sábado, 20 de outubro de 2012

Vitor Pereira: "Temos que ser muito mais fortes"

Depois da vitória, por 1-0, frente ao Santa Eulália, que garantiu o apuramento do FC Porto para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, Vítor Pereira preferiu ser breve, reconhecendo, numa curta declaração, que esperava um desempenho superior da equipa e assumindo, sem qualquer reserva, a sua quota de responsabilidade pela exibição e pelo resultado.

“Assumo completamente as minhas decisões e reconheço que, com tantas mexidas e adaptações na equipa, descaracterizámos o nosso jogo”, disse o treinador dos bicampeões nacionais, admitindo que o FC Porto não apresentou em Vizela a qualidade habitual.

Para valorizar, continuou Vítor Pereira, sobrou-lhe apenas “a passagem à próxima eliminatória” e “o apoio dos adeptos”, que “mereciam outra exibição”. Sem se esquecer de dar os parabéns ao adversário, “que fez um belíssimo jogo e foi ambicioso”, o treinador assumiu ainda que “a conquista da Taça de Portugal é um objectivo da equipa” e que, para o conseguir, terá que se apresentar “muito mais forte já na próxima eliminatória”.

Já Danilo, o autor do único golo da partida, não estranhou a escassez do resultado. “É natural que tenha sido assim, porque temos um jogo grande na quarta-feira [n.d.r.: FC Porto-Dínamo de Kiev]”, argumentou o lateral direito, que marcou, aos 31 minutos, com o pé esquerdo. “Mas o Santa Eulália também fez um grande trabalho”, prosseguiu. “Dificultou ao máximo, mas acabámos por sair daqui com a vitória e garantir a passagem à próxima eliminatória”.


in "fcp.pt"

Danilo "coloriu" a festa da Taça

O FC Porto venceu este sábado o Santa Eulália, por 1-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, disputado em Vizela. O tento foi de Danilo, num encontro em que os Dragões alinharam com uma equipa bastante jovem. Numa localidade que não costuma ser visitada pelos grandes clubes, sentiu-se uma atmosfera especial: o estádio esteve cheio, com muitos portistas, e até houve fanfarra.

No Estádio do FC Vizela, defrontavam-se duas equipas que ainda não tinham perdido em jogos oficiais, mas que estão enquadradas em realidades bem diferentes. Enquanto o FC Porto está no topo do futebol europeu, o Santa Eulália, fundado em 1978, está na III Divisão, após ter ganho a Divisão de Honra da AF Braga, na temporada transacta. Esta foi, de resto, a primeira vez em que os estreantes na III Divisão chegaram à terceira eliminatória da Taça.

O Santa Eulália apresentou um “onze” aguerrido, que criou muitas dificuldades aos azuis e brancos e deixou uma boa imagem do futebol das divisões inferiores. Na primeira parte, os eulalenses apenas subiram à grande área contrária por duas ou três vezes, sem conseguirem incomodar Fabiano. No entanto, no segundo tempo, aventuraram-se mais no ataque, tendo até ficado perto do empate nos últimos segundos, no único remate que efectuaram com real perigo.

Ao longo dos primeiros 45 minutos, os avançados portistas procuraram contornar a defesa eulalense com o futebol de troca de bola típico do FC Porto. Kleber e Iturbe tentaram primeiro, mas os remates “embateram” em São Bento. O domínio dos Dragões foi-se avolumando, até que Danilo, aos 31 minutos, subiu no terreno, flectiu para o meio e rematou ainda de fora da área, concretizando o 1-0. O lateral brasileiro esteve perto de bisar noutro “tiro”, cinco minutos depois, mas a melhor oportunidade para alargar a vantagem até ao intervalo surgiu aos 38 minutos, com Kleber a rematar à figura do guardião, após combinação com Atsu.

Apesar do maior atrevimento eulalense na segunda parte, o FC Porto nunca deixou de comandar a partida, com naturalidade. Aos 61 minutos, Vítor Pereira tentou imprimir nova vivacidade à equipa: Miguel entrou para lateral-direito, fazendo Danilo avançar para o meio-campo, enquanto Mangala passou para lateral-esquerdo e Varela posicionou-se nas costas do ponta-de-lança Kleber.

O segundo golo esteve muito perto de suceder aos 68 minutos, quando Atsu encontrou espaço na grande área e rematou à barra da baliza do Santa Eulália. Pouco depois, entrou ainda em campo Sebá, jogador do FC Porto B, para o lugar de Iturbe. O brasileiro estreou-se com a camisola portista em encontros oficiais, assim como Fabiano, Quiño e Abdoulaye. No banco ficou sentado um trio de luxo: Lucho, James e Fernando.

Aos 88 minutos, Kleber ficou cara a cara com São Bento e quase fazia o 0-2, que acabou por não surgir. Há que reconhecer que a segunda parte portista foi inferior à primeira: o FC Porto não pôs sobre o relvado a intensidade de jogo habitual, o que terá sucedido, em grande parte, devido ao facto de ter alinhado uma equipa muito jovem e pouco rotinada.

FICHA DE JOGO

Santa Eulália-FC Porto, 0-1

Taça de Portugal, terceira eliminatória
20 de Outubro de 2012
Estádio do FC Vizela, em Vizela
Assistência: cerca de 6.000 espectadores

Árbitro: Rui Costa (Porto)
Assistentes: Nuno Manso e Bruno Rodrigues
Quarto árbitro: Ivan Vigário

SANTA EULÁLIA: São Bento; Inácio, Basílio, Filipe Alves e Armando; Hélio, Rui Costa, André Cunha e Nélson (cap.); Carlitos e Zézé
Substituições: Filipe Alves por Benício (65m), Carlitos por Tiago Monteiro (74m) e Zézé por Filipe Magalhães (80m)
Não utilizados: Espinha, Chico, André Monteiro e Tiago
Treinador: João Fernando

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Abdoulaye, Mangala e Quiño; Rolando, Castro (cap.) e Kelvin; Atsu, Kleber e Iturbe
Substituições: Kelvin por Miguel Lopes (61m), Quiño por Varela (61m) e Iturbe por Sebá (72m)
Não utilizados: Kadú, Lucho, James e Fernando
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcador: Danilo (31m)
Cartões amarelos: nada a registar
Cartões vermelhos: nada a registar


in "fcp.pt"

Sub 17 goleiam Maia

A equipa de Sub 17 do FC Porto mantém a carreira vitoriosa e este sábado recebeu e bateu o Maia por 7-1, somando a sexta vitória em seis jornadas da primeira fase do campeonato nacional de juniores B.

Depois de uma primeira sem grande intensidade, em que os dragõezinhos venciam pela margem mínima (2-1), a etapa complementar foi um festival ofensivo, com a equipa a marcar cinco golos sem resposta.

A figura da partida foi Sérgio Ribeiro, autor de três golos, enquanto Rúben Macedo bisou. Rui Moreira e Sérgio Cardoso fizeram os outros golos.

Na próxima jornada o FC Porto desloca-se ao terreno do Boavista.

in "fcp.pt"

F.C. Porto pagou 18 milhões a empresários

Confira ainda quanto custaram os reforços no total e quanto rendeu... Vieirinha

A análise ao relatório e contas da F.C. Porto SAD permite perceber alguns aspetos curiosos: permite perceber por exemplo quanto se pagou em comissões a empresários, qual foi o saldo da venda de parte dos passes a fundos de investimento ou quais foram as remunerações da administração.

Antes de mais, o F.C. Porto contratualizou um total de 18 milhões de euros de pagamento a empresários, divididos entre 11,09 milhões de euros de comissões relativas a contratações e renegociações de contratos e 6,84 milhões de euros com comissões relativas à vendas de atletas.

A renovação e posterior venda de Falcao ao At. Madrid, por exemplo, custou mais de 6,8 milhões de euros em comissões a empresários, divididos entre três agências. O colombiano, já se sabia, foi vendido por 40 milhões de euros, dos quais apenas 20,1 entraram nos cofres portistas.

Para além de Falcao, destacam-se na rubrica referente a pagamentos de comissões a empresários os gastos com as contratações de Danilo (4,83 milhões de euros), Defour (1,85 milhões), Mangala (1,02 milhões), Alex Sandro (700 mil euros), Kléber (665 mil) e Marc Janko (271 mil euros).

Por falar em contratações, importa dizer que o F.C. Porto contratualizou na última época aquisições que perfazem um total de 56,7 milhões de euros, sendo que este valor é total: inclui a soma do valor de aquisição do passe, o prémio de assinatura e o pagamento de comissões a empresários.

Danilo, já se sabia, foi o mais caro: 17,8 milhões de euros no total por cem por cento do passe. Segue-se Alex Sandro (10,3 milhões por cem por cento do passe), Defour (7,8 milhões por 90 por cento), Mangala (7,5 milhões por 90 por cento) e Kléber (4,2 milhões por 70 por cento do passe

Mas há mais: Cristián Rodriguez. Numa altura em que já estava afastado do plantel, e naquela que terá sido a última parcela de uma aquisição dividida em várias tranches, o F.C. Porto teve de pagar no período terminado a 30 de Junho de 2012 ainda 2,52 milhões de euros à Play International BV.

João Moutinho, Fucile e... Vieirinha

João Moutinho rendeu na última época uma perda de 1,52 milhões de euros: o clube vendeu 37,5 por cento do passe a um fundo de investimento por 4,12 milhões de euros, tendo adquirido depois 22,5 por cento por um montante que percentualmente representou uma perda de 1,52 milhões.

O mesmo se passou, de resto, com Fucile. O F.C. Porto vendeu 25 por cento do passe ao Soccer Invest Fund, detido pela empresa MNF Gestão de Activos, por 500 mil euros, tendo posteriormente comprado 20 por cento da parcela do passe anteriormente vendida por um milhão de euros.

Em contrapartida, Vieirinha em garante rendimentos ao F.C. Porto. O extremo vendido ao PAOK garantiu durante o exercício finalizado em 30 de Junho um valor superior a um milhão de euros, relativo à venda ao Wolfsburgo de 35 por cento do passe que a SAD portista ainda detinha do atleta.

F.C. Porto: quanto recebe a administração da SAD?

Valor pago aos quatro administradores da SAD caiu, garante o relatório e contas. Pinto da Costa auferiu um total de 400 mil euros durante o ano 

O F.C. Porto explica no relatório e contas que na última época, até Junho de 2012, conseguiu baixar os gastos com o pessoal: uma diminuição de 500 mil euros: de 50 milhões para 49,5 na última época. No próximo ano, a SAD prevê baixar os custos com o pessoal ainda mais, para 46,6 milhões.

Ora apesar de ter baixado o valor de custos com o pessoal em 500 mil euros, o F.C. Porto aumentou o nível salarial do plantel. Em 2011 pagava 35,9 milhões a jogadores, técnicos e médicos, na última época pagou 38,8 milhões. O que foi justificado com a contratação de jogadores como Lucho.

Ora assim sendo verifica-se que o abatimento nos gastos totais com o pessoal se verificou sobretudo nas remunerações da administração. Isto porque, seguindo a indicação da comissão de vencimentos, a administração da SAD revogou a atribuição da remuneração variável relativa a prémios.

Nesse sentido, as remunerações relativas à administração da SAD baixaram de 3,6 milhões de euros para 1,7 milhões. O total da administração da sociedade recebeu 1,59 milhões de euros de remuneração fixa, mas abdicou de dois milhões de remuneração variável (recebeu 136 mil euros).

De acordo com o relatório enviado à CMVM, Pinto da Costa foi o mais bem pago, na qualidade de presidente, tendo recebido 400 mil euros. Os outros três administradores pagos (Adelino Caldeira, Reinaldo Teles e Angelino Ferreira) receberam 60 por cento desse valor: 240 mil euros.  

Sabe quanto o F.C. Porto pagou de prémio pelo título nacional?

Confira também a percentagem de passe de cada atleta que os azuis e brancos detêm. James só pertence em 55 por cento ao clube.

O título nacional garantido pelo F.C. Porto na última época rendeu, como sempre acontece, um prémio individual a cada elemento do plantel (entre jogadores, equipa médica e técnica). Ora de acordo com o relatório e contas, o F.C. Porto irá pagar 8,78 milhões de euros no total.

Este valor aparece englobado na rubrica «Outros passivos correntes», sendo referido que é um valor que está contratualizado mas ainda não está vencido: o prazo para pagamento do prémio ainda não terminou. Refira-se, de resto, que o título do ano anterior ficou mais barato: 7,29 milhões.

Outro dado interessante do relatório e contas é relativo ao valor do plantel. Em 30 de Junho de 2012, o grupo de 41 jogadores que fazem parte do plantel portista estava avaliado em 99,2 milhões de euros, mais 1,5 milhões de euros do que valia o grupo de 36 jogadores da época anterior.

Refira-se que o plantel surge dividido em três grupos: jogadores com valor superior a 2 milhões de euros, jogadores com valor entre um e dois milhões e jogadores com valor inferior a um milhão. O primeiro grupo tem 15 atletas (total de 88 milhões), o segundo três atletas e o último 23 atletas.

Os valores referidos não se referem ao valor total do jogador, mas ao valor da percentagem de passe que o F.C. Porto detém de cada atleta. Ora a 30 de Junho de 2012, o F.C. Porto só detinha, por exemplo, 55 por cento do passe de James Rodriguez. Segue-se uma lista dessas percentagens:

Danilo - 100 por cento
Alex Sandro - 100 por cento
Otamendi - 100 por cento
Maicon - 100 por cento
Rolando - 85 por cento
João Moutinho - 85 por cento
Fernando - 80 por cento
Kelvin - 75 por cento
Kléber - 70 por cento
Souza - 70 por cento
Defour - 56,7 por cento
Mangala - 56,7 por cento
James Rodriguez - 55 por cento
Iturbe - 45 por cento

 in "maisfutebol.iol.pt"

 Link para o Relatorio e Contas 2011 / 2012

 

Rolando e Iturbe com porta aberta ao onze

Rolando e Iturbe com portas abertas para o onze. Rolando deve estrear-se a jogar hoje, diante do Santa Eulália, enquanto o avançado argentino poderá ter a oportunidade de ser... titular.

A entrada de ambos não é garantia, mas aumentaram significativamente dadas as alterações na convocatória e os cuidados redobrados com o jogo seguinte, da Champions, com o Dínamo de Kiev.

Os dois jogadores vivem realidades que não estão minimamente relacionadas entre elas, mas acabam por estar a passar pelo mesmo. Rolando, que poderá sair em breve do FC Porto, só uma vez foi convocado esta época - a 11 de Agosto, para o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, com a Académica, e não passou do banco dos suplentes - enquanto Juan Iturbe cumpriu os últimos 27 minutos da partida com o Beira-Mar, na quarta jornada da Liga, realizada a 22 e agosto...

in "abola.pt"

«Sugeriria o Soudani ao FC Porto» - Madjer

Em entrevista ao site Blogolo, Rabah Madjer afirmou que não hesitaria em aconselhar Soudani ao FC Porto. «Porque não? É um jogador jovem, com enorme potencial. Ele está num bom clube, o Guimarães, mas gostava de o ver num clube ainda maior. Se o FC Porto me pedisse a opinião, dir-lhe-ia para o contratar sem hesitações», declarou o antigo craque dos dragões, autor do golo de calcanhar que permitiu ao FC Porto sagrar-se campeão europeu em 1987.

O atacante do Vitória de Guimarães é neste momento um dos heróis da Argélia, ao marcar dois golos na eliminatória com a Líbia, que confirmaram a presença da formação magrebina na edição 2013 da Taça das Nações Africanas. «Via-o perfeitamente a jogar no FC Porto. Tem tudo para se tornar num jogador ainda melhor, porque vai progredir. Ainda por cima ele pode jogar no lado esquerdo do ataque», elogiou Madjer, que na entrevista congratula-se com o regresso de Halliche ao futebol português e mantém fé no apuramento da Seleção Nacional para o Campeonato do Mundo de 2014.

in "abola.pt"

Pedro Moreira: "Queremos continuar na onda de sucesso"


Pedro Moreira foi o porta-voz do FC Porto Império Bonança na antevisão da visita a Vale de Cambra, para defrontar a equipa local (sábado, 21h00, Pavilhão Municipal), e garantiu que os Dragões estão prontos para "mais vitórias". Mesmo assim, o defesa/médio deixa um alerta: o jogo com o Cambra "vai ser complicado".

Entraram no campeonato com um empate inesperado frente ao Paço de Arcos (4-4) e uma enorme goleada sobre o Sporting (12-0). Qual dos resultados espelha o verdadeiro valor da equipa?
O que é bom é para manter e tentar melhorar e o que é mau é para tentarmos, ao máximo e rapidamente, esquecer. O primeiro jogo ficou um bocado marcado pela ansiedade, por ser o primeiro e pelo começar de um longo ano de competição, mas já passou. O segundo jogo também já lá vai, mas felizmente foi mais conseguido a nível colectivo e agora só pensamos em continuar nessa onda de sucesso, com mais vitórias.

O Cambra pode colocar dificuldades ao FC Porto Império Bonança?
O Cambra está bem. Tiveram um primeiro jogo menos bom, mas no segundo já ganharam ao Candelária, que é uma equipa forte e que vai estar na luta pelos primeiros lugares, por isso acho que vai ser complicado.


in "fcp.pt"

Esperança em Danilo

dirigentes acreditam nas qualidades do lateral

Nem só de contas fala o... Relatório e Contas. Lá também há lugar a considerações relativas ao grupo de trabalho, às infraestruturas, aos projetos de formação, a muitas outras coisas.

Logo no início, por exemplo, no “resumo da atividade desportiva”, é destacado aquele que é o jogador mais caro do plantel. Para assegurar os serviços de Danilo, o FC Porto teve que desembolsar um total de 17,8 milhões de euros e, no relatório, não faltam elogios ao lateral, “um jovem jogador internacional brasileiro e em quem o FC Porto deposita fundadas esperanças, como ficou demonstrado nos jogos que realizou”.

in "record.pt"