segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

SONHO DO BILHAR ABRIU PORTAS NO ESTÁDIO DO DRAGÃO

Nova Academia da secção foi inaugurada esta segunda-feira, com a presença de Jorge Nuno Pinto da Costa
​Primeiro o estádio, depois o pavilhão e o Museu. Esta segunda-feira foi a vez de a Academia de Bilhar ser inaugurada na presença do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, e de Alípio Jorge, vice-presidente e responsável pela secção. A nova casa de uma das modalidades mais antigas e vencedoras do clube, que até agora funcionava na Praça General Humberto Delgado, abriu as portas na zona Nascente do Estádio do Dragão, no local que outrora albergava a FC Porto Store. Está, assim, concretizado mais um sonho no universo portista.

Após ter descerrado a placa comemorativa e ter percorrido os 600 metros quadrados ocupados pelas duas salas em que o espaço se divide, Pinto da Costa fez questão de elogiar a beleza das instalações e de felicitar Alípio Jorge, alma-mater do bilhar portista. “Realmente, esta secção, como tenho muitas vezes referido, é um modelo dentro do FC Porto e tem muitas vitórias desportivas, embora aqui seja mais fácil do que noutras modalidades, porque não há árbitros auxiliares. De qualquer forma, é necessário sermos melhores do que os outros e nós temo-lo sido. A excelência desta secção foi uma das razões que levou a construir esta Academia”, sublinhou o presidente portista, no discurso da cerimónia de inauguração.

A abertura da nova casa coincide também com o início da parceria entre a secção e o projecto Dragon Force, que promete trazer ainda mais juventude a uma modalidade que existe no clube há 64 anos. “Estou certo de que muitas crianças e muitos jovens vão aqui fortalecer-se intelectualmente com a prática e o ensino do bilhar às três tabelas”, acrescentou o presidente dos azuis e brancos, que aproveitou ainda para agradecer a colaboração de João de Barros, amigo da modalidade, e "sem a qual não teria sido possível a concretização deste sonho." 

Esse é, aliás, como referiu Alípio Jorge, um dos objectivos primordiais que norteiam esta obra, “concluída com o mais puro dos amadorismos, já que todo o equipamento do espaço foi recuperado ou oferecido pelos amigos da modalidade, e com o mais exigente dos profissionalismos, já que envolveu quase todas as empresas do universo do clube”. “Temos aqui as melhores condições para a prática e para o ensino da modalidade, porque esta é não só uma questão desportiva, mas também educativa e formativa. Nós substituímo-nos à tutela na sua missão de formar jovens atletas e de assegurar o futuro da modalidade. E esta mudança foi sobretudo pensada para atrair a nova geração do bilhar desportivo”, declarou.

Agradecendo o “carinho com o presidente trata esta e todas as outras modalidades”, Alípio Jorge afirmou ainda que este dia marca a “concretização de uma ambição, de um sonho perseguido há muito tempo”. Escreveu Fernando Pessoa que “o sonho comanda a vida”, mas, para o FC Porto, “o sonho realmente comanda a vida quando a vida permite que ele se materialize, que ele se torna realidade, que é aquilo que se tem vindo a assistir ao longo dos últimos 30 anos no FC Porto, em que sonhámos durante 121 anos e em que nos especializámos em concretizar estes sonhos nas últimas três décadas”, salientou o vice-presidente portista.


in "fcp.pt"

Baresi e Ribéry rendidos a Brahimi

Antigo jogador italiano e francês do Bayern de Munique deixam elogios ao jogador do FC Porto.


Yacine Brahimi vai colecionando elogios um pouco por toda a parte e vindos de gente ilustre do futebol. Franco Baresi e Franck Ribéry, convidados da cerimónia da Bola de Ouro Africana, marcada para a noite desta segunda-feira, são mais dois exemplos, sublinhando a qualidade do argelino do FC Porto. 

"O jogador argelino que mais merece atuar no Milan é, claramente, Brahimi", disse Baresi, figura histórica do clube italiano. 

"É um jogador muito bom, que já provou o seu talento e que merece atuar num grande clube europeu", referiu, por sua vez, o jogador do Bayern de Munique, igualmente em declarações ao "Le Buteur".


in "ojogo.pt"

FC Porto reforça posição na SAD

O clube pagou 0,65€ por acção, numa operação obrigatória, depois da aquisição da quota detida pela Somague.


O FC Porto passou a deter 63,71% do capital da SAD, depois da OPA lançada em Outubro. O clube foi obrigado a avançar para a oferta pública, depois de ter adquirido os 18% da Somague.

O FC Porto pagou 0,65€ por acção. Um valor 11,7% acima do preço médio das acções no último meio ano. O clube passa a deter 9 milhões 555 mil e 881 acções da sociedade anónima. Nesta operação, investiu 302 mil euros, por uma posição de 3,10%.


in "rr.pt"

Roma preparada para negociar Jackson


Uma proposta da Roma por Jackson Martínez pode estar a caminho do Dragão. Em Itália, insiste-se no interesse do clube romano no avançado do FC Porto.

Jackson está há muito referenciado no Estádio Olímpico, porém, o goleador colombiano passou, conforme noticia o Tuttomercatoweb, a ser o alvo prioritário de Rudi Garcia para a próximo temporada. 

Os dirigentes do clube giallorossi devem em breve iniciar contactos com a SAD azul e branca, sendo que têm, segundo a mesma, 20 milhões de euros disponíveis para começar as negociações.

Jackson, recorde-se, renovou contrato com o FC Porto no último verão, tendo baixado a cláusula de rescisão dos 40 para os 35 milhões de euros.


Jackson recusa sair em janeiro


Não obstante o assédio de alguns ´tubarões´ do futebol europeu, Jackson Martínez está decidido a continuar ao serviço do FC Porto, pelo menos, até final da época.

Avança A BOLA na edição desta segunda-feira que o internacional colombiano descarta rumar a outras paragens na reabertura do mercado de transferências, em janeiro, mantendo-se de corpo e alma no Dragão.

Liverpool, Arsenal e Roma têm sido apontados como principais candidatos à contratação do goleador dos azuis e brancos.


in "abola.pt"

Filha de Maicon recupera bem

DEFESA APANHOU SUSTO NO VOO PARA O BRASIL

Foi um valente susto, mas tudo está a voltar à normalidade. A filha de Maicon, Maria Luiza, de três anos, sofreu uma convulsão febril, sábado de manhã, em pleno voo para o Brasil, onde o central e a sua família iam passar as miniférias de Natal, situação que obrigou o avião a regressar imediatamente à Invicta.

Ainda assim, ao que apurámos, a recuperação de Maria Luiza está a correr bem, faltando apenas saber quando terá alta médica. Todavia, este susto obrigou o central a uma mudança de planos, pelo que terá de passar o Natal na Invicta.

in "record.pt"

Otávio: «Esperava jogar mas estou tranquilo»

É UM DE QUATRO QUE LOPETEGUI AINDA NÃO UTILIZOU

Mesmo sendo um dos quatros jogadores do plantel principal que ainda não foi utilizado por Julen Lopetegui, o reforço brasileiro Otávio partiu para as férias de natal com grandes expectativas para 2015. Ainda assim, não deixou de lamentar a falta de oportunidades no FC Porto, embora tenha noção que a concorrência de jogadores como Óliver, Quintero, Herrera ou até Evandro não lhe deixa grande margem de manobra.

“Esperava jogar, mas estou tranquilo. Vou esperar pela oportunidade, para, quando aparecer, poder mostrar quem eu sou. Tenho vários jogadores de seleção à minha frente, por isso devo permanecer tranquilo. Só estar neste grupo já é bom para mim, mas a minha hora vai chegar”, prometeu.

Assumindo que estes primeiros tempos no FCPorto “têm sido de aprendizagem” e que todos lhe passam mensagens de “confiança e experiência”, nomeadamente “Evandro, Danilo e Helton”, Otávio assumiu que a comunicação com Lopetegui é curta: “Não, ele nunca me deu explicações para não jogar na equipa principal. Tenho trabalhado do meu jeito, sempre à espera de uma oportunidade.”

A verdade é que também não será na Taça da Liga que terá a oportunidade de mostrar-se na equipa principal do FC Porto, uma vez que depois das férias de natal vai integrar a preparação da seleção sub-20 brasileira, que vai disputar o Sul-Americano no Uruguai.

“Será uma boa oportunidade para me mostrar não só a Lopetegui, mas a todas as pessoas que ainda não me conhecem em Portugal”, prosseguiu o médio criativo, de 19 anos, mostrando-se convicto de que parte desta chamada de Alexandre Gallo aos sub-20 brasileiros se deve ao que fez na equipa B: “Sim, mas eu já tinha trabalhado com ele na seleção e agora deu-me esta oportunidade. Em todo o caso, jogar na equipa B tem sido bom para ganhar ritmo.”

Recuperação

Com seis jogos – cinco vitórias e um empate – e dois golos marcados no FCPorto B, é nesse espaço competitivo que Otávio vai dando sinais de vida, mas nos últimos tempos nem na 2.ª Liga tem jogado. O médio tem figurado no boletim clínico e, na partida para as férias de Natal, explicou tudo. “Senti algum desgaste na coxa esquerda, mas já estou melhor e só fiz reforço para apresentar-me da melhor forma na seleção sub-20”, desvendou Otávio a terminar.

Otávio: «O Benfica vai tropeçar»
ESPERA POR MAU RESULTADO DO RIVAL

James, Kaká e Neymar são as grandes referências de Otávio, médio que apesar de ainda não ter jogado pela equipa principal tem uma opinião formada sobre a luta pela conquista da Liga: “Há muitos pontos por disputar. O Benfica vai tropeçar, como nós já tropeçámos, e espero que o FC Porto seja campeão.” Das primeiras impressões do futebol português, Otávio sugere que “é tudo muito mais rápido do que no Brasil.” Para o fim ficaram os votos para 2015: “Ser utilizado no FCPorto e fazer um grande trabalho na seleção.”

OUTROS CASOS

Helton. Entrou lesionado na nova temporada, foi entretanto dado como apto, mas ainda nem uma convocatória integrou. Lopetegui tem preferido Fabiano e Andrés Fernández. Voltará na Taça da Liga?

Ricardo. Um reforço que ainda não o foi. Só viu o seu nome numa convocatória – com o Shakhtar, no Dragão –, mas não saiu do banco. Na equipa B leva quatro jogos e... zero golos sofridos.

Opare. Contratado para trazer concorrência a Danilo, o mundialista ganês nunca foi tido em conta por Lopetegui. Quando o técnico quis fazer Danilo descansar, adaptou Ricardo à lateral.

in "record.pt"

Jackson lidera marcadores com Brahimi a larga distância

COLOMBIANO SOMA 18 GOLOS MARCADOS


Com 18 golos apontados em 22 partidas realizadas esta época, Jackson Martínez é o portista que mais contribuiu até ao momento para o bom registo coletivo. O colombiano, de 28 anos, segue na liderança da lista de melhores marcadores do campeonato nacional, com 11 golos – nas últimas duas edições sagrou-se vencedor da Bota de Ouro Record –, e conseguiu, enfim, conferir a expressão esperada ao nível europeu com seis tentos apontados, entre o playoff e a fase de grupos. O golo em falta diz respeito à Taça dePortugal, prova em que marcou o único golo azul e branco na derrota por 3-1 com o Sporting.

Para lá do Cha Cha Cha existe... Yacine Brahimi. Depois de uma sequência de quatro partidas em branco, o argelino, de 24 anos, reencontrou-se com os golos na receção ao V. Setúbal, aumentando para oito a sua faturação pessoal. De resto, e para lá desta dupla, existe uma verdadeira democracia do golo no Dragão. Herrera leva quatro na sua conta pessoal; Danilo, Óliver Torres e Aboubakar três cada; Quintero , Quaresma e Tello dois... Aliás, dos jogadores já utilizados que atuam do meio-campo em diante, apenas Campaña, Evandro,Kelvin e Ricardo Pereira ainda não marcaram qualquer golo esta temporada.

in "record.pt"

PINTO DA COSTA "No bilhar não há árbitros auxiliares"

nquanto discursava na inauguração, esta segunda-feira, da Academia de bilhar, Pinto da Costa não deixou escapar o lance polémico do Benfica-Gil Vicente.
Pinto da Costa esteve presente na inauguração da Academia de Bilhar do FC Porto, uma das modalidades que mais tem crescido nos últimos anos no clube. Facto que o presidente da SAD destacou num comentário no qual incluiu uma referência indireta ao lance irregular do golo do Benfica sobre o Gil Vicente.

"A secção do bilhar é um modelo dentro do FC Porto, tem muitas vitórias; embora no bilhar seja mais fácil do que noutras modalidades, porque não há árbitros auxiliares...", disse Pinto da Costa.

in "ojogo.pt"

Óliver desperta interesse do City

Para além de Óliver, o Manchester City também já terá demonstrado interesse em Koke, médio do Atlético.


O Manchester City anda atento às exibições de Óliver Torres. Quem o escreve é o jornal inglês "Daily Mail", que acrescenta que Manuel Pellegrini gosta do estilo do jogador do FC Porto, que se encontra emprestado pelo Atlético de Madrid até ao final desta temporada. 

Para além de Óliver, o Manchester City também já terá demonstrado interesse em Koke, médio do Atlético.


in "ojogo.pt"

Internacional canadiano associado ao FC Porto

Apollon Limassol (Chipre) e West Ham (Inglaterra) são apontados como os restantes interessados do defesa-central.

Doneil Henry, internacional canadiano de 21 anos, foi associado a uma possível mudança para o FC Porto. Segundo a CBC Sports, os dragões já terão feito uma abordagem junto do Toronto FC, clube do defesa-central, para saber as condições necessárias para uma transferência. 

Apollon Limassol (Chipre) e West Ham (Inglaterra) são apontados como os restantes interessados.


in "ojogo.pt"

Sergio Ramos elogia Brahimi

O defesa-central do Real Madrid lançou o nome do portista de forma espontânea numa resposta sobre a seleção da Argélia.


Sergio Ramos, o melhor jogador do Campeonato Mundial de Clubes, é mais um a juntar-se ao coro de elogios a Brahimi. E o espanhol nem o gabou por sugestão. No final da vitória do Real Madrid sobre o San Lorenzo, um jornalista argelino perguntou-lhe a opinião sobre a seleção daquele país, que em janeiro vai disputar a CAN. "Jogadores como Lacen [Getafe], Feghouli [Valência] e Brahimi são os principais jogadores da Argélia e as grandes esperanças desse país para atingir, no futuro, até mesmo melhores resultados a nível internacional", respondeu o jogador, num elogio que só pode saber bem ao portista, pela dimensão dos jogadores com que Ramos está habituado a lidar. O defesa concordou depois que a passagem do portista pela liga espanhola foi decisiva e o jornalista acrescentou que agora é Ghilas (emprestado ao Córdoba e já com quatro golos) que está a beneficiar do mesmo.

Curiosamente, na conferência final da prova, que o Real Madrid venceu, os argelinos marcaram presença em força. Outro dos jornalistas perguntou a Carlo Ancelotti se Brahimi seria um bom reforço para o... Paris Saint-Germain. O italiano confirmou conhecer o médio, mas não quis, naturalmente, responder.


in "ojogo.pt"#

QUATRO DRAGÕES NA SELECÇÃO PORTUGUESA

Alfredo Quintana, João Ferraz, Gilberto Duarte e Nuno Roque estão na lista de Rolando Freitas

​Alfredo Quintana, João Ferraz, Gilberto Duarte e Nuno Roque integram a lista de convocados da selecção portuguesa de andebol para o Torneio Inter Municipal Vale do Côa, que vai decorrer em Pinhel, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo, nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro.

Os quatro atletas dos hexacampeões nacionais foram assim chamados pelo seleccionador Rolando Freitas para os três jogos frente à selecção da Roménia, que se disputarão em Pinhel (27 Dezembro, 21h00), Mêda (28 Dezembro, 17h00) e Figueira de Castelo Rodrigo (29 de Dezembro, 21h00).


in "fcp,.pt"

FORMAÇÃO: RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

​Para além dos Sub-17 e Sub-19, conheça aqui outros resultados deste fim-de-semana das equipas de formação do FC Porto


​Sábado, 20 de Dezembro

Sub-9 B: Campeonato Distrital (Fut. 7), Série 7, 9.ª jornada
S. Lourenço Douro-FC Porto, 1-11

Sub-11 A: Campeonato Distrital (Fut. 7), Série 1, 10.ª jornada
Padroense-FC Porto, 1-13

Domingo, 21 de Dezembro

Sub-14: Campeonato Distrital, 2.ª Divisão, 13.ª jornada
Dragon Force-Padroense, 3-0

Sub-16: Campeonato Nacional, Série B, 15.ª jornada
Padroense-Leixões, 2-1

in "fcp.pt"