segunda-feira, 21 de março de 2011

Um portista complicou, outros deixaram o título ao alcance na Luz

O FC Porto terá várias oportunidades para garantir o seu 25.º título de campeão português. Depois da vitória deste domingo, no Estádio do Dragão, sobre a Académica (3-1), ficou à distância de um triunfo na próxima jornada na casa do Benfica – ou menos se o principal concorrente tropeçar em Paços de Ferreira.

Segue a caminhada triunfal portista até ao título, mas não foi pêra doce o 12.º sucesso seguido na I Liga. A “Briosa” foi organizada, rápida e ambiciosa até o FC Porto meter o turbo na última meia-hora.

A equipa de Ulisses Morais começou melhor, ficou a reclamar logo ao segundo minuto um penálti – há corte com a mão de Rolando, que acaba por tirar vantagem do lance – e adiantou-se no marcador aos 31’. Já se tinha percebido que os contra-ataques dos visitantes eram perigosos quando o senegalês Sougou serviu David Addy, esquerdino cedido pelo FC Porto, e o lateral ganês, inicialmente médio, deixou o FC Porto em desvantagem pela quarta vez nesta edição da Liga - Helton esteve imbatível durante 633 minutos na prova e continua porque Beto foi pela primeira vez usado no campeonato. O guarda-redes e João Moutinho foram poupados, além de Sapunaru e Otamendi, que nem sequer entraram na convocatória.

Tal como nas ocasiões anteriores em que esteve a perder (com o Braga duas vezes e em Alvalade), o líder conseguiu sair do jogo com pontos, confirmando-se o prognóstico de André Villas-Boas. O técnico disse que o seu plantel seria campeão se vencesse sempre entre a 21.ª e a 25.ª jornadas e está agora em condições de o conseguir.

O FC Porto, que fez uma grande segunda parte, deu sinais de estar melhor perto do intervalo, mas precisou do seu desbloqueador de complicações preferido na actualidade. Fernando Belluschi serviu Guarín e o colombiano voltou a marcar (54’), desta vez com o pé esquerdo. Os “dragões” ainda necessitaram de um bom corte de Rolando antes de partir de vez para cima do adversário, uma equipa muito ágil que também nunca deixou de procurar outro golo. Aos 62’, Maicon estreou-se a marcar, após um canto, e 20 minutos depois do empate Varela, que já tinha marcado em Coimbra, fez o 3-1, o 101.º golo dos “azuis e brancos” nesta época.

Depois disto, os adeptos portistas passaram o resto do jogo em clima de festa, no qual não faltaram os cânticos de “campeões na Luz”. Depois de 22 vitórias e dois empates em 24 jogos, ao FC Porto já não escapará o quinto título de campeão nas últimas seis temporadas.

Ficha de jogo
FC Porto 3
Académica 1

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto
Assistência 46.006 espectadores.

FC Porto Beto 6, Fucile 6, Rolando 6, Maicon 6, Alvaro Pereira 6, Fernando 6 (João Moutinho 6, 60’), Guarín 7, Belluschi 7, Hulk 5 (Mariano -, 80’), Falcao 5 e Varela 6 (Ruben Micael 5, 75’). Treinador André Villas-Boas
Académica Peiser 6, Pedrinho 6, Luiz Nunes 6, Berger 6, Addy 6, Diogo Melo 6, Nuno Coelho 6, Hugo Morais 6 (Bischoff 5, 75’), Hélder Cabral 6 (Laionel 6, 46’), Sougou 7 e Diogo Valente 6 (Carreño 5, 67’). Treinador Ulisses Morais
Árbitro André Gralha 5, de Santarém. Amarelos Diogo Melo (12’), Maicon (28’), Hugo Morais (38’), Addy (49’), Belluschi (53’), Diogo Valente (56’) e Luiz Nunes (65’).
Golos
0-1, por Addy, aos 31’;
1-1, por Guarín, aos 54’; 2-1, por Maicon, aos 62’
3-1, por Varela, aos 73’

POSITIVO

Guarín
O colombiano é médio, mas marcou pelo quarto jogo consecutivo. Denota confiança em tudo o que faz e quase tudo lhe sai bem. Tem sido imprescindível numa altura em que Hulk e Falcao têm a mira torta. O colombiano já soma quatro golos na Liga, todos em 2011.

Belluschi
O argentino viu a aberta que permitiu à sua equipa empatar, conseguindo a quinta assistência no campeonato.

Sougou e Diogo Valente
A mobilidade dos homens mais adiantados da Académica, assim como de Addy e Hugo Morais, foi a base dos problemas causados ao líder.

NEGATIVO

Falcao e Hulk
Não foi desta que Hulk se tornou no quinto portista diferente durante a era Pinto da Costa a Hulk a fazer 30 golos numa temporada. Falcao esteve igualmente desinspirado.

in "publico.pt"

Sem comentários: