quinta-feira, 7 de julho de 2011

Plantel partiu para Marienfeld

ESTÁGIO DE PRÉ-ÉPOCA NAQUELA LOCALIDADE ALEMÃ


Os dragões levantaram voo ao princípio da tarde do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, rumo a Münster de onde viajam depois para autocarro para Marienfeld. A comitiva portista, liderada pelo diretor da SAD, Antero Henrique, é composta por 27 jogadores, aos quais se juntará depois Fucile, ainda a gozar férias.
Hulk, James e Moutinho foram os mais assediados por parte dos adeptos que quiserem deixar uma palavra de incentivo ao grupo. No primeiro contacto com os adeptos na qualidade de treinador principal, Vítor Pereira ouviu palavras de incentivo e também distribuiu alguns autógrafos.
O voo tem chegada prevista a Münster às 17 e 30, hora portuguesa.
in "record.pt"

FC Porto parte hoje para a Alemanha

Os campeões nacionais partem esta tarde para Marienfeld, onde realizará o seu estágio de pré-época. Em terras alemãs, a equipa orientada por Vitor Pereira vai realizar 3 jogos particulares.

Tendo em vista a preparação da nova temporada, o FC Porto defronta domingo o FC Gutersloh, clube das ligas amadoras, jogo que terá lugar no Heidewald Stadion pelas 18h30 (hora portuguesa).
Dia 16 de Julho, a equipa de Vitor Pereira vai defrontar o Borussia Monchengladbach no Niederrhein 
Stadion, às 18h30 (hora portuguesa).

No último dia de estágio (17 de Julho), o FC Porto defronta outra equipa amadora, o SC Verl, jogo agendado para as 17h (hora portuguesa).

in "rr.pt"

James: "Tenho 'ganas' de dar muito mais"

Terminou a época em grande, a titular, com três golos ao Guimarães na final da Taça de Portugal e pouco depois foi considerado o melhor jogador do Torneio de Toulon. James foi revelação da última temporada no FC Porto, mas está apostado em mostrar ainda mais no segundo ano na Europa. De contrato renovado e com as malas feitas para participar no Mundial de sub-20, o esquerdino mantém intactas as expectativas de renovar o título nacional e garante que não existem diferenças entre Villas-Boas e Vítor Pereira. O colombiano foi o último jogador disponibilizado pelo clube para falar aos jornalistas antes da partida para o estágio em Marienfeld. "Queremos aproveitar estes dias para treinar forte para que tudo saia bem não só nesta preparação, mas também ao longo da época", referiu, embora James já saiba que vai ter de abandonar mais cedo a Alemanha para se juntar aos sub-20 do seu país. No entanto, espera que a repetição do local signifique a revalidação do título. "Oxalá nos traga outra vez sorte. Pensamos todos nisso, em ganhar muitos títulos, e trabalhamos para o tornar realidade", sublinhou.
As perspectivas, pelo menos, "são muito boas", uma vez que, na sua opinião, os jogadores que chegaram agora ao clube têm muita qualidade. "Penso que podemos ser tão fortes como na época passada porque há muito bons jogadores e a equipa técnica também é muito competente. A nossa ideia é fazer uma excelente temporada", insistiu.
Para James a mudança de treinador não alterou em nada as rotinas. Aliás, o jogador diz que não tem notado qualquer diferença entre Villas-Boas e Vítor Pereira. "Têm o mesmo pensamento e ambos sabem muito bem como querem que a equipa jogue", referiu.
Enquanto a maioria dos companheiros gozava férias, James esteve no Torneio de Toulon e de lá viajou directamente para Portugal para acertar a renovação do contrato, conforme O JOGO noticiou em primeira mão. "Estou muito feliz aqui. Sinto-me cómodo e ficar foi muito importante", referiu, admitindo que evoluiu bastante no primeiro ano de Dragão ao peito. "Fiz muitos jogos e isso foi fundamental", considerou. Contudo, não tem dúvidas de que ainda pode "crescer" e mostrar ainda mais aos adeptos, apostando forte na nova segunda temporada de dragão ao peito. "Tenho 'ganas' de dar muito mais, de mostrar mais futebol. Esperemos que tudo saia bem", concluiu.

"Quero ser campeão do mundo"

O comboio só passa uma vez e James não o quer perder, até porque está consciente de que esta é mesmo - por uma questão de idade - a única oportunidade que tem de se sagrar campeão do Mundo de sub-20. A ilusão do esquerdino é fazer uma grande campanha, mesmo que isso sacrifique o início de época no FC Porto. "Oxalá seja uma boa participação. Existe uma enorme expectativa na Colômbia e, a nível pessoal, tenho muitos sonhos. Trabalho sempre para estar bem e conseguir títulos", sublinhou. Na prova, que começa no dia 29 de Julho e termina a 20 de Agosto, estará outro portista: Iturbe. James espera levar a melhor . "Espero ser eu a ganhar. Tenho o sonho de ganhar o Mundial, mas, para isso, temos de estar bem fisicamente". A hipótese de defrontar a Argentina na final não o incomoda. "Só sei que quero ser campeão do mundo, seja contra quem for", atirou.

Fez noitada para ver a Copa América

James confessou que esta noite iria deitar-se tarde, mas sem quebrar as regras do clube. O esquerdino não foi a nenhuma festa, nem saiu de casa: só quis ver o Colômbia-Argentina da Copa América, com Falcao e Guarín no onze. O mais certo é que não tenha resistido até ao fim, visto que o apito inicial foi às 1h45. "Vou estar acordado até mais tarde. Vai ser muito difícil, mas oxalá a Colômbia consiga vencer", referiu.

in "ojogo.pt"

Falcao mal traduzido com Arsenal ao barulho

Uma má tradução para inglês de uma entrevista de Falcao à revista "El Gráfico", que O JOGO já tinha reproduzido na terça-feira, acabou por se tornar numa declaração de amor forçada do colombiano à liga inglesa. O que Falcao realmente disse, como escreveu O JOGO, foi isto: "A liga espanhola é muito boa para jogar; da inglesa, gosto do ambiente." Em inglês, a versão dessas palavras acabou por ser retocada: "A liga espanhola é muito boa, mas prefiro a inglesa por causa do ambiente." Uma preferência que não constava do original, onde também se lia que El Tigre tinha um clube de sonho, recusando-se a dizer qual. No que toca a esta parte, a tradução para inglês foi fiel.

Coincidência ou não, este equívoco, que relançava a pista inglesa do ataque a Falcao, nos últimos dias suportada principalmente pelo Chelsea, saiu reforçado à boleia de outras especulações que voltaram a colocar o colombiano na rota do Arsenal. Arsène Wenger é um admirador das qualidades de El Tigre - e disse-o abertamente antes da final da Liga Europa -, mas nos últimos anos costuma ser também algo sovina nos cheques que aconselha o clube a passar. A excepção foi José Antonio Reyes: 35 milhões em 2003/04 - e um trauma fortíssimo. Daí para cá, as excentricidades do Arsenal, que prescindiu de Bendtner e procura um avançado, não costumam ir além dos 15 milhões de euros, metade da cláusula do portista.

Recentemente, Wenger disse também que o mercado ainda não mexeu. "Está tudo à espera que alguém avance, e todos mantêm as suas cartas junto ao peito, esperançados numa supercontratação", disse, adiando para finais deste mês as movimentações mais significativas, que, da parte do Arsenal, podem estar dependentes da injecção de capital proveniente da venda de Fàbregas, numa novela com o Barcelona que vai sofrendo avanços e recuos.

Falcao nunca escondeu a admiração pelo Arsenal, apesar das cautelas nas últimas declarações públicas, mas também se disse fã do Real Madrid e tem agora André Villas-Boas como potencial chamariz no Chelsea. Aos mais próximos, o colombiano assumiu que o campeonato espanhol é o que mais o seduz, embora também piscasse o olho a Inglaterra, numa hipótese que as lições particulares de inglês que recebe no Porto trataram de acentuar.

Representado por Jorge Mendes, habituado a desbloquear negócios milionários, a única coisa certa para já é que Falcao procura brilhar na Copa América e manter-se alheado das especulações.

in "ojogo.pt"

"Chelsea? Rolando está bem"

Peppino Tirri, que se auto-intitula de representante de Rolando em Itália, voltou ontem a pronunciar-se sobre o internacional português, tendo admitido a possibilidade de o defesa seguir com André Villas-Boas para o Chelsea. "De momento não tenho novidades sobre a situação de Rolando. Não houve mais contactos com a Juventus e o Roma. É difícil negociar o valor da transferência com o FC Porto [15 milhões de euros, verba apontada], mas, por outro lado, pode ser que Villas-Boas o leve para o Chelsea", anunciou Tirri. O JOGO contactou João Cardoso Silva, empresário oficial de Rolando, que desmentiu a possibilidade avançada por Tirri sobre uma possível mudança para o campeonato inglês, já depois de Pinto da Costa ter garantido na véspera que o defesa é para manter no plantel. "Ele está bem no FC Porto, e a prova é que renovou recentemente o contrato que o liga ao clube. Além disso, Rolando já está a treinar com o plantel a pensar na próxima época", explicou João Cardoso Silva. O JOGO sabe que Peppino Tirri tem de facto uma procuração para tratar dos assuntos relacionados com o mercado transalpino, embora essa autorização para encontrar possíveis interessados em Itália esteja a poucos dias de caducar.

in "ojogo.pt"

Gijón esperançado em garantir Castro outra vez

O Gijón não esquece Castro. O médio português continua a ser o objectivo prioritário do clube espanhol, que, segundo avançou ontem a comunicação social das Astúrias, vai retomar os contactos com o FC Porto já na próxima semana. A acreditar na notícia, o Gijón estará a ponderar avançar com uma proposta de compra, que, no entanto, parece dependente da receptividade do FC Porto para negociar o passe do médio. Um novo empréstimo também é visto como "uma boa opção" para o clube espanhol, embora o regresso de Castro só possa acontecer se Vítor Pereira "não contar com o médio" para a próxima época. A permanência dos médios titulares na última temporada é vista como um factor que "joga a favor" do Gijón, tendo ainda sido anunciada a disponibilidade de Castro para "voltar a representar" o clube espanhol, na eventualidade de não encontrar espaço no FC Porto. O centrocampista seguirá hoje com a equipa para estágio.

in "ojogo.pt"

Começou com samba: 7-0

Foi em ritmo de samba que o FC Porto deu início à temporada, com cinco dos sete golos apontados ao Tourizense a pertencerem a jogadores brasileiros. Hulk fez parte da equipa inicial e bisou durante a primeira parte, tornando-se a figura deste primeiro ensaio da era Vítor Pereira. Aliás, o técnico só recorreu a três dos onze jogadores mais utilizados na primeira parte (Helton, Otamendi e Hulk), numa equipa que manteve uma defesa - com Sereno, Otamendi, Maicon e Addy - consistente, apesar das ausências de Fucile e Álvaro Pereira. Rolando e Sapunaru só jogaram na segunda parte.

Num encontro em que o ritmo ainda não foi, naturalmente, o ideal, nem se pretendia que fosse dado nem se ter concluída a primeira semana de trabalho, Souza fez as funções de Fernando, num meio-campo com Castro e Rúben Micael. Na frente, Hulk, Walter e Christian Atsu, que é pretendido por Pedro Emanuel para a Académica. Vítor Pereira assistiu ao jogo-treino sereno, deixando os jogadores explorar espaços e dando-lhes liberdade para se exprimirem sem espartilhos. Maicon destacou-se ao marcar um golo, sinal de que já está na luta por um lugar.

Na segunda parte, já com várias alterações e quatro reforços em campo, a equipa não perdeu fulgor e manteve o estilo. Bracali foi para a baliza, Kelvin empurrou uma bola para o fundo das redes, Kléber sofreu uma falta que mereceu uma grande penalidade transformada por James e marcou de cabeça; Djalma esteve ligado ao último golo. Bem se pode dizer que todos saíram moralizados com este primeiro ensaio em que um autogolo fechou o marcador.

Reforços brilharam na segunda parte

A segunda parte do jogo de ontem ficou reservada para os quatro reforços que já estão a trabalhar com Vítor Pereira - Bracali, Kelvin, Djalma e Kléber -, mas também para os jogadores que chegaram mais tarde devido aos compromissos da Selecção Nacional, como são os casos de Rolando, Varela ou João Moutinho. Curiosamente, Fernando (ontem outra vez apontado ao Roma) foi o único dos titulares da última época que está a trabalhar no Olival desde o primeiro dia que não fez parte da equipa inicial de ontem, tendo o lugar de trinco sido ocupado por Souza. Além dos reforços e dos internacionais portugueses, também Beto, Kadú, Sapunaru, Tiago Ferreira, David, Fernando e James foram utilizados na segunda parte.

Os golos

1-0 Hulk | Assistência de Rúben Micael para Hulk, que, à entrada da área, remata com estilo, abrindo o marcador.
2-0 Hulk | Livre directo do brasileiro. Sem hipóteses de defesa para o guarda-redes do Tourizense.
3-0 Maicon | Outro livre de Hulk, agora apontado à cabeça de Maicon, que ganha nas alturas e fecha o marcador na primeira parte.
4-0 Kelvin | Sapunaru avança pela direita e cruza para Kelvin. Foi só empurrar, no primeiro golo do reforço contratado ao Paraná.
5-0 James | Kléber domina e sofre carga. Penálti assinalado. James foi o escolhido para o marcar e não falhou.
6-0 Kléber | O cruzamento é de Varela e sai direitinho à cabeça de Kléber, que se estreia nos golos pelo FC Porto
7-0 Autogolo | Djalma, na direita, cruza e um defesa do Tourizense empurra para onde não queria: a baliza.´

in "ojogo.pt"

Argentina-Colômbia: Messi, mas melhor foi Guarín

Segunda jornada do torneio arranca com empate; colombianos mereciam muito mais perante equipa da casa


Argentina e Colômbia empataram nesta madrugada, no arranque da segunda ronda da fase de grupos da Copa América. O nulo não espelha nada do que se passou no Brigadier Estanislao Lopez, recinto conhecido como «Cemitério de Elefantes». A «albiceleste» tinha Messi, mas o melhor do jogo foi Fredy Guarín, seguido de Falcao, diga-se.

A equipa anfitriã desiludiu na estreia, ao empatar a um golo com a Bolívia, e voltou a fazê-lo de novo. A Argentina não mostra uma ideia de futebol, talvez porque as que o seleccionador Sergio Batista tem na cabeça sejam, praticamente, todas erradas. A dada altura, o público até cantou por Diego, aquele que a seguir se chama Armado Maradona.

Já a Colômbia, de Falcao e Guarín, tinha vencida a Costa Rica e um triunfo colocava a equipa na fase seguinte. Os colombianos tiveram oportunidades de sobra para marcar, com Guarín a dominar o meio-campo com força e vontade. Falcao teve poucas ocasiões para rematar, mas foi de um sentido colectivo enorme.

Já Messi continua a ter imensos problemas em afirmar-se na selecção e, se por vezes as críticas são exageradas, nesta madrugada o 10 deu razão a quem lhe aponta o dedo. No primeiro tempo, apareceu apenas uma vez, na melhor ocasião argentina, com Lavezzi a falhar na cara de Martinez.

Para trás, tinha ficado o falhanço da prova. o árbitro não assinalou um penalty e, com a baliza deserta, Dayro Moreno atirou ao lado. Uma perdida incrível do avançado, em quem o Sporting esteve interessado.

No segundo tempo, de novo mais Colômbia, sempre mais bem organizada e empurrada pelo físico de Guarín. A Argentina precisa de um criativo no meio, mas Batista, incompreensivelmente, trocou Cambiasso por Gago, ou seja, um médio-defensivo por outro. O segundo fez pouco mais de 90 minutos no Real Madrid de José Mourinho¿

Assim, foram os colombianos que, por Adrian Ramos, tiveram o golo nos pés de novo. O remate foi desviado por Romero, o nulo perdurou e a Argentina fica com dois pontos no Grupo A, liderado pelos quatro da Colômbia. 

Eis as equipas:

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Burdisso, Milito e Zanetti; Banega (Higuain, 72), Mascherano e Cambiasso (Gago, 61); Lavezzi (Aguero, 61), Messi e Tevez.

COLÔMBIA: Luís Martinez; Zuniga, Mario Yepes, Perera e Armero; Guarín, Carlos Sanchez e Abel Aguilar (Soto, 89); Dayro Moreno (Mosquera, 90), Falcao (Gutierrez, 87) e Gustavo Adrian Ramos.

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk goleador é 16.º do Mundo

NO RANKING DO IFHHS


Hulk é o 16.º melhor marcador em todo o Mundo durante este ano, segundo os dados da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFHHS).
O Incrível tem contabilizados 23 golos, numa lista encabeçada por Cristiano Ronaldo.
in "record.pt"

Sapunaru total

DRAGÕES JÁ DETÊM RESTANTES 50% DO PASSE


O FC Porto já tem Sapunaru por inteiro. A SAD adquiriu os restantes 50 por cento dos direitos económicos do internacional romeno, que ainda se encontravam na posse do Rapid Bucareste desde que o lateral se transferiu para a Invicta. A compra obrigou os dirigentes portistas a abrirem os cordões à bolsa mas, agora, uma eventual transferência de Sapunaru para outro emblema renderá a totalidade do seu valor à sociedade.
Quando comprou metade do passe do defesa, em julho de 2008, o FC Porto pagou 2,5 milhões de euros ao Rapid e, agora, gastou igual quantia para ficar com plenos direitos sobre o jogador. Esta é uma manobra contratual que pode valer muito e bom dinheiro aos dragões.
in "record.pt"

Kieszek e Ventura aguardam por colocação

Nem Pawel Kieszek nem Hugo Ventura têm ainda colocação para a temporada que está prestes a iniciar-se. Os dois guarda-redes estão a fazer a sua preparação, mas não seguem hoje para Marienfeld, até porque a qualquer momento o assunto fica resolvido. 

Aliás, o guardião polaco, que o FC Porto contratou na última temporada ao SC Braga, poderá resolver a questão ainda esta semana. Pawel Kieszek chegou no último domingo ao Porto, aguardando agora por uma reunião na SAD para saber, quais as possibilidades que estão em cima da mesa.

Ventura, que esteve na última convocatória da Selecção Nacional, não tem ainda clube, mas sabe que há várias hipóteses. São dois dos casos que os dragões têm para resolver e começa a haver alguma urgência em dar um destino a dois guarda-redes de grande valor.

Beto é outra questão. Sem que ninguém do FC Porto fale sobre o assunto, a verdade é que o guarda-redes passou para segundo plano com a contratação de Bracali e vai para Marienfeld, mas não fica no clube.


in "abola.pt"

A vez de Vítor Pereira

Dragões iniciam hoje estágio de 11 dias. Marienfeld já é local talismã. José Mourinho, Jesualdo Ferreira e André Villas Boas saíram daqui campeões.

Transformado numa autêntica e inconfundível linha de montagem de campeões, o centro de treinos do charmoso e centenário Hotel Klosterpforte volta a ser o espaço de eleição dos azuis e brancos.

Chamem-lhe superstição ou puro e inatacável reconhecimento do grau de excelência das condições oferecidas por Marienfeld, o desejo de Vítor Pereira é, seguramente, ver confirmado o poder mágico que permitiu a Mourinho, Jesualdo e Villas Boas coleccionar troféus em épocas distintas e com o pontapé de saída dado num dos três relvados existentes no centro de estágio a que a FIFA agrafou o rótulo máximo de cinco estrelas. Na atribuição dessa chancela houve ainda influência tremenda da Selecção Nacional, que saiu de Marienfeld revigorada para o Mundial de 2006, concluído num honroso 4.º lugar.

Aos 43 anos, em época de estreia como treinador principal da Liga maior portuguesa, Vítor Pereira tem 11 dias para dar músculo a um dragão que promete nova época triunfal.


in "abola.pt"