terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Não tenho dúvidas de que James vai agarrar um lugar no onze"

Do outro lado do telefone, a reacção mais natural do mundo: James já está a fazer das suas em Portugal? Eduardo Lara não o disse assim, porque o cargo de seleccionador de sub-20 exige alguma diplomacia, mas não ficou nada surpreendido com os ecos de entusiasmo dos adeptos portistas. "Fico muito contente que lhe tenha sido dada a oportunidade de jogar como titular e que tenha mostrado um bom rendimento. Não vai demorar a comprovar todo o potencial que tem, como fez no Banfield. Chegou novo ao futebol europeu, e logo a uma equipa importante que já estava estruturada. Mas, não tenho dúvidas de que vai agarrar logo um lugar no onze", disse Lara a O JOGO. "É um grande jogador e uma excelente pessoa. Ter minutos de jogo é importante para ele, mas também para a nossa selecção, porque é um elemento importante". Aliás, para além de confessar ser provável chamá-lo para o sul-americano de Janeiro, Lara admitiu ainda como lógica a presença de James no Mundial de sub-20. "Tem muitas hipóteses, obviamente. Apesar de ter apenas 19 anos, a experiência acumulada na Argentina e em Portugal pode fazer a diferença", rematou o seleccionador.



Está a aprender a jogar nas alas

James é mais 10 do que extremo? A pergunta não é nova e, a dada altura, chegou até a ser mencionada como razão objectiva para a escassa utilização nestes primeiros meses de FC Porto. Com um esquema formatado para o 4x3x3, André Villas-Boas terá encontrado algumas dificuldades em encaixar James nessa estrutura, preferindo esperar pelo amadurecimento táctico. Seja esta ou não a razão de fundo, a verdade é que Eduardo Lara confirma que James tem tendência a preferir jogar pelo meio. "Desde miúdo, habituamo-nos a vê-lo jogar por dentro, mas cresceu muito. Com sacrifício e com o bom trabalho de Júlio César Falcioni, no Banfield, aprendeu a movimentar-se pelas alas, não se preocupando apenas em criar jogo como se fosse um médio de ataque, um 10, mas ajudando também na recuperação de bola e na ocupação de espaços de acordo com as necessidades da equipa", diz. O talento, esse, mantém-se intocável. "É excelente no passe, no domínio de bola e no remate potente e bem direccionado", sublinha Lara. "Triunfou na Argentina e triunfará também na Europa. É um rapaz com personalidade, ainda que às vezes pareça muito calado. É também autoconfiante. Sei que está entusiasmado e com muita vontade de ser titular no FC Porto e isso pode gerar a ansiedade de querer mostrar tudo em cinco minutos quando lhe dão uma oportunidade. O melhor conselho que lhe posso dar é que dispute os jogos com calma, sem pressões, porque talento tem de sobra." Eduardo Lara aproveitou ainda o contacto com O JOGO para garantir que está atento ao que James tem feito em Portugal. "Sigo-o de perto..."

Dragões podem ficar sem ele em... Janeiro

A Colômbia, como país organizador, já está apurada para o Mundial de sub-20 (disputa-se entre 29 de Julho e 20 de Agosto de 2011), mas não está dispensada do campeonato sul-americano, onde se jogam outras quatro vagas para a competição. A O JOGO, Eduardo Lara garantiu que James é um forte candidato a figurar nos convocados para a competição que servirá de ensaio ao Mundial. "É lógico que o tenho em conta para o sul-americano que vamos disputar no Peru em Janeiro", disse. A ser assim, o FC Porto pode ficar sem ele cerca de um mês, dependendo do que fizer a Colômbia. A competição arranca a 16 de Janeiro e termina a 12 de Fevereiro, mas os jogadores têm de chegar à concentração uns dias antes.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: