segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

SONHO DO BILHAR ABRIU PORTAS NO ESTÁDIO DO DRAGÃO

Nova Academia da secção foi inaugurada esta segunda-feira, com a presença de Jorge Nuno Pinto da Costa
​Primeiro o estádio, depois o pavilhão e o Museu. Esta segunda-feira foi a vez de a Academia de Bilhar ser inaugurada na presença do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, e de Alípio Jorge, vice-presidente e responsável pela secção. A nova casa de uma das modalidades mais antigas e vencedoras do clube, que até agora funcionava na Praça General Humberto Delgado, abriu as portas na zona Nascente do Estádio do Dragão, no local que outrora albergava a FC Porto Store. Está, assim, concretizado mais um sonho no universo portista.

Após ter descerrado a placa comemorativa e ter percorrido os 600 metros quadrados ocupados pelas duas salas em que o espaço se divide, Pinto da Costa fez questão de elogiar a beleza das instalações e de felicitar Alípio Jorge, alma-mater do bilhar portista. “Realmente, esta secção, como tenho muitas vezes referido, é um modelo dentro do FC Porto e tem muitas vitórias desportivas, embora aqui seja mais fácil do que noutras modalidades, porque não há árbitros auxiliares. De qualquer forma, é necessário sermos melhores do que os outros e nós temo-lo sido. A excelência desta secção foi uma das razões que levou a construir esta Academia”, sublinhou o presidente portista, no discurso da cerimónia de inauguração.

A abertura da nova casa coincide também com o início da parceria entre a secção e o projecto Dragon Force, que promete trazer ainda mais juventude a uma modalidade que existe no clube há 64 anos. “Estou certo de que muitas crianças e muitos jovens vão aqui fortalecer-se intelectualmente com a prática e o ensino do bilhar às três tabelas”, acrescentou o presidente dos azuis e brancos, que aproveitou ainda para agradecer a colaboração de João de Barros, amigo da modalidade, e "sem a qual não teria sido possível a concretização deste sonho." 

Esse é, aliás, como referiu Alípio Jorge, um dos objectivos primordiais que norteiam esta obra, “concluída com o mais puro dos amadorismos, já que todo o equipamento do espaço foi recuperado ou oferecido pelos amigos da modalidade, e com o mais exigente dos profissionalismos, já que envolveu quase todas as empresas do universo do clube”. “Temos aqui as melhores condições para a prática e para o ensino da modalidade, porque esta é não só uma questão desportiva, mas também educativa e formativa. Nós substituímo-nos à tutela na sua missão de formar jovens atletas e de assegurar o futuro da modalidade. E esta mudança foi sobretudo pensada para atrair a nova geração do bilhar desportivo”, declarou.

Agradecendo o “carinho com o presidente trata esta e todas as outras modalidades”, Alípio Jorge afirmou ainda que este dia marca a “concretização de uma ambição, de um sonho perseguido há muito tempo”. Escreveu Fernando Pessoa que “o sonho comanda a vida”, mas, para o FC Porto, “o sonho realmente comanda a vida quando a vida permite que ele se materialize, que ele se torna realidade, que é aquilo que se tem vindo a assistir ao longo dos últimos 30 anos no FC Porto, em que sonhámos durante 121 anos e em que nos especializámos em concretizar estes sonhos nas últimas três décadas”, salientou o vice-presidente portista.


in "fcp.pt"

Sem comentários: