terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jesualdo: "O André está a fazer um bom trabalho"

Com o triunfo sobre o Juventude de Évora, no sábado, o FC Porto atingiu os 34 jogos sem derrotas, batendo o anterior recorde de invencibilidade do clube que pertencia a José Mourinho. Na conferência de Imprensa que se seguiu ao jogo, André Villas-Boas manifestou o seu orgulho pela marca alcançada, mas também fez questão de partilhar o mérito pela mesma com Jesualdo Ferreira, seu antecessor no cargo de treinador principal. Dos 34 jogos sem derrotas que o FC Porto regista actualmente, dez tiveram a assinatura do treinador tricampeão nacional pelos portistas. Actualmente ao serviço do Panathinaikos da Grécia, onde o objectivo é a revalidação do título de campeão, Jesualdo Ferreira aceitou o convite de O JOGO para comentar o recorde e devolveu os cumprimentos ao actual treinador do FC Porto. "O André está a fazer um bom trabalho", referiu, sublinhando que "chegar aos 34 jogos sem derrotas é sempre um facto digno de registo em qualquer clube que disputa competições ao mais alto nível". Ainda assim, o ex-treinador do FC Porto recusa falar em surpresa. "É uma boa marca, mas não é exactamente uma surpresa porque é perfeitamente possível de alcançar, o que não significa que seja fácil. São muitos jogos, muitas coisas que podem correr mal e muitas outras que se decidem em detalhes que escapam ao controlo do treinador", explicou.

Na última época, escapou ao controlo de Jesualdo Ferreira a ausência prolongada de Hulk e Sapunaru, dois jogadores que se têm assumido como fundamentais no esquema de Villas-Boas. Ainda assim, o antigo treinador do FC Porto acredita que não foi a perda directa dessas peças que mais afectou a equipa. "Mais importante do que perder o Hulk e o Sapunaru foi o estado de espírito que esse processo criou na equipa, a perturbação que toda a polémica gerou". De resto, para Jesualdo Ferreira, também é diferente "disputar o campeonato com o Benfica deste ano ou com o Benfica do ano passado". "O facto é que o FC Porto ganhou os jogos que se esperava que ganhasse. O mesmo não aconteceu com o Benfica e isso garantiu alguma tranquilidade ao André Villas-Boas para trabalhar à vontade", analisou. Um à-vontade que Jesualdo Ferreira acredita não sofrerá grandes abalos até ao final da temporada. "O FC Porto tem uma vantagem confortável e é, sem dúvida, o principal candidato ao título."

"Champions? Parece fácil..."

Ao longo dos quatro anos que passou no FC Porto, Jesualdo Ferreira dirigiu a equipa noutras tantas campanhas na Liga dos Campeões. Em duas delas, o FC Porto garantiu o primeiro lugar durante a fase de grupos, numa atingiu os quartos-de-final e nunca falhou o apuramento para os oitavos. Perante o afastamento dos dois representantes portugueses na edição deste ano da principal prova de clubes, Jesualdo Ferreira recorda as críticas de que foi alvo no FC Porto. "Parece fácil, mas não é", começou por sublinhar. "Aquilo que fizemos enquanto estive no FC Porto na competição que junta os clubes mais poderosos do mundo fala por si. Analisem as classificações, os resultados que conseguimos e até o dinheiro que ganhámos. Vejam as equipas que defrontámos, as condições em que conseguimos vencer e depois digam qualquer coisa. Perdemos quase sempre frente a equipas inglesas com orçamentos várias vezes superiores ao do FC Porto e fomos batidos de forma inglória pelo Schalke 04 nas grandes penalidades. Mas tivemos sempre participações positivas."
O Panathinaikos também não foi feliz na sua participação na Champions esta época. Os gregos ficaram em último lugar no Grupo D, mas Jesualdo Ferreira só orientou dois jogos, frente ao Barcelona e ao Copenhaga...

Espanha e Grécia depois da saída do Dragão

Houve, entre quem não o conhece, quem admitisse que Jesualdo Ferreira pudesse colocar um ponto final na carreira de treinador depois de encerrado o seu ciclo no FC Porto. Nada disso. O treinador que se sagrou tricampeão pelo FC Porto começou a trabalhar logo no Verão, assumindo a responsabilidade pela renovação do projecto futebolístico do Málaga. Alguns maus resultados e a impaciência dos responsáveis pelo clube espanhol levaram ao encerramento dessa via. Pouco tempo depois, o técnico português assumiu o comando do Panathinaikos e o objectivo é revalidar o título de campeão do clube grego

in "ojogo.pt"

Sem comentários: