terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mariano falha treino

MAIA "ACELERA" PARA CONVOCATÓRIA


O FC Porto treinou esta manhã no Olival e a principal novidade foi a ausência de Mariano González, que se juntou aos também lesionados Beto, Varela, Fernando e Cristian Rodríguez.
A ausência do argentino não interfere nos planos de André Villas-Boas para o jogo com o CSKA Sofia, pois o jogador não está inscrito nas provas europeias.
O treino, aberto 15 minutos à comunicação social, voltou a contar com a presença de Tiago Maia, guarda-redes sub-19, que deverá ser convocado devido à lesão de Beto e ao problema de Kieszek, que também não está inscrito na Liga Europa. 
in "record.pt"

Villas-Boas: «É uma questão de critério»

NÃO VÊ DIFERENÇAS ENTRE ELMANO E JORGE SOUSA


O técnico do FC Porto, André Villas-Boas, foi confrontado de novo sobre a arbitragem polémica do árbitro Elmano Santos no jogo dos dragões frente ao V. Setúbal mas desta feita recorreu à comparação com Jorge Sousa, que esteve no clássico com o Sporting.
"Não vejo diferença entre a arbitragem de Elmano Santos e a de Jorge Sousa, no jogo contra o Sporting. É uma questão de critério", disparou na conferência de impresa de análise ao jogo da Liga Europa com o CSKA Sofia.
Villas-Boas diz  também que a questão dos penáltis é "entretenimento" por parte do Benfica. O técnico azul e branco atira: "Se o Benfica quer acreditar nisso, que acredite".
Villas-Boas: «Já estamos apurados mas o objetivo é vencer»
TÉCNICO AMBICIOSO DIANTE DO CSKA
O treinador do FC Porto deu esta terça-feira uma conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o CSKA Sofia, a contar para a Liga Europa.
Assumindo que vai fazer alguma rotação, à imagem do que tem vindo a acontecer, André Villas-Boas quer vencer o último jogo da fase de grupos:
"Vamos continuar a fazer a gestão do plantel. Temos um plantel competitivo e todos o têm visto. Temos garantias e o nosso objetivo é vencer, apesar de já estarmos apurados."
O técnico, que começou por não querer repetir o que pensa sobre a competição, acabou, face à insistência dos jornalistas, por atirar:
"Já fizeram manchetes suficientes com aquilo que disse mas é quase uma segunda vida para algumas equipas. Não me parece justo. Podem chegar aos oitavos da Liga Europa equipas com 1 ou 3 pontos na Champions".
O treinador aproveitou a ocasião para agradecer os elogios de Jesualdo Ferreira, dizendo que os recebe de "braços abertos" e sublinhando o papel do Professor nesta série de jogos sem que os dragões conhecessem o sabor da derrota.
in "record.pt"

Villas-Boas chama Maia para receção ao CSKA

SOUZA E FUCILE REGRESSAM À LISTA



André Villas-Boas divulgou os convocados para a receção ao CSKA Sofia a contar para a última jornada da Liga Europa, na próxima quarta-feira.
As novidades na convocatória prendem-se com os regressos de Souza e Fucile e com a estreia do guarda-redes dos júniores, Maia.
Em relação ao último jogo com o Juventude de Évora, referente à Taça de Portugal, deixam a lista os laterais Emídio Rafael e Sapunaru e também o guarda-redes polaco Kieszek.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Maia;
Defesas: Fucile, Maicon, Sereno, Otamendi e Alvaro Pereira;
Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Castro, Souza e Ruben Micael;
Avançados: Falcão, Hulk, Walter, Ukra e James Rodríguez.
in "record.pt"

Jesualdo: "O André está a fazer um bom trabalho"

Com o triunfo sobre o Juventude de Évora, no sábado, o FC Porto atingiu os 34 jogos sem derrotas, batendo o anterior recorde de invencibilidade do clube que pertencia a José Mourinho. Na conferência de Imprensa que se seguiu ao jogo, André Villas-Boas manifestou o seu orgulho pela marca alcançada, mas também fez questão de partilhar o mérito pela mesma com Jesualdo Ferreira, seu antecessor no cargo de treinador principal. Dos 34 jogos sem derrotas que o FC Porto regista actualmente, dez tiveram a assinatura do treinador tricampeão nacional pelos portistas. Actualmente ao serviço do Panathinaikos da Grécia, onde o objectivo é a revalidação do título de campeão, Jesualdo Ferreira aceitou o convite de O JOGO para comentar o recorde e devolveu os cumprimentos ao actual treinador do FC Porto. "O André está a fazer um bom trabalho", referiu, sublinhando que "chegar aos 34 jogos sem derrotas é sempre um facto digno de registo em qualquer clube que disputa competições ao mais alto nível". Ainda assim, o ex-treinador do FC Porto recusa falar em surpresa. "É uma boa marca, mas não é exactamente uma surpresa porque é perfeitamente possível de alcançar, o que não significa que seja fácil. São muitos jogos, muitas coisas que podem correr mal e muitas outras que se decidem em detalhes que escapam ao controlo do treinador", explicou.

Na última época, escapou ao controlo de Jesualdo Ferreira a ausência prolongada de Hulk e Sapunaru, dois jogadores que se têm assumido como fundamentais no esquema de Villas-Boas. Ainda assim, o antigo treinador do FC Porto acredita que não foi a perda directa dessas peças que mais afectou a equipa. "Mais importante do que perder o Hulk e o Sapunaru foi o estado de espírito que esse processo criou na equipa, a perturbação que toda a polémica gerou". De resto, para Jesualdo Ferreira, também é diferente "disputar o campeonato com o Benfica deste ano ou com o Benfica do ano passado". "O facto é que o FC Porto ganhou os jogos que se esperava que ganhasse. O mesmo não aconteceu com o Benfica e isso garantiu alguma tranquilidade ao André Villas-Boas para trabalhar à vontade", analisou. Um à-vontade que Jesualdo Ferreira acredita não sofrerá grandes abalos até ao final da temporada. "O FC Porto tem uma vantagem confortável e é, sem dúvida, o principal candidato ao título."

"Champions? Parece fácil..."

Ao longo dos quatro anos que passou no FC Porto, Jesualdo Ferreira dirigiu a equipa noutras tantas campanhas na Liga dos Campeões. Em duas delas, o FC Porto garantiu o primeiro lugar durante a fase de grupos, numa atingiu os quartos-de-final e nunca falhou o apuramento para os oitavos. Perante o afastamento dos dois representantes portugueses na edição deste ano da principal prova de clubes, Jesualdo Ferreira recorda as críticas de que foi alvo no FC Porto. "Parece fácil, mas não é", começou por sublinhar. "Aquilo que fizemos enquanto estive no FC Porto na competição que junta os clubes mais poderosos do mundo fala por si. Analisem as classificações, os resultados que conseguimos e até o dinheiro que ganhámos. Vejam as equipas que defrontámos, as condições em que conseguimos vencer e depois digam qualquer coisa. Perdemos quase sempre frente a equipas inglesas com orçamentos várias vezes superiores ao do FC Porto e fomos batidos de forma inglória pelo Schalke 04 nas grandes penalidades. Mas tivemos sempre participações positivas."
O Panathinaikos também não foi feliz na sua participação na Champions esta época. Os gregos ficaram em último lugar no Grupo D, mas Jesualdo Ferreira só orientou dois jogos, frente ao Barcelona e ao Copenhaga...

Espanha e Grécia depois da saída do Dragão

Houve, entre quem não o conhece, quem admitisse que Jesualdo Ferreira pudesse colocar um ponto final na carreira de treinador depois de encerrado o seu ciclo no FC Porto. Nada disso. O treinador que se sagrou tricampeão pelo FC Porto começou a trabalhar logo no Verão, assumindo a responsabilidade pela renovação do projecto futebolístico do Málaga. Alguns maus resultados e a impaciência dos responsáveis pelo clube espanhol levaram ao encerramento dessa via. Pouco tempo depois, o técnico português assumiu o comando do Panathinaikos e o objectivo é revalidar o título de campeão do clube grego

in "ojogo.pt"

Quique pensa em Falcao

Falcao tem mais um clube interessado na sua contratação, o Atlético de Madrid. A notícia foi avançada ontem e adianta o nome do avançado do FC Porto como possível substituto de Diego Forlán, que se prepara para abandonar o clube da capital espanhola no final da presente temporada. Na lista de potenciais alvos da formação orientado por Quique Flores surge mais um nome bem conhecido dos portistas, o argentino Lisandro López, que também já terá demonstrado a sua intenção de abandonar o Lyon. Osvaldo, do Espanhol de Barcelona, completa a lista. No entanto, a mesma notícia revela que a contratação do tal avançado só acontecerá na próxima temporada, sendo ainda anunciado que o preço a pagar por Falcao rondaria os 20 milhões de euros, um "valor aceitável" para o Atlético de Madrid, que "conta encaixar uma boa quantia" com a venda de Diego Forlán. Recorde-se que o nome do colombiano foi associado, nos últimos tempos, a clubes como o Bayern de Munique ou Milan.

in "ojogo.pt"

"Não tenho dúvidas de que James vai agarrar um lugar no onze"

Do outro lado do telefone, a reacção mais natural do mundo: James já está a fazer das suas em Portugal? Eduardo Lara não o disse assim, porque o cargo de seleccionador de sub-20 exige alguma diplomacia, mas não ficou nada surpreendido com os ecos de entusiasmo dos adeptos portistas. "Fico muito contente que lhe tenha sido dada a oportunidade de jogar como titular e que tenha mostrado um bom rendimento. Não vai demorar a comprovar todo o potencial que tem, como fez no Banfield. Chegou novo ao futebol europeu, e logo a uma equipa importante que já estava estruturada. Mas, não tenho dúvidas de que vai agarrar logo um lugar no onze", disse Lara a O JOGO. "É um grande jogador e uma excelente pessoa. Ter minutos de jogo é importante para ele, mas também para a nossa selecção, porque é um elemento importante". Aliás, para além de confessar ser provável chamá-lo para o sul-americano de Janeiro, Lara admitiu ainda como lógica a presença de James no Mundial de sub-20. "Tem muitas hipóteses, obviamente. Apesar de ter apenas 19 anos, a experiência acumulada na Argentina e em Portugal pode fazer a diferença", rematou o seleccionador.



Está a aprender a jogar nas alas

James é mais 10 do que extremo? A pergunta não é nova e, a dada altura, chegou até a ser mencionada como razão objectiva para a escassa utilização nestes primeiros meses de FC Porto. Com um esquema formatado para o 4x3x3, André Villas-Boas terá encontrado algumas dificuldades em encaixar James nessa estrutura, preferindo esperar pelo amadurecimento táctico. Seja esta ou não a razão de fundo, a verdade é que Eduardo Lara confirma que James tem tendência a preferir jogar pelo meio. "Desde miúdo, habituamo-nos a vê-lo jogar por dentro, mas cresceu muito. Com sacrifício e com o bom trabalho de Júlio César Falcioni, no Banfield, aprendeu a movimentar-se pelas alas, não se preocupando apenas em criar jogo como se fosse um médio de ataque, um 10, mas ajudando também na recuperação de bola e na ocupação de espaços de acordo com as necessidades da equipa", diz. O talento, esse, mantém-se intocável. "É excelente no passe, no domínio de bola e no remate potente e bem direccionado", sublinha Lara. "Triunfou na Argentina e triunfará também na Europa. É um rapaz com personalidade, ainda que às vezes pareça muito calado. É também autoconfiante. Sei que está entusiasmado e com muita vontade de ser titular no FC Porto e isso pode gerar a ansiedade de querer mostrar tudo em cinco minutos quando lhe dão uma oportunidade. O melhor conselho que lhe posso dar é que dispute os jogos com calma, sem pressões, porque talento tem de sobra." Eduardo Lara aproveitou ainda o contacto com O JOGO para garantir que está atento ao que James tem feito em Portugal. "Sigo-o de perto..."

Dragões podem ficar sem ele em... Janeiro

A Colômbia, como país organizador, já está apurada para o Mundial de sub-20 (disputa-se entre 29 de Julho e 20 de Agosto de 2011), mas não está dispensada do campeonato sul-americano, onde se jogam outras quatro vagas para a competição. A O JOGO, Eduardo Lara garantiu que James é um forte candidato a figurar nos convocados para a competição que servirá de ensaio ao Mundial. "É lógico que o tenho em conta para o sul-americano que vamos disputar no Peru em Janeiro", disse. A ser assim, o FC Porto pode ficar sem ele cerca de um mês, dependendo do que fizer a Colômbia. A competição arranca a 16 de Janeiro e termina a 12 de Fevereiro, mas os jogadores têm de chegar à concentração uns dias antes.

in "ojogo.pt"

Prediguer desmente rescisão com Cruzeiro

MÉDIO AINDA NÃO JOGOU NO CLUBE


O trinco Prediguer desmentiu, esta segunda-feira, ter rescindido com o Cruzeiro. O argentino está emprestado ao clube brasileiro pelo FC Porto mas não foi opção na passada temporada.
"Não sei de onde saiu essa informação. Eu não disse absolutamente nada e quero deixar claro que não tenho nada a ver com o que foi publicado. O meu contrato com o Cruzeiro vai até Junho de 2011 e tenho que apresentar-me para a pré-temporada a 5 de Janeiro", referiu Prediguer em relação às notícias que davam conta da sua rescisão com o clube de Belo-Horizonte.
in "record.pt"

Fama e proveito

PREJUÍZOS FACE À CHAMPIONS SÃO TREMENDOS



Valorizar ativos, negociar direitos televisivos e conseguir boas receitas de bilheteira nos jogos no Dragão é o caminho para tapar o fosso resultante da ausência na Liga dos Campeões. Basta olhar para o acumulado atual para notar as diferenças: o FC Porto encaixou 1,6 milhões de euros no mesmo período em que o Sp. Braga superou os 13 milhões!
Na época em que apresentou o maior orçamento da história do futebol português, a SAD azul e branca olha mais para os títulos e menos para o dinheiro. A esse nível, a Liga Europa pode revelar-se compensadora, sustentam quatro agentes FIFA ouvidos pelo nosso jornal.
Falcão é o melhor marcador da prova e o seu hat-trick em Viena não passou despercebido, mas tanto o colombiano como Hulk, que fez uma exibição portentosa em Istambul, têm tudo a ganhar com novos avanços na prova em que o FC Porto se assume como candidato a vencer.
Aliás, o comportamento do Incrível denuncia bem a importância que atribui à visibilidade internacional, não tendo passado despercebido o seu enfado pelas substituições diante de Rapid Viena, CSKA Sofia e Besiktas.
Dublin
Chegar à final é a forma de contornar, através da fama, as quebras no proveito que resultam da ausência da Champions, a verdadeira prova dos milhões do panorama europeu. Com um percurso incólume até este ponto, resta avaliar que grau de competitividade exibirá o dragão na fase a eliminar, que vai apresentar adversários de outra nomeada, os ideais para promover jogadores e encher o estádio.
Aqui levantam-se também outras questões. É que Villas-Boas tem sido capaz de gerir o grupo com vista a várias frentes, usando recursos mais abrangentes na Europa, onde Ruben Micael e Rodríguez, por exemplo, têm gozado de oportunidades que escasseiam no campeonato. Varela, por outro lado, tem uma utilização residual na Europa, onde também Belluschi e Moutinho têm alternado no onze.
É muito cedo para antecipar a gestão que o técnico fará daqui a uns meses, mas parece evidente que o investimento portista passa pela conquista de títulos que, por um lado, garantam o regresso à Liga dos Campeões e, por outro, permitam que este grupo entre na história do clube e ganhe ainda maior projeção na montra internacional.
O próprio Villas-Boas, naturalmente, ambiciona dar um enorme empurrão à sua carreira. O destaque que tem merecido carece de títulos, como o próprio vem realçando.
in "record.pt"

Maia será chamado

GRANDE NOVIDADE NOS CONVOCADOS


Maia vai ser a grande novidade nos convocados de André Villas-Boas para o jogo de amanhã, frente ao CSKA Sofia. O guarda-redes dos Sub-19 portistas já se treinou, ontem, com a equipa principal e, hoje, vai ver o seu nome inscrito na lista que o treinador vai divulgar.
A chamada de Maia, refira-se, é praticamente obrigatória, na medida em que Beto continua lesionado – ontem fez apenas tratamento à sua rotura nos gémeos da perna direita – e Kieszek nem sequer está inscrito na Liga Europa. Assim sendo, Helton será o titular, ficando o jovem guarda-redes como reserva, no banco de suplentes.
Aos 18 anos, Maia estreia-se desta forma nos convocados da equipa principal e logo numa competição europeia. Tendo dado os primeiros passos no futebol como defesa-central, cedo percebeu que tinha mais jeito para a baliza e inscreveu-se nas escolinhas da sua maior referência, no caso, Vítor Baia. Passados 6 meses recebeu um convite para treinar-se no FC Porto, tendo começado a competir nos Sub-15. Agora, apesar de ter apenas 18 anos, já representa os Sub-19, sendo o guarda-redes titular da equipa. Isto apesar de ter a concorrência de Samir Badr, um norte-americano que até fez a pré-época com a equipa principal...
in "record.pt"

Santana continua em equação

EMPRESÁRIO ADMITE DRAGÃO COMO HIPÓTESE


O argentino Mario Santana é uma possibilidade a ter em conta para o reforço da equipa na próxima época, mas as negociações com vista à sua aquisição a custo zero só podem avançar em janeiro. Daí que todas as partes joguem à defesa nos comentários, ficando apenas claro que o futuro do ala-direito já não passará por Florença.
Isso mesmo nos disse Marcelo Serafini, agente mandatado para o representar na Europa. “A possibilidade FC Porto existe, mas nesta fase surge mais como especulação. Não há nada de oficial. Aliás, nem poderia haver se a intenção passar por uma contratação a custo zero, aproveitando o termo do seu contrato”, afirmou este empresário.
Santana, de 28 anos, tem voltado às opções do conjunto viola e até marcou um golo na última jornada (derrota com a Udinese), mas é ponto assente que está de saída e a Fiorentina até tentará aproveitar a janela de transferências de janeiro.
“A intenção deles passa por aí, na perspetiva de ainda fazer algum encaixe com o jogador. Existem contactos, naturalmente, mas ainda estamos a avaliar. Não é provável que venha a sair já no próximo mês”, indicou Marcelo Serafini.
O perfil de Santana não se enquadra propriamente na política de contratações da SAD, mas não há regra sem exceção. Internacional e experiente, é uma solução a ter em conta para as alas ofensivas, que podem sofrer grandes alterações na próxima temporada. Hulk tem muito mercado, Rodríguez é para negociar e Mariano González está de saída. Face a este quadro, as abordagens ao mercado privilegiam esta posição, pelo que o nome de Santana é apenas um dos que está a ser tido em conta.
in "record.pt"

F. C. Porto: Falcao pode igualar recorde de Lisandro


Lisandro López deixou saudades no F. C. Porto, mas hoje o dianteiro do Lyon já caiu no esquecimento. Graças a Falcao. Em época e meia no Dragão, o avançado colombiano soma 12 golos nas competições europeias. Está a um, apenas a um, de igualar o argentino.

Quando se olha para o plantel do F. C. Porto, há um nome que não passa despercebido a ninguém. Radamel Falcao é um caso sério de eficácia na hora da finalização, um ponta-de-lança com créditos confirmados, o terror dos defesas. Soma oito golos na Liga Europa (um no play-off, sete na fase de grupos), é o melhor da prova e pode dobrar mais uma barreira no jogo de amanhã diante do CSKA de Sofia (20.05 horas, SIC), no encerramento do grupo L, no qual a equipa azul e branca já tem o apuramento garantido.

Basta-lhe um golo para igualar o registo portista de Lisandro López nas competições europeias. O avançado argentino marcou 13 golos com a camisola azul e branca, mais precisamente na Liga dos Campeões. Precisou de quatro épocas para consegui-lo, numa prova de exigências elevadas. Mas, em temporada e meia, Radamel Falcao soma 12 golos (quatro na Champions e oito na Liga Europa).

Hat-trick para a história

O colombiano abriu a contagem na época passada, na vitória frente ao Atlético de Madrid (2-0) e na última jornada europeia colocou a cereja no topo do bolo, com um hat-trick ao Áustria de Viena (3-1). Igualou Cubillas, Duda, Juary e Hulk, outros portistas que marcaram três golos num jogo internacional, diante do Avenir Beggen, Manchester United, Barcelona e Genk, respectivamente.

Radamel Falcao está muito bem lançado, a sete golos de igualar Fernando Gomes e Mário Jardel, duas referências na história do F. C. Porto. Ambos têm o recorde de golos marcados nas competições internacionais, somam 19 remates certeiros e uma mão-cheia de noites gloriosas. É essa a meta de El Tigre.

Craque visita IPO do Porto

Hoje, o jogador também será notícia, mas por outros motivos. Vai visitar, às 12.30 horas, o serviço de pediatria do IPO do Porto e proporcionar um dia diferente às crianças. Falcao não se limita, apenas, a marcar golos dentro do campo....

in "jn.pt"

Helton tocou bateria na Casa da Música



Noite inesquecível para Helton, o dono da baliza do F. C. Porto e... um verdadeiro artista de palco. Por hora e meia, o guardião esqueceu as luvas e concentrou-se apenas nas baquetas com que definiu o ritmo da bateria durante o concerto de apresentação, que decorreu na sala Suggia, o principal espaço da Casa da Música, no Porto, do novo CD do grupo Ministério Shalom.

Na plateia, mais de 500 convidados, com ligações à música e ao desporto, entres eles a maioria dos jogadores que compõe o plantel dos dragões, tendo-se também notado a presença do treinador André Villas-Boas e do presidente Pinto da Costa, que mantiveram uma conversa animada antes do concerto.
O espectáculo, organizado pela H1 Produções & Eventos, foi gravado integralmente para posterior edição em DVD. Foram escutados 14 temas, todos eles de cariz gospel e com profunda ligação religiosa, ou não fosse a banda do guardião formada por alguns praticantes da Igreja Pentecostal Shalom, de Canidelo, Vila Nova de Gaia.

Depois da abertura, a cargo da dupla Pedro e Alexandra, o Ministério Shalom subiu ao palco, com Helton a iniciar a actuação de forma discreta, mas tranquila, à semelhança do que demonstra nas quatro linhas, onde prefere a eficácia à espectacularidade, tendo ao longo do concerto, que foi arrancando imensos aplausos do público, demonstrado maior ritmo e à-vontade, deixando escapar os seus característicos largos sorrisos, tendo, em determinadas faixas, emprestado a sua voz ao restante elenco, composto por Thais Reges, Tamara Maia, Mena Maia, Mário Rui, Tato Barcellos, Sónia Silva, Sheila Maia, Roberth William, Coswilliam e Allisson Bass.

O evento teve ainda um cariz solidário, com Helton a ser chamado a entregar um cheque de mil euros, doado pela empresa Cavalinho à Fundação Mamã Cegonha, que ajuda crianças desfavorecidas. "Há muita gente que não tem nada para comer e é importante ajudar e passar uma mensagem de paz, amor e alegria", disse o guardião, um verdadeiro anjo sorridente, tantas as causas solidárias em que está envolvido quase sempre nos bastidores.

Mulher de Falcao encantou

Um dos principais momentos da noite aconteceu logo na terceira música, intitulada "Não quero viver pra mim mesmo", que contou com a participação especial de Lorelei Dahiana, a mulher do avançado colombiano Falcao. Uma actuação curta, mas que agarrou a plateia, tamanha a garra e a força com que a cantora interpretou a canção.

in "jn.pt"

FC Porto foi o único a quebrar domínio dos cinco grandes campeonatos na Champions

Uma das razões para alguns clubes estarem a tentar mudar a forma como a UEFA distribui os valores dos direitos televisivos é o fosso, cada vez maior, entre as grandes equipas europeias e as restantes. Emanuel de Medeiros, director executivo da Associação Europeia de Ligas de Futebol Profissional (EPFL), afirma que o “predomínio dos cinco grandes campeonatos, chamados de big five, é incontestável”, a ponto de “ser cada vez mais previsível o nome do vencedor”.

O predomínio das equipas de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França verifica-se, desde logo, na distribuição de vagas na fase de grupos da Liga dos Campeões. “Dos 22 clubes com entrada directa, 13, ou seja, 59 por cento, são filiados nas big five”, aponta Emanuel de Medeiros, acrescentando que “80 por cento dos que passaram a fase de grupos nos últimos três anos eram de uma destas ligas”.

Na última década, aliás, acentuou-se o domínio das equipas dos cinco grandes campeonatos. O FC Porto foi o único finalista (e vencedor) da Liga dos Campeões que não era oriundo de uma dessas ligas. “E nas últimas três épocas, com excepção dos big five, nenhum outro clube disputou meias-finais ou finais da Liga dos Campeões”, acrescenta Emanuel de Medeiros.

Na história conjunta da Taça dos Campeões Europeus e Liga dos Campeões, 42 das 55 edições (76 por cento) foram ganhas por clubes dos cinco “grandes”. As outras 13 (incluindo quatro de Portugal e seis da Holanda) foram vencidas por clubes de outros campeonatos. Desde 92-93, quando foi criada uma fase de grupos e a competição passou a ser designada como Liga dos Campeões, o domínio dos “grandes” acentuou-se. Apenas duas das 18 edições (Ajax em 1995 e FC Porto em 2004) foram ganhas por clubes de fora desses campeonatos, que garantiram 89 por cento dos triunfos.

Na Taça UEFA/Liga Europa , o domínio não é tão avassalador, mas é igualmente considerável. “Cinquenta por cento dos vencedores da última década são das big five”, aponta Emanuel de Medeiros.


in "pubglico.pt"

At. Mineiro confirma permanência de Kléber


O presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, clube “proprietário” do jogador emprestado ao Marítimo, garante que o avançado fica na Madeira depois de muita especulação.
“Não há qualquer possibilidade. O Kléber vai ficar até final da temporada no Marítimo”, disse o presidente, em declarações prestadas à Antena 1.
O presidente declarou esta afirmação no âmbito da especulação, que surgiu no verão passado, na possível transferência de Kléber para o FC Porto, depois de falhado o acordo com o Marítimo.
“Não existe pré-acordo com o FC Porto”, atirou.
in "sapodesporto.pt"

F.C. Porto: treinador do San Lorenzo não conta com Benítez

Lateral esquerdo tem contrato com os dragões até 2012



Nélson Benítez terá de encontrar um novo rumo para o seu futuro, segundo a imprensa argentina. O San Lorenzo, clube que recebera o lateral por empréstimo do F.C. Porto, não vai accionar a cláusula de opção para contratar o jogador em definitivo.

Ramón Diáz vai continuar no comando técnico do San Lorenzo e já falou com seis elementos com quem não conta para 2011. Entre eles, Benítez. O esquerdino foi contratado pelos dragões em 2008 e assinou um contrato válido por quatro temporadas.

O F.C. Porto pagou cerca de 1 milhão de euros por metade do passe do jogador. Com pouco espaço no Dragão, o lateral ainda foi cedido ao Leixões, sem convencer. Em Janeiro, o clube portista oficializou o empréstimo ao San Lorenzo, válido por um ano. 

Nesta altura, portanto, o emblema argentino poderia accionar a cláusula de compra, a troco de 1,5 milhões de euros. Garantida a continuidade do treinador Ramon Diáz, Benítez ficou sem espaço no clube.


in "maisfutebol.iol.pt"

Clayton e Pena: reunidos no primeiro clube parlamentarista do Brasil

Ex-colegas no F.C. Porto, avançados são reforços do Serrano SC


O telefone tocou e afugentou o ócio de Clayton. Do outro lado da linha estava Pena, um velho amigo dos tempos gloriosos do F.C. Porto. Cinco meses de férias entorpeceram as pernas, preguiçaram os sentidos, mas não sossegaram a paixão pelo futebol. O convite soou irresistível: voltar a juntar o pé esquerdo de um à sofreguidão de golos do outro.

«Vamos fazer dupla no ataque do Serrano SC», explica Clayton aoMaisfutebol, numa pausa na primeira semana de estágio. Aos 35 anos, menos um do que Pena, o ex-jogador de Porto e Sporting sente-se um menino. «Foi o Pena que armou isso tudo. Eu não vivo longe de Vitória da Conquista [cidade do Serrano] e ele convenceu-me a vir. O projecto é fantástico.»


É no calor termal de Iguaçu que Clayton e Pena se reabituam ao esforço. Os músculos doem, o cansaço é uma ditadura sem porta de saída e o entusiasmo uma espécie de sopro revolucionário. Há nestes trintões uma réstia de infantilidade luminosa. A bola ainda saltita no pátio das suas almas. 



«Fizemos o primeiro amigável da pré-época há algumas horas, vencemos 2-1 e eu fiz um golo. Está a ser duro mas, só de ver a bola na baliza, tudo passa», conta Pena. «Está no nosso sangue, não é possível fugir», acrescenta o colega. 



«Estou perto de casa e este projecto é um regresso ao ponto de partida. Encontrámos um clube apostado em fazer uma gestão moderna, repleto de jovens talentosos e que tem em mente ser campeão baiano em 2011. Eu e o Pena seremos os mais experientes na equipa e teremos responsabilidades acrescidas. Vamos fazer muita coisa boa!»



«Tudo parece fácil para o Clayton e o Pena»



António Cabral Filho é um dos principais elementos «do primeiro clube parlamentarista do Brasil». Isso mesmo. No Serrano SC não há presidente, nem vices. O Conselho Deliberativo tem sete elementos na sua cúpula e são eles os responsáveis pela gestão da colectividade. 



As apostas em Clayton e Pena, como nos conta o dirigente, são as principais manobras na prossecução de duas intenções: «voltar a encher o Estádio Lomantão com 15 mil pessoas e ser pela primeira vez campeão estadual», conta ao nosso jornal. 



«Há uma ligação muito forte entre ambos. É uma maravilha ter dois jogadores com a qualidade do Clayton e do Pena. Eu vejo os treinos e até parece que brincam a bola. Tudo parece fácil para esses dois.»



A cidade de Vitória da Conquista fica 500 kms a sul de Salvador da Bahía. Tem 300 mil habitantes e é terceira maior cidade do estado. Curiosamente, ou talvez não, foi fundada em 1783 por João Gonçalves da Costa, um português sertanista natural de Chaves. 



A partir do dia 16 de Janeiro, Clayton e Pena reeditam uma parceria cuja génese remonta a 2000. Na época 2000/01, Clayton fez 16 jogos e quatro golos pelo F.C. Porto no campeonato; em 2001/02 elevou a fasquia para 23 presenças e cinco golos.



Pena entrou com tudo e com 22 golos (em 29 jogos) foi Bola de Prata na sua primeira época em Portugal. Depois marcou seis vezes em 24 participações e acabou por sair para o Estrasburgo. 

in "maisfutebol.iol.pt"


James quer clarificar o futuro

Depois do jogo com o Juventude de Évora, André Villas Boas teceu rasgados elogios a James Rodriguez e disse que contava que o jogador permanecesse no Dragão. O empresário do colombiano, no entanto, pretende uma clarificação sobre o futuro. 

«Dentro de 15 dias vamos falar das coisas, fazer o ponto da situação e procurar a melhor solução para todos. Ao FC Porto interessa que o James continue o seu processo de maturação, mas para o jogador é difícil jogar tão pouco depois de ter sido figura e o melhor goleador na Taça dos Libertadores da América. Não quero dizer que o James não queira ficar no FC Porto, mas a parte desportiva tem de prevalecer», explicou Silvio Sandri, em declarações prestadas àAntena 1.

O jogador custou 5,1 milhões de euros aos azuis-e-brancos e só agora se estreou a titular. Antes, já se falava da possibilidade de vir a ser emprestado, hipótese que o próprio empresário confirma existir: «A nossa preocupação é que o James não sofra um retrocesso na progressão e que possa jogar mais. Por isso, está a chegar a altura de falar com o FC Porto para perceber se fica ou se pode vir a ser emprestado.»


in "abola.pt"

Jesualdo Ferreira elogia Villas Boas

34 jogos sem perder é obra, mas não garante títulos. Villas Boas segue o caminho que Jesualdo Ferreira começou a trilhar. O professor elogia o sucessor. 

Com um início avassalador e, de certo modo, surpreendente, André Villas Boas soube dar continuidade ao conjunto de resultados iniciado por Jesualdo Ferreira. Da Grécia, onde orienta agora o líder da classificação, o Panathinaikos, vem o elogio do professor. «Trinta e quatro jogos sem perder é, realmente, fantástico e atesta a qualidade da equipa e também do seu treinador. É sinal que tem feito bom trabalho», comenta a A BOLA o técnico que deixou ao seu sucessor uma herança de triunfos e títulos.

A expressividade de vitórias é marcante, mas não deixa Jesualdo Ferreira de boca aberta. «É o reflexo da política do FC Porto, uma política de continuidade, com nomes novos no plantel mas também com apostas que têm sido feitas gradualmente», analisa ainda, satisfeito, naturalmente, por ver o seu nome numa das bonitas páginas do clube azul-e-branco. Como disse algumas vezes, quem chega ao FC Porto arrisca-se a vencer, a conquistar títulos e a somar recordes. E este não é apenas mais um.


in "abola.pt"