ. Católica): 6 + 12 jogos, 0 + 1 golos*
Prediger (Cruzeiro/Colón): 0 + 14 jogos*

* em competição

in "maisfutebol.iol.pt"

Falcão muda de equipa

AVANÇADO COLOMBIANO


Quem quiser levar Falcão precisa de deixar mais do que 30 milhões de euros na SAD azul e branca. Esse é um dado que ressalta da revisão da cláusula de rescisão acertada entre o FC Porto e o goleador colombiano e que garante um maior encaixe à sociedade, mas que não blinda El Tigre do interesse internacional.
Falcão não renovou e é difícil que esse processo venha a concluir-se, mas entre vários acertos que beneficiaram ambas as partes, o FC Porto garantiu a totalidade do passe (o jogador e o seu pai ainda detinham uma fatia superior a 10 por cento) e logrou também subir a cláusula inicial para um valor que, garantem a Record, está já nos 40 milhões de euros.
in "record.pt"

«Espero que Villas Boas fique no FC Porto» - João Moutinho

João Moutinho considera natural o assédio de outros clubes a André Villas Boas, mas faz votos que o treinador fique no FC Porto para levar os azuis-e-brancos a novos êxitos. 


«Tudo o que faz, tenta fazer da melhor maneira. Dá-nos total liberdade para fazermos o que acharmos melhor em campo. Não impõe, ajuda-nos a melhorar», caracteriza o médio, em entrevista ao programa Pontapé de Saída da RTPN.



«Não sei se vai sair. É um excelente treinador, por isso é natural que muitas equipas o queiram por tudo o que fez. Espero que continue e possamos conseguir mais feitos grandes para o FC Porto», deseja.



Indiferente à convicção manifestada por Jorge Jesus de que o Benfica vai ser campeão na próxima época, João Moutinho diz que no FC Porto não se prometem títulos. «Mas sim esforço e trabalho para atingirmos os nossos objectivos», vinca.


«Nós não prometemos títulos, mas sim esforço e trabalho para atingir os nossos objectivos. Foi o que fizemos esta época e é o que vamos continuar a fazer, para dar continuidade às nossas vitórias. O FC Porto está habituado a vencer, mas queremos sempre mais», realça o médio, em entrevista ao programa Pontapé de Saída da RTPN.



Em 2011/2012, diz João Moutinho, «a revalidação do título é o objectivo mais importante». O regresso à Liga dos Campeões é encarado com prudência. 



«É uma competição que reúne os melhores clubes da Europa. Vamos procurar fazer o nosso melhor na fase de grupos. Na fase a eliminar, todos os jogos serão muito complicados para chegar à final», considera.



Para João Moutinho, «é bom e não prejudicial» que se compare a equipa actual com a que conquistou a Champions em 2004, um ano depois de erguer o troféu da Taça UEFA.



«Essa equipa tinha excelentes jogadores. Temos de abstrair-nos disso, concentrarmo-nos no nosso trabalho e dar o máximo pelo nosso clube», refere.



João Moutinho coloca-se à margem da rivalidade por vezes extremada entre FC Porto e Benfica. Diz que não se tornou antibenfiquista por ser jogador dos azuis-e-brancos.


«Não sou antibenfiquista, sou antes um grande adepto do FC Porto, clube que tem uma massa associativa extraordinária. Não tenho ódio por ninguém, mas sim uma enorme alegria por poder jogar no FC Porto», diz o jogador, em entrevista ao programa Pontapé de Saída da RTPN.



Ainda assim, elege os triunfos sobre o rival lisboeta como pontos altos da temporada triunfante do dragão... «A vitória em casa, por 5-0, e na Luz, que nos deu o título, e a reviravolta que ninguém esperava nas meias-finais da Taça de Portugal» 



Sem esquecer, claro, a vitória na Supertaça: «Depois da época que o Benfica tinha feito, ninguém queria acreditar que o FC Porto pudesse vencer. Foi o momento de viragem, mostrámos a nossa capacidade e carácter. Foi uma excelente vitória, que deu início a uma cavalgada histórica no futebol português».



Admirador confesso dos dois avançados, João Moutinho acredita que Falcao e Hulk vão continuar a brilhar de dragão ao peito.


«Todos os jogadores foram importantes nesta temporada, mas Falcao e Hulk são super-importantes. A qualidade de ambos é inquestionável, voltaram a demonstrar que são excelentes jogadores. Têm um valor enorme e podem decidir os jogos a qualquer momento», elogia o médio, em declarações ao programa Pontapé de Saída da RTPN.



«Estão num clube grande e sinto e vejo que têm vontade de continuar», partilha Moutinho sobre os dois homens-golo.



«Falcao é um grande goleador, Hulk conseguiu ser o melhor marcador do campeonato a jogar como extremo. Foi o verdadeiro destaque», considera. 


in "abola.pt"

FC Porto: Reinaldo Ventura está seguro; Tó Neves é o próximo treinador

Avançado do FC Porto já renovou. Tó Neves será o treinador em 2011/12. Franklim Pais pode mudar-se para a estrutura directiva. 

Reinaldo Ventura vai continuar a vestir a camisola do FC Porto. O avançado de 33 anos - segundo melhor marcador do campeonato (52 golos), menos um que Vítor Hugo (Ac. Espinho) - estava em final de contrato e tinha interesse em permanecer de dragão ao peito. Ao mesmo tempo, os responsáveis do clube também lhe manifestaram a vontade de mantê-lo na equipa.

As conversações conheceram um epílogo facilmente e até é posssível que seja anunciado um vínculo de dois anos, subjacente a uma política de forte restrição financeira, como está a ser definida pela estrutura superior da gestão do FC Porto. Assim, tudo indica que Reinaldo Ventura vai prolongar para 23 épocas uma união que se iniciou quando contava 12 anos, após experimentar as camisolas de Paço de Rei e HC Carvalhos.

Este dado significa que os responsáveis dos azuis-e-brancos há algum tempo que estão a lançar os alicerçes da época 2011/12, sendo que a primeira iniciativa prendeu-se com a equipa técnica.

O actual treinador, Franklim Pais, deverá ser promovido a um posto directivo, depois de vários anos de muito sucesso à frente de uma equipa campeã nacional há nove anos. Para substituir este técnico, um nome recolheu a unanimidade das opiniões: Tó Neves. 

O actual jogador-treinador da Oliveirense já tinha anunciado a A BOLA, em Fevereiro deste ano, a firme vontade de arrumar os patins para se dedicar em exclusivo à actividade de técnico, o que acontecerá ao serviço dos dragões.


in "abola.pt"