O médio do FC Porto, João Moutinho, já soma 50 internacionalizações pela equipa das quinas, no entanto nunca esteve presente num Campeonato do Mundo.

“Esse é grande objectivo. Dou o máximo para ser chamado e, se Deus quiser, estar na fase final do Brasil. Espero que seja a minha estreia em Mundiais", começou por afirmar Moutinho às notícias do futebol internacional.
O jogador do FC Porto é neste momento a grande dúvida para ajudar Portugal na dupla jornada de qualificação para o Mundial 2014, contra Israel e Azerbaijão, já que Moutinho está lesionado tendo falhado os últimos jogos dos Dragões e falhado os primeiros treinos ao comando do Selecionador Nacional, Paulo bento.
Contudo, o jogador do FC porto parece recuperável e já subiu esta quarta-feira, ao relvado para efectuar alguns trabalhos de forma condicionada.
O internacional português sabe das dificuldades que a Selecção Nacional vai ter para conseguir a qualificação para o Mundial de 2014.
“Temos a tarefa complicada para sermos apurados directamente. O nosso objectivo neste momento é ganhar os nossos jogos e manter o segundo lugar. Se a Rússia perder pontos, depois temos um jogo com eles em casa… Seja no play-off ou com apuramento directo, acredito perfeitamente que temos capacidade e qualidade mais do que suficientes para estar no Mundial".
Lembrar que para Portugal para se qualificar de forma directa terá que conseguir alcançar o primeiro lugar do Grupo F, numa altura em que a equipa das quinas ocupa o terceiro lugar, com os mesmos pontos de Israel segundo classificado, enquanto a Rússia, líder do grupo, ocupa o primeiro lugar com mais cinco pontos que Portugal.