sábado, 12 de janeiro de 2013

Invictus. E não é que Jesualdo apaga a Luz?

Nunca SLB e FCP estiveram invencíveis tão tarde na liga. O recorde é de 2007, à 12.ª jornada (Quaresma, 0-1)


Excluindo a primeira jornada, Benfica e FC Porto têm por hábito encontrar-se na 1.ª divisão na condição de invictos. Começa em 1934/35 (3.ª jornada) e desagua na época passada (6.ª). Pelo meio, há casos e casos. Ao todo, 16. O mais flagrante tem uma história por escrever. É o deste domingo, na Luz. Nunca os dois rivais jogaram entre si sem terem perdido um único jogo tão tarde no campeonato. Relembremos, estamos na 14.ª jornada, ao virar da esquina da segunda volta.
O anterior recorde é também do século XXI, em Dezembro de 2007. À chegada da 12.ª jornada, o FCP lidera com 29 pontos, resultantes de nove vitórias (oito seguidas) e dois empates (seguidos, por sinal, vs. Belenenses em casa e vs. Estrela na Reboleira). Em segundo lugar está o Benfica com 7-4-0 num total de 25 pontos. O Sporting, esse, dista dez pontos do líder.
Na Luz, o Benfica tem obrigatoriamente de ganhar para sonhar com o título de campeão que lhe foge desde 2005. O FC Porto treinado por Jesualdo Ferreira (olha quem) não presta a mínima atenção a esse pormenor e ganha 1-0 na Luz ao onze de José Antonio Camacho. O golo é de Quaresma, o jogador português do momento e também o mais bem pago da liga com ganhos no valor de 2,1 milhões de euros. Aos 42 minutos, o extremo pega na bola, galga terreno, finge que vai para a esquerda, corta para a direita (pobre David Luiz) e marca de trivela à saída de Quim. Simples, até parece um mustang.
Pormenor: o Benfica não perde em casa há mais de um ano (28 de Janeiro de 2006), qualquer coisa como 28 jogos para o campeonato (vs. Sporting, 3-1). Jesualdo está mais feliz do que nunca. “Fomos bravos, sobretudo porque ganhámos num campo onde o anfitrião não perdia há mais de um ano.” Já o espanhol Camacho torce o nariz à equipa. “Fomos menos espertos do que o FC Porto, perdemos tantas bolas a meio-campo na primeira parte...”
O curioso é que semanas antes Camacho dera uma entrevista a elogiar o comportamento de Quaresma, então cobiçado pelo Atlético Madrid. “Quaresma é melhor do que Cristiano Ronaldo. É infinitamente melhor e com mais qualidade. É impressionante. Quando o vi pela primeira vez, perguntei ao meu adjunto [Pepe Carcelén] se tinha visto o mesmo que eu? Fiquei impressionado, isso sim. Este Quaresma é capaz de fazer coisas deslumbrantes, fora do alcance da maioria. Ele e Ronaldo deslumbram, quiçá Cristiano esteja um degrau acima pelo que tem feito no Manchester United, mas repito que Quaresma tem uma qualidade infinita. Tem o mesmo tipo de explosão de Ronaldo e até de Miguel. Ou de Tiago do Lyon. Ou Simão do Atlético Madrid. Todos estão cada vez melhor.”
Excepção feita a este desabafo, numa época em que Ronaldo acabaria por se sagrar campeão inglês e europeu pelo Manchester United enquanto Quaresma assinaria pelo Inter, o FC Porto acaba a primeira volta com nove pontos de avanço sobre o Benfica (2.º) e 12 sobre o Sporting (3.º). Quando o clássico se joga no Dragão, resolvido com um bis de Lisandro López e já com Fernando Chalana no lugar do demissionário Camacho, o FCP continua à frente da classificação, seguido pelo Vitória de Guimarães, Sporting e Benfica. Três jornadas volvidas, o campeonato terminaria com FCP, Sporting, Vitória e Benfica, este último com tantas vitórias como empates (13).
in "ionline.pt"

Sem comentários: