segunda-feira, 21 de março de 2011

"Messi? Comparação é boa para mim"

Iturbe continua a marcar a actualidade no Paraguai, seja pelos golos marcados no Cerro Porteño, seja pela sua escolha para representar a selecção da Argentina. O jovem avançado contratado pelo FC Porto para a próxima temporada aceitou o desafio lançado pelo jornal "Última Hora" e respondeu a algumas perguntas dos leitores, reconhecendo que as constantes comparações com Messi são um motivo de orgulho e motivação. "A comparação com Messi é boa para mim. É uma motivação extra, mas a verdade é que estou a lidar com tudo com muita calma, passo a passo. Todos sabem que sou muito jovem e que estou apenas a começar. Mais adiante, logo veremos com quem me pareço, mas agora sou Juan Iturbe", frisou. Entretanto, o jogador também admitiu sentir dificuldades para jogar 90 minutos. "Custa-me muito porque estive parado durante oito meses; passei um montão de tempo sem jogar e também não fiz a pré-temporada. Custa-me aguentar o jogo inteiro, mas cada dia me esforço mais", garantiu.

in "ojogo.pt"

Noticias Breves


Mourinho aqui tão perto...

Só falta uma vitória para igualar o registo histórico conseguido pelo FC Porto há oito anos, com José Mourinho. É verdade que André Villas-Boas rejeita qualquer tipo de comparação, mas é inegável que os números o atiram para destino igual ao do mítico El Especial. O triunfo sobre a Académica, o 12º consecutivo na Liga ZON Sagres, ficará inscrito nos anais da história dos Dragões esta temporada; além disso, supera o ciclo vitorioso do Benfica, que durou 11 jogos. Agora não resta tempo para outros produzirem melhor do que aquilo que ficou feito ontem sob as ordens de André Villas-Boas, o técnico mais jovem no arranque da edição desta época da I Liga.

Golos, golos e mais golos

O FC Porto atingiu ontem uma marca recorde de golos marcados em jogos no Dragão durante a mesma temporada (64) ao ter ultrapassado a marca do ano passado (61), que era a melhor do novo estádio. O remate certeiro de Guarín assinalou o momento, num jogo em que o colombiano também igualou o seu melhor registo de golos na mesma época (sete). Maicon, por sua vez, apontou o golo 100 do FC Porto esta temporada, enquanto Varela chegou aos oito tentos na sua conta pessoal no campeonato.

Beto regressou e os golos... também

O FC Porto voltou a sofrer golos para o campeonato, 655 minutos depois. A última vez tinha acontecido na recepção à Naval (16ª jornada), que marcou de grande penalidade. O regresso aos golos sofridos coincidiu com a titularidade de Beto, a primeira no campeonato.

Manchester no Dragão

Manchester United e Barcelona encabeçaram a lista de clubes que ontem marcaram presença no Dragão, numa altura em que se fala sobre o possível interesse do actual líder do campeonato inglês em Rolando, Falcao e Hulk. Sporting, Nacional, Portimonense, Maiorca, Chievo, Steaua de Bucareste e Servette completaram a lista.

in "ojogo.pt"

André Villas-Boas: "Finalizar a Liga no próximo jogo"

Somado mais um triunfo, que deixa o FC Porto à porta do título, o qual pode ser garantido já na próxima jornada, em caso de vitória no Estádio da Luz, André Villas-Boas não esconde o desejo de arrumar com essa questão o mais rápido possível. "Ser campeão é que é importante, seja onde for, mas queremos finalizar a Liga já no próximo jogo. Embora, para nós, a nível interno, o Benfica seja o nosso último desafio, importante, volto a repetir, é assegurar o título. Mas se falharmos e não o conseguirmos na Luz, tentaremos frente ao adversário seguinte." O treinador do FC Porto confessou ainda que nunca teve dúvidas da capacidade da sua equipa para virar o resultado depois do intervalo. "Nunca me passou pela cabeça que a nossa invencibilidade fosse quebrada hoje, porque a Académica marcou muito cedo e não era a primeira vez que estávamos em desvantagem ao intervalo. Já tinha acontecido frente ao Braga. Sofremos esse golo na sequência de uma perda de bola, o que penalizou a equipa, mas depois ela soube fazer o seu trabalho acertando critérios e decisões. Com muito querer, determinação e um grande controlo emocional e mental, conseguimos chegar ao empate. Depois, os jogadores mantiveram um ritmo forte, forçaram até concretizarem o segundo, com o terceiro a garantir a tranquilidade total. Estes jogadores têm feito um percurso notável." Ainda em relação ao título que está próximo, Villas-Boas assegurou que ainda não se sente campeão e deu o exemplo do Borússia de Dortmund. "Chegou a dispor de 13 pontos de vantagem na liderança do campeonato alemão e agora está com apenas sete. Isso tem um significado forte. Enquanto matematicamente o título não estiver ganho... não me sinto campeão." Interrogado sobre a boa fase que atravessa o colombiano Guarín, o treinador portista comentou: "Sem dúvida que o Freddy atravessa um momento individual muito forte, potenciado pelo colectivo."

De resto, para André Villas-Boas o jejum de Falcao nos últimos jogos não é motivo de preocupação: "Ele continua a ser o máximo dos goleadores do campeonato, e os golos acontecem quanto tiverem que acontecer."

in "ojogo.pt"


FC Porto 3 - 1 Academica (Declarações)

Maicon

"Foi um golo muito importante"

Há instantes decisivos, e foi num desses momentos que Maicon feriu a baliza da Académica ao marcar o segundo golo (o centésimo da equipa na temporada) de uma vitória que acabou por ser tranquila, depois de uma entrada "apática e desligada" do FC Porto. Particularmente para o central brasileiro, "foi um golo muito importante", mais por ser o primeiro da época. "Estou a trabalhar constantemente para manter o objectivo da titularidade, foi importante marcar para mantermos a ambição de sermos campeões", disse, revelando o segredo que fez a equipa entrar na segunda parte "com muita raça e técnica". "O treinador disse-nos ao intervalo para mantermos o ritmo, a Académica é uma boa equipa, foi das equipas que nos deu mais trabalho aqui no Dragão, mas conseguimos ganhar e tudo acabou bem. Não tivemos dúvidas, só não entrámos bem; melhorámos na segunda parte e demos a volta", comentou, seguro, sobretudo devido à sua exibição, deitando para trás das costas críticas antigas. "O futebol é assim, há momentos em que toda a gente aplaude e há outros em que toda a gente critica. Mas as críticas só me deram mais força", rematou.

Beto

"Um golo fortuito no primeiro remate"

Beto reconheceu no final da partida que já tinha "saudades" de jogar, antes ainda de considerar que o golo sofrido foi um mero azar. "Estes jogos são sempre assim; os nossos adversários atacam pouco, por isso temos de ter uma atenção redobrada. Por azar, a Académica marcou na primeira vez que foi à nossa baliza, num golo fortuito. Mas vencemos e agora estamos a um pequeno passo de sermos campeões", afirmou o guarda-redes, que disse "aceitar" a ausência na convocatória da Selecção Nacional.

Varela

"Luz? Queremos ganhar"

O FC Porto está apenas a uma vitória do título, mas no Dragão ninguém quer assumir expressamente a vontade de conquistar o campeonato na Luz. Ou melhor, ninguém quer fazer disso um objectivo acima de qualquer outro. Pelo menos publicamente. Varela foi apenas mais um exemplo dessa ideia. "Estamos no bom caminho e sabemos que só nos falta uma vitória. Estamos a trabalhar para que isso aconteça... Queremos ganhar na Luz, mas apenas porque pretendemos conquistar o título o mais rapidamente possível. Temos muita vontade de vencer o próximo jogo, tal como acontece sempre", explicou o avançado, que se limitou a afirmar que o golo que marcou serviu apenas para "ajudar" uma equipa que se apresentou "muito forte".

in "ojogo.pt"

O FC Porto um a um

A ESTRELA: Guarín 7

Anormal seria se não marcasse mais um golo

Surpreendente o momento de forma que atravessa. Com Moutinho no banco, o colombiano surgiu ao lado de Belluschi e assumiu sem problemas a construção do jogo. Fez passes para o ataque, lançou a equipa para a frente na fase de menor acerto e nunca se cansou de pressionar o detentor da bola. O melhor surgiu nos primeiros minutos da segunda parte, quando recebeu um passe de Belluschi e fuzilou a baliza de Peiser com o pé esquerdo. E ainda esteve na origem do terceiro golo ao cruzar para a área.


Beto 5
Não ficou com boas recordações da estreia na Liga: sofreu um golo no qual se percebeu a falta de uns centímetros. No resto, destaque para uma defesa no chão após um remate cruzado de Addy.

Fucile 6
Addy obrigou-o a ter atenção redobrada, mas nem isso amarrou o uruguaio na defesa. Subiu, combinou jogadas com Belluschi e esticou o jogo até à linha.

Rolando 6
Batido por Addy no golo, não conseguindo anular o franzino ganês na área, o internacional português redimiu-se ao longo do jogo com intervenções seguras. Na outra área, enviou uma bola à barra, resultando daí o terceiro golo.

Maicon 6
Esteve melhor na área que frequentou menos vezes. Conseguiu um grande golo de cabeça, o da reviravolta do jogo, o primeiro da época e do centenário da temporada. Com ele, fez esquecer uma série de erros de marcação.

Álvaro Pereira 6
Também com culpas no golo academista por não ter estado presente no início da jogada que se desenrolou pelo seu lado, compensou com muito fulgor ofensivo. Passes e cruzamentos em doses generosas.

Fernando 5
Teve algumas dificuldades para travar a construção de jogo do adversário na zona central, embora nunca tenha virado a cara à luta.

Belluschi 7
Bom jogo. Durante muito tempo foi, a par de Guarín, o único que conseguiu descobrir espaços nas costas da defesa adversária e ainda assistiu Guarín no primeiro golo. Assinou outra assistência, mas Falcao falhou o golo, e esteve perto de festejar quando Mariano lhe colocou a bola na área já na parte final.

Hulk 5
Teve o golo nos pés em duas ocasiões, mas Peiser não o consentiu. Apesar de não fugir do jogo, o Incrível não esteve nos seus dias. Tentou ainda um golo de letra. Desastrado.

Varela 7
A subir de rendimento. Surgiu na área várias vezes, quase marcou na primeira parte e colocou muitas bolas nos companheiros em zonas de finalização. Na segunda parte, continuou a espreitar o golo e, à segunda, conseguiu marcar, após um cabeceamento de Rolando à barra.

Falcao 5
Continua sem marcar golos à Académica (351' de jogo). Peiser negou-o uma vez, e a falta de inspiração fez o resto.

João Moutinho 6
Entrou bem e acrescentou classe com uma série de passes bem medidos.

Rúben Micael 5
Teve o golo nos pés já com o jogo em descontos.

Mariano -
Meia dúzia de minutos e uma assistência para Belluschi.

in "ojogo.pt"

Um portista complicou, outros deixaram o título ao alcance na Luz

O FC Porto terá várias oportunidades para garantir o seu 25.º título de campeão português. Depois da vitória deste domingo, no Estádio do Dragão, sobre a Académica (3-1), ficou à distância de um triunfo na próxima jornada na casa do Benfica – ou menos se o principal concorrente tropeçar em Paços de Ferreira.

Segue a caminhada triunfal portista até ao título, mas não foi pêra doce o 12.º sucesso seguido na I Liga. A “Briosa” foi organizada, rápida e ambiciosa até o FC Porto meter o turbo na última meia-hora.

A equipa de Ulisses Morais começou melhor, ficou a reclamar logo ao segundo minuto um penálti – há corte com a mão de Rolando, que acaba por tirar vantagem do lance – e adiantou-se no marcador aos 31’. Já se tinha percebido que os contra-ataques dos visitantes eram perigosos quando o senegalês Sougou serviu David Addy, esquerdino cedido pelo FC Porto, e o lateral ganês, inicialmente médio, deixou o FC Porto em desvantagem pela quarta vez nesta edição da Liga - Helton esteve imbatível durante 633 minutos na prova e continua porque Beto foi pela primeira vez usado no campeonato. O guarda-redes e João Moutinho foram poupados, além de Sapunaru e Otamendi, que nem sequer entraram na convocatória.

Tal como nas ocasiões anteriores em que esteve a perder (com o Braga duas vezes e em Alvalade), o líder conseguiu sair do jogo com pontos, confirmando-se o prognóstico de André Villas-Boas. O técnico disse que o seu plantel seria campeão se vencesse sempre entre a 21.ª e a 25.ª jornadas e está agora em condições de o conseguir.

O FC Porto, que fez uma grande segunda parte, deu sinais de estar melhor perto do intervalo, mas precisou do seu desbloqueador de complicações preferido na actualidade. Fernando Belluschi serviu Guarín e o colombiano voltou a marcar (54’), desta vez com o pé esquerdo. Os “dragões” ainda necessitaram de um bom corte de Rolando antes de partir de vez para cima do adversário, uma equipa muito ágil que também nunca deixou de procurar outro golo. Aos 62’, Maicon estreou-se a marcar, após um canto, e 20 minutos depois do empate Varela, que já tinha marcado em Coimbra, fez o 3-1, o 101.º golo dos “azuis e brancos” nesta época.

Depois disto, os adeptos portistas passaram o resto do jogo em clima de festa, no qual não faltaram os cânticos de “campeões na Luz”. Depois de 22 vitórias e dois empates em 24 jogos, ao FC Porto já não escapará o quinto título de campeão nas últimas seis temporadas.

Ficha de jogo
FC Porto 3
Académica 1

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto
Assistência 46.006 espectadores.

FC Porto Beto 6, Fucile 6, Rolando 6, Maicon 6, Alvaro Pereira 6, Fernando 6 (João Moutinho 6, 60’), Guarín 7, Belluschi 7, Hulk 5 (Mariano -, 80’), Falcao 5 e Varela 6 (Ruben Micael 5, 75’). Treinador André Villas-Boas
Académica Peiser 6, Pedrinho 6, Luiz Nunes 6, Berger 6, Addy 6, Diogo Melo 6, Nuno Coelho 6, Hugo Morais 6 (Bischoff 5, 75’), Hélder Cabral 6 (Laionel 6, 46’), Sougou 7 e Diogo Valente 6 (Carreño 5, 67’). Treinador Ulisses Morais
Árbitro André Gralha 5, de Santarém. Amarelos Diogo Melo (12’), Maicon (28’), Hugo Morais (38’), Addy (49’), Belluschi (53’), Diogo Valente (56’) e Luiz Nunes (65’).
Golos
0-1, por Addy, aos 31’;
1-1, por Guarín, aos 54’; 2-1, por Maicon, aos 62’
3-1, por Varela, aos 73’

POSITIVO

Guarín
O colombiano é médio, mas marcou pelo quarto jogo consecutivo. Denota confiança em tudo o que faz e quase tudo lhe sai bem. Tem sido imprescindível numa altura em que Hulk e Falcao têm a mira torta. O colombiano já soma quatro golos na Liga, todos em 2011.

Belluschi
O argentino viu a aberta que permitiu à sua equipa empatar, conseguindo a quinta assistência no campeonato.

Sougou e Diogo Valente
A mobilidade dos homens mais adiantados da Académica, assim como de Addy e Hugo Morais, foi a base dos problemas causados ao líder.

NEGATIVO

Falcao e Hulk
Não foi desta que Hulk se tornou no quinto portista diferente durante a era Pinto da Costa a Hulk a fazer 30 golos numa temporada. Falcao esteve igualmente desinspirado.

in "publico.pt"

Dragões seguem para o título. Só faltam 90 minutos

Para variar, mais uma vitória em casa. Villas Boas pode festejar o título, já na próxima semana, contra o Benfica


No congresso centrista deste fim-de-semana, Paulo Portas  pediu mais votos para "seguir para bingo". Ontem, também em tons de azul, o FC Porto ultrapassou mais um obstáculo na sua caminhada "para bingo", que neste caso não significa governo, mas mais um título de campeão nacional. A Académica foi o 13º adversário a deslocar-se ao Dragão para a Liga e saiu de lá como todos os outros: com uma derrota. Guarín teve papel fundamental com uma grande exibição e mais um golo, o quarto em jogos consecutivos. Pela manhã, o médio colombiano esperava Falcao junto à casa do avançado, como relatava no Twitter. No jogo, o número 6 também se fartou de esperar que Radamel resolvesse e foi lá à frente desbloquear uma vitória que parecia complicada. A partir daí, a Académica quase desapareceu do jogo, o treinador portista André Villas Boas pôde gerir o cansaço dos seus atletas e o FC Porto somou a 12.ª vitória consecutiva no campeonato, igualando a série conseguida por Jorge Jesus no Benfica.
Dos seis jogadores em risco de exclusão para a Luz, Villas Boas poupou três (Otamendi e Sapunaru não foram convocados e Helton ficou no banco), enquanto Alvaro Pereira e os médios Fernando e Guarín mantiveram a titularidade. Mas o FC Porto parecia mesmo já estar a pensar no jogo com as águias e entrou desconcentrado. Aos dois minutos a bola foi à mão de Rolando, na grande área, mas o árbitro não marcou penálti, no que foi uma decisão duvidosa. A Académica mostrava-se desinibida e só aos 21 minutos Hulk conseguiu a primeira situação de perigo para os dragões. Aos 31’ Addy passou a bola por cima de Beto e terminou com os 635 minutos (!!!) que o Porto já levava sem sofrer golos na Liga. A reacção do FC Porto demorou e só perto do intervalo a equipa azul e branca podia ter empatado, primeiro por Hulk, depois por Varela, mas o guarda-redes Peiser opôs-se com classe.
Depois, apareceu Guarín a mostrar o caminho do golo, aos 54 minutos, com um remate colocado à entrada da área. Maicon, que não fazia esquecer Otamendi, redimiu-se com o 2-1, numa boa cabeçada após canto de Hulk. Varela fechou a contagem aos 74 minutos, já depois do Incrível ter tentado um golo de letra que ficaria na galeria dos melhores da Liga (a bola saiu por cima). A Académica de Ulisses Morais foi um digno vencido, mas só teve pernas para aguentar os dragões durante 45 minutos. Agora, a possibilidade do FC Porto festejar o título na próxima jornada  em pleno Estádio da Luz, contra o Benfica, é apenas a cereja no topo do bolo para a equipa de Villas Boas. Poucos duvidam que o título esteja entregue. A "réstia de esperança" que Jorge Jesus pediu fica definitivamente afastada com este resultado. A passagem de testemunho é só uma questão de tempo.
in "ionline.pt"

Foi 100 espinhas

DRAGÃO CHEGOU À BARREIRA DOS 3 DÍGITOS NOS GOLOS


Dos 0 aos 100 em 45 jogos. É esta a história da época do FC Porto, que ontem chegou à barreira dos três dígitos no que a golos diz respeito. Foi Maicon quem completou uma série iniciada pelo colega do centro da defesa, Rolando. Entre a Supertaça e a receção à Académica, 17 jogadores do plantel (e João Aurélio, do Nacional) contribuíram com remates certeiros para o pecúlio dos dragões, que apresentam um registo ofensivo de sonho.
Maicon estreou-se ontem a faturar esta temporada, pelo que não era propriamente um nome sobre o qual recaíssem as apostas para o golo 100. Guarín era uma probabilidade forte. Trata-se não apenas do médio mais concretizador do plantel, como do segundo melhor marcador da equipa em 2011. Talvez desta forma se explique melhor: o colombiano marca há quatro jogos consecutivos!
in "record.pt"