quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Vitória dá hipótese de vingança na Madeira


FC Porto lidera Grupo D da Taça da Liga e precisa de vencer a Académica para chegar às meias-finais. Jogo arranca às 20h45, no Dragão. 

O FC Porto recebe a Académica, esta quarta-feira, em jogo da 4ª jornada do Grupo D da 3ª fase da Taça da Liga.

No topo do grupo, com sete pontos, os dragões precisam de triunfar para festejar já hoje o apuramento para as meias-finais e assim marcar encontro com o Marítimo, na Madeira. A Briosa também tem possibilidades de se qualificar mas, para isso, está obrigada a vencer no Dragão e fazer contas para a última jornada.

No lote de eleitos, Julen Lopetegui processou um misto de escolhas de elementos de primeiro plano e de segunda linha, devendo apresentar um onze próximo do que tem sido habitualmente apresentado na Taça da Liga. Gonçalo Paciência, à semelhança do que sucedeu na última jornada, em Braga, pode voltar a merecer a confiança do técnico basco para o figurino inicial.

Do lado da Académica, Paulo Sérgio não conta com Schumacher, que acertou a rescisão de contrato com o emblema de Coimbra, mas igualmente com os lesionados Aderlan, Ivanildo, Iago, Marcos Paulo e Magique.

O FC Porto-Académica arranca às 20h45 de quarta-feira, no Estádio do Dragão, com arbitragem de Tiago Martins (AF Lisboa). Jogo com informações na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt.


TAÇA DA LIGA
Grupo D - 3ª Fase, 4ª jornada
Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa)

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO: Helton; Ricardo Pereira, Marcano, Reyes e José Ángel; Campaña, Rúben Neves e Evandro; Quintero, Gonçalo Paciência e Tello.
Treinador: Julen Lopetegui.

ACADÉMICA: Cristiano; Aníbal Capela, Ricardo Nascimento, João Real e Ofori; Fernando Alexandre, Nuno Piloto e Lucas Mineiro; Marinho, Rafael Lopes e Rui Pedro.
Treinador: Paulo Sérgio.


in "rr.pt"

Lesão de Brahimi não é grave

Extremo argelino do FC Porto saiu em maca, a meio da segunda parte do jogo com o Senegal mas após o encontro tranquilizou os adeptos

Aos 72 minutos, do Argélia-Senegal, da Taça das Nações Africanas que decorre no Senegal, o extremo portista saiu em maca com queixas na zona lombar depois de disputar um lance com um adversário.

No final do jogo, em Malabo, Brahimi tranquilizou os adeptos: "A lesão não deve ser grave. Senti dores nas costas depois de disputar a bola com um jogador senegalês. A seleccionador decidiu substituir-me por precaução, para não agravar a lesão", declarou.

Brahimi foi titular e alinhou até aos 72 minutos no jogo que garantiu a qualificação da Argélia para os quartos de final da Taça das Nações Africanas. A selecção argelina sem Slimani que não jogou devido a lesão, venceu por 2-0 o Senegal. Brahimi destacou a atitude mental da equipa. "Mostramos carácter e é com isso que temos que contar nos momentos difíceis. O jogo não foi fácil. O Senegal tem um jogo muito físico. Marcar logo de início deu-nos força durante o encontro. E a qualificação era o objectivo principal", referiu.

Nos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas, a Argélia joga no próximo domingo com o vencedor do grupo D que será conhecido esta 4ª feira, após os jogos Mali-Guiné e Costa do Marfim-Camarões. As quatro equipas entram para a jornada decisiva do grupo D empatadas com dois pontos.

in "rr.pt"

Tradição de seguir em frente

DRAGÕES PASSARAM POR CINCO VEZES ÀS MEIAS-FINAIS

Mesmo não atribuindo um significado especial à Taça da Liga, o FCPorto nunca colocou de parte a possibilidade de vencer a competição mais recente do calendário nacional. O exemplo disso é o facto de ter atingido por cinco vezes as meias-finais em sete edições da prova, e em duas delas alcançou mesmo o jogo decisivo, tendo perdido frente ao Benfica e Sp. Braga.

Nesse sentido, Julen Lopetegui tem quase a obrigação de levar a equipa à fase seguinte, onde já se sabe que terá pela frente o Marítimo, novamente na Madeira, até como forma de compensar de alguma forma o afastamento prematuro da Taça de Portugal.

Olhando para o historial do FC Porto nesta prova chama a atenção a eliminação em duas épocas. Logo na campanha de estreia, frente ao Fátima, no desempate por penáltis, e em 2010/11, na campanha em que André Villas-Boas levou os dragões à conquista do campeonato, Liga Europa, Taça de Portugal e Supertaça. Só faltou mesmo a Taça da Liga para que a temporada tivesse sido perfeita.

in "record.pt"

Ricardo Nunes seguro até final da época

GUARDA-REDES É FORMADO LOCALMENTE

O guarda-redes Ricardo Nunes vai sentar-se no banco de suplentes no reencontro com a sua anterior equipa, a Académica, e, mais do que isso, poderá ver assegurada a sua continuidade no plantel até ao final da época.

Sendo um jogador formado localmente, o guardião, de 32 anos, tem aí um argumento válido para continuar inscrito na UEFA, mantendo o estatuto de terceiro elemento do sector. Contra o Shakhtar, no Dragão, esteve no banco.

in "record.pt"

Villas-Boas quer Rolando no Zenit

OBJETIVO É LEVÁ-LO AINDA NESTA JANELA

André Villas-Boas está a tentar a contratação de Rolando para o Zenit São Petersburgo ainda neste período de transferências, decorrendo neste momento negociações com o FC Porto. Esse é, aliás, o motivo pelo qual o técnico português ainda não libertou Luís Neto, que é pretendido pelo Olympiacos, treinado pelo seu amigo e ex-adjunto no FC Porto, Vítor Pereira.

Estando em final de contrato com os dragões, Rolando, de 29 anos, tem muito mercado em Itália, com Inter Milão e Juventus na dianteira, mas também em Inglaterra, onde o Everton e o Aston Villa se posicionaram nos últimos dias. Em dezembro já se tinha falado no interesse do Zenit, mas nessa altura o central terá recusado, já que era sua intenção rumar ao futebol italiano.

in "record.pt"

Rúben Neves na mira do Liverpool

CLUBE ESTEVE NO FUNCHAL A OBSERVAR O MÉDIO

As notícias de mercado a envolver Rúben Neves diminuíram assim que o contrato do médio, de 17 anos, foi revisto em outubro, com uma melhoria salarial e a subida da cláusula de rescisão para 40 milhões de euros. Mas, agora, os tubarões voltaram à carga e, de acordo com o jornal inglês “Mirror”, o Liverpool até enviou ao Funchal um seu emissário para observar in loco o internacional sub-21 português. Segundo a referida publicação, o Liverpool juntou-se assim a Real Madrid, Juventus e Paris SG nas observações ao médio contratualmente ligado aos dragões até 2017.

Noutro âmbito, refira-se que também Diego Reyes permanece como fruto apetecido. Mas, de acordo com a imprensa italiana, o central já não vai jogar no Parma, embora possa ser cedido ao Anderlecht. Em Itália garantem que o agente de Reyes vai reunir-se com a direção portista para propor esse cenário.

in "record.pt"

SAD pede 7 milhões por Kléber

Villarreal e Fiorentina estão dispostos a chegar aos 3 milhões pelo goleador, emprestado pelos dragões ao Estoril, que vai ser português.


Emprestado pelos dragões ao Estoril, Kléber tem visto o seu bom rendimento -- dez golos em 21 jogos, 17 destes na condição de titular -- agitar o mercado e, ao que O JOGO apurou, Fiorentina e Villareal já se chegaram à frente manifestando abertura para pagar cerca de três milhões de euros e amarrar o goleador já em janeiro.

No entanto, sabe o nosso jornal, a SAD azul e branca pôs de pronto um travão a estas intenções, apontando um encaixe de sete milhões de euros para se desprender em definitivo do brasileiro. A ideia dos responsáveis portistas passa, naturalmente, por capitalizar o atual bom desempenho do jogador, que, sabe O JOGO, até espera agarrar o passaporte português já no próximo mês de maio E com este documento na mão, não só se abrem novas portas em mercados com limite ao número de extracomunitários como o ponta de lança passar a ser elegível para uma eventual chamada à seleção nacional... portuguesa, cenário que vê com bons olhos.

Ligado ao dragão até 2016, Kléber poderá dentro de um ano assinar por outro emblema como jogador livre.


in "ojogo.pt"

JULEN LOPETEGUI "A tristeza dura o que tem de durar"

Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, admite que o jogo com a Académica surge na melhor altura para "apagar" a imagem deixada nos Barreiros


Ressaca da Madeira: "Aqui, depois de um jogo, a tristeza dura o que tem de durar. A equipa já está focada para o jogo com a Académica e para a competição. No futebol, há que saber que o mais importante de uma situação em que não conseguiste o teu objetivo é, no dia seguinte, levantares-te e focares a tua energia no objetivo que tens a seguir. É bom que haja outro jogo a meio da semana. Este é um grupo responsável, com muita ambição e, logo que passam as primeiras horas, a equipa já está absolutamente focada e concentrada para o jogo seguinte, neste caso com a Académica".

Académica: "É uma equipa melhorada do que aquela que encontrámos em Coimbra. Está num momento melhor no aspeto defensivo, mais agressiva e mais unida. Esperamos as dificuldades normais de uma equipa que tem ambições próprias para chegar às meias-finais e temos de olhar para nós, para as nossas fortalezas, a nossa vontade e a nossa motivação, que tem de estar por cima de todas as dificuldades e tentar assegurar a passagem às meias-finais. Vêm motivados, jogam contra nós e têm a oportunidade de chegar às meias-finais. Também temos muita vontade de jogar a meia-final, para jogar novamente na Madeira e para lá chegarmos temos de vencer a Académica".


in "ojogo.pt"

Antero Henrique suspenso um mês

Protestos do CEO do FC Porto em Braga, contra o árbitro Cosme Machado, valeram-lhe uma suspensão de um mês e o pagamento de uma multa de 765 euros

Antero Henrique foi suspenso um mês pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol devido aos protestos em Braga, no jogo da Taça da Liga. O CEO do FC Porto tem ainda de pagar uma multa de 765 euros.

Antero Henrique insurgiu-se contra Cosme Machado no intervalo do jogo realizado no Estádio Municipal de Braga, protestando contra o árbitro, e motivando mesmo a intervenção de agentes policiais.

O FC Porto tem ainda que pagar uma multa de 3700 euros, devido ao comportamento do público, ao passo que a penalização do Braga, pelo mesmo motivo, foi de 3444 euros.

in "ojogo.pt"

VITÓRIA GARANTE MEIA-FINAL DA TAÇA DA LIGA

Dragões recebem hoje a Académica (20h45), na quarta jornada, num jogo que pode seguir através do Twitter
O Estádio do Dragão é palco da quarta jornada da terceira fase da Taça da Liga (quarta-feira, 20h45), em que o FC Porto pode garantir, em caso de vitória, mais uma presença na meia-final da competição. O jogo será antecipado no Porto Canal, a partir das 20h00, e seguido em tempo real no Twitter do FC Porto e acompanhado no Facebook e Google+. Logo após o apito final, poderá sintonizar de novo o Porto Canal para o rescaldo da partida e ler aqui a habitual crónica.


Depois de se terem defrontado em Coimbra, na 12.ª jornada da Liga portuguesa, numa partida que os Dragões venceram por 3-0, as duas equipas voltam a encontrar-se ao fim de 52 dias. Caso o resultado se repita, a equipa azul e branca garante, desde já, a sua sexta presença na meia-final em oito edições da Taça da Liga, naquele que é o seu derradeiro jogo na terceira fase da competição, uma vez que folga na quinta e última jornada do grupo D. 



O histórico de confrontos na cidade Invicta é amplamente favorável ao FC Porto: em 67 partidas, venceu 53 vezes, enquanto a Académica ganhou apenas cinco, a última das quais no início da década de 70. Na Taça da Liga, as duas equipas já se encontraram por duas ocasiões no Estádio do Dragão, tendo-se registado outras tantas vitórias dos azuis e brancos pela margem mínima (1-0).

JOSÉ ÁNGEL: “ESTAMOS FOCADOS EM FAZER UM BOM JOGO”

​FC Porto recebe a Académica na quarta jornada da Taça da Liga (quarta-feira, 20h45)
​Com sete pontos amealhados nos três primeiros jogos, o FC Porto recebe a Académica na quarta jornada do grupo D da terceira fase da Taça da Liga (quarta-feira, 20h45) em posição privilegiada para garantir uma vaga nas meias-finais da competição. José Ángel afasta um cenário de facilidades na recepção à formação de Coimbra e deixa uma garantia: “Sabemos que uma vitória nos garante a passagem à fase seguinte e vamos lutar por isso”.

“A Académica é uma excelente equipa e, se está na Liga portuguesa, é porque tem valor para isso. Estamos focados em fazer um bom jogo, vencer e em seguir em frente nesta competição, até porque é esse o nosso objectivo”, afirmou José Ángel na antevisão do derradeiro desafio portista nesta fase de grupos, em exclusivo ao Porto Canal ewww.fcporto.pt.

Frente a uma equipa que ainda alimenta esperanças em continuar em prova, o lateral espanhol acredita que o FC Porto está preparado para conquistar os três pontos que faltam. “A Académica ainda tem possibilidades de se qualificar para a fase seguinte e com certeza que jogará para o conseguir, apesar de não estar a atravessar um bom momento no campeonato. Vão procurar dificultar ao máximo a nossa tarefa, mas estamos preparados e sabemos o que temos de fazer para sermos bem sucedidos”.

Depois de um resultado menos positivo na Madeira, José Ángel alerta para a importância de um regresso imediato às vitórias, até porque esse desfecho permitirá ao FC Porto selar o primeiro lugar deste grupo D e a respectiva qualificação para as meias-finais. “É sempre importante vencer, sobretudo para a confiança do grupo, mas sabemos que uma vitória nos garante a passagem à fase seguinte e vamos lutar por isso”.

O jogo entre FC Porto e Académica, da quarta jornada do grupo D da terceira fase da Taça da Liga, disputa-se esta quarta-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão.


in ^"fcp.pt"

DRAGÕES CUMPRIDORES NA RECEPÇÃO AO MADEIRA SAD

Vitória sobre os madeirenses (27-19) na 18.ª jornada do Andebol 1
​O FC Porto venceu esta terça-feira o Madeira SAD (27-19), no Dragão Caixa, em jogo referente à 18.ª jornada do Andebol 1, somando assim o segundo triunfo consecutivo no campeonato. Com esta vitória, a 17.ª em 18 jogos, os azuis e brancos mantêm a liderança isolada da competição, agora provisoriamente com seis pontos de vantagem sobre o ABC, segundo classificado.

Perante um conjunto madeirense limitado nas opções à disposição de Paulo Fidalgo, o FC Porto entrou seguro e dominador, sobretudo no capítulo defensivo. Aproveitando más decisões do adversário e com Alfredo Quintana em grande entre os postes, os azuis e brancos arrancaram com um parcial de 5-0 e só depois de nove minutos decorridos é que surgiu o primeiro golo do Madeira SAD. Os Dragões foram perdendo algum fulgor com o passar do tempo e os insulares reequilibraram as contas, aproximando-se no marcador e reduzindo a diferença para 13-11, resultado que se registou no final dos primeiros 30 minutos.

O início do segundo tempo foi em tudo idêntico ao primeiro e trouxe um FC Porto eficaz nos dois lados do campo. Com uma defesa agressiva e maior acerto no momento de visar a baliza contrária, os hexacampeões nacionais estabeleceram um parcial demolidor de 9-1 nos primeiros 16 minutos e partiram para um triunfo tão esperado quanto tranquilo. Além da já destacada exibição de Alfredo Quintana na baliza portista, os Dragões contaram com a inspiração ofensiva de Gilberto Duarte e Ricardo Moreira, ambos autores de sete golos. O FC Porto volta a jogar no Dragão Caixa na 19.ª jornada do Andebol 1, agora frente ao GC Santo Tirso, em partida marcada para este sábado, às 18h00.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-MADEIRA SAD, 27-19
Andebol 1, 18.ª jornada
27 de Janeiro de 2015
Dragão Caixa

Árbitros: Mário Coutinho e Ramiro Silva

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.); Mick Schubert (1), Miguel Martins (3), João Ferraz (1), Daymaro Salina (4), Gilberto Duarte (7) e Ricardo Moreira (7)
Jogaram ainda: David Sousa (g.r.), Nuno Roque (1), Alexis Hernandez (1), Hugo Santos (1), Nuno Gonçalves e Babo (1)
Treinador: Ljubomir Obradovic

MADEIRA SAD: Luís Carvalho (g.r.); Leandro Nunes (1), João Mendes (4), Sérgio Rola (2), Daniel Santos, Hugo Lima (2) e José Azevedo (2)
Jogaram ainda: Francisco Freitas (g.r.), Nuno Silva (7), Daan Garcia (1), Rodrigo Sousa e João Martins
Treinador: Paulo Fidalgo

Ao intervalo: 13-11


in "fcp.pt"