sexta-feira, 27 de maio de 2011

O povo dá mais chama a este dragão


Moncho López apontara erros ao seu FC Porto após as duas derrotas na Luz, mas essa era apenas uma versão; Henrique Vieira falara em melhoria do Benfica e essa era outra verdade. As ideias dos dois técnicos explicariam tudo? Talvez lhes tenha faltado falar no público, esse 12º jogador do futebol que na final da Liga Portuguesa de Basquetebol tem sido um sexto elemento fundamental. Ontem, o FC Porto chegou de forma clara e justa ao terceiro triunfo, ficando a apenas mais um do título. Mas atingiria essa vantagem se estivesse a jogar na Luz? Temos sérias dúvidas. Se esta terceira tese se comprovar válida, ainda não será domingo que teremos campeão, pois a sexta partida será em Lisboa. Se as questões técnicas prevalecerem, então, e pelo que se viu até aqui, os portistas revelam mais qualidades, sendo imparáveis quando exibem todo o seu jogo.

O que está a equilibrar esta final, tornando-a inesquecível e um êxito popular, é precisamente a alternância nos momentos de inspiração. E estes, numa modalidade em que a mão certeira vale ouro, são fundamentais. Alguns exemplos: o FC Porto dificilmente teria ganho ontem se não estivesse no Dragão porque a verdade é que entrou muito mal no jogo, precisando de 3m33s e de sete lançamentos para fazer os primeiros pontos. Só um triplo de Ogirri, que valeu o empate a 12, abanou o Benfica e deu aos portistas o elan que valeu a vantagem no final do primeiro período. No seguinte, Henrique Vieira abrandou as mudanças constantes na sua equipa, ao encontrar o santo graal para furar a defesa contrária nas figuras de Ben Reed e Marquin Chandler. A dupla demoliu os portistas, levou o jogo empatado para o intervalo e não deixava adivinhar o que viria depois.

E o que surgiu foi o FC Porto demolidor dos primeiros jogos, com Stempin e Andrade a lideraram um momento louco a meio do terceiro período, que valeu um parcial de 11-2; já no quarto, e quando o Benfica tentava reagir, foi Terrell, ajudado por José Costa e Andrade, a ampliar a vantagem até aos 18 pontos. Estava o jogo decidido, mas ficava a questão: sem o calor dos seus adeptos, teria a equipa de Moncho jogado assim?...

Declarações

Moncho López Treinador do FC Porto

"Convencidos que vamos à Luz ganhar"

"Estamos absolutamente convencidos que vamos à Luz ganhar". Foi desta forma enérgica que Moncho López abriu a conferência de Imprensa. "A experiência e a personalidade que esta equipa tem faz-nos acreditar que no domingo podemos chegar à vitória e é assim que temos de pensar", continuou, alertando: "Nesse jogo, esta equipa tem de ir jogar basquetebol e não festejar, assim teremos muitas hipóteses".


Henrique Vieira Treinador do Benfica

"Com a arbitragem perdemos o controlo emocional"

Henrique Vieira não tinha razões para estar satisfeito e revelou descontentamento também em relação à arbitragem. "Começámos melhor do que os outros jogos aqui, mas, em duas ou três situações, devido a decisões dos árbitros, perdemos o controlo emocional e ajudámos o FC Porto". Em relação ao encontro da Luz, Vieira prometeu que "o Benfica vai ser muito mais forte e estará bem mais concentrado, para salvar um 'match-point'".

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia amigo,

Ontem conseguimos uma vitória muito importante por duas vertentes.

Primeira, porque coloca o Benfica sobre pressão de vencer, pois para eles pior que perder o título, é nós festejar-mos a conquista no salão de festas.

Segunda, porque se o Benfica empatar novamente, a negra vai ser disputada no Dragãozinho Quinta-feira, 3 de Junho de 2011 às 21h00.

Nós acreditamos que podemos ser campeões este ano e bater o actual Bicampeão Nacional. Demonstramos em nossa casa grande superioridade, e na Luz perdemos sempre por pouca margem, sempre discutindo o resultado até ao som do gongo!

Abraço e bom fim de semana

Paulo

PS.
Este fim de semana em Tavira a nossa equipa de andebol pode conquistar a Taça de Portugal para juntar ao Tricampeonato.
Os Dragões defrontam nas meias-finais o Benfica já este sábado, às 15h05, no Pavilhão Municipal de Tavira.


http://pronunciadodragao.blogspot.com/