domingo, 21 de julho de 2013

Paulo Fonseca: «Grande entrega deixa-me satisfeito»

ELOGIA ABERTURA DOS JOGADORES

Depois dos triunfos sobre o Maastricht e o Marselha, o FC Porto de Paulo Fonseca tem esta noite o seu terceiro teste, na Venezuela, frente ao Deportivo Anzoátegui, no âmbito da Taça Euro-Americana. As exibições têm sido positivas e os resultados condizentes com o rendimento da equipa em campo. Mais do que as vitórias, os dragões não consentiram qualquer golo, dando boas indicações para o futuro.

Paulo Fonseca, de 40 anos, está satisfeito com a atitude do grupo. “Tem corrido tudo bem com os jogadores, que revelam abertura em relação ao que queremos implementar. Quando assim acontece as coisas tornam-se mais fáceis. Há uma grande entrega de todos e isso deixa-me muito satisfeito”, revelou o técnico, garantindo que a intenção no encontro com os venezuelanos passa novamente pelo triunfo.

“Estamos na fase inicial da nossa preparação e este é mais um jogo que se insere nesse plano. Chegaram alguns jogadores novos e é necessário passarmos bem as nossas ideias, aquilatando, ao mesmo tempo, o que tem sido o nosso trabalho. O objetivo passa por vencer, já que é esse o princípio deste clube, dando continuidade aos bons resultados que temos conseguido”, destacou Paulo Fonseca, reconhecendo, no entanto, que esta partida “tem características diferentes”. Para o técnico, será interessante ver a reação da equipa perante um adversário que vai criar problemas diversos dos que são colocados por rivais europeus.

Sufoco

Não obstante o FC Porto ser favorito no duelo com o Deportivo Anzoátegui, Paulo Fonseca chama a atenção para as dificuldades que o conjunto venezuelano poderá causar, recusando, porém, que o calor (30 graus logo pela manhã...) e a humidade que se fazem sentir possam ser um fator importante na discussão do encontro. “É um clima diferente, mas o FC Porto não se vai desculpar com o que quer que seja. Terá de se adaptar e esse fator não será um entrave ao bom funcionamento da equipa. Temos a noção das dificuldades, mas o FC Porto joga sempre para vencer, respeitando o adversário”, asseverou o técnico.

Otamendi: «Habituados a somar vitórias»

A começar a sua quarta época no FC Porto, Nico Otamendi já é um dos jogadores mais antigos do plantel. Nesse sentido, o seu contributo é importante para cultivar nos reforços a mística do clube e incutir uma mentalidade vencedora. No lançamento do jogo com o Deportivo Anzoátegui, o defesa, de 25 anos, explicou o que significa conseguir uma vitória mesmo na pré-temporada, uma vez que a história dos tricampeões nacionais se faz de triunfos.

“Temos pela frente um encontro de preparação e é importante ganhar ritmo. Acima de tudo, a nossa intenção passa por chegar na melhor forma aos jogos oficiais. Acredito que será uma excelente partida e vamos jogar para vencer. Estamos habituados a somar vitórias atrás de vitórias. Espero que seja um grande espetáculo”, referiu o central, mantendo elevados os índices de concentração.

Ao fim de três semanas a trabalhar sob as ordens de Paulo Fonseca, o internacional argentino mostra-se entusiasmado com os novos métodos. Os resultados, esses, acabam por refletir a qualidade das ideias incutidas. “Com uma equipa técnica nova é importante fazer uma pré-temporada com bons resultados. Realizar um bom trabalho neste período é o melhor caminho para entrar bem no campeonato. Temos um técnico novo, que trabalha bem. Oxalá façamos uma boa pré-época”, fez questão de destacar o central portista, nunca afastando o foco desta etapa de preparação. Recorde-se que os dragões venceram os dois encontros particulares que disputaram até ao momento e não consentiram qualquer golo, o que é um bom indicador, não só para o sector recuado como para todo o processo defensivo.

Nostalgia

Três anos depois de ter deixado a Argentina, Otamendi não esconde que é um sentimento especial regressar à América do Sul. Dessa forma, a participação na Taça Euro-Americana é uma excelente oportunidade de recriar os grandes duelos que travou quando vestia a camisola do Vélez Sarsfield. “É sempre importante para mim voltar ao futebol sul-americano. Jogar aqui é diferente e a verdade é que esta competição é muito importante, como seria a Taça dos Libertadores ou o campeonato. Temos de nos preparar da melhor maneira para defrontar quem nos surgir pela frente”, avisou Otamendi, lembrando que o prestígio do FC Porto não permite veleidades.

Uma boa prestação nesta prova poderá alertar o selecionador argentino para próximas convocatórias, pelo que o central aposta forte na digressão pela América do Sul.

in "record.pt"

Sem comentários: