quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Lisboa-Newcastle: 5600 kms a pedalar por Bobby Robson


A viagem de Robbie ElliottRobbie Elliott foi o Roberto Carlos de Gosforth para Sir Bobby Robson. Em 2001, o treinador permitiu o regresso do lateral ao seu Newcastle, um desejo de sempre concretizado por uma figura única no futebol mundial. Uma década mais tarde, Elliott devolve a gentileza ao volante de uma bicicleta, entre Lisboa e Newcastle, por 5.600 quilómetros.

Sir Bobby Robson perdeu uma longa batalha com o cancro em 2009. Robbie Elliott pendurara as chuteiras meses antes. Atualmente com 38 anos, o antigo lateral esquerdo decidiu retribuir o gesto do antigo treinador. Em outubro, estará em Portugal para iniciar a viagem de uma vida.

Lisboa-Porto-Barcelona-Eindhoven-Londres-Ipswich-Newcastle. 240 quilómetros por dia para percorrer todas as cidades em que Bobby Robson espalhou o seu charme ao longo da carreira como treinador. «O seu nome é dourado. Nunca ouvi ninguém criticar Bobby Robson. Era uma personagem única», recorda Elliott, em conversa com o Maisfutebol.

«No final do ano passado, decidi avançar para a minha fundação e fazer algo grande. Não podia pensar em algo que não fosse por Robson, com os lucros a reverterem para a sua fundação. Também perdi o meu pai para o cancro, é algo que está em todo o lado e importa combater», explica o atual especialista em performance desportiva das seleções jovens dos Estados Unidos.

«Tinha de fazer isto»

Robbie Elliott manteve a forma física ao longo dos anos mas não espera um desafio fácil. Aliás, a bicicleta é uma companhia relativamente nova para o ex-jogador. «O Phil Gray, especialista em triatlo, vai acompanhar-me nesta aventura. Mas só recomecei este ano a pedalar, não o fazia desde criança, não sei como vai ser. De qualquer forma, senti que tinha de fazer isto.»

«Nasci em Newcastle e cresci no clube. Tive de sair por quatro anos, contra a minha vontade (Bolton). Felizmente, quando Bobby Robson voltou para o Newcastle, deu-me a oportunidade de regressar a casa. Nunca vou esquecer o que fez por mim», salienta.

O antigo jogador iniciará a viagem a 17 de outubro, no Estádio de Alvalade. Sporting e F.C. Porto, clubes que Bobby Robson orientou em Portugal, surgem com naturalidade no roteiro. «Espero ser bem recebido pelas pessoas do Sporting e também ter pessoas do Porto à minha espera quando passar por lá. Sei que Bobby Robson deixou saudades em Portugal e que isso será lembrado.»

Robbie Elliott pernoitará perto de Ilhavo e chegará ao Porto a 18 de outubro. A meio da tarde, seguirá a caminho de Espanha. «O roteiro está a ser preparado para estarmos presentes em jogos do Barcelona, do PSV Eindhoven e, sobretudo, do Newcastle. Por isso, infelizmente, não será possível ir mais cedo para apanhar o Porto-Sporting. Seria um momento especial.»

A 11 de novembro, três semanas após o início da viagem, Elliott espera marcar presença no Newcastle-West Ham United. Será a meta de um percurso trilhado pelo génio de Sir Bobby Robson. 

Todas as receitas do BikeforBobby reverterão, através da Fundação Robbie Elliott, para a Fundação Bobby Robson e para a Breakthrough Breast Cancer. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando treinou sem limitações e é opção para Vila do Conde


O FC Porto continua a preparar a deslocação a Vila do Conde, onde no próximo sábado defronta o Rio Ave em partida relativa à quinta jornada da Liga Zon Sagres.

No treino matinal desta quinta-feira, a principal novidade foi a reintegração de Fernando nos trabalhos do bicampeão nacional.

O médio brasileiro falhou os últimos compromissos oficiais dos dragões devido a lesão, tendo regressado ao trabalho de campo há já alguns dias, mas só esta manhã treinou sem limitações às ordens de Vítor Pereira.

Desta forma, o departamento médico dos azuis e brancos fica com apenas um caso em mãos. Trata-se do lesionado de longa data Emídio Rafael, que efetuou tratamento nesta quinta-feira.

O plantel do FC Porto realiza um último treino antes da partida do Estádio dos Arcos – sábado às 20.30 – na manhã de sexta-feira, sendo que a lista de convocados será tornada pública depois da conclusão da sessão.


in "abola.pt"

FC Porto: Reunião secreta para vetar Duarte Gomes e Bruno Paixão

O FC Porto vetou os árbitros Duarte Gomes e Bruno Paixão. Segundo soube o CM, no dia 14 de Setembro, o nº 2 dos dragões, Antero Henrique, esteve em Lisboa e reuniu-se com o presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF, Vítor Pereira, o ‘vice’ Antonino Silva e o vogal Lucílio Baptista. Luís Guilherme (vogal) também foi convidado, mas, de acordo com as fontes contactadas, recusou, por entender que o CA não deve ter reuniões secretas com os representantes dos clubes.


De acordo com as fontes contactadas, a reunião foi pedida pelo FC Porto, e além da conversa ter abordado várias questões sobre o estado actual da arbitragem nacional, o ponto forte foi mesmo os internacionais Duarte Gomes e Bruno Paixão. Antero sublinhou várias vezes que não os quer ver nomeados para os jogos do FC Porto.
Esta época, apenas Duarte Gomes já dirigiu os portistas: foi na deslocação ao Gil Vicente (0-0, na 1ª jornada) e, no final, a sua actuação foi contestada pelo técnico Vítor Pereira: "Valeu tudo na área do Gil, nos cantos e livres a nosso favor. Vi pelo menos dois jogadores, Kléber e Mangala, a serem agarrados."
O CM tentou contactar Antero Henrique, mas o director-geral da SAD portista não atendeu o seu telemóvel.
ANTIDOPAGEM NO TREINO
A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) realizou ontem um controlo-surpresa no treino do FC Porto, no Olival, tendo realizado testes de despistagem aos jogadores Helton, Alex Sandro, Castro e Mangala.
"Foi um controlo de rotina, tal como é feito a todos os clubes", disse, ao CM, o presidente da ADoP, Luís Horta, frisando que, esta temporada, os ‘vampiros' já controlaram as equipas do Sporting e do Benfica.

in "cm.pt"

Fernando: "Vìtor Pereira está totalmente diferente"

Médio do FC Porto nota evolução no treinador da época passada para a presente. E diz que Benfica não é o único adversário.


Fernando, médio brasileiro do FC Porto, elogiou o trabalho do treinador Vítor Pereira, dizendo que este ano o técnico dos azuis e brancos está “mais experiente”.
"Sempre que se começa um trabalho de novo é complicado. Este ano ele [Vítor Pereira] já tem uma certa experiência e pode ver-se que dentro do campo está totalmente diferente. Esperamos que ao longo da época possa ser igual, que consigamos pegar na sua filosofia que já vem do ano passado, e fazer um excelente trabalho", disse o jogador em declarações à RTP.
Na mesma entrevista, Fernando considerou que o Benfica não é o único adversário na luta pelo título. “O Sporting de Braga e o Sporting são grandes adversários e temos que contar sempre com eles. Mas temos de pensar no nosso grupo, o nosso objetivo é sempre sermos campeões. Independentemente dos adversários, temos sempre de ganhar para sermos campeões no fim”, sublinhou.
A continuidade de João Moutinho, seu companheiro no meio-campo dos dragões, deixou Fernando muito satisfeito: “Ficámos felizes com a continuação de João Moutinho, que é um grande jogador e uma excelente pessoa. Espero que faça uma grande época e nos ajude bastante".

in "relvado.pt"

Goleadores do milénio

POSSÍVEL ARRANQUE MAIS CONCRETIZADOR DESDE 2000


Aumenta o interesse sobre a deslocação dos dragões a Vila do Conde, no sábado, para enfrentar o Rio Ave. A equipa de Vítor Pereira tem a hipótese de se tornar no FC Porto mais concretizador do novo milénio no arranque do campeonato nacional. A marca que está em ponto de mira, 12 golos à 5.ª jornada, é partilhada pelo atual técnico e por José Mourinho.

A dúzia de golos serve de referência à equipa portista, que contabiliza na atual edição da prova 11 tentos apontados à 4.ª ronda, apenas menos um do que o Benfica. Faturar por uma vez nos Arcos garante o alcance do registo em questão, mas é a sua superação que move os bicampeões nacionais. Esta só não é uma ideia ainda mais ambiciosa porque na temporada transata os portistas ficaram a zero na 5.ª jornada (0-0 em Aveiro, frente ao Feirense), depois de já terem chegado à ronda anterior com 12 golos, o máximo deste milénio a esse ponto.

in "record.pt"

Aniversário já tem programa

CLUBE FAZ AMANHÃ 119 ANOS


Já está definido o programa das comemorações do 119.º aniversário do FCPorto. A data assinala-se amanhã e começa com o hastear da bandeira à frente da porta principal do Estádio do Dragão, às 10 horas. Segue-se a sessão de homenagem aos atletas, dirigentes e associados já falecidos, terminando com a missa na Igreja de Santo António das Antas, às 11 horas.

Tendo em conta que os sócios são a alma de qualquer clube, o FCPorto decidiu também levar a cabo uma série de iniciativas para homenagear os seus seguidores. As FCPorto Stores terão descontos entre amanhã e domingo e, além disso, o Estádio do Dragão terá as portas abertas durante o fim de semana. Os menores de 12 anos têm entrada gratuita.

in "record.pt"

Daniel Alves confessa admiração por Moutinho

O jogador do Barcelona, em entrevista à Renascença, elogia a selecção portuguesa. Acredita que a equipa de Paulo Bento estará no Mundial 2014.


Daniel Alves tem admiração pela selecção portuguesa e por vários elementos que, habitualmente, figuram nas escolhas de Paulo Bento. O lateral direito do Barcelona, convidado a nomear os jogadores de que mais gosta, para lá de Cristiano Ronaldo, fala de Nani e, em particular, de João Moutinho.

"Eu gosto muito do Moutinho, admiro muito a sua forma de jogar", revela, em declarações a Bola Branca. Dani Alves tem lugar cativo na selecção brasileira e espera estar no Mundial 2014, que se realiza no seu país natal. Na altura, terá 31 anos.

Em relação a Portugal, que ao contrário do Brasil tem de passar pela fase de qualificação, o jogador do Barça pensa que "é uma selecção com grandes jogadores que actuam no futebol europeu". Dani Alves acredita que a selecção das quinas "tem grandes hipóteses de conseguir a qualificação e, chegando lá, pode fazer uma boa prova".

Portugal está na liderança do Grupo F, da zona europeia, com seis pontos, tantos quantos a Rússia. O próximo desafio da equipa de Paulo Bento é no dia 12 de Outubro, em Moscovo, diante dos russos.


in "rr.pt"

VITOR PEREIRA: "É PRECISO PROVAR QUE SOMOS MAIS FORTES"

Vítor Pereira antecipou esta quinta-feira a visita ao Rio Ave, onde diz ser preciso mostrar "qualidade" e "concentração" e mostrar que o FC Porto é mais forte, porque "é bom estar na frente", mas o objectivo é "aumentar a vantagem para os rivais".

Há a ideia generalizada que esta equipa pode ser melhor do que no ano passado, o que acha?
As épocas têm características diferentes, um grupo diferente, mais jovem, com mais irreverência, alegria, mas eu também pretendo fundamentalmente que seja um grupo adulto na forma como aborda todos os jogos. A mensagem clara que queremos passar aos adversário é que o FC Porto deste ano quer ser um FC Porto competente, sério, adulto na abordagem de todos os jogos.

O Rio Ave tem oscilado entre uma vitória em Alvalade e uma goleada em Braga…
Esta oscilação provavelmente tem a ver com o formar de uma equipa nova, com o transmitir de ideias novas do seu treinador. O Rio Ave no seu melhor pode criar grandes dificuldades, porque é bem organizado defensivamente e a sair em transições rápidas, o que pode criar problemas a qualquer equipa. A outra face do Rio Ave foi evidenciada neste jogo com o Braga, com algumas dificuldades ainda, sob condições de desvantagem, que eu acredito ser fruto do processo de assimilação de ideias novas.

A posição em que jogou James é uma dor de cabeça na preparação deste jogo?
James é um jogador com qualidade a jogar mais por fora ou mais por dento. O que ele tem da parte do seu treinador é liberdade que lhe permita potenciar todas as suas qualidades de decisão e técnicas, que são muitas. Não pode ter liberdade total porque isso é a desorganização. Eu quero uma equipa competente, virada para o golo, com bom jogo, com bom toque, mas um jogo também equilibrado. O James acrescenta-nos sempre essa qualidade.

Está satisfeito com a resposta que a equipa deu após saída de Hulk?
Nós não temos como propósito fazer esquecer Hulk, temos como propósito apresentar qualidade, ganhar jogos. Não quero ver uma equipa de oscilações, uma equipa que não percebe a importância de um jogo como este, que é um jogo de importância fundamental para nós, porque antecede um para a Liga dos Campeões e outro que é um clássico. O Rio Ave é um jogo que determina os outros dois. Eles sabem isso e conto com jogadores habituados a uma competição interna muita grande, sabem que quem entrar menos concentrado corre o risco de perder o comboio. Se olharmos à nossa média de idades, muto baixa, podem ser jovens, mas têm de se adultos. É preciso entrar com mentalidade certa, preciso ter confiança no nosso trabalho e perceber que estes jogos ganham-se com níveis de concentração e trabalho muito altos.

Vamos entrar na 5.ª jornada e já há polémica com as arbitragens…
Eu entendo perfeitamente que é preciso um clima de tranquilidade para se trabalhar. Eu, pessoalmente, quando me sentir prejudicado vou fazer o reparo que entender fazer. Não vou ser um anjinho. Todas as semanas sou criticado, mesmo quando ganho, tenho de saber viver com isto. O problema dos outros não é meu, mas quando me sentir prejudicado vou fazer o reparo.

Faz distinção entre os árbitros internacionais e os não internacionais?
Não, é uma falsa questão, é como os treinadores experientes e os não experientes. Isso a mim não me diz rigorosamente nada.

Maicon dizia que há adversários que tentam atacar o FC Porto fora do campo, porque dentro não conseguem, referindo-se ao Benfica…
Sem abordar concretamente essa questão, porque não quero fazer comparações, quero é a minha equipa forte. Mais do que dizer temos de provar que somos mais competentes e que somos mais fortes. É preciso chegar ao Rio Ave e provar que somos mais fortes.

Após quatro jornadas já é líder isolado…
Queremos estar na frente, mas queremos mais ainda aumentar a vantagem para os nossos adversários. É bom estar na frente, mas melhor ainda é aumentar a vantagem que temos para os nossos adversários.


in "fcp.+t"

MAICON "O FC PORTO É A EQUIPA MAIS FORTE DA LIGA"

Maicon lançou esta quarta-feira o seu site oficial (www.maiconroque.com) e aproveitou para comentar a actualidade azul e branca perante a comunicação social que marcou presença no evento realizado na FC Porto Store do Estádio do Dragão. Tal como no campo, também em frente aos microfones o central usou fortes argumentos para assegurar que a equipa está no trilho certo para o Tri.

As estatísticas não mentem
"O FC Porto é, sem dúvida, a equipa mais forte do campeonato português e também é uma das mais fortes da Europa. Os números dizem-no. Nos últimos anos temos demonstrado um nível muito forte perante os adversários e não adianta ficar a falar e especular, porque os números comprovam-no. Nos últimos dois campeonatos perdemos um jogo. Então, não preciso de falar que somos melhores ou piores, porque isso está provado nos resultados. É claro que somos melhores, mas sempre com humildade. A verdade é que temos dominado o campeonato português."

Liderança isolada agrada
"[Mais vale só do que mal acompanhado?] Claro, desde o começo que a nossa intenção é estar no topo da tabela sozinhos. Esperamos que essa posição se mantenha por muito tempo, até ao final do campeonato."

Críticas à arbitragem passam ao lado
"Não me cabe a mim falar sobre isso. Eles são eles, nós somos nós e para nós está tudo bem, porque só temos de nos preocupar connosco e com o nosso trabalho. Os adversários que se preocupem com o trabalho deles. Todos os anos o Benfica tenta pegar connosco pela imprensa, porque ao longo dos últimos anos não tem tido condições de demonstrar bom futebol contra nós dentro do campo e então tentam atingir-nos de outra forma, fora dos relvados. Isso não nos tem afectado e só nos dá uma força maior para lutar, para crescer a cada dia e para continuar na ponta da tabela."

Fortes, unidos e mais maduros
"Todos os anos a equipa tem qualidade, essa pode é ser diferente de ano para ano. Tem tudo a ver com as novas contratações, mas para jogar no FC Porto é preciso ter qualidade. Este ano a equipa está forte, unida, bem entrosada e está mais madura. Acho que é por isso que estamos a jogar um futebol mais agradável."

Obrigada e até sempre, Hulk
"O Hulk já é passado e temos de o esquecer. Precisámos dele durante um bom tempo e agora já não precisamos mais, porque temos belíssimos jogadores. Ele agora tem a vida dele, nós temos a nossa. Dou-lhe os parabéns, porque é um grande jogador e espero que tudo dê certo para ele. Hulk é Hulk e todos sabemos o que passou e o que nos deu. Vai ficar nas nossas memórias e na dos adeptos, mas já está noutro lugar e temos de contar é com os jogadores que temos aqui."

Defesa de aço
"Não tenho dúvidas de que todos os centrais do FC Porto são os melhores em Portugal. Não só eu, como o Otamendi, o Rolando, o Mangala… Não tenho dúvidas de que somos os melhores e temo-lo provado no decorrer dos anos, como a melhor defesa do campeonato. Sem dúvida que o FC Porto está bem servido com os defesas-centrais que tem."

Comparações ignoradas
"O Pepe é o Pepe e eu sou eu. Ele é um grande jogador e eu posso vir a ser um grande jogador, mas somos pessoas diferentes. No futebol há sempre comparações, mas acho que não temos nada a ver."

Fernando a melhor do mundo!
"O Fernando é, sem dúvida nenhuma, o melhor trinco que actua em Portugal e é um dos três melhores do mundo. Não tem melhor trinco que ele, pela segurança que nos passa no meio-campo. Teve algumas lesões recentemente, o que é normal no futebol, mas está pronto a ajudar a equipa e tem muitas condições de jogar, aqui e na selecção, que é também um dos objectivos dele. É um grande jogador, uma grande pessoa e um grande homem."

Maicon "Forever"?
"Graças a Deus estou num grande clube e tenho contrato até 2017. Pretendo cumprir esse contrato e, se Deus permitir, prolongá-lo, pois teria todo o orgulho e satisfação nisso. O futuro a Deus pertence e eu vou continuar a trabalhar, vou dar o meu máximo. Acho que ainda tenho muito que aprender, tenho muito para evoluir e vou trabalhar duro para isso. Tenho um orgulho imenso em vestir a camisola do FC Porto e espero dar continuidade e honrar esta camisola por um bom tempo."

Brasil2014 está quase…
"O meu objectivo sempre foi a selecção brasileira, este ano, no próximo ou no seguinte, vou sempre dar o meu melhor e trabalhar para que seja possível cumprir esse sonho. Estar no Mundial 2014 seria um orgulho imenso e vou dar o máximo para ter essa possibilidade. Não tive nenhum sinal nem nenhum contacto de Mano Menezes, mas só penso em trabalhar e fazer o melhor no meu clube, no FC Porto, e com o decorrer dos meses ou dos anos isso vai acontecer e eu vou lá chegar. É uma possibilidade muito grande."

Concentração está no Rio Ave, não no PSG
"O Ibrahimovic não me assusta. O PSG tem Ibrahimovic e nós temos uma grande equipa. Se estamos todos juntos, unidos, um jogador só não faz a diferença contra nós. Mas antes de pensarmos no PSG temos de pensar no Rio Ave. Temos de trabalhar concentrados e só depois nos focaremos no jogo da Liga dos Campeões. Ainda temos tempo para analisar o PSG."


in "fcp.pt"

EMPATE NA LUZ BATEU NA BARRA

O FC Porto Vitalis perdeu esta quarta-feira no pavilhão do Benfica, por 28-27, em encontro da terceira jornada do Andebol 1. O capitão Ricardo Moreira acertou na barra, a 15 segundos do fim, na conversão de um livre de sete metros que teria quase garantidamente valido o empate aos Dragões.

O encontro foi muito renhido (ao intervalo os Dragões perdiam por 17-16) e, ao longo da segunda parte, as equipas estiveram quase sempre empatadas ou separadas por apenas um golo. No FC Porto, notou-se a ausência de Tiago Rocha, o que enfraquece a segunda linha dos Dragões, que obteve apenas um golo. Por outro lado, o contra-ataque foi a grande arma dos azuis e brancos, que assim conseguiram nove tentos (90 por cento de eficácia).

A equipa de Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (8), Wilson Davyes (6), Daymaro Salina (2), Elias Nogueira (3), Ricardo Moreira (2) e Pedro Spínola. Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz (5), Filipe Mota (1) e Hugo Rosário.


in "fcp.pt"