domingo, 21 de julho de 2013

O Porto está no Mundo

O FC Porto abre a sua digressão pela América do Sul com um duelo frente aos venezuelanos do Deportivo Anzoátegui, este domingo (23h de Portugal), em Puerto de la Cruz, na Venezuela, em encontro da Copa EuroAmericana 2013.
Diz a canção azul e branca que «o Porto está na rua», pois, «desde a chama acesa em Viena, por um calcanhar vagabundo, a alma deixou de ser pequena, pequeno foi o palco do mundo». Amado por muitos em terras de Portugal, o FC Porto é também, por estes dias, uma marca além fronteiras e bem se pode dizer que o Porto está no Mundo, num Mundo onde tem ganho cada vez mais adeptos.
Os feitos na europa do futebol (e as contratações de craques daquelas bandas) despertaram a atenção dos americanos no FC Porto, ao ponto do presidente da Colômbia já ter pousado com as cores portistas. No sentido de estreitar laços com a região sul-americana e, claro, tendo em vista a formação do grupo para atacar a nova temporada, o FC Porto "desfila", esta noite, na Venezuela para um amigável frente ao Deportivo Anzoátegui.
©Catarina Morais
Paulo Fonseca levou 26 jogadores, tendo apenas deixado de fora o defesa-central Rolando, além do guarda-redes Kadú.
A todo o gás para o arranque oficial da nova época - com o Vitória de Guimarães na Supertaça Cândido de Oliveira (10 de agosto, em Aveiro) -  os tricampeões vão organizando a equipa.
Até ao momento, o FC Porto soma três jogos e outras tantas vitórias. Mudou o técnico mas os azuis e brancos continuam fiéis ao princípio da vitória.
É certo que os resultados na pré-temporada valem o que valem mas o FC Porto, agora de Paulo Fonseca, não soma qualquer golo sofrido nos duelos amigáveis que tem realizado.
O duelo com o Deportivo Anzoátegui é, pois, mais um momento para se perceber as linhas por onde se vai mover este FC Porto.
Quem é o Deportivo Anzoátegui?
Fundado em 2002, segundo informação no sítio oficial deste clube, o Deportivo Anzoátegui chegou à primeira divisão da Venezuela em 2007.
No seu palmarés, os venezuelanos somam a conquista da Liga Venezuelana Apertura de 2013. Já no Torneio Clausura da última temporada, o Anzoátegui quedou-se pela segunda posição com 34 pontos somados, menos um que o primeiro classificado, o Zamorda FC.
O jogo com o FC Porto serve, pois claro, para a equipa orientada por Juvencio Betancourt se preparar para o Apertura 2013/14.

Acompanhe aqui o Anzoátegui-FC Porto em direto e ao minuto, com todas asestatísticas e as curiosidades mais interessantes.
Copa EuroAmericana COPA EUROAMERICANA 2013
2013/07/21, 23:00, Puerto de la Cruz
Anzoátegui
Deportivo Anzoátegui Sport Club
vs
FC Porto
Futebol Clube do Porto
Estádio
Venezuela Estádio José Antonio Anzoátegui

in "zerozero.pt"

D. . Anzoátegui-F.C. Porto o quarto passo de Fonseca

Dragões ainda não sofreram golos; Fucile e Otamendi são os mais utilizados pelo novo treinador dos tricampeões


Três jogos, 23 golos e marcados e ainda nenhum sofrido. Segue assim, convincente, a pré-temporada do F.C. Porto, avaliada em adversários de diferentes graus de dificuldade. O quarto teste está agendado para este domingo, às 23 horas de Portugal Continental.

Os tricampeões jogam na Venezuela frente ao Deportivo Anzoátegui, segundo classificado da liga local, debaixo de enorme humidade e num relvado com alguns problemas. Seja como for, o técnico portista promete «espetáculo» e espera continuar a aplaudir a «enorme» entrega dos atletas.

Varela, o goleador; Fucile e Nico, os mais utilizados

Se incluirmos o jogo-treino frente ao Valadares, equipa dos distritais da AF Porto, os dragões já fizeram 23 golos e Silvestre Varela é o melhor marcador, com cinco remates certeiros. O exremo fez um «poker» no primeiro amigável.

No que diz respeito ao tempo de jogo dado aos atletas, o destaque vai para Jorge Fucile e Nico Otamendi, ambos com 149 minutos de ação. 

Ricardo e Juan Quintero procuram ainda a estreia, sendo que o primeiro terá essa oportunidade, à partida, já este domingo contra o Deportivo Anzoátegui. 

Resultados nos jogos de pré-época:

. 06/07/13: F.C. Porto-Valadares, 14-0
(Iturbe, Defour, Castro, Fernando, Varela (4), Carlos Eduardo, Josué, Lucho, Danilo, Atsu e Mangala)

. 10/07/13: MVV Maastricht-F.C. Porto, 0-6
(Varela, Ghilas, Castro, Jackson, Iturbe e Izmaylov)

. 13/07/13: Marselha-F.C. Porto, 0-3
(Izmaylov, Jackson e Iturbe)

. 21/07/13: D. Anzoátegui-F.C. Porto 
. 24/07/13: Millonarios-F.C. Porto
. 28/07/13: F.C. Porto-Celta Vigo
. 03/08/13: Nápoles-F.C. Porto
. 04/08/13: Galatasaray-F.C. Porto

Marcadores dos golos:

. Varela: 5
. Iturbe: 3
. Castro, Jackson e Izmaylov: 2
. Ghilas, Defour, Fernando, Carlos Eduardo, Josué, Lucho, Danilo, Atsu e Mangala: 1

Tempo de utilização por atleta (3 jogos):

. Fucile: 149
. Otamendi: 149
. Alex Sandro: 146
. Mangala: 145
. Izmaylov: 135
. Lucho: 135
. Kelvin: 135
. Varela: 135
. Defour: 126
. Danilo: 126
. Iturbe: 124
. Abdoulaye: 121
. Josué: 120
. Fabiano (GR): 120
. Fernando: 119
. Jackson: 115
. Carlos Eduardo: 111
. Castro: 110
. Licá: 99
. Maicon: 91
. Helton (GR): 90 
. Tiago Rodrigues: 69
. Ghilas: 65
. Kadú (GR): 60
. Herrera: 31
. Reyes: 9
. Ricardo: ainda não jogou
. Quintero: ainda não jogou

Excluídos:

. Rolando: 45
. Quiñones: 45
. Atsu: 45

in "maisfutebol.iol.pt"

Carlos Eduardo agradado com os luxos do dragão


O médio Carlos Eduardo, que se estreia nestas andanças, mostrou-se muito satisfeito com as condições oferecidas pelo FC Porto na viagem até à Venezuela. O médio contratado ao Estoril gostou do «luxo» e agradeceu o apoio dos adeptos azuis-e-brancos, lembrando que hoje há jogo. Às 23 horas portuguesas o FC Porto defronta o D. Anzoategui, naquele país sul-americano.

«Venezuela....a viagem foi boa, grande luxo, não falta nada. Hoje começa nossa participação na Taça Ibero-Americana...Um abraço para todos os torcedores do FC Porto!» escreveu o brasileiro na sua página pessoal numa conhecida rede social.


in "abola.pt"

Quiñones pode ser emprestado ao V. Guimarães


Quiñones não entra nas contas de Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, pelo que a cedência do internacional sub-20 da Colômbia é o cenário mais provável e, tal como A BOLA já tinha adiantado, o V. Guimarães é um dos clubes na linha da frente para receber o esquerdino.

A confirmação chega pela voz do pai do jogador que garante que o futebolista vai prosseguir a carreira num formação da Liga, falando na possibilidade de mudar-se para Guimarães ou Vila do Conde.

«Há dois clubes interessados, o V. Guimarães e o Rio Ave. O Quiñones ficará em Portugal, isso é ponto assente, e esses clubes agradam-nos. É fundamental que jogue regularmente e essa também é a vontade dos dirigentes do FC Porto», disse Gustavo Quiñones, em declarações ao Mais Futebol.

Pelo que foi possível apurar a formação vila-condense equacionou receber o lateral por empréstimo dos dragões, mas haverá algumas exigências que inviabilizam a mudança.


in "abola.pt"

Sem contactos por Toornstra


Jens Toornstra tem sido apontado como alvo do FC Porto, porém, noticia o jornal holandês “AD”, o Utrecht não recebeu qualquer contacto dos dragões pelo médio de 24 anos.

O diretor geral do Utrecht, Wilco van Schaik, disse recentemente que Toornstra, igualmente cobiçado pelo Anderlecht e pelo PSV, só deixaria o clube mediante uma oferta «exorbitante».

Segundo os últimos relatos, o FC Porto estaria disposto a oferecer seis milhões de euros pelo internacional holandês.


in "abola.pt"

Paulo Fonseca: «Grande entrega deixa-me satisfeito»

ELOGIA ABERTURA DOS JOGADORES

Depois dos triunfos sobre o Maastricht e o Marselha, o FC Porto de Paulo Fonseca tem esta noite o seu terceiro teste, na Venezuela, frente ao Deportivo Anzoátegui, no âmbito da Taça Euro-Americana. As exibições têm sido positivas e os resultados condizentes com o rendimento da equipa em campo. Mais do que as vitórias, os dragões não consentiram qualquer golo, dando boas indicações para o futuro.

Paulo Fonseca, de 40 anos, está satisfeito com a atitude do grupo. “Tem corrido tudo bem com os jogadores, que revelam abertura em relação ao que queremos implementar. Quando assim acontece as coisas tornam-se mais fáceis. Há uma grande entrega de todos e isso deixa-me muito satisfeito”, revelou o técnico, garantindo que a intenção no encontro com os venezuelanos passa novamente pelo triunfo.

“Estamos na fase inicial da nossa preparação e este é mais um jogo que se insere nesse plano. Chegaram alguns jogadores novos e é necessário passarmos bem as nossas ideias, aquilatando, ao mesmo tempo, o que tem sido o nosso trabalho. O objetivo passa por vencer, já que é esse o princípio deste clube, dando continuidade aos bons resultados que temos conseguido”, destacou Paulo Fonseca, reconhecendo, no entanto, que esta partida “tem características diferentes”. Para o técnico, será interessante ver a reação da equipa perante um adversário que vai criar problemas diversos dos que são colocados por rivais europeus.

Sufoco

Não obstante o FC Porto ser favorito no duelo com o Deportivo Anzoátegui, Paulo Fonseca chama a atenção para as dificuldades que o conjunto venezuelano poderá causar, recusando, porém, que o calor (30 graus logo pela manhã...) e a humidade que se fazem sentir possam ser um fator importante na discussão do encontro. “É um clima diferente, mas o FC Porto não se vai desculpar com o que quer que seja. Terá de se adaptar e esse fator não será um entrave ao bom funcionamento da equipa. Temos a noção das dificuldades, mas o FC Porto joga sempre para vencer, respeitando o adversário”, asseverou o técnico.

Otamendi: «Habituados a somar vitórias»

A começar a sua quarta época no FC Porto, Nico Otamendi já é um dos jogadores mais antigos do plantel. Nesse sentido, o seu contributo é importante para cultivar nos reforços a mística do clube e incutir uma mentalidade vencedora. No lançamento do jogo com o Deportivo Anzoátegui, o defesa, de 25 anos, explicou o que significa conseguir uma vitória mesmo na pré-temporada, uma vez que a história dos tricampeões nacionais se faz de triunfos.

“Temos pela frente um encontro de preparação e é importante ganhar ritmo. Acima de tudo, a nossa intenção passa por chegar na melhor forma aos jogos oficiais. Acredito que será uma excelente partida e vamos jogar para vencer. Estamos habituados a somar vitórias atrás de vitórias. Espero que seja um grande espetáculo”, referiu o central, mantendo elevados os índices de concentração.

Ao fim de três semanas a trabalhar sob as ordens de Paulo Fonseca, o internacional argentino mostra-se entusiasmado com os novos métodos. Os resultados, esses, acabam por refletir a qualidade das ideias incutidas. “Com uma equipa técnica nova é importante fazer uma pré-temporada com bons resultados. Realizar um bom trabalho neste período é o melhor caminho para entrar bem no campeonato. Temos um técnico novo, que trabalha bem. Oxalá façamos uma boa pré-época”, fez questão de destacar o central portista, nunca afastando o foco desta etapa de preparação. Recorde-se que os dragões venceram os dois encontros particulares que disputaram até ao momento e não consentiram qualquer golo, o que é um bom indicador, não só para o sector recuado como para todo o processo defensivo.

Nostalgia

Três anos depois de ter deixado a Argentina, Otamendi não esconde que é um sentimento especial regressar à América do Sul. Dessa forma, a participação na Taça Euro-Americana é uma excelente oportunidade de recriar os grandes duelos que travou quando vestia a camisola do Vélez Sarsfield. “É sempre importante para mim voltar ao futebol sul-americano. Jogar aqui é diferente e a verdade é que esta competição é muito importante, como seria a Taça dos Libertadores ou o campeonato. Temos de nos preparar da melhor maneira para defrontar quem nos surgir pela frente”, avisou Otamendi, lembrando que o prestígio do FC Porto não permite veleidades.

Uma boa prestação nesta prova poderá alertar o selecionador argentino para próximas convocatórias, pelo que o central aposta forte na digressão pela América do Sul.

in "record.pt"

Pinto da Costa destaca mercado sul-americano

O presidente do FC Porto referiu-se ao facto do clube seguir sempre com muita atenção jogadores sul-americanos, prioritários para o reforço do plantel.

"Com a melhoria que teve o futebol venezuelano, estamos atentos a alguns jogadores para o FC Porto", disse Pinto da Costa em Caracas à chegada ao Centro Português de Caracas, no âmbito de uma visita à Venezuela, durante a qual, este domingo, a equipa portista realizará um jogo com o Desportivo de Anzoátegui na cidade de Puerto La Cruz, a 320 quilómetros a leste da capital venezuelana.

"O mercado sul-americano em geral é aquilo que nós procuramos para reforçar a nossa equipa", disse ainda, explicando que o FC Porto tem já um jogador venezuelano, "embora na categoria de juniores". Pinto da Costa explicou que se trata de Vítor Garcia, "um talento que foi descoberto e que esperamos que, quando tiver a idade para isso, possa integrar o nosso plantel principal".

O presidente portista explicou que a " enorme satisfação" sentida ao voltar a Caracas depois de quase 30 anos. "Curiosamente, quando assumi a presidência do FC Porto, em 23 de abril de 1982, o primeiro ato que fiz como presidente, depois de ter assinado o ato de posse, foi assinar um contrato para vir a um torneio à Venezuela com a equipa principal de futebol. E o primeiro jogo de futebol que realmente disputei como presidente foi também aqui na Venezuela, em Barquisimeto (cidade), um grande torneio de futebol com o Real Madrid, Barcelona e o Inter de Milão", recordou.

"Golo de Kelvin mudou mentalidades"


O presidente do FC Porto prometeu que, em caso de vitória, dedicará a vitória na Supertaça aos adeptos portistas da Venezuela. E falou dos que "festejam vitórias antecipadamente".

Pinto da Costa discursou no jantar de gala realizado no Centro Português de Caracas perante cerca de mil pessoas, entre as quais o embaixador Mário Lino da Silva.

Caracas recordou os títulos de Pinto da Costa.
"Disseram aqui que aqueles sete segundos desde o passe do Moutinho até ao golo do Kelvin mudaram muita coisa. De facto, mudou a mentalidade de muita gente que antecipadamente se julgava vitoriosa e que se esquece que os outros lutam até ao fim. Foi um momento tão especial que vos vou dar uma notícia em primeira mão: o Papa Francisco quer incluir na sua visita a Portugal uma ida ao Estádio do Dragão para ver onde Jesus se ajoelhou. Foi tão especial que mudou até o circuito religioso de Portugal", disse com humor e provocando gargalhadas na sala.

"É extraordinário sentir o fervor de todos o portistas daqui e comovente para quem quem esta tão longe e muitas vezes é esquecido por Portugal, demonstrar nos mais pequenos pormenores o amor à nossa pátria. Aos 92' ou 93', ao 1' ou aos 2', no dia 10 de agosto quando vencermos como esperamos - sem dar como certo - a Supertaça, que será o 75º título, o meu pensamento e palavras vão ser para todos vocês", disse ainda

"Que continuem a ser como são. Mais do que um exemplo, são um estímulo para que continuemos a lutar pelo FC Porto para que em Caracas haja cada vez mais festas e se comemorem muitos títulos, quiçá mais um título europeu" atirou.

in "ojogo.pt"

Dragões devolvem ofertas por Varela

Besiktas é o principal interessado, mas a SAD não se tem mostrado recetiva a negociar o extremo mais rodado...

O Besiktas, recentemente readmitido na provas da UEFA, continua interessado em Varela, mas as sondagens têm todas esbarrado, até agora, na intransigência do FC Porto. O jornal turco "Fanatik" escrevia, ontem, que o processo poderia ficar concluído nos próximos dias e por um valor a rondar os cinco milhões de euros, mas ao que O JOGO apurou, a SAD dos dragões já devolveu propostas dos turcos e de um clube inglês. 

in "ojogo.pt"