domingo, 10 de julho de 2011

Extremos que se tocam

Ainda é cedo para perceber as reais semelhanças entre André Villas-Boas e Vítor Pereira e só hoje - jogo treino com o Gutersloh - se pode realmente começar a perceber se o novo treinador vai seguir a linha táctica do antigo. Mas há processos que os 30 minutos abertos de treino já dão a perceber. Um deles, ontem com bastante enfoque no primeiro exercício físico-táctico do dia, tem a ver com o ataque planeado a partir das alas. Os extremos de Vítor Pereira serão iguais aos de Villas-Boas: mais interiores do que de linha, a jogarem com diagonais para dentro e não para fora. "Alas para dentro, lateral sobe", gritou o treinador, para que não restassem dúvidas. A concepção também agrada aos defesas, especialmente a Álvaro Pereira, que tanto gosta de fazer todo o corredor. Mas o uruguaio nem sequer está aqui.
Apesar do exercício ter privilegiado esse tipo de ataque, todos os jogadores foram envolvidos nele, ao ponto de Hulk e Varela terem funcionado como trincos e Fernando, por exemplo, extremo. Isto porque o desenho elaborado pela equipa técnica contemplava oito estações fixas, pelas quais passaram todos os jogadores. E ao garantir que os 21 jogadores de campo à disposição passavam por todas as posições, ficou também assegurada a velocidade de transicção e o ritmo alto indispensável a quem está em pré-época.
Os golos foram a sobremesa. Mas mais uma vez em dose reduzida, pese embora a obsessão de Vítor Pereira pela finalização. É verdade que um esquema com 21 jogadores impossibilita vários remates de cada um, mas não deixa de ser curioso que, mais uma vez, os guarda-redes tenham levado a melhor. Ontem ninguém bisou (marcaram Hulk, Djalma, Fernando, Castro, Kelvin, Walter e David) e os tiros foram bem mais à queima-roupa do que no dia anterior. A diferença é que passou a ser obrigatório rematar de primeira e nem sempre o último passe foi tão direccionado e mortífero como os goleadores agradecem. A rever.

Kléber forte nas assistências mas nem sequer rematou...

O exercício era, de facto, bastante complexo. Tanto que, mesmo com o preparador-físico Filipe Almeida por perto, Vítor Pereira fez questão de o explicar a todos os jogadores. Mas a assimilação não decorreu por igual e Kléber, por exemplo, perdeu-se. O treinador fez questão de o encaminhar para as respectivas posições, mas o brasileiro foi refém da velocidade imposta e dos enganos anteriores. Por isso, acabou por nem sequer ter a oportunidade para rematar à baliza, afinal aquilo que mais gosta de fazer. Mas a assistir, porém, foi dos melhores.

Vítor Pereira quis mais jogos na pré-temporada

O nome de Vítor Pereira surgiu como a opção natural para dar continuidade a um projecto que, apesar de ter um rosto, não se esgotava em André Villas-Boas. Há muito a unir os treinadores, mas também se começa a perceber o que os separa. Por exemplo, foi o novo técnico quem pediu um calendário de pré-época mais preenchido, por forma a potenciar em jogo aquilo que se trabalha no treino. Villas-Boas, que é adepto do mínimo de competição antes da temporada, só queria dois particulares na Alemanha, o inevitável desafio de apresentação aos associados e mais um encontro a fechar o mês de Julho. Aliás, no fim-de-semana que antecede a Supertaça havia até a possibilidade de disputar um torneio, cenário que foi descartado. Com Vítor Pereira, acrescentou-se um jogo ao estágio na Alemanha e, já esta semana, encontrou-se ainda nova data para um teste com o Rio Ave.

in "ojogo.pt"

Loucos por Hulk

O autógrafo de Hulk não basta. O que o neto do Sr. Silva queria mesmo era a camisola do Incrível. A mesma que lhe foi prometida na época passada e que ontem voltou a ficar adiada, até porque os jogadores só hoje terão acesso a elas. Paciência. À falta de melhor, a família Silva viu e gritou pelo craque. Por Hulk e mais uns quantos, embora quase todos já tenham doado um autógrafo na época passada. Sempre que os dragões vêm à Alemanha, Júlio Silva pega na mulher e nos três netos e vai vê-los. Para chegar a Marienfeld, acordou às 8 horas e fez 110 quilómetros a partir de Hagen. Hoje não pode ver o jogo (trabalha de madrugada) e por isso antecipou a viagem obrigatória. "Vi todos os jogos e estágios do FC Porto na Alemanha desde que estou cá. Só não vi a final da Liga dos Campeões [2004] pois estava em Portugal", contou à reportagem de O JOGO o natural de Matosinhos. E já lá vão 20 anos. "Ganhamos quase sempre", gritou a esposa, claramente a mais fervorosa. O cachecol e o boné eram sintomáticos, mas os gritos é que excluíam qualquer possibilidade de a família Teixeira (a outra que marcou presença) ser mais ferrenha. "Somos o único clube que orgulha Portugal e ganha as medalhas", gritou para dentro do campo, ainda que os jogadores, a umas dezenas de metros, não tenham ouvido. "Uma equipa chega para ganhar ao Benfica", voltou a gritar, na primeira das provocações ao eterno rival. "O Hulk que os apanhe", completou alguém. O treino fechou pouco depois, mas os menos envergonhados espreitaram por baixo das redes de protecção e tiraram fotografias. Entre elas, algumas crianças alemãs que vivem em Marienfeld e que, pelo hábito de os dragões estagiarem no Hotel Klosterpforte, também já são adeptas azuis e brancas. E quem é o ídolo? Hulk, pois claro. O mesmo que prometeram esperar à porta do hotel para uma fotografia para a posteridade. Afinal, "é o melhor do mundo" para esta legião de fãs.



Anzhi desmente avanços para levar Hulk

German Tchetiakov, director-geral do Anzhi, da Rússia, desmentiu ontem ter avançado por Hulk, notícia que circulou em Portugal e com eco nos jornais russos. "Isso não é verdade", declarou o dirigente, negando a intenção de juntar o portista a um plantel que já conta com os brasileiros Roberto Carlos e Diego Tardelli (que em tempos até foi noticiado para o ataque do FC Porto...). O Anzhi, emblema do Daguestão, pertence ao russo Suleyman Kerimov, um bilionário que aposta forte no futebol. A Hulk, segundo o que tinha sido noticiado em Portugal, teria sido oferecido um contrato de 10 milhões de euros por ano e os portistas seriam recompensados com mais de 50 milhões de euros, metade da cláusula de rescisão de um contrato válido até 2016. "Esses valores são falsos, é tudo o que posso dizer hoje", rematou ao Sports, da Rússia.

in "ojogo.pt"

Rolando: "Esta é uma boa altura para sair"

Rolando estará mesmo de saída do FC Porto. O central mantém-se em Marienfeld a preparar a nova temporada dos dragões, mas a qualquer momento pode abandonar o estágio para tratar do futuro. Pelo menos, foi isso que deu a entender, ontem, na conversa com os jornalistas, justificando a vontade de experimentar outras ligas com o poder financeiro de alguns clubes com os quais, disse, o FC Porto não tem capacidade para competir. Em todo o caso, sempre foi registando que não seria uma desilusão ficar mais um ano no Dragão. "Quero é jogar futebol e sair não depende só de mim. Tenho contrato com o FC Porto e se o clube achar que é esta a altura, os interessados devem falar comigo", começou por dizer, ainda numa atitude defensiva.
A insistência no tema acabou por levar Rolando a alterar ligeiramente o discurso. "É evidente que as notícias não me passam ao lado e ter clubes interessados é bom porque confirma o bom trabalho que tenho feito. Um dia vou sair, se é agora ou mais tarde não sei. Estou preparado para sair, como para ficar. Vamos ver o que o futuro diz. Todos querem o melhor para si e sabemos que alguns clubes europeus têm condições, a nível financeiro, contra as quais o FC Porto não consegue competir", atirou.
Rolando chegou ao FC Porto em 2008 e sente que o ciclo no clube está a terminar depois de ter ganho praticamente tudo. "Estou aqui há três anos, tenho dado muito ao clube, e chega a uma certa altura em que as pessoas começam a ver a minha saída como normal. Se continuar será com naturalidade, mas também acho que esta era uma boa altura para sair porque ganhei muito no FC Porto e quero continuar a ganhar, aqui ou noutro lado", insistiu.
À Juventus, ao Roma e ao Manchester United juntou-se recentemente o Chelsea na lista de potenciais interessados. O central não escondeu que reencontrar-se com Villas-Boas seria excelente. "Adorei trabalhar com ele e gostava que ele estivesse aqui para continuar. Agora, está no Chelsea e se estiver interessado em mim, ele tem o meu número de telefone, não há problema", brincou.
Em todo o caso, Rolando está consciente de que só poderá sair se algum clube fizer uma proposta ao FC Porto e se Pinto da Costa a aceitar. Por isso, fez questão de dizer que continuar no Dragão também é uma opção que lhe agrada. "Um jogador desiludido não é um jogador à Porto e, por isso, não vou por aí. Se surgir uma boa proposta logo verei, mas ficarei cá de bom grado", concluiu.

"A dar os primeiros passos"

Apesar de considerar que Vítor Pereira foi um excelente adjunto de André Villas-Boas na época passada, Rolando ainda não tem uma opinião formada sobre o seu trabalho enquanto chefe de equipa. O central está a treinar há menos de uma semana e prefere esperar antes de apontar as virtudes ou os defeitos do treinador. "Estamos a começar e ainda não deu para ver grandes diferenças, até porque temos treinado mais a parte física. Está tudo relativamente igual e normal. Tínhamos uma imagem dele como adjunto, mas é completamente diferente ser treinador principal e ele ainda está a começar, está a dar os primeiros passos. Daqui a uns tempos poderei ter uma opinião, por enquanto ainda não", insistiu.
E que imagem era essa do Vítor Pereira da época passada? A resposta foi imediata. "A de um excelente adjunto, mas o trabalho era diferente porque ajudava o principal. Adjunto é passado, agora temos é de nos preocupar com o presente e vamos ver no que dá", atirou.
Com um discurso evasivo, Rolando não abdicou da sua postura diplomática quando aborda os temas do FC Porto. Ou seja, só surpreendeu mesmo pela contundência do seu sonho de carreira, vincado na necessidade de se projectar para um campeonato de maior dimensão.

Satisfeito por Villas-Boas

Rolando não teve pena que Villas-Boas tenha abandonado o FC Porto. "Fiquei satisfeito por ter saído", atirou sem rodeios, justificando a sua posição. "Ele conseguiu aquilo que todos pretendemos, que é o melhor para si. Juntamente com ele fizemos uma época espectacular, com grandes títulos", recordou, acabando por admitir que lhe custou perder o treinador principal: "Gostei de trabalhar com ele, foi um prazer."

"É normal que os adversários se reforcem"

As movimentações do mercado têm sido mais animadas nos rivais de Lisboa, mas Rolando não está preocupado com os reforços do Benfica e do Sporting. Em Marienfeld estão quatro caras novas no plantel, mas o central prefere esperar para dar uma opinião. "Seria injusto porque estamos a trabalhar há pouco tempo, ninguém está a cem por cento e ainda estamos a tentar recuperar a forma. O Bracali, o Djalma e o Kléber já provaram no campeonato português que têm muita qualidade. O Kelvin e os que estão para chegar ainda não conheço bem", admitiu. No sentido inverso, além de Rolando, também Falcao e Hulk continuam a ser apontados a outros clubes. "Só falo com eles sobre o FC Porto, por isso não sei de nada. Contudo, o clube vendeu sempre e quase sempre ganhou na época seguinte", sublinhou, desvalorizando as contratações dos rivais. "É normal que se reforcem", atirou quem coloca o Braga na luta pelo título.

Cláusula serve de referência

O FC Porto diz que não tem propostas, mas os empresários de Rolando garantem que já se discutiram números para a transferência do central. Faustino Gomes, um dos seus representantes, não quis alongar-se muito mais, mas nas entrelinhas insinuou que a parada está alta: "Já houve conversas, mas até agora nada está feito e até é mais provável que ele fique. Quanto pede o FC Porto? Isso não posso dizer, mas ele tem uma cláusula de 30 milhões de euros, portanto..."
É fazer as contas e, neste caso, não só ao dinheiro. É que os dias avançam e o mercado tem data de fecho. "Calma, há tempo. O Bruno Alves também não foi transferido cedo", lembrou. Confrontado com as palavras de Rolando, foi directo ao assunto. "Mas quem é que não gostaria de mudar para melhor e para receber mais? Não é isso que todos querem? O Rolando não tem de ser diferente", avisou.
Apesar do currículo, da recorrente presença na Selecção Nacional e da margem de progressão que os seus 25 anos lhe garantem, Rolando não deixa de ser um defesa caro para a realidade actual dos mercados. Mesmo assim, o processo para a sua saída está em curso há largas semanas e deve mesmo ser encerrado da forma que mais interessa ao jogador e à SAD, que não lhe fecha as portas.

in "ojogo.pt"

Primeiro jogo do estágio do F. C. Porto contra amadores do Gutersloh


O F.C. Porto defronta este domingo o FC Gutersloh 2000, clube de futebol da IV divisão alemã, naquele que será o seu primeiro ensaio em formato de jogo do período de estágio que o plantel cumpre em Marienfeld.
Apesar da presença dos "dragões" não ser novidade para os locais, o jogo particular tem sido publicitado com inúmeros cartazes e decorrerá a partir das 19.30 horas locais (18.30 horas em Portugal continental), no Heidewaldstadion.
Esta será a segunda vez que os portistas defrontam a equipa da pacata cidade vizinha de Marienfeld, tendo goleado por 4-1 na primeira vez que os dois emblemas se encontraram, em 2008, com Jesualdo Ferreira à frente dos "dragões".
O F.C. Porto, agora comandado por Vítor Pereira, defrontará ainda durante o estágio o Borussia Mönchengladbach, no Niederrheinstadion, em Oberhausen, e os amadores do SC Verl.

in "jn.pt"

Kelvin em aceleração na primeira amostra

O MAIS DESCONHECIDO ESTREIA-SE EM JOGO À PORTA ABERTA


É com as atenções centradas em Kelvin que o FC Porto vai disputar o seu primeiro jogo desta pré-época com portas abertas. O reforço brasileiro estreou-se com a camisola portista na goleada ao Tourizense (7-0), tendo até marcado um dos golos, mas fê-lo longe de olhares curiosos. Agora, no teste desta tarde (18.30 em Portugal), frente ao FC Gutersloh, será alvo das primeiras análises públicas em jogo.
O jovem brasileiro, de 18 anos, é apenas um dos quatro reforços que se mostram a Vítor Pereira em Marienfeld, mas é também aquele que tem merecido as maiores atenções por parte do treinador. Isto porque tanto Bracali como Djalma ou Kléber já são velhos conhecidos do futebol português e estão perfeitamente adaptados ao estilo de jogo europeu...
in "record.pt"

Tranquilidade de Hulk

PRESTÍGIO DO BRASILEIRO CHEGOU AO FUTEBOL RUSSO



No dia em que foi notícia o interesse dos russos do Anzhi na sua contratação, Hulk surgiu no treino absolutamente tranquilo, na companhia do amigo Walter. Já nada surpreende o avançado do FC Porto. Depois de ter visto a SAD blindá-lo com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros e recentemente ter renovado até 2016, o brasileiro já teve conhecimento dos 10 milhões de euros que o emblema de Leste está disposto a desembolsar por época para garantir os seus serviços. Mais um episódio que aumenta o prestígio do Incrível por essa Europa fora.
A proposta oficial estará em vias de chegar à administração da SAD, mas enquanto isso não acontece, o jogador vai continuando a trabalhar com o plantel portista, preparando a nova temporada. Hoje, frente ao FCGutersloh, o brasileiro de 24 anos é a grande figura, não só entre os adeptos do FC Porto, e restante comunidade portuguesa, como também junto dos alemães. Vítor Pereira vai dar oportunidade a toda a gente e o Incrível só deverá fazer uma parte deste encontro particular. O suficiente para provocar o delírio no estádio da modesta formação alemã.
in "record.pt"

Colômbia: Falcao desconfia da Bolívia

Avançado diz que «jogos são mentirosos» em muitas ocasiões.


Radamel Falcao está desconfiado da Bolívia. O avançado do F.C.Porto lembra que «às vezes os jogos são mentirosos» e pede cautelas ao resto da equipa colombiana no encontro que pode carimbar a qualificação para os quartos-de-final.

«Desconfiamos do jogo com a Bolívia pelo que já mostrou. Parecia um pouco irregular, mas com a Argentina teve um bom rendimento, por isso estamos alerta para o que temos de fazer», disse depois do treino deste sábado, em Santa Fé.

Questionado sobre a derrota da Bolívia frente à Costa Rica, o goleador assinalou que «às vezes os jogos são mentirosos», uma vez que o próximo rival ficou condicionado com as expulsões. 

Falcao não tem dúvidas: «Há que manter a dinâmica e a intensidade do nosso jogo» perante um adversário que «não tem nada a perder» se assim quer qualificar-se para a próxima fase.

in "maisfutebol.iol.pt"

Moutinho volta à agenda do Chelsea

João Moutinho de novo em alta no mercado de transferências e com os ingleses a recuperarem rumores de um passado muitíssimo recente.

Sem Essien, que se lesionou gravemente na primeira semana de trabalhos do Chelsea, André Villas Boas terá colocado o nome do jogador portista no top das preferências para ocupar posição de destaque nas manobras da formação londrina.

Admirador confesso do futebol, do espírito e sentido profissional do internacional português - no ano de consagração conjunta ao serviço dos dragões, a ideia de que o FC Porto era Moutinho e mais dez foi ficando evidente com o avançar da época 2010/11 - , Villas Boas só precisa mesmo de convencer Roman Abramovich a assinar um cheque ou a autorizar a transferência bancária no valor de 40 milhões de euros, de modo a garantir os serviços do centro-campista.


in "abola.pt"

Puyol à moda do Porto

O FC Porto chegou à Alemanha sem todas as estrelas, mas não falta quem brilhe nos relvados do Klostepforte. Evoluir ao lado de Hulk, Moutinho e outros mais supera o sonho de qualquer jovem futebolista, ainda assim, há quem já não estranhe tão ilustre companhia. 

Tiago Ferreira é um desses casos, encaixando no modelo de jogador azul e branco. Apesar da tenra idade - hoje terá direito a ouvir o grupo cantar-lhes os parabéns na celebração do seu 18.º aniversário -, o central sabe bem o que é andar entre gente grande, não fosse ele um repetente nos estágios do plantel.

Na última temporada, ainda juvenil, o defensor também passou por aqui, assumindo-se como um dos três jovens e felizes contemplados pela selecção feita por André Vilas Boas. Dono de uma cabeleira farta, não é só pelas semelhanças de visual que o comparam a Puyol, capitão do Barcelona. Quem o conhece não demora a destacar as suas qualidades, elogiando a capacidade de impulsão e uma eficiência notável no capítulo da marcação.


in "abola.pt"

Manchester United entra na corrida por Falcao

O FC Porto tanto insistiu que conseguiu, enfim, convencer Radamel Falcao a prolongar o contrato. O vínculo inicial expirava em 2013 e agora terá validade por mais duas temporadas. Neste momento, só falta mesmo oficializar o acordo, prevendo-se para os próximos dias o anúncio da SAD portista a revelar um entendimento garantido recentemente.

Ao aceitar a proposta de renovação, o colombiano permitiu que a cláusula de rescisão também sofresse um acréscimo considerável - era de 30 milhões e passará para 45. Em contrapartida, o ponta-de-lança recebeu a promessa dos dragões de que não serão colocados quaisquer entraves à sua saída.

Assim, lucram todos: o clube portista, naturalmente, porque encaixará uma receita fabulosa; Falcao, porque sairá para um campeonato de dimensão superior e com um contrato milionário no bolso. Com a Colômbia em alta na Copa América, percebe-se que não será difícil ao atacante encontrar quem esteja disposto a pagar verba tão alta pelos seus serviços.

A BOLA está em condições de garantir que o Manchester United também já entrou na corrida por Falcao e, a exemplo do que sucedeu há algumas épocas, aquando da transferência de Anderson do Dragão para Old Trafford - os azuis e brancos não tiveram como recusar os 31,5 milhões de euros oferecidos pelo médio brasileiro -, os red devils primam por um princípio que ameaça ser demolidor para a concorrência: se sir Alex Ferguson gosta e quer, o clube compra, sem discutir ou regatear valores e evitando perder tempo com leilões.


in "abola.pt"