quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Helton para a história - primeiro capitão estrangeiro da era pinto da costa

Helton já conquistou um lugar por direito próprio na história do FC Porto, ao tornar-se no primeiro capitão estrangeiro desde que Pinto da Costa chegou à presidência do clube, em abril de 1982. Foram mais de 28 anos com um balneário liderado e blindado sempre por jogadores portugueses e quase sempre formados no reino do dragão, exceção feita a Pedro Emanuel, que chegou do Boavista mas assimilou os princípios pelos quais se rege o universo azul e branco.

O guarda-redes brasileiro, de 32 anos, acabou por beneficiar das saídas de Bruno Alves, Raul Meireles e Nuno Espírito Santo (este abandonou a carreira), bem como da lesão de Mariano González, para se assumir como dono da braçadeira. Um atleta carismático, que cumpre a sua sexta época no FC Porto. É muito admirado pelos companheiros, respeitado pelos adversários e sabe cativar como poucos a simpatia da massa associativa. Tem contrato até 2012 e já confidenciou que pretende fechar a carreira no Dragão, apesar do chamamento constante do seu clube do coração, o Vasco da Gama. A decisão pode esperar.

Palmarés rico

O brasileiro é não só o mais antigo do grupo como também aquele que mais troféus conquistou. São 4 campeonatos, 3 Taças de Portugal e 3 Supertaças. Além disso, conta com cinco participações na Liga dos Campeões, uma delas tendo atingido os quartos-de-final.

A identificação com o futebol português é total. São já oito anos no nosso país, tendo entrado pela porta da União de Leiria. Ingressou no FC Porto em 2005 e teve de esperar pela segunda volta para ganhar a titularidade a Vítor Baía. Nessa altura, o capitão era Pedro Emanuel, homem que agora trabalha na equipa técnica de André Villas-Boas.

Bruno Alves retomou a liderança da casa, empurrado por Jesualdo Ferreira. Pinto da Costa ligou-o para sempre ao FC Porto, elogiando a forma como defendia os interesses do clube dentro e fora do campo. Mas a ambição falou mais alto e o herdeiro da camisola 2 de João Pinto e Jorge Costa rumou à Rússia. Com Helton, os dragões tiveram uma entrada de rompante em 2010/11. Só sabem ganhar.

in "record.pt"

Sem comentários: