quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dez dias para afinar Walter e Otamendi

Depois de cumprido com sucesso o primeiro objectivo da época - chegar à primeira paragem da competição só com vitórias -, segue-se, já a partir de hoje, o regresso ao trabalho para começar a preparar uma nova fase na época portista. Neste momento, a principal preocupação de André Villas-Boas chama-se Braga, o próximo adversário a visitar o Dragão, apesar de estar longe de ser a única. Para além da prioridade em recuperar os jogadores lesionados, assim como os internacionais que vão jogar pelas respectivas selecções, o treinador do FC Porto também aproveitará estas duas semanas de interregno competitivo para integrar definitivamente dois dos principais reforços para esta temporada: Otamendi e Walter. O brasileiro foi o primeiro a chegar, já na parte final da pré-época, mas limitou-se a somar oito minutos de competição até este momento: jogou frente ao Genk, na Bélgica, antes de passar as três partidas que se seguiram (Beira-Mar, Genk e Rio Ave) sentado no banco de suplentes; Otamendi, por sua vez, foi o último jogador a chegar ao plantel e, com apenas uma semana de trabalho, nem sequer foi convocado para o encontro em Vila do Conde. No entanto, estes dois jogadores representaram parte substancial do investimento realizado esta temporada pela SAD e serão uma das apostas de André Villas-Boas a curto/médio prazo. Agora, seguem-se dez dias até ao jogo com o Braga, dias esses que também serão aproveitados para completar o processo de integração de Otamendi e Walter.

ATAQUE

Golos marcadaos: 15

Este ataque do FC Porto parece afinado e certeiro no arranque da época, tendo oferecido 15 golos nos primeiros seis jogos realizados, seis dos quais nas três partidas do campeonato. Nesse sentido, e quando comparado com Otamendi, sente-se que Walter terá mais dificuldades para entrar no onze, não só porque tem para o seu lugar um jogador com a qualidade de Falcao, mas também porque sobram opções de grande qualidade no banco. Walter foi o segundo maior investimento da época - custou seis milhões de euros por 75 por cento do passe - e apresenta-se, pelo menos neste momento, como uma possível alternativa aos actuais titulares, apesar de ter passado apenas oito minutos em campo neste início de temporada. Walter tem uma vantagem: encontra apenas um concorrente directo para o centro do ataque, o colombiano Falcao.

DEFESA

Golos sofridos: 2

Otamendi chegou ao Dragão com o rótulo de internacional argentino - participou no último campeonato do mundo - e depois do FC Porto ter gasto quatro milhões de euros em metade do seu passe. André Villas-Boas já considerou que Otamendi tem características diferentes de todos os outros defesas-centrais que tem no plantel, mas ainda não adiantou quando é que pretende lançá-lo na equipa. Para já, o argentino tem contra ele o facto de a actual defesa do FC Porto ter sofrido apenas dois golos nos seis jogos que já disputou...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: