Nunca SLB e FCP estiveram invencíveis tão tarde na liga. O recorde é de 2007, à 12.ª jornada (Quaresma, 0-1)

O anterior recorde é também do século XXI, em Dezembro de 2007. À chegada da 12.ª jornada, o FCP lidera com 29 pontos, resultantes de nove vitórias (oito seguidas) e dois empates (seguidos, por sinal, vs. Belenenses em casa e vs. Estrela na Reboleira). Em segundo lugar está o Benfica com 7-4-0 num total de 25 pontos. O Sporting, esse, dista dez pontos do líder.
Na Luz, o Benfica tem obrigatoriamente de ganhar para sonhar com o título de campeão que lhe foge desde 2005. O FC Porto treinado por Jesualdo Ferreira (olha quem) não presta a mínima atenção a esse pormenor e ganha 1-0 na Luz ao onze de José Antonio Camacho. O golo é de Quaresma, o jogador português do momento e também o mais bem pago da liga com ganhos no valor de 2,1 milhões de euros. Aos 42 minutos, o extremo pega na bola, galga terreno, finge que vai para a esquerda, corta para a direita (pobre David Luiz) e marca de trivela à saída de Quim. Simples, até parece um mustang.
Pormenor: o Benfica não perde em casa há mais de um ano (28 de Janeiro de 2006), qualquer coisa como 28 jogos para o campeonato (vs. Sporting, 3-1). Jesualdo está mais feliz do que nunca. “Fomos bravos, sobretudo porque ganhámos num campo onde o anfitrião não perdia há mais de um ano.” Já o espanhol Camacho torce o nariz à equipa. “Fomos menos espertos do que o FC Porto, perdemos tantas bolas a meio-campo na primeira parte...”
O curioso é que semanas antes Camacho dera uma entrevista a elogiar o comportamento de Quaresma, então cobiçado pelo Atlético Madrid. “Quaresma é melhor do que Cristiano Ronaldo. É infinitamente melhor e com mais qualidade. É impressionante. Quando o vi pela primeira vez, perguntei ao meu adjunto [Pepe Carcelén] se tinha visto o mesmo que eu? Fiquei impressionado, isso sim. Este Quaresma é capaz de fazer coisas deslumbrantes, fora do alcance da maioria. Ele e Ronaldo deslumbram, quiçá Cristiano esteja um degrau acima pelo que tem feito no Manchester United, mas repito que Quaresma tem uma qualidade infinita. Tem o mesmo tipo de explosão de Ronaldo e até de Miguel. Ou de Tiago do Lyon. Ou Simão do Atlético Madrid. Todos estão cada vez melhor.”
Excepção feita a este desabafo, numa época em que Ronaldo acabaria por se sagrar campeão inglês e europeu pelo Manchester United enquanto Quaresma assinaria pelo Inter, o FC Porto acaba a primeira volta com nove pontos de avanço sobre o Benfica (2.º) e 12 sobre o Sporting (3.º). Quando o clássico se joga no Dragão, resolvido com um bis de Lisandro López e já com Fernando Chalana no lugar do demissionário Camacho, o FCP continua à frente da classificação, seguido pelo Vitória de Guimarães, Sporting e Benfica. Três jornadas volvidas, o campeonato terminaria com FCP, Sporting, Vitória e Benfica, este último com tantas vitórias como empates (13).
in "ionline.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário