domingo, 1 de setembro de 2013

Maicon regressa para assumir lugar de Mangala

Maicon regressa à titularidade para substituir Mangala, a contas com uma distensão muscular que o impede hoje, em Felgueiras, frente ao P. Ferreira, de se manter naquele que é o seu lugar e de mais ninguém.

O brasileiro já tinha rendido o francês na segunda parte do jogo anterior, com o Marítimo, é agora muito naturalmente o escolhido - por ser o terceiro dos cinco centrais do quadro principal - para alinhar de início ao lado de Otamendi no eixo da defesa.

O que já não acontecia numa partida da Liga desde 8 de abril, com o SC Braga, na 25.ª jornada da época passada. A sua temporada maldita no dragão...

Foi precisamente no ano que seria da sua afirmação no eixo central da defesa, em 2012/13, que Maicon mais azares consecutivos teve, perdendo definitivamente o seu espaço para Eliaquim Mangala, jovem internacional gaulês de elevado potencial atlético e técnico a revelar-se em curto espaço de tempo e a cedo marcar território no setor. 

in "abola.pt"

Debandada prevista subtrai nove dragões

seleções vão condicionar regresso ao trabalho

Na sequência do jogo com o P. Ferreira, o calendário FIFA entrará novamente em ação, forçando a paragem dos campeonatos, e deixando o FC Porto privado de nove jogadores. Assim sendo, Paulo Fonseca terá um grupo reduzido para preparar o compromisso com o Gil Vicente, marcado por defeito para o fim de semana de 14 e 15 de setembro.

Recém-chegado ao tricampeão nacional, Paulo Fonseca vai lidar pela primeira vez com esta situação, sendo que, logo após o referido jogo com os gilistas, fará a sua estreia na Liga dos Campeões, frente ao Áustria Viena. Serão dois jogos exigentes para serem preparados com pinças, tal como a situação exige.

É que, nos tempos que se vão seguir ao jogo de hoje, o treinador não poderá contar com Reyes e Herrera (México), Jackson e Quintero (Colômbia), Fucile (Uruguai), Defour (Bélgica), Josué (Portugal), Ricardo (Sub-21 portugueses) e Mangala (França), sendo que este último ainda não é certo que esteja apto para representar a sua seleção. De resto, uma nota também para Ricardo. Antes de integrar os Sub-21, o extremo será opção, esta tarde, frente ao P. Ferreira, já que integrou os convocados, em detrimento do argentino Iturbe.

in "record.pt"

Empresário de Iturbe no Porto

Augusto Paraja está em Portugal e quer encontrar uma solução para o jogador, enquanto o Verona se juntou aos interessados
 
A continuidade de Iturbe no FC Porto é cada vez mais improvável. Depois de ter voltado a ficar fora das opções de Paulo Fonseca para a deslocação a Felgueiras, Iturbe também não foi opção para a equipa B. Aliás, já se percebeu que o argentino não entra na política de rodagem dos menos utilizados na segunda equipa.

Augusto Paraja, empresário de Iturbe, está no Porto. A informação foi confirmada a O JOGO pelo pai do jogador. "O que sei é que o empresário está em Portugal a tentar resolver a situação", declarou, sem revelar mais detalhes sobre o assunto. 

in "ojogo.pt"

Atsu agradece saída para o Chelsea "Foi Pinto da Costa a resolver"

Da negação ao negócio consumado foi um turbilhão de problemas que só o presidente desfez. O ganês está radiante e conta a O JOGO como tudo se processou desde que recusou renovar 
 
Se não fosse o presidente a atalhar caminho, talvez Atsu estivesse agora a chorar mais uma transferência falhada para Inglaterra e na iminência de passar o ano a treinar com a equipa B e a jogar apenas na seleção ganesa, se o selecionador mantivesse a promessa de o convocar. "Tive muita sorte por aparecer Pinto da Costa. Aliás, o FC Porto tem muita sorte por ter um presidente assim. Foi ele que resolveu e permitiu a minha saída. Agradeço-lhe", disse a O JOGO, já instalado em Arnhem, na Holanda, onde vai ficar nos próximos nove meses a jogar pelo Vitesse. O sonho era a Premier League. "Fica adiado, mas agora já sou jogador de um clube de topo da Premier League. Continua a ser o meu sonho e, com trabalho duro, vou lá chegar", prometeu.

in "ojogo.pt"

FC Porto vai 'pedir' ao Ministro para fugir

Não, caro leitor, não se trata de mais um caso de emigração por causa da crise financeira que assola Portugal, é apenas uma metáfora que encaixa no mundo da bola... Depois do empate no dérbi lisboeta entre Sporting e Benfica, agora é a vez de o FC Porto entrar em ação com vista a uma fuga aos mais diretos rivais, na deslocação à casa emprestada do Paços de Ferreira, que ainda não sabe o que é ganhar.

Antes de mais, este jogo trata-se de um reencontro dos treinadores com antigas equipas: Costinha brilhou como jogador no FC Porto (tal como o seu adjunto Maniche), onde conquistou dois campeonatos, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental; Paulo Fonseca estreou-se no principal campeonato português no Paços de Ferreira, onde levou os castores a um inédito terceiro lugar na época passada.

Agora em posições invertidas, os dois treinadores representam clubes que diferem muito no estado de espírito atual: Um só ganhou, o outro só perde.

 O sonho era a Champions, a realidade tem sido a derrota

Costinha não tem tido tarefa fácil no comando do Paços de Ferreira. A magnífica campanha da época passada não só elevou as expectativas e colocou mais pressão no novo timoneiro, como também fez com que muitos jogadores fossem tentados a sair para clubes de outro gabarito financeiro, algo que a direção também acolheu com agrado, num clube que prima pelo acerto dos cofres.

Com isso, Costinha teve o trabalho redobrado de remodelar uma equipa e de a preparar mentalmente para uma realidade a que os pacenses não estavam habituados.

A experiência na Liga dos Campeões, ainda que fugaz, mostrou um Paços com uma bela capacidade de se mostrar futebolisticamente, se bem que os erros cometidos, normais pela inexperiência, foram pagos de forma atroz diante de um Zenit com outro traquejo e com um Danny que gosta de 'trair' as equipas portuguesas.

©Catarina Morais
Além disso, o arranque frenético incluiu um difícil receção ao SC Braga (0x2) e uma azarada viagem ao Algarve, onde o Olhanense contou com a ajuda dos postes por três ocasiões, mas onde foi eficaz (1x0).

Com FC Porto e Benfica como próximos jogos, à equipa de Costinha não sobra outra opção que não seja a de marcar golos. Para este jogo, o técnico tem a boa notícia do regresso de Tony, mas já saberá que este é o último jogo de Vítor pelos castores.

 ©Catarina Morais
FC Porto é de três em três

Três jogos oficiais, três vitórias, três golos em cada partida. É este o registo de um FC Porto que soma e segue, que sofreu apenas um golo até agora e que, além de ser um dos líderes à partida para a jornada, já conquistou um troféu esta época: a Supertaça diante do Vitória SC.

Paulo Fonseca vai convencendo os adeptos, mas o reino do Dragão sabe que, mais do que vitórias, o que convence mesmo são os títulos. Daí que a equipa não deva adormecer à sombra do empate do dérbi entre Sporting e Benfica, até porque o SC Braga, tal como o Rio Ave, têm o mesmo registo vitorioso da equipa portista.

Além disso, se as vitórias frente ao Vitória de Guimarães e ao Marítimo foram alcançadas com facilidade, o mesmo não aconteceu na primeira deslocação da época para o campeonato, na qual os portistas sentiram alguns calafrios no Estádio do Bonfim, onde perdiam ao intervalo.
Para este encontro, Paulo Fonseca volta a não contar com Silvestre Varela (estará mesmo de saída), além de que não terá o francês Eliaquim Mangala, que sofreu uma lesão muscular e que foi substituído na convocatória por Abdoulaye.

Quem também saiu das escolhas, mas por opção técnica, foi Juan Iturbe, substituído pelo português Ricardo. Os lugares nas bandas portistas estão reservados para Licá e Josué, dois dos jogadores da 'moda' no Dragão - e, quiçá, em Portugal.

in "zerozero.pt"

FC Porto B vence nas Aves

O FC Porto B é líder isolado do campeonato da Segunda Liga, depois deste sábado ter ido vencer o Aves por 1-0, somando 13 pontos em cinco jogos.

Um auto-golo de Rafael aos 58 min, quando tentava impedir um cruzamento de Vítor Garcia, fez o resultado, num lance feliz para os Dragões, mas que foram quase sempre a equipa mais perigosa, em especial na primeira parte, quando dispuseram de quatro boas oportunidades para marcar.

O Aves só nos minutos finais ameaçou, mas nessa altura Fabiano esteve sempre bem e contribuiu para o FC Porto alcançar a quarta vitória em cinco jornadas da Segunda Liga.

FICHA DE JOGO

Aves-FC Porto B, 0-1
Segunda Liga, 5.ª jornada
31 de Agosto de 2013
Estádio do Aves, na Vila das Aves

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

AVES: Quim, Leandro, Miguel Vieira (Romaric, 46m), Rafael, Jorge Ribeiro, Tito, Luís Manuel (Ruben, 79m), Pedro Pereira, Vasco Matos (Fábio Martins, 67m), Vasco Rocha e Andrew.
Não utilizados: Rui Faria, Luisinho, Diogo Pires e Renato Santos.
Treinador: Fernando Valente

FC PORTO B: Fabiano, Victor Garcia, Reyes, Zé António, Quino, Mikel, Pedro Moreira (Tomas Podstawski, 71m), Tiago Rodrigues, Tozé, Kelvin (Ivo, 70m) e Caballero (Vion, 85m).
Não utilizados: Kadu, Tiago Ferreira, Leandro Silva e André Silva.
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 0-0
Golos: Rafael (PB) (58m)
Cartões amarelos: Tito (42m), Reyes (60m) e Fabiano (75m).

in "fcp.pt"

Sub 19 goleiam Oliveirense


A equipa de Sub 19 do FC Porto recebeu e venceu este sábado a Oliveirense por 4-0, em jogo da quarta jornada da primeira fase do campeonato nacional de juniores A.

Vítor Andrade abriu o marcador aos 27 minutos, resultado que se registava ao intervalo.

E foi nos últimos 20 minutos que o FC Porto ampliou a vitória, com golos de Rúben Alves (74m), Rui Moreira (80m) e Francisco Ramos (87m).

O FC Porto é líder, com quatro vitórias em quatro jogos, deslocando-se ao terreno do Sporting de Braga na proxima jornada, marcda para o dia 4 de Setembro.

in "fcp.pt"

Mercado ainda pode levar Silvestre Varela

Aproxima-se a passos largos o epílogo do mercado de transferências na generalidade dos países europeus e a SAD do FC Porto quer definir alguns dossiers que continuam pendentes.

Um deles prende-se com a possível transferência de Silvestre Varela, muito requisitado em terras de Sua Majestade, designadamente pelo West Ham, que terá mesmo feito uma proposta oficial aos dragões para a compra do internacional português. A questão, no entanto, é que Varela tem uma cláusula de rescisão altíssima, de 30 milhões de eu
ros, um valor incomportável para a realidade do clube inglês interessado no concurso do jogador do FC Porto.

Pode haver duas leituras na ausência do nome de Varela dos convocados divulgados ontem por Paulo Fonseca para o jogo desta tarde, em Felgueiras, com o Paços de Ferreira. Só esta semana o extremo foi dado como clinicamente apto a retomar a competição, depois de uma lesão na Supertaça Cândido de Oliveira, mas também pode ser um indicador de que o atleta pode mesmo estar de saída e as negociações serão ultimadas nas próximas horas.

O cenário de transferência, porém, não agradaria muito a Paulo Fonseca, que vê em Varela um desequilibrador nato pelos flancos e os restantes jogadores que tem à disposição para essa posição têm características díspares, caso de Josué, ainda que Kelvin e Iturbe possam desempenhar essa função, embora sejam atletas sem grande experiência. Tudo ficará definido amanhã, prazo limite para o fecho do mercado em grande parte da Europa. 

in "abola.pt"

Kléber desejado pelo Bastia

avançado Kléber, cedido pelo FC Porto ao Palmeiras, está na mira dos franceses do Bastia, noticia este sábado a “France Football.”. Segundo o jornal gaulês, o brasileiro, de 23 anos, está igualmente a ser seguido por clubes espanhóis, turcos e russos.

in "abola.pt"

Selo de qualidade

dupla de centrais ainda não foi derrotada

O francês Eliaquim Mangala não recuperou da lesão que sofreu no fecho da primeira parte do jogo com o Marítimo, na passada jornada da Liga, e sendo ele um titular indiscutível e um dos centrais mais cobiçados pelos tubarões europeus, essa situação poderia sugerir problemas para a defesa portista no confronto de hoje com o P. Ferreira. Mas não.

in "record.pt"

Atsu mostra-se com a camisola do Chelsea

GANÊS VAI ATUAR NO VITESSE CEDIDO PELOS BLUES
 
ganês Christian Atsu, do FC Porto, publicou uma fotografia na sua conta no twitter com a camisola do Chelsea, que o contratou ao FC Porto e o vai ceder ao Vitesse, da Holanda.
"Azul é a cor. Gostava de agradecer à minha família e conselheiros por todo o apoio. Grande época pela frente", lê-se na mensagem que o extremo deixou.

in "record.pt"