sexta-feira, 12 de abril de 2013

FC PORTO VENCE EM BRAGA


O FC Porto venceu na noite desta sexta-feira o Hóquei de Braga por 7-1, com 4-1 ao intervalo, em jogo da 25.ª jornada do campeonato nacional.

Eduardo Brás adiantou os minhotos aos sete minutos, mas a reacção do FC Porto não se fez esperar, com um bis de Reinaldo Ventura (10 e 14m) a virar resultado. 

Pedro Moreira (15) e Ricardo Barreiros (19) ampliaram para 4-1, resultado com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte, Jorge Silva (33) e Reinaldo Ventura (34) colocaram o Braga a cinco golos de distância e permitiram ao FC Porto gerir a vantagem e o tempo de jogo.

Caio, de grande penalidade, fechou o resultado a um minuto do final.

Com esta vitória o FC Porto é primeiro classificado à condição, com 67 pontos, mais dois do que o Benfica, que tem menos um jogo.


in "fcp.pt"

FC Porto B cai na Trofa


Dragões começaram cedo em desvantagem e correram sempre atrás do prejuízo. Sem proveitos.
O Trofense venceu (4-2) o FC Porto B que esteve reduzido a dez desde os 54 minutos, em encontro da 35ª jornada da II Liga. Com esta vitória, o Trofense - que não vencia desde a 30ª jornada, a 3 de março, quando recebeu o Atlético (3-2) - deu um importante passo na luta pela permanência, mantendo-se acima dos lugares de despromoção com 32 pontos. 

A formação B do FC Porto começou mais atacante com Tozé a atirar à figura do guardião trofense Conrado (aos quatro minutos) mas a reacção da equipa da casa não se fez esperar e, aos nove minutos, após cruzamento de Paulinho, Leandro marcou o primeiro golo da partida com um remate forte da esquerda.

Caballero (10 minutos) e Tozé (21 e 34) tentaram o empate mas primeiro foi o defesa Aires a salvar e depois foi a vez de Conrado voltar a mostrar bons reflexos. Do lado do Trofense, Magique (36 minutos) e Tiago (39) também tentarem mas ambos os remates saíram por cima.

Antes do intervalo, a equipa da Trofa conseguiu ampliar o marcador com um golo de Paulinho (44 minutos), mas os portistas, após o regresso ao relvado, conseguiram reduzir por intermédio de Caballero (50).

Adivinhava-se muitas dificuldades para os trofenses, já que o FC Porto B mostrava ter entrado no segundo tempo apostado num ataque agressivo, mas a expulsão de Seri, aos 54 minutos, que viu o segundo amarelo após falta dura sobre Leandro, acabou por ditar nova "reviravolta" no ritmo do jogo e o Trofense conseguiu recuperar o comando do encontro.

in "ojogo.pt"

Camisola do FC Porto ajuda vítimas de massacre


Os dragões doaram uma camisola autografada de modo a ser leiloada. O dinheiro destina-se às vítimas do massacre de Sandy Hook, que matou 20 crianças.
O FC Porto doou à equipa de futebol feminino da Universidade de Quinnipiac uma camisola autografada por todo o plantel, de forma a ser leiloada. O dinheiro angariado será destinado às famílias das vítimas do massacre da escola de Sandy Hook, em Newtown.

Recorde-se que, em dezembro, os Estados Unidos voltaram a ficar em choque com mais um crime violento, ocorrido no estado do Connecticut. Um atirador, de 20 anos, entrou armado na escola e disparou contra alunos, professores e funcionários, causando 26 mortes, incluindo 20 crianças entre os seis e os sete anos. "Sei que não existe um pai nos EUA que não sinta o mesmo pesar que sinto. A maioria dos que morreram hoje eram crianças. Elas tinham a vida toda pela frente, aniversários, formaturas, casamentos, seus próprios filhos", disse Barack Obama após o trágico acontecimento. 

O FC Porto não é o único clube que se juntou à causa. O Barcelona e Messi também contribuíram com uma camisola e Cristiano Ronaldo também irá ajudar. As seleções masculina e feminina dos Estados Unidos são outros exemplos. 

in "ojogo.pt"

Mangala e Izmailov convocados


Vítor Pereira ganhou dois reforços para o jogo deste sábado com o Braga, mas não poderá contar com Varela e Maicon
Os regressos de Mangala e Izmailov são as novidades da lista de convocados do FC Porto para o jogo da final da Taça da Liga, frente ao Braga (sábado, às 19h45), no Estádio Cidade de Coimbra. Maicon, lesionado, e Quiño saem da lista dos eleitos do treinador Vítor Pereira.

O FC Porto realizou na manhã desta sexta-feira o último treino antes do encontro, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, sendo que que Varela cumpriu treino integrado condicionado, continuando, desta forma, afastado das opções de Vítor Pereira.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano.

Defesas: Danilo, Mangala, Abdoulaye, Otamendi e Alex Sandro.

in "ojogo.pt"!

VITOR PEREIRA: "AS FINAIS JOGAM-SE PARA VENCER"


Cinco dias depois, o FC Porto volta a defrontar o SC Braga (sábado, 19h45), desta vez na final da Taça da Liga. Em conferência de imprensa, o técnico Vítor Pereira perspectivou um bom espectáculo, na sequência da vitória de segunda-feira, por 3-1, e frisou que a equipa está motivada para acrescentar mais um troféu ao palmarés do clube.

“É um troféu que queremos vencer. As finais jogam-se para vencer e vamos disputá-la no sentido de a conquistar”, afirmou o treinador, que sublinhou que a conquista de competições é aquilo que ”move e motiva” o plantel. “Queremos ser fiéis ao nosso jogo, com bola e agressividade no momento da perda, encurtando espaços, com qualidade na circulação de bola e ritmo. O Braga quererá jogar com os seus argumentos igualmente para vencer”, declarou. 

Vítor Pereira espera um FC Porto “forte e igual a si próprio”, mas recusa-se a especular sobre uma eventual postura mais ofensiva do adversário: “O Braga tem um treinador e um plantel de qualidade, mas em relação à sua estratégia terão de fazer a pergunta ao meu colega José Peseiro. Acredito, pela qualidade das duas equipas, num bom jogo, bem disputado, como na segunda-feira. Da minha equipa, espero um comportamento de quem quer acrescentar um troféu ao palmarés do clube e às carreiras individuais”.

Em Coimbra, palco da final, espera um apoio “forte” dos adeptos portistas, que são “exigentes e apaixonados”: “Aplaudem quando acham que devem e assobiam quando acham que devem assobiar. Nós gostamos de fazer bons jogos, ter sempre qualidade, marcar muitos golos e sofrer poucos, proporcionando bons espectáculos. É para eles que trabalhamos. Acredito que teremos amanhã muita gente a apoiar-nos, porque está em causa acrescentar mais um troféu ao palmarés do clube”.

O treinador fez ainda um balanço da época portista até ao momento: “No campeonato estamos a discutir o primeiro lugar, faltam alguns jogos e no fim avaliaremos se o objectivo foi cumprido ou não. Na Taça da Liga fomos jogando e FC Porto e Braga provaram que eram melhores e por isso estão com mérito a discutir a final. O grande objectivo da nossa época é o campeonato, que não está entregue, e vamos discuti-lo até ao fim”.

Vítor Pereira recusou falar do eventual interesse de outros clubes nos seus serviços – “sou treinador do FC Porto com muito orgulho, no final avaliaremos os objectivos definidos e eu e o clube decidiremos em conformidade” – e considerou que Liedson “tem feito o seu trabalho”. “A equipa técnica tem avaliado o trabalho de todos e tomamos as decisões que julgamos serem correctas. O Liedson não terá o tempo de jogo que teria em expectativa, mas tem-nos ajudado à sua maneira e conto com ele como com todos os outros”, garantiu.


in "fcp.pt"

LUCHO: "GANHAR UM TÍTULO É SEMPRE IMPORTANTE"


O capitão Lucho González acompanhou Vítor Pereira na conferência de imprensa de antevisão da final da Taça da Liga (FC Porto-SC Braga, sábado, 19h45), assegurando a determinação do grupo em engordar o palmarés do clube. Numa final, o argentino sabe que será necessário “cometer o mínimo de erros possível”, mas a equipa não vai abdicar do estilo habitual.

“O jogo motiva por si só, por ser uma final. Sabemos que neste clube há sempre objectivos traçados e amanhã temos a possibilidade de disputar uma final. Sabemos que é uma competição importante para nós e queremos ganhá-la. Para todo o grupo, ganhar um título é sempre importante”, afirmou. Do outro lado estará o SC Braga, um clube que “tem crescido muito” e que tem futebolistas que, “com espaço”, podem “desequilibrar a qualquer momento”. 

“El comandante” sublinha que o grupo tem de estar “atento”, mas mais preocupado com o que faz do que com os atributos do rival. “É claro que, numa final, temos de tentar cometer o mínimo de erros possível e a concentração tem de ser máxima. Mas não temos de mudar nada em relação à nossa maneira de jogar, apenas deixar tudo em campo para no final podermos festejar”, disse.

O médio abordou o apoio dos adeptos, considerando que os portistas sabem que o plantel dá “tudo dentro do campo” para oferecer alegrias e títulos, que “todos querem”. “Como disse o treinador, sabemos que os nossos adeptos são muito exigentes e estão habituados a ganhar e a festejar títulos e grandes vitórias. Entendemos quando assobiam porque dentro do campo as coisas não nos saem bem, é uma maneira de se manifestarem que entendemos”, acrescentou. 

A pressão é uma constante: “Amanhã é um desafio importante, como disse o treinador estaremos na luta pelo campeonato até ao final e estamos preparados como grupo para isso. Estamos acostumados a ganhar e não estamos habituados a estar em segundo lugar, mas o mais importante é estarmos na luta. A maior pressão seria já não termos hipótese matemática de disputar o título”.


in "fcp.pt" 

SEBÁ, DELLATORRE E QUIÑO REGRESSAM FRENTE AO TROFENSE


Sebá, Dellatorre, Quiño e Rafael Floro são as novidades na lista de convocados do FC Porto B, para o jogo desta sexta-feira, no terreno do Trofense.

De fora ficaram desta vez Bruno Silva, Diogo Mateus, Guilherme Lopes e Victor Luís.

O FC Porto defronta o Trofense esta sexta-feira, às 19h00, em jogo para a 35.ª jornada do campeonato da Segunda Liga.

Lista de convocados: Caballero, David Bruno, Dellatorre, Edu, Elói, Fábio Martins, Micheal Seri, Mikel, Quiño, Rafael Floro, Ricardinho, Sebá, Sérgio Oliveira, Stefanovic, Tiago Ferreira, Tozé, Vion e Zé António.


in "fcp.pt"

“VAMOS TENTAR REPETIR A VITÓRIA DO ANO PASSADO”


O FC Porto Vitalis regressa este sábado à luta pelo “penta”, após uma pausa para trabalhos da selecção nacional. A quarta jornada da fase final opõe o FC Porto Vitalis ao Benfica (sábado, 18h). Pedro Spínola foi o porta-voz da equipa e admitiu que a Luz é um pavilhão complicado, que foi cenário da única derrota dos Dragões na fase regular. Esta será uma oportunidade para “corrigir” esse resultado. 

“Vamos fazer o nosso jogo. Independentemente do adversário, jogamos sempre da mesma forma. Apenas estamos focados em nós e não é por estar o Benfica do outro lado que vamos mudar a nossa maneira de jogar. Foi assim que colhemos os frutos durante toda a época e agora só temos de continuar da mesma forma. Estamos seguros na nossa maneira de jogar, na nossa defesa e no ataque. Cada equipa tem o seu estilo e ritmo de jogo, sendo que o nosso é mais elevado. Acredito que vamos ter de o colocar em campo para podermos ganhar”, afirmou o lateral-direito.

Antevendo a partida, em superflash, Pedro Spínola não a considerou decisiva. “Ainda é cedo para ser o jogo do tudo ou nada. Ainda iremos receber o Benfica e, mesmo perdendo, não se trataria de um adeus ao título, nem nada que se pareça. Ainda há muito campeonato pela frente e o Benfica pode perder em qualquer terreno. Durante a fase regular só tivemos uma derrota e queremos corrigir o resultado. Tivemos um pouco de azar, poderíamos ter empatado no fim, num livre de sete metros, e nestes jogos estas oportunidades não se podem falhar. A margem de erro é muito mais curta”, declarou.

Quanto ao facto da partida ser na Luz, em terreno hostil, Pedro Spínola argumentou que “não há qualquer tipo de efeito psicológico especial”. “É apenas mais um pavilhão. O ano passado conseguimos lá ganhar e vamos tentar repetir a vitória”, garantiu o atirador. Recorde-se que as duas formações estão empatadas no topo da classificação, com 41 pontos.

O lateral-direito destacou ainda o facto de ambas as equipas terem bons guarda-redes, sendo que Hugo Laurentino e Alfredo Quintana merecem a “total confiança” dos colegas. Quanto à paragem para os trabalhos da selecção, Spínola julga que “nem ajudou nem prejudicou”: “Já estava prevista. Preparamos a época para estes embates”. A lesão de Ricardo Moreira, ao serviço de Portugal, não se poderia “prever” e, para além disso, há “outros jogadores” que podem “equilibrar a equipa”.


in "fcp.pt"

Médios decidem na Taça da Liga


Os bracarenses que se cuidem com...João Moutinho e restantes companheiros do meio-campo. Isto porque é o setor intermediário que mais golos tem marcado na Taça da Liga - cinco ao todo em nove assinados pelos dragões na prova - e não o predador das áreas Jackson Martínez ou qualquer dos seus pares da linha da frente.

O ataque portista, aliás, ficou até agora, véspera da final da competição, que se realiza amanhã, em Coimbra, por apenas dois golos em quatro jogos, da autoria de Jackson e James. Tantos quantos apontou a defesa, através de Mangala e Otamendi. 

Isto é, o setor intermediário somou mais golos (cinco) do que os demais setores da equipa (4). O que só acontece, esta época, na Taça da Liga, uma espécie de laboratório de experiências ou prova libertadora para os médios, que parecem mais ousados a atirar à baliza. 

Como ponto comparativo basta reparar que, para o Campeonato, os centrocampistas fizeram apenas mais um golo (seis) mas num total de 25 jornadas... 


in "abola.pt"

Paulo Futre em ação contra o Deportivo

ESTA SEXTA-FEIRA NO DRAGÃO CAIXA

Paulo Futre é a grande atração na equipa do FC Porto Vintage que defronta, esta noite (21 horas), o Deportivo da Corunha, no Dragão Caixa. É o segundo jogo dos portistas na Liga Fertiberia, depois do triunfo em Vigo, por 11-6.

in "record.pt"

Izmailov foi trunfo de janeiro

RUSSO APROVEITOU A LESÃO DE JAMES


Foi nas alas onde o tempo de utilização a titular esteve mais repartido durante este período, com James Rodríguez, Steven Defour e Marat Izmailov a desfrutarem de oportunidades quase idênticas. Tudo devido aos problemas físicos que condicionaram os extremos de raiz, desde logo James e Varela. Especialmente a ausência do colombiano proporcionou a Izmailov conquistar o seu espaço pouco tempo depois de ter chegado de Alvalade, em janeiro. Uma opção que foi perdendo consistência após o regresso de ElBandido à melhor forma.

Foi em Coimbra, há duas jornadas, que o russo surgiu pela última vez no onze. Na receção ao Rio Ave, para a Taça da Liga, saltou do banco de suplentes para ser expulso e o consequente castigo valeu-lhe o afastamento do encontro com o Sp. Braga. Amanhã, tudo indica que volte a sentar-se ao lado de Vítor Pereira.

in "record.pt"

Everton "é só um rumor"


O treinador dos dragões foi apontado como o principal candidato a suceder a David Moyes no comando técnico da equipa inglesa
O sítio "Goal.com" noticiou esta quarta-feira que o nome de Vítor Pereira está entre os favoritos do presidente do Everton, Bill Kenwright, para suceder a David Moyes, treinador que está há 11 anos em Goodison Park, mas que deve abandonar o cargo no final desta época. 

A notícia tem vários "ses", entre os quais a situação de Vítor Pereira no FC Porto, ao qual o treinador dará sempre prioridade. "Ele não fala com clubes, nem falará até final da época e até definir, com a Direção, o seu futuro. Não é um dado adquirido que não continua", disse-nos Christophe Henrotay, o empresário FIFA belga que representa o treinador há já alguns meses. 

Henrotay, curiosamente, é representante de Kevin Mirallas, um dos craques do Everton, mas enquadrou a notícia do interesse dos toffees como "só um rumor": "É claro que há contactos de vários clubes, é normal, mas tudo o mais que se diga será só um rumor. Não é o momento para o discutir."

in "ojogo.pt"