sábado, 12 de janeiro de 2013

Benfica x FC Porto: O mesmo clássico com 'nuances'


A três dias de mais um clássico entre Benfica e FC Porto, o zerozero.pt “viajou no tempo” para traçar as semelhanças e as diferenças nas equipas que entraram em campo na Luz no dia 2 de março de 2012 e as escolhas previsíveis de Jorge Jesus e Vítor Pereira para o confronto escaldante do próximo domingo, também no reino da águia, na 14.ª jornada do Campeonato Nacional.
Do passado ao presente, uma constatação: do lado encarnado, as saídas e as circunstâncias forçadas pelas lesões de Pablo Aimar e Carlos Martins levaram Jorge Jesus a mudar o esquema tático do vice-campeão. Do 4x4x2 em losango, com a batuta de maestro entregue ao argentino ou ao português, o Benfica redefiniu-se dentro do mesmo esquema mas com o figurino tradicional. Nemanja Matic já fez esquecer Javi García na posição de «6» e Enzo Pérez transformou-se numa espécie de Witsel em zonas próximas do sérvio; Salvio chegou para dar profundidade e velocidade nas alas, onde Ola John ganhou destaque mas Nico Gaitán acordou a tempo de ser primeira escolha no clássico com os dragões.
Jesus deve mexer em seis posições
Hulk, Witsel e Emerson. Três nomes que já não constam no clássico deste domingo ©Catarina Morais
Comparativamente à derrota por 2x3 do dia 2 de março do ano passado, Jorge Jesus deve operar seis alterações no onze do Benfica. Emerson, Javi García e Axel Witsel já não moram na Luz e terão em Melgarejo, Matic e Enzo Pérez os substitutos diretos no próximo domingo. A estas três mudanças resultantes do mercado, Jesus deve mexer no eixo defensivo caso Luisão não recupere a tempo, com Jardel a figurar ao lado de Garay. Com Pablo Aimar longe da melhor forma e Nolito das primeiras opções, Salvio e Lima serão indiscutíveis no onze encarnado dentro do remodelado4x4x2 das águias.
O mesmo esquema portista, seis intérpretes diferentes
Curiosamente, do lado azul e branco perspetivam-se igualmente seis mudanças no onze titular em relação ao triunfo na Luz no início do ano passado. Já sem Álvaro Pereira, Djalma, Hulk e Marc Janko no plantel, Vítor Pereira parece agora ter opções de maior peso para moldar o «seu» 4x3x3. Alex Sandro será o lateral esquerdo, Varela e Jackson Martínez têm entrada direta na linha de ataque que, por estes dias, tem uma vaga em aberto em virtude da lesão de James Rodríguez; em princípio será ocupada por Steven Defour, embora nomes como Kelvin ou o próprio Marat Izmaylov estejam à disposição do técnico portista.
A estas quatro alterações, Vítor Pereira fará mais duas: Danilo, lateral direito indiscutível, ocupa a posição que foi de Maicon no jogo de 2012, enquanto o francês Mangala deve formar dupla com Otamendi no eixo da defesa portista; tudo isto porque Rolando há muito que não conta no Dragão e Maicon só agora regressa de lesão, sendo pouco provável que tenha entrada direta no onze em pleno clássico.

in "zerozero.pt"

Duelo intenso no Dragão termina com vitória portista

FC PORTO BATE OLIVEIRENSE POR 9-8


O FC Porto precisou de suar para vencer, este sábado, no Dragão Caixa, a formação da Oliveirense por 9-8, em jogo referente à 14.ª jornada do campeonato nacional.

A Oliveirense entrou a todo gás e rapidamente se colocou na frente do marcador. André Azevedo e Gonçalo Alves, este por duas vezes, colocaram a equipa de Oliveira de Azeméis a vencer por 3-0, mas os dragões empataram por intermédio de Tiago Losna, Ricardo Barreiros e Pedro Moreira.

A partir daqui foi um autêntico festival de golos, com os azuis e brancos a saírem para o intervalo a ganhar por... 7-5! Ricardo Barreiros, Tiago Losna e Pedro Moreira voltaram a fazer o gosto ao stick, enquanto Hélder Nunes estreava-se a marcar na partida. Para a Oliveirense, antes do descanso, marcaram Xico Silva e, mais uma vez, André Azevedo.

Na segunda parte, o FC Porto consolidou a vantagem e marcou por mais duas vezes. Ricardo Barreiros fez o terceiro da conta pessoal e Reinaldo Ventura marcou o 9.º dos dragões. Para a Oliveirense, Gonçalo Alves e André Azevedo chegaram ao hat-trick e Tó Silva apontou o 8.º golo para a equipa forasteira.

Com o triunfo, o FC Porto consolidou o 1.º lugar do campeonato, agora com 37 pontos, enquanto a Oliveirense segue em 4.º, com 29.

in "record.pt"

CINCO NOVIDADES NO FC PORTO B


As chamadas de Anderson, Belinha, Ivo, Quiño e Stefanovic, jogadores que falharam a última partida, são as principais notas de destaque dos convocados de Rui Gomes para o jogo do FC Porto B, com o Tondela.

O FC Porto B realizou na manhã desta sábado a última sessão de treino antes de amanhã receber, no estádio do Pedroso, às 16 horas, o Tondela, com todos os jogadores disponíveis, à excepção de Sebá e Tozé, chamados à equipa principal, e de M'Bola, ao serviço da selecção da Zâmbia.

Lista de convocados: Anderson, Belinha, David, Dellatorre, Diogo, Edu, Elói, Fábio Martins, Ivo, Michael, Mikel, Quiño, Pedro Moreira, Sérgio Oliveira, Stefanovic, Tiago Ferreira, Vion e Zé António.


in "fcp.pt"

Izmaylov convocado para a Luz


Russo estreia-se numa convocatória e logo para o Clássico com o Benfica


Marat Izmaylov foi convocado pelo treinador do FC Porto para o clássico com o Benfica.
O russo chegou ao dragão proveniente do Sporting ainda esta semana e depois dos elogios de Vítor Pereira o técnico resolveu mesmo chamá-lo para a Luz.

Sebá e Tozé mantêm-se nos eleitos, aos quais regressam Helton e Jackson Martinez, que tinham descansado frente ao Vitória de Setúbal, na Taça da Liga.

James Rodriguez e Kleber são dois dos principais ausentes da lista, uma vez que se encontram lesionados. 

Maicon é outra baixa importante. O central brasileiro não terá recuperado dos problemas físicos (tinha recuperado de uma entorse no tornozelo direito) e ficou fora das opções. 

O defesa fez 45 minutos na Taça da Liga, mas saiu ao intervalo, por precaução. Ainda assim, não estará nas melhores condições físicas para o duelo da Luz, o qual o brasileiro resolveu para os dragões, ao apontar o 3-2 final.

Rolando continua a não ser opção para Vítor Pereira e Quiñones ficou fora da lista.

Eis a lista: 

Guarda-redes: Helton e Fabiano
Defesas: Danilo, Mangala, Abdoulaye, Otamendi e Alex Sandro 
Médios: Lucho, Castro, João Moutinho, Izmaylov, Fernando, Defour e Tozé.
Avançados: Jackson, Varela, Kelvin e Sebá.

in "maisfutebol.iol.pt"

"GRAU DE DIFICULDADE ELEVADO" NA RECEPÇÃO À OLIVEIRENSE


Pedro Moreira classifica a recepção à Oliveirense (sábado, 16h30) como um encontro de "grau de dificuldade elevado". Na antevisão da 14.ª jornada do Campeonato nacional, o defesa/médio sublinha que a vitória do passado sábado no pavilhão do Benfica (6-4) já lá vai e elogia o próximo adversário, actual quarto classificado da prova, com os mesmos pontos do terceiro, o Valongo (29).

"Costumo dizer que o jogo mais difícil é o próximo. O resto já passou e o grau de dificuldade é muito elevado", afirmou o hoquista ao Porto Canal e www.fcporto.pt. No Dragão Caixa, a equipa treinada por Nuno Resende apresenta-se moralizada por uma vitória sobre o Candelária (7-5), na última jornada, mas o FC Porto Império Bonança está igualmente na mó de cima, após ter assumido a liderança no campeonato com o triunfo em Lisboa (34 pontos).

"A Oliveirense tem uma boa equipa, tanto em termos de guarda-redes como defesas e avançados. A equipa em si é muito homogénea, trabalhadora e sabe o que está a fazer dentro do campo. Cabe-nos fazer o nosso trabalho para ganhar o jogo", analisou.

Pedro Moreira reconheceu ainda que o FC Porto tem sido muito apoiado pelos adeptos: "É sempre bom termos a nossa casa cheia e faço o apelo para que venham em força ajudar a equipa. Estamos aqui para contribuir com o nosso empenho e dedicação para ganhar o jogo".


in "fcp.pt"

Invictus. E não é que Jesualdo apaga a Luz?

Nunca SLB e FCP estiveram invencíveis tão tarde na liga. O recorde é de 2007, à 12.ª jornada (Quaresma, 0-1)


Excluindo a primeira jornada, Benfica e FC Porto têm por hábito encontrar-se na 1.ª divisão na condição de invictos. Começa em 1934/35 (3.ª jornada) e desagua na época passada (6.ª). Pelo meio, há casos e casos. Ao todo, 16. O mais flagrante tem uma história por escrever. É o deste domingo, na Luz. Nunca os dois rivais jogaram entre si sem terem perdido um único jogo tão tarde no campeonato. Relembremos, estamos na 14.ª jornada, ao virar da esquina da segunda volta.
O anterior recorde é também do século XXI, em Dezembro de 2007. À chegada da 12.ª jornada, o FCP lidera com 29 pontos, resultantes de nove vitórias (oito seguidas) e dois empates (seguidos, por sinal, vs. Belenenses em casa e vs. Estrela na Reboleira). Em segundo lugar está o Benfica com 7-4-0 num total de 25 pontos. O Sporting, esse, dista dez pontos do líder.
Na Luz, o Benfica tem obrigatoriamente de ganhar para sonhar com o título de campeão que lhe foge desde 2005. O FC Porto treinado por Jesualdo Ferreira (olha quem) não presta a mínima atenção a esse pormenor e ganha 1-0 na Luz ao onze de José Antonio Camacho. O golo é de Quaresma, o jogador português do momento e também o mais bem pago da liga com ganhos no valor de 2,1 milhões de euros. Aos 42 minutos, o extremo pega na bola, galga terreno, finge que vai para a esquerda, corta para a direita (pobre David Luiz) e marca de trivela à saída de Quim. Simples, até parece um mustang.
Pormenor: o Benfica não perde em casa há mais de um ano (28 de Janeiro de 2006), qualquer coisa como 28 jogos para o campeonato (vs. Sporting, 3-1). Jesualdo está mais feliz do que nunca. “Fomos bravos, sobretudo porque ganhámos num campo onde o anfitrião não perdia há mais de um ano.” Já o espanhol Camacho torce o nariz à equipa. “Fomos menos espertos do que o FC Porto, perdemos tantas bolas a meio-campo na primeira parte...”
O curioso é que semanas antes Camacho dera uma entrevista a elogiar o comportamento de Quaresma, então cobiçado pelo Atlético Madrid. “Quaresma é melhor do que Cristiano Ronaldo. É infinitamente melhor e com mais qualidade. É impressionante. Quando o vi pela primeira vez, perguntei ao meu adjunto [Pepe Carcelén] se tinha visto o mesmo que eu? Fiquei impressionado, isso sim. Este Quaresma é capaz de fazer coisas deslumbrantes, fora do alcance da maioria. Ele e Ronaldo deslumbram, quiçá Cristiano esteja um degrau acima pelo que tem feito no Manchester United, mas repito que Quaresma tem uma qualidade infinita. Tem o mesmo tipo de explosão de Ronaldo e até de Miguel. Ou de Tiago do Lyon. Ou Simão do Atlético Madrid. Todos estão cada vez melhor.”
Excepção feita a este desabafo, numa época em que Ronaldo acabaria por se sagrar campeão inglês e europeu pelo Manchester United enquanto Quaresma assinaria pelo Inter, o FC Porto acaba a primeira volta com nove pontos de avanço sobre o Benfica (2.º) e 12 sobre o Sporting (3.º). Quando o clássico se joga no Dragão, resolvido com um bis de Lisandro López e já com Fernando Chalana no lugar do demissionário Camacho, o FCP continua à frente da classificação, seguido pelo Vitória de Guimarães, Sporting e Benfica. Três jornadas volvidas, o campeonato terminaria com FCP, Sporting, Vitória e Benfica, este último com tantas vitórias como empates (13).
in "ionline.pt"

João Ferreira nomeado para o Benfica-FC Porto


O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou hoje o árbitro João Ferreira, de Setúbal, para dirigir o Benfica-FC Porto de domingo (20:15), da 14.ª jornada da Liga.
O nome de João Ferreira está relacionado com o caso “Túnel da Luz”, aquando do Benfica-FC Porto da época 2009/10, vitória "encarnada" por 1-0, pois era o quarto árbitro da equipa dirigida pelo também setubalense Lucílio Baptista.
João Ferreira foi um dos responsáveis pelo relato dos incidentes que deram origem aos castigos aplicados aos portistas Hulk e Sapunaru, jogadores que se envolveram em confronto com os seguranças privados do Benfica, junto ao balneário do FC Porto.
O testemunho de João Ferreira à então Comissão Disciplinar (CD) da Liga terá tido relevância no castigo imposto pelo órgão dirigido, na altura, por Ricardo Costa, que aplicou quatro e seis meses de suspensão a Hulk e Sapunaru, respetivamente.
Mais tarde, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol reduziu para três e quatro jogos aquelas penas.

in "ionline.pt"

Labyad apontado ao FC Porto


Dias depois de Izmaylov ter trocado o Sporting pelo FC Porto, a imprensa holandesa escreve que Labyad pode fazer o mesmo percurso que o internacional russo.

Segundo o Algemeen Dagblad Wereld, os azuis e brancos poderão avançar com uma proposta pelo internacional marroquino que tem sido utilizado com pouca regularidade em Alvalade.

Labyad, que chegou ao Sporting proveniente do PSV, leva 15 jogos de leão ao peito, tendo disputado apenas 636 minutos, nos quais marcou um golo frente ao Videoton.


in "zerozero.pt"

Lucho só perdeu uma vez na Luz e foi sempre campeão


Para uns é el comandante, para outros o farol em campo, que independentemente dos resultados guia a equipa... normalmente a bom Porto. Isto porque nas cinco temporadas em que vestiu a camisola azul e branca (meia em 2011/12) foi sempre campeão. O que diz bem da sua influência, também das boas energias que transmite aos companheiros e que no futebol são tão apreciadas quanto preciosas. Mesmo na sua estreia na Luz, em 2005/06, o argentino perdeu por 1-0 - aliás, nessa época foi ainda derrotado no Dragão - e nem por isso deixou de conquistar o seu primeiro título. Depois disso, não mais perdeu na casa dos encarnados, ganhou mais três campeonatos de rajada [ver quadro] e outro no seu regresso.

Para reforçar a importância de Lucho no FC Porto, no campo e fora dele, basta dar o exemplo da temporada passada, quando a SAD portista rompeu com uns quantos princípios e preconceitos no respeitante a não contratar jogadores de idade avançada e foi recuperar Lucho aos franceses do Marselha: o médio argentino estreou-se na 18.ª jornada da Liga, frente ao UD Leiria, com a equipa portista a agoniar, em segundo lugar na tabela classificativa e com cinco pontos de atraso para o Benfica... mas acabou em primeiro. Com seis pontos de vantagem!

Outra vez segundo 
Nas cinco temporadas em que está no FC Porto, el comandante é ainda o melhor marcador da equipa nos clássicos da Luz, com um golo... em cada baliza. O que marcou na sua (2006/07) resultou num empate a uma bola, o que apontou na dos benfiquistas (2008/09), de grande penalidade, terminou igualmente com a divisão de pontos (1-1). Festejou a vitória em 2007/08 e na época passada, na 21.ª jornada (3-2), ronda em que os dragões arrepiaram decididamente caminho rumo à reconquista do título nacional. 


in "abola.pt"

"Vivi na Luz as maiores alegrias"


Hulk, reforço do Zenit no último verão, acredita que o FC Porto vai voltar a ser feliz na Luz.
Em exclusivo a O JOGO, o Incrível revela não duvidar que a sua antiga equipa vai voltar a fazer a festa na Luz. De viagem para o Dubai, onde o Zenit vai realizar um estágio, Hulk ainda mostra-se atento ao campeonato português e revela não estar surpreendido com o rendimento de Jackson Martínez. "Vi-o treinar", remata.

Nos últimos anos, o FC Porto tem-se dado bem no Estádio da Luz. Isso pode ter alguma influência neste jogo?

O FC Porto gosta de jogar em estádios difíceis, com adversários complicados. Por isso é que fazíamos sempre grandes jogos na Luz, até porque é o grande rival. Temos sido muito felizes lá e eu, pessoalmente, vivi lá das maiores alegrias enquanto jogador. O FC Porto vai entrar bem tranquilo e vai conseguir a vitória. 

Está surpreendido com a quantidade de golos que Jackson tem feito?

Se não tivesse jogado com ele, tinha de admitir que sim. Mas como ainda fiz três jogos e vários treinos ao lado dele no início da temporada, deu para perceber que ele tem grande qualidade e instinto de matador. Procura o golo, não fica à espera do golo. 

in "ojogo.pt"

Souza agradece a Pinto da Costa


Médio assinou pelo Grémio e agradeceu a Pinto da Costa a oportunidade que teve em representar "o melhor clube português".
Souza, que a partir desta sexta-feira reforça em definitivo os brasileiros do Grémio, agradeceu ao presidente dos azuis e brancos a oportunidade que teve para jogar no Dragão.

"Agradeço ao Presidente do Porto, Pinto da Costa e ao FC Porto pela oportunidade de vestir a camisa do Maior clube de Portugal ..", pode ler-se na página oficial do jogador, no Twitter.

Souza, médio defensivo de 23 anos, estava já no clube brasileiro, mas a título de empréstimo. 

Recorde-se que o FC Porto pediu inicialmente cerca de dez milhões de euros pelo passe do jogador e o Grémio ofereceu três milhões por metade do passe. O JOGO pode garantir que a transferência foi feita por um valor superior a três milhões.

in "ojogo.pt"