quarta-feira, 1 de setembro de 2010

F.C. Porto: «Walter é muito parecido com Romário»

Oito minutos. Eis o registo de Walter em jogos oficiais no F.C. Porto, pelo qual assinou este Verão, transferido do Internacional de Porto Alegre. O avançado brasileiro tenta ganhar espaço na equipa de André Villas-Boas: é o substituto de Falcao, até porque os azuis e brancos não contrataram mais nenhum avançado. Também por isso, vale a pena conhecer Walter melhor.

A paragem do campeonato, para os compromissos das selecções, pode ajudar o ponta-de-lança, dono de uma explosão rara e que, diz quem descobriu o Bigorna, até faz lembrar Romário.

O Maisfutebol falava com o treinador de juniores do Colorado sobre Tales Souza, o último reforço do Sporting. O médio foi companheiro de Walter e ambos foram orientados por Osmar Loss. Aliás, foi este ex-técnico do Inter que descobriu o avançado, por isso, do médio leonino ao portista foi um segundo.

«O Tales e o Walter faziam parte da mesma equipa, mas são bem diferentes», dizia-nos o técnico, que passou pelo Juventude de Caxias. Ora, quis saber-se mais sobre o ponta-de-lança que está na sombra de Falcão.

«Fui eu que levei o Walter para o Internacional, vindo do São José», recorda Loss. «Ele joga com a condição atlética, o corpo dele, e, quando não está bem fisicamente, fica mais difícil para ele», argumenta. Talvez passe por aqui a explicação da pouca utilização do Bigorna no F.C. Porto.

Aliás, a análise de Osmar Loss vai de encontro àquela realizada pelo «Bigorna original» ao nosso jornal.

No entanto, Loss vê em Walter características únicas num futebolista. «Tem dribles simples e explosão curta, nesse aspecto, é muito parecido com o Romário, no seu age», considera.

«Parece lento, mas em cinco/dez metros explode, com certeza que não encontram muitos assim na Europa,», finalizou o técnico, vice-campeão brasileiro em juniores.

Walter ainda não despontou no F.C. Porto, mas é uma aposta do líder do campeonato. Os dragões pagaram 6 milhões de euros por 75 por cento do passe de um jogador cotado como uma das maiores promessas do Inter de Porto Alegre

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: