quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Iturbe a torcer por fora

Fora da lista de inscritos para as competições europeias, o jovem argentino Juan Iturbe fica a torcer por fora na partida desta noite com o Manchester City, marcada para as 20.05 horas, no Estádio do Dragão.

«Força a todos os meus companheiros para hoje», escreveu Iturbe na rede social Twitter, apontando a sua ideia a James Rodríguez e Danilo, que também são utilizadores habituais daquele espaço.


in "abola.pt"

Transferência de Hulk entre as que vão ser analisadas pela FIFA

FIFA vai examinar as transferências de jogadores agenciados por Juan Figer, entre os quais as de Hulk e de Walter. Passagem por um clube uruguaio pelo qual nunca alinharam é a razão.


As transferências dos futebolistas Hulk e Walter vão ser examinadas pela FIFA no âmbito de uma análise mais alargada a todas as operações intermediadas pelo agente Juan Figer.

“A comissão de disciplina da FIFA vai analisar todas as transferências relacionadas com o agente de jogadores de futebol Juan Figer, já que fomos informados de potenciais irregularidades”, indicou ao Negócios, por e-mail, o departamento de media da entidade de futebol internacional. 

A FIFA vai examinar, então, o acordo que possibilitou a transferência de jogadores brasileiros, como Hulk e Walter, para clubes europeus através de uma equipa uruguaia pela qual muitos não jogaram, depois de ter sido avançada uma investigação da agência Bloomberg. 

A equipa uruguaia envolvida é o Clube Atlético Rentistas. A Bloomberg fez as contas e os negócios de passes de jogadores brasileiros agenciados por Figer que foram vendidos através do Rentistas totalizam 56 milhões de euros. 

“Nesta altura, contudo, não foi aberta ainda nenhuma investigação oficial, logo, quaisquer consequências disciplinares são especulativas”, salienta o departamento de media da entidade liderada por Joseph Blatter. 

Negócio é legal
A operação que deverá ser investigada pelo órgão de futebol internacional passa pelos seguintes trâmites: Os jogadores estão num clube, deixam-no e assinam pelo colectivo uruguaio (sem, nalguns casos, participarem em nenhuma partida) e, posteriormente, são emprestados aos clubes europeus de maior dimensão, explicou o presidente do Rentistas, Mario Bursztyn, citado pela Bloomberg. 

Posteriormente, o montante da transferência passa para a empresa Lamico, detida por Figer, segundo a mesma fonte. O presidente garante que é tudo legal e que o clube não enriquece através do acordo com o agente Figer. Senão não estaria a lutar para não descer de divisão, garante à Bloomberg. 

O porta-voz de Figer também assegura que as regras da profissão de agente são seguidas.

A FIFA tem um sistema (o FIFA Transfer Matching System) que tenta identificar se há a influência de um terceiro interveniente numa transferência (além do clube e jogador e seus representantes). Uma investigação é iniciada quando esse órgão considera que pode ter havido essa influência. 

A transferência de Hulk

Este assunto não é novo – em 2010, o “Mais Futebol” intitulava a experiência de Hulk e Walter no Rentistas como uma “passagem fantasma”. Em 2001, este tema foi motivo de audições no Parlamento brasileiro. 

No caso de Hulk, o passe foi comprado pelo Futebol Clube do Porto ao Rentistas em dois momentos diferentes: 50% a 25 de Julho de 2008, por 5,5 milhões, e 40% a 13 de Maio de 2011, por 13,5 milhões, totalizando 19 milhões de euros, de acordo com os comunicados emitidos através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Hulk jogava pelo Tokyo Verdy antes de ir para o Porto. Mas a compra do passe foi ao Rentistas, clube pelo qual nunca jogou. 

O jogador Walter, agora emprestado ao Cruzeiro, também foi comprado ao Rentistas por 6 milhões de euros.


in "jornaldenegocios.pt"

Lusa admite que notícia sobre Domingos Paciência e F.C.Porto é falsa

A agência Lusa admitiu que as informações em que se baseou a notícia sobre o alegado encontro entre Domingos Paciência e dirigentes do F.C.Porto - que teria estado na origem da demissão do treinador do Sporting - eram falsas e que não foram devidamente confirmadas pelo jornalista responsável pela sua redacção.


Numa nota de imprensa, a Direcção de Informação da Lusa reconheceu que, na elaboração da notícia, o jornalista "não respeitou as normas essenciais do Código Deontológico do Jornalista nem as regras do Livro de Estilo da Agência, nomeadamente a parte em que se determina que a informação recebida sob condição de não identificar a sua origem requer redobrada exigência na sua confirmação".
A Direcção de Informação da Lusa afirma que reserva o direito "de denunciar a identidade da fonte, caso venha a averiguar que essa fonte agiu de má fé, induzindo a Lusa em erro, cumprindo o que diz o Livro de Estilo, onde se escreve que a regra de protecção da identidade da fonte pode ser questionada quando se verificar que ela "manifestamente usou a protecção da sua identidade para canalizar informações falsas".
Recorde-se que Domingos Paciência emitiu um comunicado anunciando a intenção de processar judicialmente a agência Lusa, por ter divulgado uma informação que considerou totalmente falsa e caluniosa.

in "jn.pt"

"FC Porto tem capacidade para ganhar a qualquer equipa do mundo"

O ex-treinador do Villarreal defrontou o City na fase de grupos da Liga dos Campeões e o FC Porto, na última edição da Liga Europa. Treinar em Portugal é uma opção para Garrido.


O FC Porto joga, esta noite, com o Manchester City, para os 16 avos-de-final da Liga Europa, e os ingleses são apontados como favoritos. Uma ideia que não é apoiada por Juan Carlos Garrido. O ex-treinador do Villarreal foi eliminado pelo FC Porto, na meia-final da última edição da Liga Europa, e esta época defrontou o City na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Garrido defende que é uma eliminatória de 50/50, porque apesar da qualidade da equipa britânica, o FC Porto "tem uma excelente organização táctica e faz uma pressão muito alta que é determinante. Tem um grupo muito unido e está recheado de bons jogadores. São capazes de vencer qualquer equipa do mundo".

Nesta entrevista a Bola Branca, Garrido antevê "um grande jogo, entre duas grandes equipas da Europa, favoritas a ganhar a competição. O Man. City tem jogadores que sozinhos podem decidir um jogo. Em todos os sectores tem jogadores de grande nível e o Porto tem, também, uma grande equipa".

Treinar em Portugal
Juan Carlos Garrido foi afastado do Villarreal, em Dezembro, depois da eliminação da Taça do Rei, diante do modesto Mirandés. Com uma carreira ligada, desde 2002, ao clube andaluz, o técnico está sem clube. O valenciano de 42 anos não fecha a porta a treinar um clube português: "Portugal tem uma das melhores ligas da Europa, tem algumas das melhores equipas do mundo, bons jogadores, boas instalações. Para qualquer treinador, que se considere de elite, entrar em Portugal seria um privilégio. Por isso, para mim seria uma opção".



in "rr.pt"

Asprilla aconselha calma sobre James e pede golos a Falcao

Antiga estrela maior do futebol colombiano, Faustino Asprilla elogia as qualidades demonstradas por James Rodríguez, mas lembra que o jogador do FC Porto é ainda muito novo.

«James é ainda muito novo, por isso não podemos exigir muito dele, até porque não é o Maradona. El Pibe também só triunfou quando já tinha mais idade. Está a dar-se muita responsabilidade e é preciso lembrar que ainda vai ter muitos altos e baixos», afirmou Asprilla, em entrevista ao site Futbolred.com.

Asprilla, que, além de percurso assinalável na seleção do seu país, destacou-se ao serviço de Parma e Newcastle durante a década de 90, deixou então conselho ao jogador do FC Porto. «Vamos deixar que se divirta a jogar, que mais à frente nos vai dar muitas alegrias. Se a Colômbia se qualificar para o Mundial do Brasil [em 2014] estará então na idade perfeita», projetou.

O antigo avançado referiu-se ainda sobre Falcao, o antigo goleador do FC Porto e que brilha agora no At. Madrid: «Perante os muitos golos que marcou no ano passado e agora no At. Madrid peço-lhe que guarde alguns para a seleção, para podermos estar no Mundial.»


in "abola.pt"

FC Porto procura em Itália 50 minutos de alto nível

A quarta jornada da fase de grupos da Liga Europeia leva o FC Porto a Itália já amanhã para jogar em casa do Valdagno (sábado, 19h45, hora portuguesa), rinque onde escorregou na época passada. Depois do decacampeão português ter também perdido, em casa, com os transalpinos, no passado dia 21 de Janeiro, Reinaldo Ventura mostrou determinação: "Temos de entrar com tudo e fazer 50 minutos de alto nível num jogo que pode cair para qualquer lado. Estamos a preparar bem este jogo. Sabemos bem o que eles vão fazer". Tendo sido o guarda-redes Juan Oviedo um dos princpiais responsáveis pelo desaire portista na terceira jornada do Grupo C, o avançado garantiu: "Oviedo tem uma qualidade enorme e está habituado aos momentos de pressão. Em casa, rematámos muito e as bolas não entraram. Temos de apostar mais na qualidade. Queremos vencer e se for por quatro golos [ndr: A diferença do jogo FC Porto-Valdagno: 4-8] tanto melhor".
No Dragão Caixa, "O FC Porto teve um dia mau, mas quer corrigir, porque quer muito ir à final-eight", anotou o subcapitão dos dragões, sublinhando: "A nossa motivação é sempre a mesma. Neste clube estamos obrigados a vencer, porque o clube é um clube vencedor e nós também.". Este foi o tom do jogador quatro dias após a primeira derrota no campeonato, sofrida nos Açores frente ao Candelária, algo que Ventura desvalorizou, assegurando: "Não vai pesar, já passou, já digerimos a derrota e sabemos onde errámos e onde temos de melhorar. Perdemos a um minuto do fim com o Candelária. Temos de lhes dar os parabéns e continuar. As derrotas tornam-nos mais fortes".
Valdagno, actual quarto classificado da Serie A1, é o próximo teste de fogo, mas logo a seguir virá o Liceo e é na Galiza que o FC Porto enfrentará o campeão europeu.

in "ojogo.pt"

JOSÉ COSTA CORRIGIU ERROS DE ARBITRAGEM

O FC Porto Ferpinta já está na final da Supertaça Compal. Depois de vencer o Maxaquene, na primeira jornada da competição, os Dragões bateram o 1.º de Agosto, por 70-63, ao princípio da noite desta quarta-feira e ao final de uma partida intensa e especialmente marcada por uma arbitragem polémica, cujos lapsos motivaram a indignação e posterior abandono de Moncho López.

À imagem do que acontecera na véspera, frente ao campeão moçambicano e também em Benguela (Angola), os azuis e brancos corrigiram, com um parcial de 8-0, a entrada em jogo menos conseguida, chegando, inclusive, a dispor de uma vantagem de 10 pontos durante o segundo período, que terminou com os portistas ainda na frente (34-30).

Na segunda parte, os lapsos de arbitragem fizeram toda a diferença, gerando o equilíbrio e as trocas frequentes na liderança do marcador, acrescido do desânimo do treinador galego, que, ao quarto período, deixou o banco de suplentes incrédulo, enquanto confiava a liderança da equipa ao adjunto Diogo Gomes.

A correspondente falta técnica deixou os angolanos do 1.º de Agosto em vantagem, mas não por muito tempo. Uma ponta final fantástica do campeão português recuperou o espectáculo e repôs parte da credibilidade competitiva beliscada pelo trio de arbitragem. Depois dos triplos de Carlos Andrade e João Santos, que permitiram a recuperação dos índices motivacionais sem evitarem um novo empate a 63, os cinco pontos consecutivos somados por José Costa nos momentos de decisão traçaram o desfecho da partida e o afastamento do vencedor do ano passado, consumado por um cesto de Miguel Miranda ao soar da buzina.

O FC Porto disputa a final da Supertaça Compal no domingo, às 15h00 de Portugal Continental (mais uma hora em Angola), em Luanda, frente ao Petro, vencedor do Grupo A e uma das equipas mais poderosas e representativas da capital angolana e do país organizador da terceira edição da prova.



in "fcp.pt"

TIAGO ROCHA: "TEMOS DE TER MUITA ENTREAJUDA"

Tiago Rocha dá a receita para que o FC Porto Vitalis consiga ultrapassar o Saint-Raphaël e chegar aos quartos-de-final da Taça EHF. Depois da vitória por dois golos no Dragão Caixa, o pivô defende que a entreajuda será fundamental para parar as individualidades francesas e, depois, pôr em prática a arma do contra-ataque. O jogo é no sábado, às 19h de Portugal Continental.

Levam para França uma vantagem de dois golos, que poderia ter sido maior. Isso trouxe algum dissabor?
Naturalmente que sim, porque esperávamos levar uma vantagem maior. O guarda-redes deles fez imensas defesas e tivemos muitas falhas técnicas. Tentaremos em França não cometer tantas falhas e evitar que o guarda-redes deles defenda tanto. O nosso objectivo é alcançar a vitória, pela qual andamos a semana toda a trabalhar.

A lição está bem estudada ou o jogo no Porto deu para perceber mais algumas coisas sobre o Saint-Raphaël?
Não creio que fossemos surpreendidos, mas entramos um pouco ansiosos, até por ser um jogo internacional. Isso reflectiu-se durante o encontro, principalmente nas falhas técnicas e nas concretizações.

Em França vai ser mais complicado… Pensa da mesma forma?
Sim, vai ser mais difícil. Mas trabalhamos sempre para conquistar o objectivo, que é ganhar.

O contra-ataque será a arma de eleição?
Sim, penso que as nossas principais armas são a defesa e o contra-ataque. Temos que conseguir defender muito bem e, a partir daí, usar o contra-ataque e o ataque rápido.

Qual será o maior perigo do Saint-Raphaël?
Penso que temos uma equipa superior à deles e mais qualidade de jogo. No sábado estivemos mais nervosos ou ansiosos… Nem eu sei o que nos aconteceu para termos tantas falhas técnicas. O Saint-Raphaël tem muita experiência e nós temos de conseguir anular as individualidades deles.

O treinador disse que, nos jogos europeus, as equipas têm de ter confiança e até arrogância. Será essa a receita para a segunda mão?
Temos que confiar no que andamos a treinar. Na primeira parte da primeira mão não fomos bem-sucedidos, depois tivemos 20 minutos fantásticos na segunda parte e quebramos nos últimos dez minutos, quando estávamos a ganhar por cinco. Faltou-nos cabeça para guardar essa vantagem.

O Ricardo Moreira disse que o Saint-Raphaël tinha um estilo de jogo mais pausado. Agora que já jogaram com eles, consideram que esse modelo é bom para vocês?
Eu acho que não é muito diferente do que estamos habituados. Invalidámos muitos contra-ataques deles, agora só temos de anular o ataque organizado e aproveitar o nosso contra-ataque.

Ou seja, eles são fortes no jogo posicional?
Sim, e trabalham muito bem o contra um. Temos de ter muita entreajuda no caso de algum colega falhar.

Fisicamente, a diferença é grande?
Não, penso que as duas equipas são muito fortes.

in "fcp.pt"

Mancini é fã de Danilo

É uma pergunta clássica, sobretudo em visitas de clubes ricos. Mancini não escapou. Então, diga-nos lá: quem é que levava da equipa do FC Porto para o seu Manchester milionário? E ele disse. "São muitos os jogadores bons. O Danilo, por exemplo. Segui-o no último ano, é um jovem fantástico. Há também Hulk, Varela, Rodríguez, Moutinho... É difícil escolher", travou, quando a lista já ia longa. Não houve oportunidade para esclarecer qual dos Rodríguez o encanta, se James se Cristian, mas há tempos foi o Cebola quem esteve, timidamente é certo, associado aos rumores do City. Isolado, e também especial, foi a referência do italiano a Lucho González: "O FC Porto melhorou com ele. É um jogador de top, experiente, e muito importante para a equipa".
Diplomacia completa. Pouco diplomática, mas já esperada, foi a entrada de carrinho da Imprensa inglesa. A primeira pergunta pedia o contributo de Mancini para uma boa cabidela: Carlos Tévez, que voltou a Manchester, acusou o italiano de o ter tratado como um cão. Mancini não deu trela: "Este jogo é mais importante do que isso; depois responderei. Mas, nunca o tratei mal. Pelo contrário: tratei-o sempre muito bem. Esta é a minha única resposta sobre o assunto". De facto, mais não disse, embora os ingleses tenham tentado, como recurso, garantir de James Milner, o jogador escolhido para comparecer na sala de Imprensa, mais umas gotinhas de sangue. Perguntaram-lhe se o espírito de equipa estaria comprometido. Milner enrolou, driblou, quase acendeu uma fogueira para colocar as mãos pelo grupo e, resumindo, conseguiu safar-se bem.
Voltando a Mancini, os ingleses jogaram a segunda cartada capaz de garantir títulos em Inglaterra: Mário Balotelli, o temperamental italiano que volta à equipa depois de cumprir quatro jogos de castigo. "Temos 13 jogos na liga inglesa, mais uns oito ou nove na Liga Europa. É importante que não falhe ninguém. Conversei com o Mário e pedi-lhe: Mário, por favor, porta-te bem dentro do campo". Pronto, título garantido. Descontando já os oito ou nove jogos que disse esperar fazer na Liga Europa, num sinal de que não espera tropeçar com os dragões, Mancini ganhou a plateia com Balotelli. "É difícil defini-lo. É um jogador fantástico, jovem, decisivo, mas às vezes comete erros, desconcentrando-se".
Ainda sobre a eliminatória, o treinador do City admitiu que jogar primeiro no Dragão pode ser uma vantagem. "Normalmente é melhor, mas, neste caso, não acho que faça muita diferença. São duas equipas fortes. O FC Porto tem muita experiência europeia, defende bem e tem alas muito rápidos. É muito difícil jogar aqui e este é o grande jogo desta eliminatória", acrescentou Mancini, que disse ter ainda algumas dúvidas no onze.

Kléber é reforço de última hora


O FC Porto realizou, no Estádio do Dragão, a última sessão de trabalho antes do jogo com o Manchester City. Janko voltou a ficar em casa devido a uma síndrome gripal, enquanto Kléber integrou os trabalhos sem qualquer limitação pelo que foi convocado por Vítor Pereira. Mikel, dos sub-19, foi a outra novidade do treino. Sapunaru (por opção) e Janko (já jogou na prova pelo Twente) saíram dos eleitos, sendo rendidos por Rolando e Kléber.


Uma derrota que escapou à memória do italiano


Senhor Mancini, a última recordação que tem da passagem pelo Porto não é boa, pois não? A pergunta saiu assim, mas o treinador não percebeu porquê. "Não? Empatei aqui pelo Inter e ganhei 3-1 em Milão. Acho que foi bom. A derrota com a Lázio (4-1) foi no outro estádio", acrescentou, numa correcção parcialmente incorrecta. O jogo com a Lázio foi no outro estádio, sim senhor, e mais antiga, mas, afinal, a última passagem de Mancini foi mesmo para esquecer. Tanto foi que ele esqueceu mesmo: derrota por 2-0, no Dragão, na época 2005/06. O empate que lembrou tinha sido na temporada anterior, 2004/05. Resumindo: como treinador, Mancini nunca ganhou ao FC Porto em Portugal, o que não quer dizer que, a duas mãos, o saldo não lhe seja favorável...

in "ojogo.pt"

Hulk é o terceiro mais valioso da canarinha

Hulk é o terceiro jogador mais valioso entre os 23 convocados por Mano Menezes para o jogo com a Bósnia, segundo um estudo da Pluri Consultadoria, uma empresa que faz relatórios com a "finalidade única de prestar informações ao mercado em geral". O Incrível foi avaliado em 31 milhões de euros - bem abaixo da cláusula de rescisão - sendo apenas batido pela estrela da companhia, Neymar (55 milhões), e Daniel Alves, do Barcelona (35,5 milhões). Os outros dragões valem 13 (Danilo) e 6,5 (Alex Sandro) milhões. A Ganso, que o FC Porto tem debaixo de olho, foi atribuído o valor de 22,5 milhões. O estudo diz ainda que o Brasil (446 milhões de euros) tem a 3ª selecção mais valiosa do mundo, atrás da Espanha (662 milhões) e da Alemanha (451 milhões).


in "ojogo.pt"

James foi convocado por Pekerman

Tal como O JOGO avançou, James foi convocado por José Pekerman para o particular com o México. O FC Porto já foi informado da chamada do jogador, mas continua a tentar que este seja dispensado para que possa estar disponível para o clássico da Luz. Na prática, só a boa vontade do novo seleccionador poderá satisfazer as intenções dos portistas. Na Argentina, Otamendi não foi convocado por Alejandro Sabella para o jogo com a Suíça.


in "ojogo.pt"