quarta-feira, 1 de setembro de 2010

F.C. Porto: «Walter é muito parecido com Romário»

Oito minutos. Eis o registo de Walter em jogos oficiais no F.C. Porto, pelo qual assinou este Verão, transferido do Internacional de Porto Alegre. O avançado brasileiro tenta ganhar espaço na equipa de André Villas-Boas: é o substituto de Falcao, até porque os azuis e brancos não contrataram mais nenhum avançado. Também por isso, vale a pena conhecer Walter melhor.

A paragem do campeonato, para os compromissos das selecções, pode ajudar o ponta-de-lança, dono de uma explosão rara e que, diz quem descobriu o Bigorna, até faz lembrar Romário.

O Maisfutebol falava com o treinador de juniores do Colorado sobre Tales Souza, o último reforço do Sporting. O médio foi companheiro de Walter e ambos foram orientados por Osmar Loss. Aliás, foi este ex-técnico do Inter que descobriu o avançado, por isso, do médio leonino ao portista foi um segundo.

«O Tales e o Walter faziam parte da mesma equipa, mas são bem diferentes», dizia-nos o técnico, que passou pelo Juventude de Caxias. Ora, quis saber-se mais sobre o ponta-de-lança que está na sombra de Falcão.

«Fui eu que levei o Walter para o Internacional, vindo do São José», recorda Loss. «Ele joga com a condição atlética, o corpo dele, e, quando não está bem fisicamente, fica mais difícil para ele», argumenta. Talvez passe por aqui a explicação da pouca utilização do Bigorna no F.C. Porto.

Aliás, a análise de Osmar Loss vai de encontro àquela realizada pelo «Bigorna original» ao nosso jornal.

No entanto, Loss vê em Walter características únicas num futebolista. «Tem dribles simples e explosão curta, nesse aspecto, é muito parecido com o Romário, no seu age», considera.

«Parece lento, mas em cinco/dez metros explode, com certeza que não encontram muitos assim na Europa,», finalizou o técnico, vice-campeão brasileiro em juniores.

Walter ainda não despontou no F.C. Porto, mas é uma aposta do líder do campeonato. Os dragões pagaram 6 milhões de euros por 75 por cento do passe de um jogador cotado como uma das maiores promessas do Inter de Porto Alegre

in "maisfutebol.iol.pt"

Mais uma vergonha da CS - Trio D´ataque patrocina jogadores vermelhos


Ontem fiquei boquiaberto quando poucos minutos antes de acabar o programa TRIO DE ATAQUE, aparece uma promoção patrocinada pelo Antonio P. Vasconcelos com a anuencia dos responsaveis do programa em questão, ao grande guarda redes dos 8,5 M€.

Ver Aqui !!! (minuto 82)

Bem esteve Rui Oliveira e Costa, indignando-se veementemente contra esta vergonha, ao contrario de Rui Moreira que se manteve calado.

O Polvo esta em marcha ...

Uma equipa ausente do treino

SELEÇÕES E LESIONADOS CONDICIONAM A PREPARAÇÃO

O plantel do FC Porto voltou esta manhã ao trabalho, depois de dois dias de folga. Uma sessão desde logo marcada pela ausência de uma equipa completa, já que foram onze os atletas que não estiveram no relvado.

Nas seleções estão seis (Beto, João Moutinho, Rolando, Ukra, Castro e Falcão) e cinco lesionados (Guarín, Mariano González, Varela, James Rodríguez e Sapunaru). Desta forma, André Villas-Boas só contou com 15 jogadores.

Amanhã é a vez de Hulk viajar para Espanha, onde vai juntar-se à seleção brasileira, que vai realizar um estágio de preparação. O restante plantel volta a concentrar-se no Olival.

in "record.pt"

Faça favor de marcar?!?


Diz Rafael Bracalli que Saviola lhe pediu para deixar «a bola entrar» no último Nacional-Benfica. A frase tem direito a destaque na edição de hoje do jornal Record. O Labaredas nem quer acreditar que o argentino esteja habituado a esperar benesses de um qualquer guarda-redes, quando os jogos são nós difíceis de desatar...


Perante isto, será que alguma procuradora vai entrar em campo? Ou será necessário que, em vez de «deixar entrar», seja o próprio guarda-redes a rematar para a sua baliza? O «Labaredas» estranha se a revelação de Bracalli não for investigada. Será que a justiça se está a tornar colorida na recolha de indícios?

Breves

Helton é o decano de uma equipa mais jovem

Com os 26 jogadores no actual plantel do FC Porto, a média de idade baixa para os 24,2 anos, menos seis meses do que o plantel que Jesualdo Ferreira tinha à sua disposição, sendo que o agora técnico do Málaga tinha menos um jogador no grupo. Helton continua a ser o mais velho, com 32 anos, seguindo-se Beto (28). Curiosamente, se considerarmos o onze titular, só "destoa" mesmo o guarda-redes brasileiro, já que a defesa e o meio-campo contam com uma média de idade exacta de 24 anos. Só o tridente ofensivo ultrapassa ligeiramente esse valor, com 24,3 anos de média de idade. Entre os jogadores de campo, Mariano é o mais velho (29 anos), seguindo-se Sapunaru e Belluschi, com 26 anos cada um. Walter, Souza e Maicon (21 anos) estão entre os mais jovens.

19

James Rodríguez é o jogador mais jovem do plantel de André Villas-Boas. O internacional colombiano conta apenas 19 anos.

Objectivo: recuperar lesionados até Braga

Depois de dois dias de folga, o plantel do FC Porto regressa hoje ao trabalho com quatro jogadores para recuperar até ao jogo com o Braga, marcado para o dia 11 de Setembro. Sapunaru é o caso mais preocupante, não pelo grau de gravidade da lesão, mas pela importância que o romeno reconquistou na equipa; o lateral-direito sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante a partida de Vila do Conde e hoje, tal como nos dois dias que se seguiram ao encontro com o Rio Ave, irá limitar-se a realizar tratamento no departamento médico, havendo boas perspectivas sobre uma recuperação a tempo do encontro da próxima jornada. Se quanto a Sapunaru ainda subsistem algumas dúvidas, relativamente a Varela o contexto é diferente: o avançado foi dispensado da Selecção Nacional devido a uma lesão provocada pela sobrecarga dos últimos jogos, mas conseguirá recuperar nos próximos dez dias, o tempo que separa o treino de hoje do jogo com o Braga. Quanto a Guarín e James, os dois colombianos que se encontram lesionados, também são dados como recuperáveis pelos portistas.

Portugueses continuam em maioria no balneário

Da época passada para a que já se iniciou, a radiografia do plantel do FC Porto não se alterou muito. Os portugueses continuam em maioria (nove), e só os brasileiros beneficiaram das saídas dos argentinos Tomás Costa e Farías para se tornarem na segunda nacionalidade mais representada (seis). Uruguaios, argentinos e colombianos contam-se em grupos de três, a que se somam o romeno Sapunaru e o polaco Kieszek.

Números

24,2

A média de idade do actual plantel do FC Porto baixou seis meses em relação à média de idade da época passada e é agora de 24,2 anos. Entre os jogadores de campo, Mariano (29 anos) é o mais velho, mas o decano do plantel, Helton, mora na baliza

7

Entre os 26 jogadores do plantel contam-se sete nacionalidades, sendo que a portuguesa continua em maioria, com 9 jogadores, e que os brasileiros foram os que viram aumentar o seu número (6) no grupo às ordens de Villas-Boas

11

A contratação de João Moutinho ao Sporting levou o FC Porto a desembolsar 11 milhões de euros e estabeleceu um novo recorde de transferências entre clubes portugueses, para além de ultrapassar a contratação mais cara de sempre dos azuis e brancos (Lucho), que se situava nos 10,25 milhões de euros

30

As nove contratações efectuadas pelo FC Porto para reforçar o plantel levaram a um esforço financeiro de cerca de 30 milhões de euros. Só a aquisição de João Moutinho pesou cerca de um terço no orçamento das transferências


in "ojogo.pt"

Dez dias para afinar Walter e Otamendi

Depois de cumprido com sucesso o primeiro objectivo da época - chegar à primeira paragem da competição só com vitórias -, segue-se, já a partir de hoje, o regresso ao trabalho para começar a preparar uma nova fase na época portista. Neste momento, a principal preocupação de André Villas-Boas chama-se Braga, o próximo adversário a visitar o Dragão, apesar de estar longe de ser a única. Para além da prioridade em recuperar os jogadores lesionados, assim como os internacionais que vão jogar pelas respectivas selecções, o treinador do FC Porto também aproveitará estas duas semanas de interregno competitivo para integrar definitivamente dois dos principais reforços para esta temporada: Otamendi e Walter. O brasileiro foi o primeiro a chegar, já na parte final da pré-época, mas limitou-se a somar oito minutos de competição até este momento: jogou frente ao Genk, na Bélgica, antes de passar as três partidas que se seguiram (Beira-Mar, Genk e Rio Ave) sentado no banco de suplentes; Otamendi, por sua vez, foi o último jogador a chegar ao plantel e, com apenas uma semana de trabalho, nem sequer foi convocado para o encontro em Vila do Conde. No entanto, estes dois jogadores representaram parte substancial do investimento realizado esta temporada pela SAD e serão uma das apostas de André Villas-Boas a curto/médio prazo. Agora, seguem-se dez dias até ao jogo com o Braga, dias esses que também serão aproveitados para completar o processo de integração de Otamendi e Walter.

ATAQUE

Golos marcadaos: 15

Este ataque do FC Porto parece afinado e certeiro no arranque da época, tendo oferecido 15 golos nos primeiros seis jogos realizados, seis dos quais nas três partidas do campeonato. Nesse sentido, e quando comparado com Otamendi, sente-se que Walter terá mais dificuldades para entrar no onze, não só porque tem para o seu lugar um jogador com a qualidade de Falcao, mas também porque sobram opções de grande qualidade no banco. Walter foi o segundo maior investimento da época - custou seis milhões de euros por 75 por cento do passe - e apresenta-se, pelo menos neste momento, como uma possível alternativa aos actuais titulares, apesar de ter passado apenas oito minutos em campo neste início de temporada. Walter tem uma vantagem: encontra apenas um concorrente directo para o centro do ataque, o colombiano Falcao.

DEFESA

Golos sofridos: 2

Otamendi chegou ao Dragão com o rótulo de internacional argentino - participou no último campeonato do mundo - e depois do FC Porto ter gasto quatro milhões de euros em metade do seu passe. André Villas-Boas já considerou que Otamendi tem características diferentes de todos os outros defesas-centrais que tem no plantel, mas ainda não adiantou quando é que pretende lançá-lo na equipa. Para já, o argentino tem contra ele o facto de a actual defesa do FC Porto ter sofrido apenas dois golos nos seis jogos que já disputou...

in "ojogo.pt"

Falcao motivado para chegar ao Brasil'2014

Mesmo do outro lado do Atlântico, Falcao não deixa de ser notícia. O avançado é um dos cinco portistas que resistiu nas convocatórias das respectivas selecções - depois da razia de lesões que afastou Sapunaru, Varela e James -, tendo deixado mais uma mensagem no Twitter, desta vez poucas horas depois de ter aterrado na capital colombiana. "Já estou na minha Bogotá querida. Cada vez me custam mais as viagens", escreveu. Mais tarde, Falcao mostrou-se "pronto para começar a treinar" pela selecção colombiana e apontou para os objectivos que se seguem a nível internacional: "A ilusão está renovada para esta caminhada rumo ao Brasil 2014. Vamos pela glória". Falcao vai representar a Colômbia em dois jogos amigáveis com a Venezuela e o México.

Depois, e para além do avançado, sobram mais quatro internacionais: os três portugueses Beto, Rolando e Moutinho e ainda Hulk, que está de regresso à selecção do Brasil. O avançado tem de se apresentar amanhã em Barcelona, permanecendo na cidade espanhola até à próxima quarta-feira.

in "ojogo.pt"

Miguel no Bétis, Tomy no Cluj

Tal como se esperava, não houve surpresas de última hora no dia que marcou o encerramento do mercado de transferências. O FC Porto aproveitou apenas para fazer apenas alguns ajustes no plantel, resolvendo a situação de Miguel Lopes e Tomás Costa, dois elementos sem espaço nas opções de André Villas-Boas. Miguel Lopes foi cedido aos espanhóis do Bétis de Sevilha, enquanto Tomás Costa acabou por ser emprestado ao Cluj, da Roménia, ambos sem opção de compra, até porque o FC Porto os considera activos importantes, com condições para o regresso ao Dragão a curto prazo.

Miguel Lopes acabou por perder espaço no plantel portista com o regresso de Sapunaru ao Dragão e com a permanência de Fucile, que chegou a ser colocado na lista de jogadores transferíveis. Apesar do interesse de clubes italianos como o Lecce e a Sampdória, o Bétis acabou por levar a melhor garantindo o concurso do lateral português, ao qual o FC Porto quer proporcionar a oportunidade de jogar regularmente. Os espanhóis venderam o português Nélson ao Osasuna de José Antonio Camacho e precisavam de uma alternativa para o lado direito da defesa, com Miguel Lopes a surgir como uma opção ideal. De resto, a solução encontrada também é do agrado do jogador, que poderá actuar com regularidade, regressando no final da época para discutir um lugar no plantel portista.

Tomás Costa também foi vítima do excesso de opções no meio-campo, onde nem sequer a saída de Raul Meireles abriu espaço suficiente para o argentino. Com João Moutinho, Souza, Rúben Micael e Guarín à sua frente nas opções de Villas-Boas, com Mariano González ainda a recuperar de uma lesão que o deverá devolver aos relvados em Outubro, e depois de o próprio jogador já ter manifestado a vontade de encontrar um clube onde pudesse jogar com mais frequência, o cenário de cedência era praticamente uma inevitabilidade. Chegou a falar-se de um acordo com o Bréscia, mas os italianos não cumpriram as exigências do FC Porto e foram os romenos do Cluj, com quem os portistas mantêm boas relações desde a contratação de Álvaro Pereira, há pouco mais de um ano, a garantir o empréstimo.

in "ojogo.pt"

Kléber adiado, não esquecido


André Villas-Boas chegou a admitir que esperava um avançado para encerrar o plantel, alguém que se assumisse como alternativa a Falcao e Walter, mas o facto é que o FC Porto preferiu não entrar em loucuras, adiando o reforço do ataque para o mercado de Inverno. Falcao continua absolutamente incontornável enquanto primeira opção para o lugar de ponta-de-lança, Hulk já é o melhor marcador da equipa, e Walter oferece uma alternativa considerada suficiente, até porque é complementada pela permanência de Ukra no plantel.

Kléber, uma das principais novelas do Verão, acabou mesmo por ficar no Marítimo, tal como Carlos Pereira, presidente do clube insular, confirmou ontem, dando conta da inscrição do avançado brasileiro pelos madeirenses, embora sem ser capaz de confirmar uma data de chegada ao Estádio dos Barreiros. De resto, os responsáveis portistas admitem voltar à carga pelo jogador em Janeiro, quando o mercado de transferências reabrir, admitindo que por essa altura seja mais fácil chegar a um acordo com o Marítimo, com quem o avançado tem mais um ano de contrato, e com o Atlético Mineiro, que detém os seus direitos. Até lá, André Villas-Boas terá de encontrar soluções no plantel disponível

in "ojogo.pt"

Saídas cobriram reforço do plantel

As saídas de Bruno Alves para o Zenit, por 22 milhões de euros, e de Raul Meireles para o Liverpool, por 13 milhões, permitiram ao FC Porto reestruturar o plantel sem desequilibrar as finanças. Este era, aliás, o caminho que O JOGO apontou no passado mês de Março quando se referiu a Bruno Alves e Raul Meireles como tendo chegado ao fim de um ciclo, adiantando que esses dois jogadores funcionariam como alavanca financeira para relançar o FC Porto sobre bases renovadas um pouco mais a fundo do que o habitual.

Após o fecho do mercado de transferências de Verão, conclui-se que o FC Porto acabou mesmo por gastar menos - cerca de 30 milhões de euros - do que aquilo que facturou para reforçar a equipa, com os 36 milhões de euros encaixados. Mas, mais do que isso, os azuis e brancos não só mostraram a atenção habitual às movimentações do mercado, aproveitando para contratar Sereno a custo zero, como revelaram um apurado sentido de oportunidade ao conseguirem contratar João Moutinho ao Sporting (11 milhões de euros) colmatando a saída da Raul Meireles e envolvendo, de passagem, Nuno Coelho no negócio para fazer baixar os valores da transferência.

Por último, os azuis e brancos aproveitaram a saída de Farías (30 anos) para o Cruzeiro para ficarem com a totalidade do passe de Maicon, central de 21 anos com um futuro promissor no eixo da defesa portista.

M€ 36

As vendas de Bruno Alves e Raul Meireles, mais o valor estipulado pela saída de Nuno Coelho para o Sporting, renderam 36 milhões de euros

in "ojogo.pt"

"Hulk-ó-dependência"

O FC Porto ganhou todos os jogos realizados desde que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol corrigiu a decisão de Ricardo Costa no caso do túnel da Luz, devolvendo Hulk ao seu lugar, nos relvados. Uma série que inclui duas vitórias claras sobre o Benfica, afinal de contas o principal beneficiado com a prolongada ausência do brasileiro por decreto da agora - pelo menos em determinados círculos - cada vez mais saudosa Comissão Disciplinar da Liga. Hulk é o tipo de jogador que faz a diferença. Pela força, pela potência, pela capacidade para assumir riscos, pelo egoísmo, mas também pela generosidade, pelo individualismo, mas também pela entrega, por tudo e por mais alguma coisa. E é precisamente porque Hulk é isso tudo que se torna mais relevante que o FC Porto não seja apenas ele e mais dez. A prova? O brasileiro falhou dois jogos esta época e o FC Porto venceu-os ambos por 3-0. O FC Porto de Villas-Boas é certamente mais forte com Hulk, mas consegue sobreviver-lhe. Que outra equipa poderia perder o seu jogador mais influente e dizer o mesmo?


in "ojogo.pt"

Helton para a história - primeiro capitão estrangeiro da era pinto da costa

Helton já conquistou um lugar por direito próprio na história do FC Porto, ao tornar-se no primeiro capitão estrangeiro desde que Pinto da Costa chegou à presidência do clube, em abril de 1982. Foram mais de 28 anos com um balneário liderado e blindado sempre por jogadores portugueses e quase sempre formados no reino do dragão, exceção feita a Pedro Emanuel, que chegou do Boavista mas assimilou os princípios pelos quais se rege o universo azul e branco.

O guarda-redes brasileiro, de 32 anos, acabou por beneficiar das saídas de Bruno Alves, Raul Meireles e Nuno Espírito Santo (este abandonou a carreira), bem como da lesão de Mariano González, para se assumir como dono da braçadeira. Um atleta carismático, que cumpre a sua sexta época no FC Porto. É muito admirado pelos companheiros, respeitado pelos adversários e sabe cativar como poucos a simpatia da massa associativa. Tem contrato até 2012 e já confidenciou que pretende fechar a carreira no Dragão, apesar do chamamento constante do seu clube do coração, o Vasco da Gama. A decisão pode esperar.

Palmarés rico

O brasileiro é não só o mais antigo do grupo como também aquele que mais troféus conquistou. São 4 campeonatos, 3 Taças de Portugal e 3 Supertaças. Além disso, conta com cinco participações na Liga dos Campeões, uma delas tendo atingido os quartos-de-final.

A identificação com o futebol português é total. São já oito anos no nosso país, tendo entrado pela porta da União de Leiria. Ingressou no FC Porto em 2005 e teve de esperar pela segunda volta para ganhar a titularidade a Vítor Baía. Nessa altura, o capitão era Pedro Emanuel, homem que agora trabalha na equipa técnica de André Villas-Boas.

Bruno Alves retomou a liderança da casa, empurrado por Jesualdo Ferreira. Pinto da Costa ligou-o para sempre ao FC Porto, elogiando a forma como defendia os interesses do clube dentro e fora do campo. Mas a ambição falou mais alto e o herdeiro da camisola 2 de João Pinto e Jorge Costa rumou à Rússia. Com Helton, os dragões tiveram uma entrada de rompante em 2010/11. Só sabem ganhar.

in "record.pt"

Rivalidade continua - salvio e james disputados com o FC Porto

A disputa de jogadores entre Benfica e FC Porto começa a ser uma tradição durante os defesos e este verão existiram mais dois episódios desta grande rivalidade que extravasa as quatro linhas.

O primeiro caso teve James Rodríguez como ator principal. As águias mostraram-se muito interessadas no prodígio do Banfield mas tinham a concorrência de clubes italianos e espanhóis. Na reta final das negociações, o FC Porto intrometeu-se na luta e acabou por conseguir garantir os serviços do colombiano, a quem todos auguram um futuro radioso.

Mais recentemente, Salvio protagonizou novo episódio da luta entre dragões e águias mas desta vez com “vitória” para os campeões nacionais. Os encarnados tinham quase tudo certo com o argentino e os portistas ainda tentaram desviá-lo para a Invicta, tentativa que não resultou. Salvio acabou mesmo por assinar pelos lisboetas e até já se estreou, no jogo com o V. Setúbal.

in "record.pt"

"Dei tudo o que tinha no FC Porto" - Jesualdo Ferreira


É a primeira vez que Jesualdo Ferreira dá uma entrevista em exclusivo a um órgão de Comunicação Social português desde que deixou o FC Porto. Não se percebe ponta de mágoa nos seus olhos em relação ao clube onde foi tricampeão, mas vê-se por ali alguma nostalgia.

O sentido do dever cumprido, sim senhor, numa missão complicada para uma espécie de benfiquista. É assim que o olham ainda hoje.

«Que hei-de fazer? Não tenho clube do coração, como se diz por aí. O facto de ter estado 12 anos no Benfica, no somatório das quatro vezes, cola-me, naturalmente ao clube. Não foram muito simpáticos comigo a determinado momento, fiquei magoado, porque também ganhei no Benfica e muitas vezes. Os adeptos do Benfica acharam que por, eu ter lá estado, não podia ir para o FC Porto ganhar títulos e os do FC Porto entenderam que, por eu ter estado no Benfica, não ia ganhar quando fui para o Dragão. Perante isto, que hei-de fazer? Não tenho clube do coração. Sou um profissional e levo isso muito a sério».

O professor tem aquele ar de zangado. «Não posso fazer nada. Tenho esta expressão facial. Não há nada a fazer, mas não sou o que aparento». E não. O professor ri, diz piadas, está feliz. «Estou mesmo muito feliz aqui. É um desafio enorme, mas tenho de o vencer. As pessoas acreditaram em mim e no projecto.»

- Foi uma surpresa ser chamado para o campeonato espanhol?

- Da forma como aconteceu, foi. A minha saída do FC Porto foi tardia em relação ao que são normalmente as datas em que os clubes que querem treinadores começam a procurá-los. Quando acertei em definitivo a saída do FC Porto sabia que havia muitas portas do mercado que se tinham fechado. Fiquei na dúvida se deveria continuar como treinador ou não.

- Qual o projecto para o Málaga?

- Fazer um clube melhor e num espaço de tempo relativamente extenso; fazer do Málaga um clube para estar entre os melhores de Espanha.

A má memória

- Esteve quatro anos no FC Porto. Pode dizer-se que foram três anos de glória e um de má memória?

- Nem concordo com a glória, nem com a má memória. Estive quatro anos consecutivos no FC Porto, e com a possibilidade de fazer cinco, o que foi a primeira vez; ganhei três campeonatos consecutivos, o que também não tinha acontecido com treinadores portugueses. Provavelmente, a memória vai reter também que o FC Porto não foi à Liga dos Campeões pela primeira vez nos últimos anos. Então aí, a má memória vai tilintar mais vezes.

- Você muitas vezes deu a cara pelo FC Porto, numa altura em que quase ninguém no clube falava e quando havia o processo Apito Dourado a correr, limitando, nomeadamente, declarações do presidente. Está arrependido?

- Não. Dei no FC Porto tudo o que tinha e às vezes muito mais do que podia. Não estou arrependido.

- Porque é que perderam o campeonato?

- Não fomos tão competentes como nos anos anteriores e houve duas equipas, nomeadamente a que foi campeã, que foi mais competente. O treinador é o mais responsável. Quando digo nós refiro-me a todo o grupo. Houve muitas razões, mas não me parece correcto enumerá-las porque estaria a apresentar apenas uma parte do problema. Ia falar de uma árvore quando aquilo foi uma floresta, mas se alguém o quiser fazer no futuro, cá tenho a minha árvore para a descascar.
 
in "abola.pt"

F.C. Porto enfrenta Setembro escaldante

O mês que hoje, quarta-feira, tem início tornar-se-á bastante agitado para o F.C. Porto, após os compromissos das selecções nacionais. Entre 11 e 30 de Setembro, os dragões farão cinco jogos oficiais (três da Liga portuguesa e dois da Liga Europa), à razão de um a cada quatro dias.

Depois dos jogos das selecções, o regresso às competições de clubes será particularmente movimentado para o F. C. Porto, que irá realizar cinco partidas no espaço de 20 dias, entre 11 e 30 de Setembro. Até ao fim do mês que hoje se inicia, os dragões terão de defender a actual liderança isolada do campeonato e procurarão entrar em força na fase de grupos da Liga Europa.

O primeiro jogo da Liga portuguesa após a paragem em curso será, talvez, o mais difícil de todos para a equipa de André Villas-Boas, já que o adversário é o Braga, numa partida marcada para o próximo dia 11 (21.15 horas, TVI), no Estádio do Dragão. Segue-se o embate com o Rapid de Viena, a contar para a primeira jornada da Liga Europa (16 de Setembro), também no Dragão, que antecede uma deslocação habitualmente complicada no campeonato, ao terreno do Nacional da Madeira, a 19 de Setembro. Uma semana depois (dia 26), os portistas recebem o Olhanense, na quinta jornada da Liga, fechando o mês com uma longa viagem à Bulgária, para o segundo jogo do Grupo L da Liga Europa, diante do CSKA de Sófia (dia 30).

Recorde-se que o F.C. Porto soma por vitórias os seis jogos oficiais realizados na presente temporada, tendo conquistado a Supertaça, ao bater o Benfica (2-0), e ganho nas três primeiras jornadas do campeonato: na Figueira com a Naval (1-0), em casa com o Beira-Mar (3-0) e em Vila do Conde com o Rio Ave (2-0). No play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, os dragões ganharam as duas partidas com o Genk (3-0 na Bélgica e 4-2 no Dragão).

in "jn.pt"