terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lucho perdeu o pai mas jogou e marcou em Zagreb

Argentino envergou a braçadeira de capitão e marcou na vitória do F.C. Porto

 Lucho González foi saudado pelos compaheiros de equipa e pelo treinador do F.C. Porto após a vitória em Zagreb. Afinal, o médio acaba de perder o pai mas fez questão de participar no encontro.

O jogador argentino foi confrontado com a notícia mas pediu sigilo à estrutura azul e branca, mostrando-se disponível para ser utilizado na partida inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Foi o 50º jogo de Lucho na Champions, ao longo de oito épocas. E, tal como nas edições anteriores, fez o gosto ao pé, garantindo uma marca memorável.

No final da partida em Zagreb (0-2), usando a braçadeira de capitão que herdou de Hulk, Lucho González aceitou até falar na flash interview da TVI.

Logo depois, pelas declarações dos outros jogadores e de Vítor Pereira, tornou-se evidente que havia alguma questão grave em torno do médio argentino.

Lucho soube que o pai faleceu, o F.C. Porto mostrou abertura para qualquer decisão do argentino mas este foi a jogo. 

in "maisfutebol.iol.pt"


Resúmenes Zagreb 0-2 Porto y PSG 4-1 Dinamo de... por rrmisas

Vítor Pereira: «Superiores em todos os momentos»

Treinador dos dragões feliz com triunfo

Vítor Pereira, treinador do FC Porto, comentou o triunfo dos dragões frente ao Dínamo Zagreb (2-0), no arranque do Grupo A da Liga dos Campeões, destacando que a equipa soube apresentar o seu plano de jogo e manter-se fiel à sua filosofia, algo que acabou por garantir os 3 pontos em disputa.

“Hoje fomos uma equipa com qualidade e personalizada, que teve um espírito muito grande de entreajuda. E por isso conseguimos um resultado bom num campo difícil”, revelou o timoneiro dos portistas aos microfones da TVI24.

Questionado sobre se esta equipa é mais solidária em virtude da ausência de Hulk, Pereira foi claro: “Não. O Hulk é um jogador de grande qualidade mas também é um jogador de equipa e que se compromete com o coletivo. Já li que sem Hulk as coisas vão mudar para nós, mas o fC Porto que vai continuar a jogar bom futebol, a ser competitivo e a ganhar títulos. Já saíram grandes jogadores do clube e ele vai-se renovando.”

“Acho que podíamos ter feito o 2-0 mais cedo e isso seria justo. Veio conferir um pouco mais de verdade ao resultado. Fomos superiores em todos os momentos. Uma ou outra bola parada criou-nos problemas mas dominámos o jogo do princípio ao fim.”

A terminar, tempo para questionar o treinador sobre a opção em Miguel Lopes: “O jogo é coletivo, conto com todos os integrantes do plantel. O Danilo sabe que conto com ele, mas tenho de fazer a gestão tendo em conta o jogo e o adversário.”

Abraços para PC e Lucho

Depois Vítor Pereira dedicou o sucesso a Pinto da Costa, que não viajou com a equipa, e ainda o capitão Lucho.

“Quero aproveitar para dedicar esta vitória ao nosso presidente e dizer-lhe que ele é o grande reforço desta equipa. Ele é que é insubstituível. E também ao nosso capitão e transmitir-lhe um grande abraço, porque ele merece”, revelou.

in "record.pt"

Maicon: «Parabéns ao Lucho que fez um grande jogo»

Maicon, defesa do F.C. Porto, em declarações à TVI, depois da vitória sobre o Dínamo Zagreb (2-0), na Croácia, na primeira jornada da Liga dos Campeões:

«Sabíamos que íamos apanhar um adversário forte, mas a equipa está de parabéns, fizemo
s uma grande partida, saiu tudo perfeito. Todos os jogos são importantes, mas vencer fora de casa é ainda mais importante, demos um passo importante. Todas as equipas da Liga dos Campeões têm condições. Temos de dar os parabéns ao Lucho que fez um grande jogo». 

in "maisfutebol.iol.pt"

Defour em português: «Foi um golo bonito»

Defour, médio do F.C. Porto, em declarações na flash interview da TVI:

«Era muito importante vencer no primeiro jogo, felizmente conseguimos. É uma vitória para o
presidente e para o Lucho. Eu tenho as minhas qualidades e o Fernando outras. O meu golo? Vi o guarda-redes no chão e fiz um chapéu. Foi um golo bonito. O mais importante, de qualquer forma, é dizer que a equipa fez um grande jogo.» 

Lucho González: «Fizemos um grande jogo»

 Lucho González, médio do F.C. Porto, em declarações na flash interview da TVI:

«Fizemos um grande jogo e merecíamos ter feito o golo um pouco mais cedo para ter mais tranquilidade. Mas vencemos de qualquer forma. O meu golo foi após uma jogada do Alex, que chegou à linha de fundo e cruzou. A bola sobrou para mim e marquei. Como disse, prefiro falar do coletivo. Não foi um jogo fácil, mesmo sendo frente a uma equipa sem grande experiência internacional. Jogando em casa, são sempre adversários difíceis.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

LC: D. Zagreb-F.C. Porto, 0-2 (crónica)

Golos de Lucho e Defour

O F.C. Porto quebrou um enguiço nacional. É a primeira vez que uma equipa portuguesa vence em Zagreb. Estreia dos dragões com o pé direito, no primeiro dia da era pós-Hulk. Lucho e Defour garantiram os três pontos frente a um Dínamo que, ainda assim, causou inexplicáveis embaraços a Helton (0-2).

Vítor Pereira mexeu mais que o previsto, lançando Miguel Lopes no lado direito da defesa. Danilo ficou no banco de suplentes, abrindo espaço para um flanco totalmente português. Varela surgiu de um lado, James Rodriguez do outro.

James, apontado por Hulk como um sucessor natural, fez dupla à esquerda com Alex Sandro. O lateral, estreante na Liga dos Campeões, assinaria uma das melhores exibições da noite.

Bem perto do intervalo, na sequência de um falhanço clamoroso de Jackson Martinez, o coletivo do F.C. Porto funcionou e construiu a vantagem. Alex Sandro recuperou a bola e tabelou com James. Já à entrada da área, cruzou rasteiro para desvio incompleto de Kelava. Lucho, na recarga, não perdoou.

O golo deu uma vantagem merecida dos dragões. Domínio comprovado em Zagreb, perante um Dínamo que se arrisca a ser, uma vez mais, um figurante sem expressão na Liga dos Campeões.

Os números redondos de Lucho

Lucho González, por outro lado, é uma personagem com historial e peso na competição. Oito anos após a sua estreia na Liga dos Campeões (num Glasgow Rangers-F.C. Porto), o argentino surgiu como capitão deste Porto pós-Hulk e garantiu o seu 15º golo em 50 jogos.

El Comandante garantiu ainda um feito ao alcance de poucos. Marcou golos nas oito edições da Champions em que participou, não esquecendo o seu período no Marselha.

Recuando no filme de jogo, importa recordar o falhanço de Jackson. O avançado colombiano tem inegável potencial mas também algum excesso de confiança. Por isso mesmo, não conseguiu aproveitar uma falha clamorosa de Kelava para, com a baliza aberta, inaugurar a contagem. Perdeu tempo e a oportunidade. Felizmente para ele, segundos depois, Lucho atirou a contar.

O Dínamo de Zagreb, onde o português Tonel acaba por ser um dos jogadores com maior qualidade, criava perigo ocasional e acabava por contentar-se com a leve sensação de disputa de território. Na etapa complementar, com naturalidade e algumas armas em lances de bola parada, acabou por causar alguns embaraços a Helton.

O F.C. Porto baixou no terreno, num misto de cansaço e precaução, acabando por consentir o assédio croata à sua baliza. Ao minuto 79, Carrasco não fez jus ao seu nome e acabou por falhar uma oportunidade clamorosa para chegar ao empate!

Após cruzamento na esquerda, Helton falhou o desvio, o jogador do Dinamo de Zagreb atirou para a baliza mas o guarda-redes portista conseguiu recuperar e evitar o golo.

O ataque que não mata

Logo depois, provando que essa será um arma para o futuro, Helton voltou a fazer um lançamento longo para o ataque. Primeiro, tinha sido James a beneficiar, disparando para bela defesa de Kelava. Desta vez, foi Kléber a surgir em boa posição, ganhar o lance com o corpo e atirar ligeiramente ao lado!

Kléber substituiu Jackson, Atsu substituiu Varela. O ataque do F.C. Porto não foi particularmente feliz. Já em tempo de descontos, perante um Dínamo sem forças nem capacidade para mais, os dragões selaram o triunfo.

Christian Atsu, que entrou bem no jogo, viu a desmarcação de Defour e este, denotando frescura física, aproveitou o espaço para fazer o 0-2.  

in "maisfutebol.iol.pt"

RUI GOMES: "Temos competência para ganhar"


Rui Gomes apresentou-se perante os jornalistas na manhã desta segunda-feira para antever o FC Porto B-Belenenses (quarta-feira, 17h30, Estádio de Pedroso), encontro referente à sexta jornada da Segunda Liga. Apesar do percurso menos positivo dos Dragões até ao momento, o técnico mantém total confiança na sua equipa e defende que as vitórias não vão tardar.

Hiato competitivo ajudou
“Esperamos que a paragem tenha sido benéfica. Atendendo ao facto de termos terminado o primeiro ciclo de jogos com uma derrota pesada, termos estado quase três semanas sem competir poderá tornar esse jogo um pensamento já muito longínquo e poderá permitir-nos, com o trabalho que foi feito durante este tempo, chegarmos ao jogo com o Belenenses mais preparados para o vencer.”

A frustração também liberta o talento
“Naturalmente que fomos competindo ao longo destas semanas de paragem, treinamos muito forte e tivemos alguns encontros particulares, encarados somente como mais um momento de carga, e, agora sim, estamos a aliviar para chegar ao jogo de quarta-feira o mais forte possível. Estamos frustrados por não termos materializado em pontos o trabalho que temos feito e esta paragem pode ajudar a fazer com que a equipa surja agora mais livre, mais solta e desinibida e mais próxima do valor que realmente tem.”

Adversário merece respeito
“O Belenenses é uma das equipas mais fortes do nosso campeonato, não tenho dúvidas disso, e os resultados que têm feito confirmam-no. Têm uma equipa muito interessante, que alia juventude e experiência, que actua sob processos simples e tem jogadores de muita qualidade. Vão chegar aqui moralizados, desinibidos e vai ser um jogo difícil. Vão criar-nos problemas, mas sei que temos competências suficientes para ganhar o jogo.”

Objectivo primordial é formar jogadores
“Não houve nenhuma redefinição de objectivos [desde a pré-temporada até hoje], primeiro porque o campeonato é muito longo e ainda estamos no início e, depois, porque nunca definimos em termos concretos um objectivo competitivo, do género de ficar nos três primeiros lugares, ou nos cinco primeiros, ou o que seja. O que definimos como objectivos foi essencialmente em termos individuais, porque temos aqui um grupo pequeno mas com qualidade e o que queremos é que no final da época uma boa parte destes jogadores esteja pronto e preparado para integrar a equipa A.”


in "fcp.pt"

Sem o factor "Incrível", que resposta no arranque da Champions?

Bicampeão nacional entra na fase de grupos da Liga dos Campeões sem Hulk. Primeiro jogo após saída do brasileiro é já hoje e marca o arranque da caminhada europeia do dragão. Dínamo Zagreb-FC Porto, às 19h45, com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

O FC Porto inicia, esta quarta-feira, a caminhada europeia da temporada de 2012/13. Pela frente, na primeira jornada do Grupo A, estará o Dínamo Zagreb, com os dragões a deslocarem-se à capital croata.

Os portistas estão de regresso ao convívio com os milhões da Champions, depois de terem ficado pela fase de grupos na última época. Os oitavos-de-final são, de novo, o objectivo mínimo para a equipa de Vítor Pereira.

Este será o primeiro jogo oficial dos bicampeões nacionais após a saída de Hulk, que acabou por ser vendido aos russos do Zenit São Petersburgo. Importa, por isso, perceber que FC Porto se apresentará na Croácia, já privado do contributo do avançado brasileiro.

O treinador assegurou, na projecção do encontro, que nada mudará na estratégia azul e branca. Dessa forma, interessa também saber quem será o sucessor do "Incrível". James Rodríguez ganha cada vez mais um lugar cativo no onze, restando saber quem ocupará a outra extremidade.

Para esse lugar, perfilam-se dois nomes. Se a aposta de Vítor Pereira for baseada nos últimos encontros, Christian Atsu estará no onze. Certo é que o técnico pode preferir aproveitar o estado de espírito de Silvestre Varela, decisivo no último compromisso da Selecção Nacional.

Do lado do Dínamo, Tonel tem o foco sobre si. O defesa central português defrontará a equipa que o formou para o futebol.

Dragão não sabe o que é vencer em ZagrebO registo de encontros oficiais entre Dínamo Zagreb e FC Porto é o mais equilibrado possível. Em quatro partidas, verificaram-se duas vitórias para cada lado.

E o "factor-casa" é decisivo. Os dragões nunca venceram no terreno do Dínamo e vice-versa.

As duas equipas encontraram-se, pela última vez na sua história, precisamente na Liga dos Campeões. Cada qual venceu o jogo caseiro. No final, as contas: terceiro lugar e consequente afastamento para os portugueses; segundo posto para os croatas, com passagem aos oitavos de final.

O Dínamo Zagreb-FC Porto arranca às 19h45, com arbitragem do italiano Daniele Orsato. Relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Liga dos Campeões: 1ª jornada do Grupo A
Estádio Maksimir, Zagreb (Croácia)
Árbitro: Daniele Orsato (Itália)

Equipas prováveis

Dínamo Zagreb
Kelava; Vida, Tonel, Simunic, Ibanez; Alispahic e Calello; Carrasco, Sammir e Rukavina; Cop.
FC PortoHelton; Danilo, Maicon, Nicolas Otamendi e Alex Sandro; Steven Defour, Lucho González e João Moutinho; Silvestre Varela, Jackson Martínez e James Rodríguez.

in "rr.pt"

Virar a primeira página

champions marca o arranque da era pós-hulk

O que vale este FC Porto sem Hulk? Esta foi a interrogação que passou a fazer parte do dia-a-dia da equipa desde o passado dia 3. A transferência do Incrível para o Zenit, da Rússia, tornou os dragões órfãos de uma das suas maiores estrelas. Duas semanas depois, após o interregno competitivo para os compromissos das seleções, a equipa de Vítor Pereira tem pela frente o seu primeiro teste sem Hulk e logo numa das competições sobre a qual recai uma parte importante da responsabilidade competitiva da sua equipa nesta temporada, a Liga dos Campeões. Hoje, em Zagreb, começa a jogar-se o futuro do FC Porto na competição, mas também a definir-se como será a equipa daqui para a frente.

A primeira amostra, que deverá contar com James e Varela nos corredores do ataque, ainda que Vítor Pereira não tenha revelado qual a sua escolha na conferência de imprensa de ontem, dará importantes indicações sobre qual será a opção primordial do técnico, sendo certo que ao colombiano e ao português soma-se Atsu no lote de preferidos entre os extremos. É neste grupo, pelo menos por agora bastante restrito, que vão tentar intrometer-se ao longo da época Iturbe e Kelvin, com as maiores expectativas a recaírem sobre o argentino, convocado pela primeira vez para um jogo europeu.

in "record.pt"

«Temos consciência de que não será fácil» - Alex Sandro

O lateral brasileiro Alex Sandro mostra que o FC Porto está consciente que o Dínamo Zagreb poderá causar dificuldades, mas garante que o grupo vai dar tudo pela vitória.

«Todos os adversários da Liga dos Campeões têm qualidade e o Dínamo Zagreb não é diferente. Temos consciência de que não será fácil e por isso temos de ter bastante cuidado e atenção», afirmou o jogador, citado através da sua assessoria de Imprensa.

O jogador aproveitou ainda para falar daquela que será a sua estreia na competição: «É uma competição importantíssima para o clube e para nós, atletas. Sabemos que será difícil, mas vamos lutar para conquistar o título.» 

in "abola.pt"

Kléber quer entrar na Champions com o pé direito

O avançado brasileiro quer entrar da melhor forma na fase de grupos da Liga dos Campeões, apontando à vitória esta terça-feira, diante do Dínamo Zagreb.

O Dínamo Zagreb será um grande adversário e não podemos subestimá-los», começou por alertar Kléber, em declarações prestadas através da sua assessoria de Imprensa: «Estão na fase de grupos pela segunda vez seguida, mas temos de entrar à procura dos três pontos para começar com o pé direito e ganhar bastante confiança logo no início.»

A ideia do avançado passa por apagar a imagem que o FC Porto deixou na prova na época passada, quando caiu logo na fase de grupos. «Estamos dispostos a deixar uma outra impressão para os adeptos este ano. Espero que seja uma campanha melhor e que possamos lutar para ficar entre os primeiros, como é a tradição do clube», referiu. 

in "abola.pt"

Walter quer ficar no Goiás

Avançado está emprestado até final do ano mas o desejo é renovar com a equipa brasileira, que luta pela subida ao principal escalão. 
 
Depois de uma passagem para esquecer pelo Cruzeiro, Walter vive agora uma boa fase no Goiás. O avançado, cedido pelo FC Porto ao clube brasileiro até final do ano, apontou um golo na última vitória, frente ao Atlético Paranaense, para a Série B, e sonha com a subida. Depois, que jogar o Brasileirão com a mesma camisola que veste atualmente.

" Por mim assinava hoje. É muito bom estar aqui. Quero subir e jogar na primeira divisão pelo Goiás. Acredito que posso fazer um grande campeonato, ficar ainda mais conhecido, e ajudar o clube. O Goiás tem uma estrutura muito boa. Claro que não depende de mim, mas eu já pretendo renovar contrato", afirmou o avançado.

Nem sempre titular no Goiás, Walter já apontou seis golos no campeonato e o estatuto de suplente não lhe desagrada por completo, desde que possa ajudar também.

"Claro que um jogador quer sempre jogar, mas enquanto o Iarley estiver aqui, ele será o titular. É um grande jogador, que tem muito a dar para o Goiás. Se eu fosse reserva de alguém sem qualidade, ficaria insatisfeito, mas não é o caso. Estou aqui para ajudar no que o treinador precisar", comentou.

"Aqui (Goiânia) é um lugar muito bom. Tudo é perto. Posso ir ao shopping, almoçar com a família e morar num bom lugar sem me deslocar muito. Em Belo Horizonte (quando defendia o Cruzeiro), era tudo diferente. Por isso, eu pedi para sair. Mas hoje estou feliz no Goiás", reiterou Walter, que tem contrato com FC Porto até 2015.

in "ojogo.pt"

Abdoulaye e Quiñones reforçam equipa B

Os dois vão ajudar a equipa secundária dos dragões a tentar ganhar pela primeira vez.
 
Abdoulaye e Quiñones, jogadores que integram o plantel principal do FC Porto, vão jogar esta quarta-feira pela equipa B, contra o Belenenses, aproveitando a jornada a meio da semana da II Liga e o facto de não terem sido convocados por Vítor Pereira para o jogo da Liga dos Campeões em Zagreb.

Para Rui Gomes, treinador da formação secundária, trata-se de uma excelente notícia, uma vez que a sua equipa tem revelado problemas defensivos nas primeiras cinco jornadas da prova.

Os dois "reforços" já treinaram esta segunda com a equipa B e só têm previsto para quinta o regresso à formação principal. Obviamente vão ser titulares e aproveitam para se estrear de forma oficial esta temporada.

Abdoulaye esteve nos Jogos Olímpicos de Londres, a representar o Senegal; o colombiano Quiñones, lateral-esquerdo, foi o último reforço contratado pelo FC Porto. 

in "ojogo.pt"