quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Lisboa-Newcastle: 5600 kms a pedalar por Bobby Robson


A viagem de Robbie ElliottRobbie Elliott foi o Roberto Carlos de Gosforth para Sir Bobby Robson. Em 2001, o treinador permitiu o regresso do lateral ao seu Newcastle, um desejo de sempre concretizado por uma figura única no futebol mundial. Uma década mais tarde, Elliott devolve a gentileza ao volante de uma bicicleta, entre Lisboa e Newcastle, por 5.600 quilómetros.

Sir Bobby Robson perdeu uma longa batalha com o cancro em 2009. Robbie Elliott pendurara as chuteiras meses antes. Atualmente com 38 anos, o antigo lateral esquerdo decidiu retribuir o gesto do antigo treinador. Em outubro, estará em Portugal para iniciar a viagem de uma vida.

Lisboa-Porto-Barcelona-Eindhoven-Londres-Ipswich-Newcastle. 240 quilómetros por dia para percorrer todas as cidades em que Bobby Robson espalhou o seu charme ao longo da carreira como treinador. «O seu nome é dourado. Nunca ouvi ninguém criticar Bobby Robson. Era uma personagem única», recorda Elliott, em conversa com o Maisfutebol.

«No final do ano passado, decidi avançar para a minha fundação e fazer algo grande. Não podia pensar em algo que não fosse por Robson, com os lucros a reverterem para a sua fundação. Também perdi o meu pai para o cancro, é algo que está em todo o lado e importa combater», explica o atual especialista em performance desportiva das seleções jovens dos Estados Unidos.

«Tinha de fazer isto»

Robbie Elliott manteve a forma física ao longo dos anos mas não espera um desafio fácil. Aliás, a bicicleta é uma companhia relativamente nova para o ex-jogador. «O Phil Gray, especialista em triatlo, vai acompanhar-me nesta aventura. Mas só recomecei este ano a pedalar, não o fazia desde criança, não sei como vai ser. De qualquer forma, senti que tinha de fazer isto.»

«Nasci em Newcastle e cresci no clube. Tive de sair por quatro anos, contra a minha vontade (Bolton). Felizmente, quando Bobby Robson voltou para o Newcastle, deu-me a oportunidade de regressar a casa. Nunca vou esquecer o que fez por mim», salienta.

O antigo jogador iniciará a viagem a 17 de outubro, no Estádio de Alvalade. Sporting e F.C. Porto, clubes que Bobby Robson orientou em Portugal, surgem com naturalidade no roteiro. «Espero ser bem recebido pelas pessoas do Sporting e também ter pessoas do Porto à minha espera quando passar por lá. Sei que Bobby Robson deixou saudades em Portugal e que isso será lembrado.»

Robbie Elliott pernoitará perto de Ilhavo e chegará ao Porto a 18 de outubro. A meio da tarde, seguirá a caminho de Espanha. «O roteiro está a ser preparado para estarmos presentes em jogos do Barcelona, do PSV Eindhoven e, sobretudo, do Newcastle. Por isso, infelizmente, não será possível ir mais cedo para apanhar o Porto-Sporting. Seria um momento especial.»

A 11 de novembro, três semanas após o início da viagem, Elliott espera marcar presença no Newcastle-West Ham United. Será a meta de um percurso trilhado pelo génio de Sir Bobby Robson. 

Todas as receitas do BikeforBobby reverterão, através da Fundação Robbie Elliott, para a Fundação Bobby Robson e para a Breakthrough Breast Cancer. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: