sábado, 13 de abril de 2013

Vítor Pereira: «Penalty e expulsão mal assinalados»


Vítor Pereira criticou a equipa de arbitragem e apontou o lance do penálti, que para ele não existiu, como determinante para o desfecho da partida
O treinador do FC Porto começou por felicitar o Braga pela conquista do troféu, mas não deixou de criticar a equipa de arbitragem pela decisão de assinalar grande penalidade e expulsar Abdoulaye antes do intervalo.

"Quero dar os parabéns ao Braga, mas também aos meus jogadores que se bateram bem. Penso, contudo, que o penálti é, para mim, mal assinalado, assim como a expulsão do Abdoulaye, sendo que esta decisão decide o jogo", apontou o técnico, para quem a sua equipa, na segunda parte, com menos uma unidade, "revelou um caráter enorme" numa fase em que "faltou a estrelinha no momento certo". Para Vítor Pereira, o Braga "soube aproveitar os espaços" e o facto de a sua formação "se encontrar desequilibrada" por estar a jogar com dez elementos. "Mesmo assim, ainda criámos oportunidades de golo, fruto do nosso caráter. Por isso, é natural que os jogadores estejam desiludidos", lembrou, antes de concluir: "Só lamento é aquela decisão da arbitragem..."

LUCHO GONZALEZ

"Perdemos a final mas ainda há o campeonato"

O médio argentino mostrou-se "triste" por ter perdido a final, mas já aponta baterias para o jogo do campeonato com o Moreirense
Lucho Gonzalez espelhava, no final do jogo, a tristeza da equipa por ter perdido a final da Taça da Liga para o Braga. "Ficamos sempre tristes quando perdemos uma final, mas há que levantar a cabeça, pois ainda temos o campeonato. Vamos tentar conseguir os três pontos no sábado", referiu, em alusão ao encontro com o Moreirense, em Moreira de Cónegos.

Para o médio argentino, atuar com um jogador a menos foi determinante - "Hoje em dia torna-se tudo mais difícil" -, muito embora no segundo tempo o FC Porto "tenha corrido riscos".

in "ojogo.pt"

JUNIORES A PERDEM EM VILA DO CONDE


A equipa Sub19 do FC Porto perdeu este sábado no terreno do Rio Ave, por 1-0, em encontro da nona jornada da fase final do Nacional de Juniores A. Os Dragões foram batidos por um golo de Lord, que ajeitou a bola com a mão antes do remate decisivo.

Na primeira parte, o jogo foi muito disputado a meio-campo, sendo que o Rio Ave procurou jogar no erro portista. Para além disso, insistiu numa atitude de anti-jogo, com o consentimento da equipa de arbitragem. No segundo tempo, os azuis e brancos dominaram por completo, com Graça a atirar até uma bola ao poste. A atitude do FC Porto, que procurou inverter o resultado até ao fim, não foi premiada.

A formação orientada por Nuno Capucho está agora no terceiro lugar da prova, com 16 pontos, menos quatro do que o Sporting, que lidera.

No Campo de Treinos do Estádio do Rio Ave, o FC Porto alinhou com Kadu, Victor Garcia, André Ribeiro, Tomás Podstawski, Rafa, Vítor Andrade (Graça, 54m), André Silva, Belinha (Leandro, 78m), Gonçalo (cap., Raul, 75m), Francisco Ramos e Ivo.


in "fcp.pt"

TETRACAMPEÕES CAÍRAM NO FIM


O FC Porto Vitalis perdeu este sábado no terreno do Benfica, por 30-28, em encontro da quarta jornada da fase final do Andebol 1. Os Dragões apenas caíram nos últimos minutos, tendo entrado nos últimos dez na frente do marcador. Ao intervalo o resultado era de 14-14.

O encontro ficou ainda marcado pela actuação da dupla Duarte Santos e Ricardo Vieira, que penalizou por diversas os azuis e brancos com exclusões, em momentos decisivos da partida, utilizando um critério muito discutível.

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (7), Wilson Davyes (8), Tiago Rocha (8), Elias Nogueira (2), Ricardo Moreira e Pedro Spínola (1). Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz (2), Filipe Mota, Daymaro Salina e Sérgio Rola.


in "fcp.pt"

Vira o disco e toca o SC Braga (1x0)


Depois da derrota para o campeonato no Dragão (3x1), virou o disco mas, desta vez, a vitória foi para SC Braga que venceu o FC Porto (1x0) e conquistou a Taça da Liga, este sábado, na final da competição, em Coimbra. A equipa sucede ao Benfica que venceu as últimas edições da prova.
FC Porto seguro, SC Braga mais dinâmico no ataque
Uma final é sempre um jogo diferente e especial. Os jogos decisivos, seja na Liga dos Campeões ou na Taça da Liga, têm a sua linguagem, uma espécie de léxico próprio, frequentemente não percetível para quem não é da 'seita'.
Para portistas e minhotos não foi, claro está, a primeira vez que marcaram presença numa final de uma competição.
Na cidade do Conhecimento, ambos repetiam a célebre final de 18 de maio de 2011, naquele dia em que o país, pela primeira vez, teve duas equipas numa final europeia, ganha pelo FC Porto, graças a um golo de Radamel Falcao.
Cerca de dois anos depois, os clubes nortenhos voltaram a uma final, ainda que esta sem o glamour ou encantamento de uma prova europeia. No entanto, havia um troféu para conquistar.
Rumo Coimbra, o caminho fez-se por uma estrada comum: vencendo tudo e todos. SC Braga e FC Porto encontravam-se para um duelo inédito na Taça da Liga e ambos sabiam que o regresso a casa tinha (obrigatoriamente) de ser mais feliz para uns... do que para outros. Assim é a lei do futebol.


A Taça da Liga, que ao longo dos seus anos foi fustigada por uma série de críticas, passou (e não vale a pena dourar a pílula) de repente a funcionar como uma espécie de objetivo 'interessante'.
Deste modo, o estádio da Académica - casa da final desta prova nas últimas épocas - vestiu-se de gala para o duelo entre dois velhos conhecidos do futebol português.
Nas bancas, adeptos de uma e outra equipa estavam apetrechados com cachecóis, camisolas e bandeiras, enquanto tentavam animar e apoiar os seus jogadores.
Em Coimbra, apareceu um SC Braga forte e apostado em conquistar a Taça da Liga. Os minhotos, única equipa portuguesa que esta época foi capaz de vencer o FC Porto (em jogo da Taça de Portugal), tentou, com cautelas, pegar no jogo e ameaçar as redes azuis e brancas.
Os primeiros minutos mostraram duas equipas sem querer correr grandes riscos. Ambos os técnicos apostaram na segurança defensiva e não admira, por isso, que nenhum dos conjuntos tenha mostrado ascendente nas primeiras jogadas do encontro.
Ainda assim, a primeira (e única) oportunidade de golo pertenceu ao FC Porto. Aos 10 minutos, Defour, na esquerda, cruzou para o interior de área com Jackson a desviar ao primeiro poste, mas James Rodríguez, ao segundo poste, chegou ligeiramente atrasado para fazer o golo!
Com a derrota no Dragão (3x1), na passada segunda-feira, ainda na memória, o SC Braga tentou realizar uma partida equilibrada mas o FC Porto mostrou mais controlo emocional e tático na partida.
Os guerreiros do Minho, que andaram quase sempre longe da baliza de Fabiano Freitas, praticaram um futebol eletrizante mas sem criar real perigo à defesa portista, onde Abdoulaye (hoje a surpresa no onze de Vítor Pereira) acabaria por ser a figura da primeira parte.
O central azul e branco - que fez dupla com Mangala - derrubou Mossoró, perto do intervalo, dentro da área. O árbitro não teve dúvidas e assinalou a grande penalidade, mostrando o segundo amarelo (e respetivo vermelho) ao central portista. Chamado a marcar, Alan atirou a contar e colocou os minhotos na frente, aos 45+2'.
No final da primeira parte, a equipa de Braga vencia pela margem mínima.
SC Braga a perdoar golos na frente, FC Porto a dar tudo em busca do golo
No regresso do descanso, Vítor Pereira tirou Lucho e colocou Otamendi. Mas seria o SC Braga abrir as hostilidades, com um cabeceamento sensacional, aos 50 minutos, mas Otamendi limpou.
Com mais um jogador em campo, o SC Braga tentou aproveitar a superioridade numérica!
Seguiram-se dez minutos de perigo com os minhotos a desperdiçarem muitos golos. Aos 67', por exemplo, Rúben Micael falhou de forma incrível e atirou a bola no poste da baliza do FC Porto. Após um grande passe para a desmarcação de Alan entra os centrais, o capitão do SC Braga fintou o guarda-redes do FC Porto e assistiu Rúben Micael que estava sobre direita, mas o desvio não aconteceu a tempo.
Responderam os portistas, já com Kélvin em campo. Jackson Martínez, à entrada da área do SC Braga trabalhou bem, ganhou espaço mas rematou ligeiramente ao lado da baliza de Quim. Ainda se gritou golo nas bancadas do estádio.
Com o FC Porto lançado no ataque, Fabiano foi gigante na baliza portista. Aos 88', o brasileiro travou um belo remate de Hugo Viana! O SC Braga esteve muito perto do segundo mas o guardião portista brilhou nas redes.
O tempo ia passando, Mangala passava a avançado. Havia mais espaço na defesa portista mas os minhotos não aproveitavam.
Ainda assim, João Capela apitou para o final do jogo e o SC Braga fez a festa. A taça vai para o museu arsenalista.

in "zerozero.pt"

FC PORTO VINTAGE BATE DEPORTIVO


FC Porto Vintage vence Deportivo da Corunha por 13-9, com 8-1 ao intervalo, em jogo disputado na noite desta sexta-feira num Dragão Caixa quase lotado.


A oportunidade de rever alguns dos grandes nomes da história recente do FC Porto levou 1919 espectadores, que vibraram com as jogadas e os golos de “monstros” como Fernando Gomes, Rui Barros e muitos outros.



Com cinco golos, Domingos foi o melhor marcador da equipa, com mais um golo do que Pedro Mendes. Rui Barros bisou, Fernando Gomes e Folha marcaram por uma vez.


in "fcp-pt"

A quem faz mais falta o caneco mal amado?

Sp. Braga e FC Porto reeditam este sábado a final da Liga Europa de 2010/2011, ganha pelos dragões em Dublin. O desafio de Coimbra começa às 19h45


Talvez seja abusivo falar, nesta altura, de um prémio de consolação. Mas o Sp. Braga-FC Porto deste sábado surge já como uma das poucas janelas com vista para o sucesso em 2012/2013. Para arsenalistas e portistas e, sobretudo, para os últimos, em face das expectativas de um clube como o FC Porto.

Explica-se, porém, esta indefinição com o facto de ambos os conjuntos ainda poderem aspirar a algo mais... aliciante (o Sp. Braga quer o terceiro lugar da Liga e o FC Porto o primeiro, renovando o título nacional). Mas como as "coisas" estão, mais vale guardar já este troféu na montra.

Minhotos estreiam-se na final. Portistas tentam ter sucesso pela primeira vez
Se os minhotos nunca tiveram sequer a oportunidade de discutir a final da Taça da Liga, os bi-campeões nacionais falharam a conquista da prova em 21 Março de 2010, no Algarve, contra o Benfica. Amorim, Martins e Cardozo marcariam para as águias, num jogo manchado por um frango monumental de Nuno Espírito Santo, então guarda-redes do FC Porto, actualmente treinador do Rio Ave.

Chegados aqui, FC Porto e Sp. Braga jogam em 2013 uma final inédita da competição, mas reeditam o desafio decisivo da Liga Europa de 2010/2011, em Dublin. Na altura, os azuis-e-brancos ergueram o troféu, ao vencerem por 1-0, com um golo do colombiano Radamel Falcao. 

Mas não é preciso recuar muito no tempo para encontrar o último jogo entre ambos. Aliás, não é preciso recuar quase nada. Na última segunda-feira, qual ensaio geral para o exame deste fim-de-semana na cidade dos estudantes, as equipas defrontaram-se para a 25ª jornada do campeonato, tendo o FC Porto vencido, por 3-1. O melhor que o Sp. Braga conseguiu foi inaugurar o marcador. 

Os dragões querem, naturalmente, dar sequência ao resultado do início da semana, estreando-se com uma vitória na final competição. Os guerreiros do Minho procuram redimir-se, erguendo a segunda Taça da história do clube, após a já longínqua conquista da Taça de Portugal, no Jamor, contra um V. Setúbal que tinha na baliza o pai de um "tal"... José Mourinho.

Vítor Pereira quer "Porto à Porto". Peseiro reconhece "peso" da taça para o clube
Na abordagem ao encontro, Vítor Pereira olhou para o adversário de Coimbra como um adversário de "respeito e solidário". O técnico portista acrescentou que espera um "FC Porto igual a si próprio". Izmaylov e Magala regressam à equipa do FC Porto, enquanto Maicon e Varela ficam de fora.

Em Braga, já com Douglão apto mas ainda sem Éder, entre outros, José Peseiro como que reconheceu que "esta taça faz mais falta" à sua equipa "do que ao Porto". O treinador arsenalista recusou ligar um (eventual) triunfo na Taça da Liga a uma temporada de sucesso. 

"Só no fim se devem fazer as avaliações", disse, em Braga, depois de ambos os conjuntos terem optado por projectar a partida nos seus locais de trabalho, em vez de o fazerem no palco do jogo. Ou seja, no Estádio Cidade de Coimbra. Uma decisão que contrariou o que é tradição, mas foi desvalorizado, a meio da semana, pelo presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo.

Final rima com "risco elevado"
O Sp. Braga-FC Porto é considerado um jogo de alto risco, por parte das autoridades policiais. Em face desta classificação, a Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou um reforço do contingente do Corpo de Intervenção (CI). Sem especificar o número de efectivos que estarão afectos ao embate, a comissária Margarida Oliveira, da PSP de Coimbra, disse, em conferência de imprensa, que apenas o dispositivo do CI do Comando do Porto é "superior ao do ano passado", sendo o restante contingente idêntico ao de 2012.

Assim, as claques vão ser acompanhadas, como habitualmente, na sua deslocação desde os locais de concentração nas respectivas cidades até à chegada ao estádio. Serão encaminhadas para as portas de entrada que já lhe estão destinadas e os autocarros ficarão estacionados perto do recinto.

Na cidade, a partir do início da tarde, vão existir cortes e condicionamentos de trânsito. Em particular, em redor do estádio.

Capela também se estreia
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol escolheu João Capela, de Lisboa, para dirigir a final. Será auxiliado por Tiago Rocha e Ricardo Santos. Manuel Mota desempenhará as funções de quarto árbitro.

"É o jogo mais especial da carreira", já disse o juiz de 38 anos, que esta temporada apitou os dragões na vitória (2-1) no Estoril e no empate (1-1) dos Barreiros. Na Taça da Liga, esteve no triunfo (1-0) caseiro do FC Porto frente ao V.Setúbal. 

Por outro lado, trata-se da primeira vez que João Capela encontra o Sp. Braga, esta temporada.

Internacional desde 2010/11, o árbitro lisboeta classificou-se no quarto lugar, na época passada.

A sexta final da Taça da Liga, prova dominada pelas conquistas do Benfica, criticas de técnicos ao calendário ou polémicas em redor dos patrocínios e patrocinadores, vai jogar-se no "Cidade de Coimbra" a partir das 19h45.


in "rr.pt"

Pinto da Costa deseja um grande espetáculo

PRESIDENTE CONFIANTE NA FINAL DA TAÇA DA LIGA


É o troféu nacional que lhe falta no palmarés e o seu desejo é mesmo juntar a Taça da Liga a dezenas de campeonatos, Taças de Portugal e Supertaças que fazem parte da sua história e do FC Porto. Depois de no passado ter desprezado por inúmeras vezes esta competição, apelidando-a de “taça da cerveja”, numa alusão ao antigo patrocinador, Pinto da Costa deseja agora sair vitorioso do confronto desta noite com o Sp. Braga.

“Espero que os nossos jogadores proporcionem um grande espetáculo e o FC Porto possa vencer”, referiu, com convicção, minutos antes de assistir ao encontro da equipa Vintage dos dragões contra o Deportivo da Corunha, para a Liga Fertiberia.

Olhando para figuras que marcaram a história do clube como Fernando Gomes, Rui Barros, Capucho, Domingos e Pedro Mendes, o líder portista, de 75 anos, mostrou a sua satisfação por rever tanta qualidade junta e estabeleceu uma ligação com a final de hoje.

“Se os nossos jogadores estiverem a ver este espetáculo, poderão constatar a qualidade que havia há muitos anos, que, de facto, era muito grande. Isso poderá ser um bom estímulo para proporcionarem um grande espetáculo”, advertiu o presidente, confiante numa boa exibição diante do Sp. Braga. A ordem é mesmo para ganhar.

in "record.pt"

Jackson: Anzhi e agora Zenit

Depois de ter sido apontado como o principal alvo do Anzhi, o avançado do FC Porto é agora ligado a um eventual interesse de outro clube russo.


Depois da milionária transferência de Hulk, e antes de Bruno Alves, o Zenit parece não tirar os olhos do FC Porto. Segundo o site goal.com, o clube de São Petersburgo é o mais recente interessado no avançado portista.

O clube onde jogam três internacionais portugueses (Bruno Alves, Neto e Danny), para além do ex-Benfica Witsel, terá mesmo iniciado as primeiras abordagens para o objetivo de contratar o colombiano de 26 anos, melhor marcador da I Liga na época de estreia no futebol europeu.

A atual cláusula de renovação de Jackson é de 40 milhões, mas com a prevista renovação do contrato que termina em 2016, já admitida pelo empresário do colombiano, é possível que este valor aumente.


in "ojogo.pt"