quinta-feira, 7 de julho de 2011

Começou com samba: 7-0

Foi em ritmo de samba que o FC Porto deu início à temporada, com cinco dos sete golos apontados ao Tourizense a pertencerem a jogadores brasileiros. Hulk fez parte da equipa inicial e bisou durante a primeira parte, tornando-se a figura deste primeiro ensaio da era Vítor Pereira. Aliás, o técnico só recorreu a três dos onze jogadores mais utilizados na primeira parte (Helton, Otamendi e Hulk), numa equipa que manteve uma defesa - com Sereno, Otamendi, Maicon e Addy - consistente, apesar das ausências de Fucile e Álvaro Pereira. Rolando e Sapunaru só jogaram na segunda parte.

Num encontro em que o ritmo ainda não foi, naturalmente, o ideal, nem se pretendia que fosse dado nem se ter concluída a primeira semana de trabalho, Souza fez as funções de Fernando, num meio-campo com Castro e Rúben Micael. Na frente, Hulk, Walter e Christian Atsu, que é pretendido por Pedro Emanuel para a Académica. Vítor Pereira assistiu ao jogo-treino sereno, deixando os jogadores explorar espaços e dando-lhes liberdade para se exprimirem sem espartilhos. Maicon destacou-se ao marcar um golo, sinal de que já está na luta por um lugar.

Na segunda parte, já com várias alterações e quatro reforços em campo, a equipa não perdeu fulgor e manteve o estilo. Bracali foi para a baliza, Kelvin empurrou uma bola para o fundo das redes, Kléber sofreu uma falta que mereceu uma grande penalidade transformada por James e marcou de cabeça; Djalma esteve ligado ao último golo. Bem se pode dizer que todos saíram moralizados com este primeiro ensaio em que um autogolo fechou o marcador.

Reforços brilharam na segunda parte

A segunda parte do jogo de ontem ficou reservada para os quatro reforços que já estão a trabalhar com Vítor Pereira - Bracali, Kelvin, Djalma e Kléber -, mas também para os jogadores que chegaram mais tarde devido aos compromissos da Selecção Nacional, como são os casos de Rolando, Varela ou João Moutinho. Curiosamente, Fernando (ontem outra vez apontado ao Roma) foi o único dos titulares da última época que está a trabalhar no Olival desde o primeiro dia que não fez parte da equipa inicial de ontem, tendo o lugar de trinco sido ocupado por Souza. Além dos reforços e dos internacionais portugueses, também Beto, Kadú, Sapunaru, Tiago Ferreira, David, Fernando e James foram utilizados na segunda parte.

Os golos

1-0 Hulk | Assistência de Rúben Micael para Hulk, que, à entrada da área, remata com estilo, abrindo o marcador.
2-0 Hulk | Livre directo do brasileiro. Sem hipóteses de defesa para o guarda-redes do Tourizense.
3-0 Maicon | Outro livre de Hulk, agora apontado à cabeça de Maicon, que ganha nas alturas e fecha o marcador na primeira parte.
4-0 Kelvin | Sapunaru avança pela direita e cruza para Kelvin. Foi só empurrar, no primeiro golo do reforço contratado ao Paraná.
5-0 James | Kléber domina e sofre carga. Penálti assinalado. James foi o escolhido para o marcar e não falhou.
6-0 Kléber | O cruzamento é de Varela e sai direitinho à cabeça de Kléber, que se estreia nos golos pelo FC Porto
7-0 Autogolo | Djalma, na direita, cruza e um defesa do Tourizense empurra para onde não queria: a baliza.´

in "ojogo.pt"

Sem comentários: