quarta-feira, 20 de abril de 2011

Villas-Boas: é tudo dele

Vitória de treinador na Luz


A vitória do FC Porto não deixa qualquer margem para ses.

Chegar à Luz a perder 2-0, dar a volta, conseguir três golos de vantagem e regressar a casa com um apuramento para a final da Taça de Portugal é próprio de uma grande equipa. E por de trás de uma grande equipa existe, pelo menos, um bom treinador.

Neste caso, o de Villas-Boas, já não há espaço para grandes dúvidas. É de um treinador especial que se trata. Dizem-no os números e sobretudo os sinais. A forma como encara as dificuldades e a relação que, percebe-se, construiu com o grupo.

Esta noite, o FC Porto foi antes de tudo treinador. Depois apareceu o resto. E o resto, pelo menos esta época, já sabíamos que é melhor do que o Benfica.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto vence pela quarta vez o Benfica num ano

Azuis e brancos aumentam registo vitorioso para 4 contra 1


Numa época particularmente generosa em confrontos entre F.C. Porto e Benfica, os campeões nacionais sublinharam a superioridade sobre o maior rival aumentando o registo para quatro vitórias em cinco jogos. Pelo caminho marcaram o décimo golo, contra apenas quatro do adversário.

O histórico de vitórias nesta temporada sobre o Benfica começou logo na abertura da época, em Aveiro, na final da Supertaça. Os portistas defrontaram o então campeão nacional e venceram com golos de Rolando e Falcao. Depois disso conseguiram a goleada da época, no Dragão, por 5-0.

Seguiu-se a única vitória do Benfica, no Dragão, em jogo da Taça. Uma derrota do F.C. Porto corrigida esta noite. Nas duas últimas semanas, aliás, os azuis e brancos venceram duas vezes no Estádio da Luz, marcando cinco golos e sofrendo apenas dois. Com isso afastaram o rival de dois troféus possíveis.

O histórico Benfica-FC Porto de 2010/2011:

Supertaça:
7 de Agosto:
F.C. PORTO-Benfica, 2-0
(Rolando e Falcão)

Liga:
7 de Novembro (10.ª jornada)
F.C. PORTO-Benfica, 5-0
(Varela, Falcão 2 e Hulk 2).

3 de Abril (25.ª jornada)
Benfica-F.C. PORTO, 1-2
(Saviola) (Guarin e Hulk, g.p.)

Taça Portugal (meias-finais)
2 de Fevereiro (primeira-mão)
F.C. Porto-BENFICA, 0-2
(Fábio Coentrão e Javi Garcia).

20 de Abril (segunda-mão)
Benfica-F.C. PORTO, 1-3
(Cardozo, g.p.) (João Moutinho, Hulk e Falcao)

in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa: «Vamos à final que os outros iam ganhar»

FELIZ COM MAIS UM TRIUNFO NA LUZ


Pinto da Costa não escondeu a satisfação após garantir mais uma presença na final da Taça de Portugal. Especialmente porque o conseguiu frente ao eterno rival. No final do encontro foi direto ao assunto, na hora de escalpelizar o sucesso das suas cores.
“Houve algo que inclinou o campo. Só quem for cego é que não vê o que se passou. Conseguimos mais uma vitória categórica, vamos festejar e deixar os outros serem a super equipa”, destacou o líder dos azuis e brancos.
“Jesus e Villas-Boas são grandes treinadores, que se respeitam. Fizeram o seu trabalho, mas fomos nós a melhor equipa em campo. Não vale a pena rebaixar o Jorge Jesus, que é um bom treinador”, assinalou depois.
Questionado sobre qual o melhor triunfo frente aos encarnados esta temporada, Pinto da Costa utilizou a ironia: “O dos 5-0 foi o mais marcante e que mais significado teve. Assumo que teve um sabor especial. A do título também teve um cunho especial, devido ao título que alcançámos, à palhaçada e à água. O de hoje foi mais uma demonstração tática e uma entrega total de todos os envolvidos. Vamos à final que os outros iam ganhar.”
Tempo ainda para uma confissão: “O André Villas-Boas disse-me antes do encontro que hoje íamos fazer outra festa e foi isso mesmo que aconteceu.”
A terminar, tempo para uma bicada aos organizadores da competição, especialmente sobre a localização do jogo da decisão: “Sobre isso nem quero falar. Real Madrid e Barcelona disputam a final da taça em Valência, mas isso é coisas dos espanhóis, que são atrasadinhos. Nem são campeões do Mundo nem nada... Nós vamos para o Jamor e eles vão para Valência...”
in "record.pt"

Walter: «Mais uma vez fizemos a festa aqui»

BRASILEIRO MUITO SORRIDENTE NO FINAL


O avançado brasileiro Walter não foi utilizado por André Villas-Boas mas estava radiante com o triunfo averbado pelos campeões nacionais no reduto benfiquista.
“Graças a Deus que vencemos. Na nossa equipa toda a gente trabalha e mais uma vez fizemos a festa aqui”, iniciou sobre o embate.
Depois foi tempo de abordar a sua situação no clube portista: “Tento trabalhar e fazer o meu trabalho. O mister hoje não precisou de mim hoje, mas estou aqui para fazer golos.”
in "record.pt"

Falcão: «Grande noite para todos»

FOI CAPITÃO DOS PORTISTA NA LUZ


O avançado colombiano Radamel Falcão foi capitão de equipa em mais um triunfo dos portista na Luz e no final da contenda foi parco em palavras, mas deixou escapar muitos sorrisos.
“Tenho muito respeito pelo Benfica, que tem grandes jogadores, mas conseguimos triunfar. Foi uma grande noite para todos”, disse.
in "record.pt"

Villas-Boas fala em «vitória brilhante», Benfica em silêncio

André Villas-Boas, treinador do FC Porto, analisa a vitória sobre o Benfica, na Luz, nesta quarta-feira, e a passagem à final da Taça de Portugal, em declarações ao «flash interview» da Sport TV:

«Fizemos poucas alterações na segunda parte, mantivemos a nossa disciplina porque a nossa identidade iria levar-nos ao golo. Marcámos, conseguimos chegar ao segundo, ao terceiro e fizemos uma segunda parte brilhante, uma primeira muito conseguida e não há palavras para descrever uma vitória demasiado grande.»

[Sobre as duas mãos] «No primeiro jogo houve um Benfica muito competente e agora fomos nós e conseguimos inverter a vantagem. Foi uma competência repartida, mas vir aqui e virar uma eliminatória¿»

[Sobre o adversário da final] «A crença do Vitória é enorme. Repete-se uma final muito antiga, esperamos um jogo extremamente complicado, pois no campeonato passámos dois jogos muito difíceis de resolver.»

[Duas vitórias na Luz] «A competência dos jogadores é fundamental e o talento é enorme. Estar com um percurso gigante nesta fase é mérito deles.»

[Se é favorito para o Villarreal] «Vamos ter dois dias de descanso. Isso do favorito não me interessa para nada. Quem é que seria o favorito com um 2-0 na primeira mão da Taça de Portugal?»

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, e um jogador não compareceram na «flash interview» alegando ter sido excedido o tempo previsto para o fazerem. André Villas-Boas e João Moutinho foram os primeiros a analisar o jogo, já depois de terem festejado no relvado da Luz.


in "maisfutebol.iol.pt"

Benfica-F.C. Porto, 1-3: destaques dos dragões

Super-Hulk demorou, mas apareceu


Hulk
Não foi dos melhores jogos do super-Hulk, mas cada vez que pegava na bola, as bancadas da Luz sustinham a respiração. Não teve muito espaço para ganhar embalagem, mas quando o conseguiu resultou quase sempre em situações de perigo, com destaque para um rápido contra-ataque em que serviu Falcao de bandeja num lance que o colombiano não conseguiu transformar em golo. Esteve menos feliz nos lances de bola parada. Em três livres nunca acertou na baliza, pelo contrário, num deles quase fez a bola chegar ao terceiro anel. À quarta tentativa, atirou rasteiro e obrigou Júlio César a defender com os punhos. Foi o mote para a subida de patamar na sua exibição. Marcou o segundo golo, depois de uma boa combinação com Alvaro Pereira e esteve muito perto de voltar a marcar num grande final de jogo.

Cristian Rodríguez
Outro jogador que, tal como Carlos Martins, destacou-se pela garra que colocou em campo. Espicaçado pelos constantes assobios de que foi alvo (os adeptos ainda não esqueceram a mudança de camisola), lutou como um leão, muitas vezes no limite, mesmo depois de ter visto o amarelo. Manteve o nível na segunda parte e foi ele que fez a assistência para o primeiro golo de João Moutinho. Logo a seguir podia ter sido expulso depois de mais uma falta sobre Maxi Pereira.

Falcao>
Desperdiçou uma oportunidade soberana, a passe de Hulk, mas depois não descansou enquanto não se redimiu. Acabou por marcar o golo que decidiu a eliminatória, contando com um desvio nas pernas de Coentrão. Pelo meio teve outras oportunidades para marcar e apareceu em todos os sectores do campo, surgindo inclusive a voar na área do F.C. Porto para ajudar a defender. 

João Moutinho
Já tinha marcado na Taça ao Juventude de Évora, mas depois de um longo jejum, voltou a marcar esta noite, com um remate bem colocado a abrir caminho para a reviravolta do F.C. Porto. De resto foi igual a ele próprio, um lutador incansável, abrindo espaços e caminhos para a baliza de Júlio César.

in "maisfutebol.iol.pt"

Moutinho e o que disse Villas-Boas ao intervalo

João Moutinho, jogador do F.C. Porto, depois da vitória sobre o Benfica (3-1) e apuramento para a final da Taça, na flash interview da SportTV

(Segredo da reviravolta na Luz) «Trabalho. Somos uma equipa muito forte que todos têm visto ao longo da época, não tínhamos nada a perder, só a ganhar, mostrámos o nosso futebol, demonstrámos aqui que somos a melhor equipa, estamos na final.»

(O que disse o treinador ao intervalo?) «Deu-nos confiança para irmos para dentro de campo desinibidos e construir um resultado que nos pudesse dar a passagem.»

«Uma palavra para o Sapu, que não merecia. Só conseguimos isto com solidariedade entre todos, foi o que aconteceu.»

«A fnal é sempre imprevisível, temos possibilidades como o Guimarães, se jogarmos assim acho que conseguiremos.»

«Este é um Porto forte, uma equipa cheia de vontade de conquistar ainda mais títulos. Temos um jogo extremamente difícil com o Villarreal, mas com muito trabalho e toda a equipa junta acho que vamos conseguir alcançar os objectivos que traçámos.»

(A paragem vai ajudar?) «É sempre bom, vamos preparar-nos para chegar na máxima força a esse jogo.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Taça: Benfica-F.C. Porto, 1-3 (crónica)

O «dragão» recusa impossíveis e repete a festa


Pela segunda vez no espaço de poucas semanas, o F.C. Porto festeja na Luz. Nada é impossível para este «dragão», está visto. A desvantagem (de dois golos) era uma barreira difícil, indiscutivelmente, mas o campeão nacional conseguiu invertê-la, e marca presença na final do Jamor.


Depois de uma primeira parte equilibrada, a equipa de André Villas-Boas embalou para a reviravolta. A cada golo azul e branco, as pernas benfiquistas tremiam mais. Quando foi preciso reagir, era demasiado tarde para Jorge Jesus. A vantagem que parecia confortável revelou-se insuficiente, perante a enorme «chama» do «dragão».



O «golo» de Júlio César tinha dado jeito ao Benfica



Sem a capacidade pressionante de Guarín a meio-campo, e em desvantagem na eliminatória, André Villas-Boas apostou numa defesa mais adiantada no terreno. Mesmo com ritmo elevado, o encontro ficou demasiado congestionado a meio-campo. Privado dos desequilíbrios de Salvio e Gaitán (substituídos por César Peixoto e Jara), o Benfica começou por criar perigo de bola parada. Javi García cabeceou ligeiramente ao lado (19m), na sequência de um livre de Carlos Martins. O internacional português sentiu dificuldades para impor a sua dinâmica e capacidade de passe, dado o congestionamento a meio-campo (tal como Rúben Micael), mas com uma «carambola» ainda conseguiu oferecer uma oportunidade a Cardozo, com o paraguaio a rematar ligeiramente ao lado. 



Com «veneno» guardado para as distracções alheias, o F.C. Porto procurava sair em transição rápida para o ataque. No período inicial do jogo sentiu dificuldades para o conseguir, mas perto do intervalo dispôs de uma soberana ocasião para relançar a eliminatória. Valeu então Júlio César, a negar a Falcao um golo que parecia certo. Os adeptos portistas ficaram de mãos na cabeça, os benfiquistas festejaram como se tivessem aumentado a vantagem. 



Chama plena, rumo à reviravolta



O falhanço não derrotou a equipa portista, que entrou na segunda parte decidida a assumir por completo as despesas do jogo e a lançar-se à baliza contrária. Foi já com James no lugar de Rúben Micael, a «dez», que a formação azul e branca deu a volta à eliminatória, no espaço de dez minutos. João Moutinho inaugurou o marcador com um remate de longe (64m), aumentando a confiança dos visitantes e alimentando as inseguranças caseiras. Hulk empatou a eliminatória em aparente posição irregular (72m), e Falcao consumou a reviravolta (74m).



Jesus assistiu ao descalabro e só reagiu depois, com Aimar a render Jara, que não acertava um passe há largos minutos, perdendo inclusive a bola que dá origem ao primeiro golo do jogo. Os dois golos de vantagem com que começou o jogo era agora aquilo que o Benfica precisava, mas só um apareceu. Cardozo de grande penalidade (79m), não apagou mais uma desilusão caseira. 

in "maisfutebol.iol.pt"


B0-1P

Simão | Myspace Video



B0-2P

Simão | Myspace Video



B0-3P

Simão | Myspace Video



B1-3P

Simão | Myspace Video

Confusão e confrontos à entrada do Estádio da Luz

A ignição de uma tocha provocou hoje um pequeno caos junto ao Estádio da Luz, antes do jogo entre Benfica e FC Porto, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, obrigando à intervenção da polícia. Seguiram-se alguns confontos, com a confusão a instalar-se no local. 



Momentos depois da chegada do autocarro do FC Porto ao recinto e antes da chegada dos adeptos dos "dragões", a explosão de uma tocha laranja e de outros artefactos pirotécnicos lançaram a confusão perto do espaço comercial do Estádio.

A situação levou à intervenção do corpo de intervenção da PSP, que "carregou" sobre alguns adeptos e afastou da zona os mais ativos. 


in "sic.pt"

Vale mais a pena exaltar Rui Patrício e Falcao do que discutir a mão de Rolando

O árbitro Soares Dias decidiu bem no lance da mão na bola de Rolando e as críticas dos novos responsáveis do Sporting mais não são do que uma primeira tentativa de tentarem marcar terreno, como infelizmente é hábito no futebol português. O redactor principal Bruno Prata considera ainda que melhor teria sido que os protagonistas exaltassem a qualidade das exibições de Rui Patrício e Falcao, num jogo em que o FC Porto pareceu algo desgastado e em que esteve menos fiável do que é hábito. O Sporting entrou corajoso e pagou a conhecida debilidade dos seus defesas.

Bruno Prata in "publico.pt"

FC Porto rejeita proposta do AC Milan por Hulk

FC Porto rejeita proposta de 16 milhões de euros do AC Milan por Hulk.


O interesse de vários clubes europeus em Hulk não é novidade. O avançado brasileiro do FC Porto está a fazer uma excelente época, juntamente com Falcao, e são muitos os observadores que se deslocam ao Dragão para ver Hulk jogar ao vivo.
De acordo com o diário italiano Gazzetta dello Sport, o FC Porto terá recusado uma proposta do clube milanês por Hulk. O diário italiano avança que os dirigentes do AC Milan fizeram uma proposta concreta de 16 milhões de euros pelo avançado brasileiro.
O FC Porto não pensa em vender Hulk para já pois pretende a sua valorização na Liga dos Campeões da próxima época. De acordo com a fonte do diário italiano, o FC Porto só equaciona uma possível transferência no final da próxima época.
Hulk tem contrato com o FC Porto até Junho de 2014 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

in "sapodeporto.pt"

Casa do FC Porto em Sintra volta a ser atacada

A Casa do FC Porto de Sintra, no Cacém, voltou a ser vandalizada na última madrugada.
À semelhança do que havia acontecido na véspera do "clássico" para a Liga Zon Sagres, a 3 de Abril, a casa dos "dragões" naquela localidade foi atacada, tendo as portas principais e os estores sido danificados.
"Eram 9h quando o administrador do prédio me telefonou a dizer que tinham arrebentado as portas outra vez. Há cerca de 15 dias partiram a parte de cima, hoje foram as portas principais e os estores. Estou a ver que tenho que pôr aqui umas chapas de alumínio ou de ferro", afirmou Manuel Padrão, responsável pela casa "portista" de Sintra, à Agência Lusa

in "rr.pt"

Cultura de vitória na Taça é trunfo do onze portista

Mesmo num mundo imprevisível como o futebol, há dados que ajudam a perceber porque certas coisas acontecem de determinada maneira. A bola bate no poste e depois pode ou não entrar na baliza, mas é um facto que se o plantel de uma equipa for estável esta terá maiores probabilidades de forçar a bola a entrar nem que seja na jogada seguinte ou dez lances depois. Do mesmo modo, ter no plantel jogadores que sabem como se ganha determinadas competições é meio caminho andado para o sucesso, em particular nas provas a eliminar, nas quais um mero detalhe pode significar o adeus à competição.
O FC Porto tem hoje a complicada missão de virar a seu favor a meia-final da Taça de Portugal, após uma derrota por 2-0, em casa, com o Benfica. E se a estatística nos diz tratar-se de uma missão quase impossível - para começar, os azuis e brancos nunca venceram na Luz nos 12 confrontos anteriores desta competição; depois, reviravoltas destas só aconteceram três vezes em 39 confrontos entre ambos os clubes em provas a eliminar -, outros dados garantem que André Villas-Boas não poderia ir melhor acompanhado para a "selva". Do onze provável do FC Porto, são nada menos do que dez os jogadores que já ganharam a Taça. Apenas Otamendi desconhece esse sabor, ao passo que o Benfica é uma espécie de negativo da "foto" portista - entre os titulares só o capitão Luisão pode gabar-se de ter este troféu no palmarés.
Se Villas-Boas pode apelar à experiência dos seus comandados, já Jorge Jesus terá de argumentar junto dos seus com a possibilidade de aumentarem a vitrina de troféus. É que tendo muito menos vitórias na Taça de Portugal, as contas aos triunfos em competições a eliminar até são equilibradas. Graças a Aimar, Saviola e ao próprio Luisão, os encarnados compensam a maior dispersão de troféus dos portistas. O resultado final de 35-34 favorável ao FC Porto é insignificante quando comparado com os 14-1 que dá ao Benfica em Taças de Portugal.

Curiosidades

Benfica leva a melhor nas taças do plantel

Alargando o leque do somatório de êxitos em todo o tipo de taças a todos os elementos de ambos os plantéis, o Benfica ultrapassa o FC Porto. Por pouco, é certo, mas ainda assim o suficiente para apresentar um saldo favorável de vitórias: 68-64. Mesmo nesse âmbito alargado, porém, o FC Porto mantém a primazia na Taça de Portugal: 26-7.


FC Porto apresenta cinco tipos de taças...

O onze que o FC Porto deverá apresentar hoje na Luz tem outros troféus além de Taça e Supertaça portuguesa. Graças a Sapunaru e Álvaro Pereira, os dragões contam ainda com Taça e Supertaça da Roménia, bem como um campeonato Sul-Americano de sub-20, ganho pela Colômbia em 1995, onde pontificava Falcao.


...Águias 15 diferentes

Na questão da variedade de taças, o Benfica ganha claramente: são nada menos de 15 diferentes. Além de Taça e Supertaça nacionais, há a Taça da Liga, Copa do Brasil, Copa Sul-Minas, Copa América, Taça das Confederações, campeonato da Europa de sub-19, Supertaça de Espanha, Supercopa Libertadores, Taça UEFA/Liga Europa, Supertaça Europeia, Sul-Americano de sub-20, Mundial de sub-20 e Jogos Olímpicos.


O peso dos levezinhos Aimar e Saviola

Aimar e Saviola são, depois de Luisão, os que mais provas a eliminar têm no haver - oito e seis, respectivamente. O palmarés conjunto contempla Taça UEFA (2), Mundial sub-20 (2), Taça da Liga portuguesa (3), Supertaça de Espanha (2), Supertaça Europeia (1), Sul-Americano de sub-20 (2), Supercopa Libertadores (1) e até um ouro olímpico, em Atenas'2004.


Os ausentes Helton, Peixoto e Nuno Gomes

Sete é o número comum ao trio, o dos triunfos de cada um em competições a eliminar. 3 Taças de Portugal, 3 Supertaças e uma Mercosul para o guarda-redes portista; 2 Taças de Portugal, 1 de Itália, 1 Supertaça nacional, 2 Taças da Liga e 1 Europeu sub-18 para Nuno Gomes; 2 Taças de Portugal, 1 UEFA, 1 Champions, 1 Intertoto, 1 Supertaça e 1 Taça da Liga para César Peixoto.

in "ojogo.pt"

Impunidade agrava risco do clássico

Costa Ramos, subintendente da PSP, abordou a segurança do clássico desta noite em conferência de Imprensa, no sentido de apelar ao civismo dos agentes do futebol e dos adeptos para evitar problemas num jogo que é considerado de "risco elevado". E este quadro, salienta Costa Ramos, é agravado pelo "sentimento de impunidade" evidenciado pela ineficácia de "outras entidades" na condenação ou tomada de medidas de precaução ou impeditivas para que detidos em experiências anteriores não possam reincidir.
O subintendente mostrou-se mesmo incomodado: "Detidos em jogos anteriores podem ir ao jogo! A polícia cumpre, as outras entidades devem fazer o mesmo. Não digo mais porque não queremos ser acusados de nos imiscuir. Mas isso transmite sentimento de impunidade. Claramente. Passados três, quatro ou cinco dias podem estar nos jogos e praticam actos idênticos reiteradamente."
Costa Ramos apelou ao civismo de adeptos e dirigentes, acrescentando que "umas vezes conseguem conter-se" para não incendiar mais o ambiente. A relação da PSP com o Benfica, após o propalado apagão, mereceu um revelador "não faço comentários". Costa Ramos espera que não se volte a repetir e disse que já informou o clube encarnado das consequências que pode ter. Do Benfica espera ainda colaboração na revista aos adeptos nas entradas do recinto - que "serão duplas, feitas também pela polícia, e com meios para evitar a entrada de artefactos pirotécnicos", apesar de a responsabilidade ser "do promotor do espectáculo", referiu.
Para minimizar os incidentes, a PSP diz estar preparada para prevenir e para responder na mesma moeda, com cerca de meio milhar de agentes: "Haverá uma caixa de segurança para deslocação dos adeptos do FC Porto. Não há aumento de efectivos. Há reajuste. A forma como foi planeado o dispositivo em situações anteriores foi correcta. Media Markt fechado? Não podemos privar uma área comercial de funcionar em pleno. Os adeptos têm de acatar ordens. Se voltarem a agredir a polícia, haverá mais detenções e vamos ripostar de forma adequada e proporcional à agressão. Posso garantir medidas necessárias para não haver alteração da ordem pública."
Questionado sobre se levaria um filho menor ao jogo, a resposta hesitante e contida foi reveladora da (falta de) segurança temida: "Depende. Gostaria de levar. Continuo a pensar que um jogo de futebol é um espectáculo seguro, mas não sei o que vai na cabeça dos adeptos. É cultural. Tem a ver com a formação e a educação de cada um. Tem a ver com psicologia de massas. Às vezes alteram-se comportamentos em grupo."

in "ojogo.pt"

FC Porto favorito ao triunfo na Luz

Com a identidade do campeão nacional já definida, a luta entre Benfica e FC Porto prolonga-se por outras competições, casos da Liga Europa e da Taça de Portugal, que hoje vive a disputa da segunda metade de um eterno clássico: no Estádio da Luz, joga-se a segunda mão da meia-final da Taça entre encarnados e azuis e brancos, depois de os primeiros terem arrancado, em pleno Dragão, uma preciosa vitória por dois golos sem resposta.
Agora, o novo campeão nacional desloca-se ao covil da águia para tentar a reviravolta, recebendo, pela primeira vez desde que há registos nas casas de apostas online, o estatuto de favorito ao triunfo, de acordo com as previsões dos especialistas. O sucesso do FC Porto está cotado a apenas 2,40 euros por cada euro apostado em Betclic.com, enquanto o triunfo do Benfica chega aos 2,70. A margem de vitória pode, contudo, não ser suficiente para o apuramento.


Final é quase certa com vantagem dos encarnados

O FC Porto pode ser favorito ao triunfo nesta partida da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, mas a verdade é que a qualificação do Benfica é vista como praticamente garantida, estando cotada a apenas 1,15 em Betclic.com, face aos 4,75 atribuídos ao apuramento dos dragões.


3,20 quota do empate

Números conservadores para um resultado que favorece o Benfica.

2,70 quota do Benfica

Os encarnados não precisam de vencer, resultado improvável.

2,40 quota do FC Porto

A vitória na Luz é vista como provável mas pode não ser suficiente.

in "ojogo.pt"

Clássico à portuguesa. Pinto da Costa, o mestre da ironia

Depois do jogo do título, o Benfica volta a receber o FC Porto. "Se quiserem apagar outra vez a luz não há problema, porque nós sabemos o caminho, apesar de haver por lá uns túneis", provocou o presidente dos dragões


Nem parece que há clássico decisivo hoje na Luz. O ambiente foi estranhamente calmo, apenas nos últimos dias, quase sem provocações verbais de parte a parte, e o estádio não vai ter lotação esgotada. Aliás, Pinto da Costa até desvalorizou o encontro da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, em que os dragões partem com uma desvantagem de dois golos. "O nosso jogo da época foi aquele que lá disputámos para o campeonato", disse o presidente portista no seu habitual tom irónico.

De facto, perdido o título, este jogo assume maior importância para o Benfica. A Taça de Portugal é a segunda competição nacional e, depois da recente derrota com o FC Porto, as águias não podem falhar a final, muito menos frente ao rival. A equipa de Villas-Boas seguramente não vai passear a Lisboa mas é na Liga Europa que concentra maior atenção.

Ainda assim, espera-se um jogo de alta tensão, até porque ainda estão frescos na memória os infelizes episódios protagonizados por apoiantes dos dois clubes. Do comentador da Benfica TV a desejar a morte de Pinto da Costa, ao apedrejamento do autocarro do Benfica e da viatura de Luís Filipe Vieira, ou ao vandalismo na escolinha de futebol do FC Porto na capital, há motivos suficientes para deixar em brasa os adeptos dos dois lados.

A rivalidade entre Benfica e FC Porto é antiga, e tem sido alimentada sucessivamente pelos líderes dos dois emblemas. O percurso vitorioso dos azuis-e-brancos nas últimas décadas - a contrastar com o menor sucesso do Sporting - virou a antipatia encarnada para o clube da cidade Invicta. Aliás, foi já com Pinto da Costa que surgiu a célebre frase "nós só queremos ver Lisboa a arder", nos anos 90. "Toda a gente sabe que isso de Lisboa a arder não é desejo de ninguém. Há em Lisboa muitas coisas bonitas, a delegação do FC Porto, os Jerónimos", disse ainda o líder dos dragões. 

Esta noite, no regresso de Jorge Jesus ao banco depois do castigo, o Benfica parte com alguma tranquilidade, graças aos golos de Fábio Coentrão e Javi García no Dragão. Hoje resolve-se uma das eliminatórias mais longas na história da Taça, que começou a 2 de Fevereiro. O FC Porto nunca ganhou na Luz em jogos desta prova, mas Villas-Boas já mostrou que não há limites para esta equipa. Depois do que aconteceu no jogo do título, se a vitória for para os dragões será que a luz se vai apagar novamente?


18 de Junho de 1939
Aos 75 minutos acaba tudo em debandadada nas Amoreiras

A primeira história de confrontos (no sentido literal da palavra) entre Benfica e FC_Porto para a Taça de Portugal escreve-se com um resultado improvável. A meia--final da primeira edição da prova (1938/39) fez jus à expressão “goleada à antiga” e, como nos dias de hoje, à rivalidade sem limites entre águias e dragões. O árbitro setubalense António Palhinhas também foi protagonista. No primeiro jogo, o Estádio do Lima foi palco de um escandaloso 6-1, a favor do FC_Porto – nunca antes tinha ganho o clássico por tanta margem. A tensão em Lisboa aumentou com a humilhação e, na volta, o Campo das Amoreiras assistiu à reviravolta. Os de Lisboa ganharam por 6-0, também apoiados por sportinguistas e belenenses, mas o jogo acabou aos 75 minutos, com a expulsão do portista Reboredo e o abandono dos companheiros em protesto com o árbitro. Na final, o Benfica perdeu com a Académica por 4-3.

15 de Junho de 1956
“Péssima demonstração de futebol”, disse o... árbitro!

O Benfica era recordista de presenças (nove) e vitórias (oito) nas finais da Taça de Portugal, mas em 1958 perdeu o troféu para o rival do Porto. Era a primeira (e única) vez que os dragões roubavam o troféu ao rival, depois de ambos terem defrontado equipas das ex-colónias nas meias-finais – o FC Porto ganhara por 15-3 ao Desportivo de Lourenço Marques (Moçambique) e o Benfica por 17-3 ao Ferroviário (Angola). Pedroto, lesionado, não pôde jogar e Hernâni foi o herói no Jamor, ao marcar o único golo da final, aos 58 minutos. Quem rumou ao Estádio Nacional viu um espectáculo pobre – há 12 anos que este clássico não tinha só um golo – e o Benfica a acabar o jogo reduzido a dez jogadores, devido à expulsão do defesa Zezinho. Até o árbitro Álvaro Rodrigues lamentou aos jornalistas a “péssima demonstração de futebol” e o jogo quezilento. “Assim não se pode arbitrar!”, exclamou o juiz.

5 de Junho de 1964
FC Porto falta às meias-finais mas defronta o Benfica no Jamor

É difícil imaginar estes episódios no futebol actual, mas a final da Taça de Portugal de 1963/64 foi um Benfica-FC Porto, apesar de os dragões não terem jogado as meias--finais. Como? Nós explicamos. Bem, o Lusitânia dos Açores era o adversário portista, mas o avião dos azuis-e-brancos não chegou a tempo a Angra do Heroísmo. Só com uma equipa em campo, o árbitro marcou falta de comparência ao FC Porto. Até aqui, tudo normal. Depois o clube nortenho protestou. E o que fez o Lusitânia? Em sinal de protesto contra o protesto do FC Porto desistiu. E assim lá chegou a quarta final entre águias e dragões. Porém, talvez tivesse sido melhor ao FC Porto não ter disputado esta partida no Jamor. É que a equipa, então orientada por Otto Glória – que já tinha passado por Benfica, Belenenses e Sporting –, saiu derrotada por expressivos 6-2. Golos de Simões, Eusébio, Serafim, José Torres e José Augusto (2).

28 de Abril de 1991
Os corredores, os túneis e o guarda Abel. Bem-vindos às Antas
O Benfica foi às Antas na 34.a jornada, com um ponto de avanço sobre o FC Porto. Por isso, para não fugir à regra, o jogo começou bem antes, nos bastidores. O clube lisboeta teve de se equipar nos corredores, alegadamente por os balneários terem um cheiro nauseabundo. O FC Porto acusou o árbitro Carlos Valente de ter viajado no mesmo comboio que a equipa do Benfica. O autocarro encarnado, como voltou a ser hábito nos dias de hoje, foi apedrejado. Foi também neste clássico que se começou a falar do guarda Abel. Alguns dirigentes do Benfica queixaram- -se de ter sido agredidos por esta personagem (polícia que supostamente estaria ao serviço do FC Porto) e de ter recebido ameaças de morte. No que interessa, o futebol dentro de campo, o Benfica venceu por 2-0, com o herói César Brito a marcar aos 81 e 85 minutos. Com este resultado, os encarnados conquistaram o campeonato.

in "ionline.pt"

Belluschi está tremido

NÃO DEVERÁ RECUPERAR PARA DUELO COM O "SUBMARINO"


Afinal, a ausência de Fernando Belluschi não deverá resumir-se aos jogos com o Spartak Moscovo, Sporting e Benfica, como estava inicialmente previsto. A lesão muscular no gémeo interno da perna direita deverá afastar o internacional argentino também do primeiro encontro com o Villarreal, no Estádio do Dragão, dentro de uma semana. Foi uma mensagem de apreensão, aquela que Villas-Boas transmitiu na conferência de imprensa: “Temos de ir com calma. Para reintegrá-lo em treino, terá de readaptar-se ao esforço e isso ainda não aconteceu. Não está dentro das nossas expectativas para esse jogo.”
Mas não é só El Samurai que preocupa o treinador. Também Fredy Guarín não tem presença garantida, embora neste caso seja mais provável a sua disponibilidade a tempo de alinhar na Liga Europa. “Terá mais quatro dias de recuperação e reavaliação. Só depois da Luz se saberá se poderá estar disponível”, apontou, referindo-se à contusão na perna direita que o colombiano contraiu no clássico frente ao Sporting.
in "record.pt"

Benfica, 68 – FC Porto, 67: Luta cada vez mais intensa

Rivais estão quase iguais em número de títulos. Diferença é a Taça Latina... Benfica ainda pode ganhar três troféus este ano, mas em dois deles os dragões também estão envolvidos... 

A segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, que hoje se disputa às 20.30 no Estádio da Luz, entre Benfica e FC Porto, depois da vitória dos encarnados no Dragão por 2-0, constituirá mais um duelo muito particular num campeonato à parte, literalmente do tamanho dos outros juntos, entre Benfica e FC Porto. Os clubes estão, depois dos dois que o FC Porto já conquistou esta época, separados por apenas um troféu: 68 para o Benfica, 67 para o FC Porto.

O Benfica venceu 3 Campeonatos de Portugal, 32 Ligas, 24 Taças de Portugal, 4 Supertaças, 2 Ligas dos Campeões e 2 Taças da Liga e uma Taça Latina, troféu europeu conquistado em 1950 e antecessor da Taça dos Campeões europeus; o FC Porto, por sua vez, já incluindo os dois troféus conquistados nesta temporada, tem 4 Campeonatos de Portugal, 25 Ligas, 15 Taças de Portugal, 17 Supertaças, 2 Ligas dos Campeões, 1 Taça UEFA, 2 Taças Intercontinentais e 1 Supertaça Europeia. 

O Benfica ainda pode vencer três troféus esta época e chegar aos 70, mas dois deles, curiosamente, ainda têm o FC Porto também em prova, pelo que os dragões também podem ultrapassar este ano o Benfica em número total de troféus, o que marcaria um ponto de viragem no entendimento do futebol nacional, um confronto cada vez mais nítido entre o passado e o presente do futebol português.

Tudo isto junto é, dir-se-ia, para lá da especificidade de cada prova e do valor sempre subjectivo que os adeptos de uns e outros darão aos seus troféus - sobretudo porque nesta diferença mínima 68-67 se misturam provas nacionais com provas internacionais -, uma forma diferente de entender a rivalidade entre os clubes, porque as pequenas lutas nas várias provas já se juntaram num número e numa luta bem maior. Sessenta e oito contra sessenta e sete e a partir de agora cada troféu servirá para ajustar contas.

Apenas mais duas vitórias

Um outro registo histórico está em fase de actualização: nesta altura, em 219 jogos contabilizados entre Benfica e FC Porto - incluindo Campeonatos Nacionais, Supertaças, Taças de Portugal e Taças da Liga - as águias têm 84 vitórias e os dragões 82. O resto, evidentemente, 53 empates. São números que estão próximos como nunca antes e que dão cada vez mais cor ao despique entre Benfica e FC Porto. 



in "abola.pt"

Júnior do FC Porto apontado ao Milan

A imprensa italiana dá como certa a transferência do júnior Tiago Ferreira, do FC Porto, para os italianos do Milan. 

O nome de Tiago Ferreira, de 17 anos, que joga na equipa de juniores do FC Porto, é associado, pela maioria da imprensa italiana, como futuro reforço do Milan.

A transferência deverá ocorrer durante a reabertura do mercado, ou seja, no final da presente temporada. 

in "abola.pt"

O jogo de Beto

Afinal, não há «mind games» para o jogo com o Benfica, esta noite, na Luz. Beto é o guarda-redes, não devido a qualquer lesão de Helton, mas porque foi essa a opção de André Villas Boas. 

«Há alguns dias tinha comunicado isso ao Beto. Ele sabia que este jogo era dele». O brasileiro nem entrou na lista de convocados, tal como Fredy Guarín. Mas aqui a questão é mais sensível: o colombiano todo-o-terreno não recuperou e não é ainda uma certeza para o jogo com o Villarreal, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, que se joga no próximo dia 28, quinta-feira.

A novidade foi apresentada ontem aos jornalistas, durante a conferência de Imprensa de André Villas Boas sobre o jogo de hoje. Há baixas na equipa, a começar então pelo colombiano, que apesar de apontado como seguro na Luz, acabou por não recuperar da lesão muscular. E André Villas Boas nem sequer deu certezas para o jogo com o Villarreal. «Não sei. Para já, ele tem mais quatro dias de reavaliação. Depois disso, depende da forma como fizer a readaptação à equipa. Se pudermos contar com ele, melhor. Com ele e com todos os outros que nos levam a atravessar agora nova onda de lesões».

Já a questão de Beto foi apresentada de uma forma muito mais segura pelo treinador do FC Porto: «O Helton estava a cem por cento para este jogo, mas acontece que a decisão de ser o Beto já estava tomada há algum tempo, independentemente da condição física do Helton». Para esclarecer de vez o assunto, recusando qualquer tabu à volta da convocatória para o encontro de hoje, Villas Boas foi ainda mais esclarecedor, ao dizer que é uma prova de confiança a Beto. «Tal como o Kieszek, é um bom guarda-redes. Há uns dias que ele sabe que este jogo é dele. Portanto, não há aqui qualquer história à volta do assunto. Temos a máxima confiança nele, está bem, e merece este jogo».


in "abola.pt""