sábado, 7 de janeiro de 2012

Jardel esteve no clássico: «Foi bom para o Benfica»

Mário Jardel foi um espectador muito especial do clássico da 14ª jornada da Liga. O antigo jogador brasileiro esteve em Alvalade a assistir ao duelo entre os dois clubes mais marcantes de uma carreira cheia de golos:

«Queria que ganhassem os dois. Tenho o mesmo carinho por F.C. Porto e Sporting. Foi um prazer ver este jogo, e rever os meus filhos, com quem passei o Natal e o Ano Novo. Passei grandes momentos da minha carreira nestes clubes, que vieram à minha cabeça. Queria estar em campo. Hoje queria ser dois Jardel.»

[sobre a luta pelo título] «O Porto tem uma equipa mais sólida, como o próprio Domingos disse. O Sporting teve duas boas ocasiões para marcar. Foi bom para o Benfica, mas para já ainda está o Porto na frente. As contas fazem-se no final.»

[fez falta dentro do campo?] «Tanto os adeptos do F.C. Porto como os do Sporting diziam isso. É uma felicidade enorme estar aqui. Pena que não posso estar dentro do campo. Teríamos um Jardel no Sporting e um no Porto. Onde encaixava melhor? Nos dois!»

[gosta de ver Hulk na posição 9?] «Gostava de vê-lo ao meu lado»


in "maisfutebol.iol.pt"

Vitor Pereira: «Hulk vai continuar cá»

Treinador do F.C. Porto garante que vai continuar a contar com o «Incrível»


Vítor Pereira garantiu a continuidade de Hulk no F.C. Porto, em declarações na sala de imprensa, e lembrou que, mesmo que o jogador saísse, a equipa não ia deixar de jogar:

«Como seria se o Hulk saísse? O F.C. Porto seguramente não acabava. Continuava a jogar e a ganhar. É um jogador fundamental, claro. Está cá e vai continuar cá. Não estou preocupado. Acredito que há muitos clubes que o queiram, mas uma coisa é querer, outra é poder.» 

[Sobre o jogo:] «Viemos com intenção de levar três pontos e só levamos um, por isso não posso estar satisfeito. O resultado foi justo. Foi um jogo aberto, intenso, de parada e resposta. Não foi um grande jogo, mas foi intenso. Podia ter caído para o lado deles ou para o nosso. Quando falei na arbitragem o que quis dizer é que é o segundo jogo que assisto do Sporting ao vivo e o Polga tem tido muita sorte. É a segunda vez que vejo motivos para expulsão e hoje tínhamos jogado 25 minutos com um jogador a mais.»

[Sobre a exibição da equipa:] «Faltou tranquilidade na posse. Entrámos um pouco no jogo de vaivém que pode ser bonito para os espectadores mas que eu não aprecio.»

[Sobre a possível perda da liderança:] «Primeiro temos de esperar pelo jogo de amanhã. Mas, mesmo que o Benfica ganhe, são dois pontos de diferença, apenas, e ainda faltam muitos jogos. Não é nada significativo.» 

[Sobre a utilização de Hulk a ponta-de-lança:] «O Hulk hoje teve até mais do que uma oportunidade para surpreender o Sporting. Teve variadíssimas situações de entrada na área para encarar a baliza. É um jogador que é mais de ir no espaço do que na posse, mas é com ele que estamos a jogar.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Invencibilidade: F.C. Porto iguala recorde de Robson

Com o empate em Alvalade, dragões conseguem 53 jogos consecutivos sem perder na Liga. Objectivo passa a ser a melhor marca de sempre, que pertence ao Benfica


O F.C. Porto conseguiu, em Alvalade, o 53º jogo consecutivo sem perder no campeonato. Está, assim, igualado o recorde do clube, que pertencia a Bobby Robson, que esteve os mesmos jogos sem perder entre 14 de Outubro de 1994 e 23 Março de 1996. 

Ao contrário da marca anterior, conseguida apenas pelo técnico inglês, para este registo contribuíram três treinadores: Jesualdo Ferreira, André Villas-Boas e Vítor Pereira. 

A última derrota do F.C. Porto no campeonato data de 28 de Fevereiro de 2010, precisamente em Alvalade. O Sporting era treinador por Carlos Carvalhal e bateu os dragões por 3-0, com golos de Yannick, Izmailov e Miguel Veloso. 

Para entrar na história do clube, Vítor Pereira tem de não perder com o Rio Ave, no Dragão, na próxima ronda, conseguindo, assim, a melhor marca de invencibilidade no campeonato de sempre. 

A melhor marca de sempre pertence ao Benfica de John Mortimore que, na década de 70, conseguiu 56 jogos sem perder. 

Os números da invencibilidade portista:

Jesualdo Ferreira: 8 vitórias; 1 empate
André Villas-Boas: 27 vitórias; 3 empates
Vítor Pereira: 10 vitórias; 4 empates

Maior vitória nessa série: 5-0 (Benfica e Nacional)

Maior número de vitórias consecutivas: 14, todas em 2010/11, entre a 13º jornada (V. Setúbal, casa) e a 28ª (V. Setúbal, fora)

Equipa que roubou mais pontos na série: Olhanense (dois empates: em 2009/10 e 2011/12) e Sporting (dois empates: em 2010/11 e 2011/12)

Outras equipas que conseguiram um empate: V. Guimarães, Paços de Ferreira, Feirense e Benfica

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira crítico: «Polga é um jogador com sorte»

Treinador do F.C. Porto diz que central devia ter sido expulso, tal como em Vila do Conde


Vítor Pereira, em declarações à Sport TV, comentando o empate em Alvalade, sem golos:

«Não era o resultado que queríamos, porque queríamos os três pontos. Foi um jogo bem disputado, não foi bem jogado, mas foi intenso. Faltou mais qualidade de posse e tranquilidade em algumas alturas. O resultado acaba por espelhar o que se passou.»

[Sobre a perda da liderança se o Benfica vencer] « Se o Benfica vencer... Vamos ter de esperar. Mas faltam muitas jornadas. Todos os jogos são difíceis e competitivos. Há muito jogo ainda pela frente. Parece-me é que o Polga é um jogador com sorte, porque em dois jogos escapou duas vezes à expulsão. Foi no Rio Ave, que vi ao vivo, e hoje voltou a ter uma acção para segundo amarelo. Podíamos ter jogado 25 minutos com um jogador a mais.»

[F.C. Porto iguala recorde de invencibilidade de Bobby Robson:] «Não atribuo significado a essa marca e este empate retira algum brilho porque queria levar daqui os três pontos. Não estou satisfeito porque queria a vitória.»

[Receia perder algum jogador?] «Não estou minimamente preocupado.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk: «Passei os 90 minutos a levar porrada»

Avançado do F.C. Porto critica Pedro Proença e lamenta que não se possa «dar espectáculo»


Hulk, avançado do F.C. Porto, em declarações à Sport TV, no final do empate em Alvalade (0-0):

«Estiveram em campo duas equipas que quiseram jogar e somar três pontos, mas infelizmente não saiu o golo. Passei os 90 minutos a levar porrada. Há um lance do Polga, em que ele faz falta para amarelo, eu pergunto ao árbitro se não era amarelo e ele mostra-me a mim e ainda me diz que a estrela é ele. É difícil jogar assim. Queremos dar espectáculo, as pessoas vêm para ver espectáculo, mas o árbitro não deixa.»

[Sobre o golo anulado por fora-de-jogo] «Não posso falar, não vi o lance e não sei se estava fora-de-jogo.»

[Preocupado por poder perder o 1º lugar?] «Não estou preocupado, porque temos o confronto directo para repor as coias. Importante foi não perder e agora vamos tentar ganhar ao Benfica e ser campeões. Vínhamos com vontade de ganhar, fizemos de tudo, corremos atrás, mas fomos prejudicados.»

[Pode garantir que vai ficar no F.C. Porto até ao fim da época?] «Deixo para o meu empresário responder. A minha vontade? Deixo para o meu empresário responder.»

in "maisfutebol.iol.pt"

«Fucile cumpriu um ciclo e deve sair», diz empresário

Pablo Tomaduz critica Vítor Pereira e acusa F.C. Porto de dificultar a saída do jogador


O empresário de Jorge Fucile, Pablo Tomaduz, deu voz ao descontentamento que sente pela escassa utilização do lateral uruguaio no F.C. Porto. Numa nota publicada na página de Facebook do atleta, o representante falou no fim de um ciclo e pediu para o clube não bloquear a transferência, frisando que todas as suas declarações são pessoais e não vinculam Fucile

«Creio que o Jorge [Fucile] cumpriu um ciclo no Porto e deve sair. Faremos o máximo esforço para conseguir a sua transferência sempre com os obstáculos e dificuldades que o clube costuma colocar», começou por dizer Pablo Tomaduz. 

Depois, criticou fortemente Vítor Pereira: «Os comentários do treinador, manifestando que não vai contar com um dos laterais direitos da equipa, entendo serem lamentáveis e desmotivam que se continue a lutar, ainda por cima quando não falou com os envolvidos.»

Pablo Tomaduz diz ainda que há propostas «sérias» e «documentadas» de Inglaterra, Alemanha e Brasil. «Esperamos que sejam tidas em conta e que o jogador se desvincule de um clube cujo treinador não o tem em conta», concluiu. 

A página de Facebook de Jorge Fucile é gerida por um grupo de fãs e foram estes que recolheram as declarações de Pablo Tomaduz. 

Jorge Fucile realizou o seu último jogo com a camisola do F.C. Porto a 1 de Novembro, na visita ao terreno do Apoel Nicósia (2-1). A última vez que foi convocado foi no duelo com o Zenit, que fechou a participação portista na fase de grupos da Liga dos Campeões

in "maisfutebol.iol.pt"

Sporting-F.C. Porto, 0-0 (destaques dos «dragões»)

Hulk assusta, mesmo no colete de forças com o número nove.


A figura: Hulk
O jogo pediu mais o Hulk que joga pelas linhas, com mais liberdade de movimentos, mas ainda assim o «Incrível» foi o elemento que mais se destacou na equipa visitante. Chegou até a colocar a bola no fundo da baliza, após erro de João Pereira, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo. Pouco antes tinha testado os reflexos de Rui Patrício, numa das poucas ocasiões em que encontrou algum espaço.

O momento: infelicidade sul-americana
O Sporting tinha desperdiçado uma grande oportunidade, pouco antes, e o F.C. Porto não quis ficar atras. O lance até foi parecido: jogada pela esquerda, cruzamento atrasado e remate interceptado quase em cima da linha de baliza. Mas com um pormenor diferenciado: no caso portista não foi um adversário a surgir no caminho. Otamendi evitou, involuntariamente, o golo de James.

Otamendi
Exibição autoritária do central argentino, a puxar dos galões no eixo defensivo. Wolfswinkel é um avançado solicitado sobretudo pelo chão, e a esse nível Otamendi esteve praticamente irrepreensível. Muito bem no desarme, com excepção feita a um lance em que é ultrapassado em velocidade por Carrillo, e teve de recorrer à falta (algo dura, por sinal).

Alvaro Pereira
Com Djalma e Cristían Rodríguez pouco inspirados, o lateral uruguaio acabou por ser o principal desequilibrador nos corredores do ataque portista. Entrou no jogo com algumas cautelas, a estudar o irreverente Carrillo, mas foi-se soltando aos poucos. A sete minutos do fim evitou a derrota da sua equipa, ao cortar um remate de Izmailov quase em cima da linha de baliza!

Helton
Duas intervenções preciosas, a evitar o golo sportinguista. Primeiro a responder a uma cabeçada de Polga, na sequência de um canto, e depois, já na segunda parte, a negar o golo a Wolfswinkel, que apareceu isolado.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sporting-F.C. Porto, 0-0 (crónica)

Espetáculo intenso, mas sem golos em Alvalade que permite ao F.C. Porto, ao fim de 53 jogos, sair do palco onde sofreu a última derrota para a liga, há quase dois anos, com o estatuto de invencível. A equipa de Vítor Pereira destaca-se no topo da classificação, mas este domingo pode ver o Benfica fugir. Domingos fez tudo o que estava ao seu alcance para destronar o campeão, mas o crescimento do leão vai prosseguir longe do topo e a luta pelo título, mesmo antes da primeira volta, estão cada vez mais complicadas. Feitas as contas, ninguém saiu de Alvalade a sorrir.

Domingos Paciência surpreendeu ao apostar em Renato Neto, acabadinho de chegar, para jogar à frente da defesa, entre Elias e Schaars, deixando Izmailov no banco e mantendo a confiança em Carrillo no lado direito do ataque. Vítor Pereira, por seu lado, inverteu o triângulo do meio-campo, colocando Moutinho ao lado de Fernando, de forma a encaixar com Elias e Schaars, com Belluschi mais solto, nas costas de Hulk. O resultado foi um equilíbrio perfeito no meio-campo, que deixou pouco espaço para as equipas imprimirem velocidade. 

Os dois blocos entraram, aliás, com muitas precauções, procurando, em primeiro lugar, a segurança, antes de assumir qualquer risco. Assim, as oportunidades surgiam apenas em lances de bola parada. Primeiro num livre de Schaars que proporcionou um remate enrolado a Insúa, depois num canto de Moutinho, com Maicon a desviar de cabeça ao primeiro poste para defesa apertada de Patrício. Apesar dos espaços reduzidos, a primeira meia hora foi intensa, com Elias a impor-se como o mais ativo do meio-campo e, do outro lado, Hulk a procurar desequilíbrios, em iniciativas individuais. 

Mais velocidade, o mesmo equilíbrio

A verdade é que as equipas acabaram por encaixar e, no último quarto-de-hora da primeira parte, não se registou um único remate à baliza, com a bola a mudar de dono sistematicamente na zona central do terreno. A abrir a segunda parte, uma arrancada de Hulk provocou um momento de sufoco na área do Sporting, mas o «puzzle» era o mesmo. Domingos foi o primeiro a mexer e com uma aposta de risco, prescindindo de Renato Neto (boa exibição), que estava a funcionar como tampão na zona central, para lançar Matias. Uma alteração e um jogo novo. O velocímetro disparou, com a bola a viajar de área a área a uma velocidade alucinante. Vítor Pereira entrou no jogo e trocou Djalma por James. 

Os treinadores continuaram a alimentar a equipa, Domingos com Izmailov e Evaldo, com Isúa a subir para o lugar de Capel, enquanto Vítor Pereira lançava Defour. As equipas atacavam à vez, mas o F.C. Porto, com Hulk novamente em destaque, ia conseguindo criar mais perigo, e o brasileiro chegou mesmo a marcar, mas depois de partir e posição irregular. Van Wolfswinkel, lançado por Izmailov, também esteve muito perto de marcar, mas Helton não deixou. Vítor Pereira lançou, depois, a última cartada do jogo, com a entrada de Kléber, passando a jogar com Hulk e James pelas alas.

Mas foi o Sporting que voltou a cheirar o golo, numa combina entre Insúa e Matías, com o chileno a descer até à linha de fundo e a cruzar atrasado para Izmailov. Valeu ao F.C. Porto os reflexos de Alvaro Pereira que, sobre a linha de golo, disse que não ao russo. O F.C. Porto também podia ter desfeito o equilíbrio, com um pontapé de James contra Polga, mas o jogo acabou mesmo sem golos. 

Um empate que deixa o F.C. Porto, sem derrotas, no topo, mas com o Benfica à mercê, e o Sporting, já há dois jogos sem vencer, cada vez mais longe da luta pelo título.


in "maisfutebol.iol.pt"

CARLOS ANDRADE DECIDIU EM COIMBRA

O FC Porto Ferpinta venceu, neste sábado, a Académica, por 59-65, em jogo da 12.ª jornada da Liga disputado no Pavilhão Multiusos de Coimbra, onde Carlos Andrade se distinguiu como o MVP da partida, depois de um duplo-duplo de 15 pontos e 13 ressaltos. Após o quinto de seis jogos consecutivos na condição de visitante, os Dragões mantêm a primeira posição, ainda que partilhada com o Benfica.

Com 20 pontos, o também portista Greg Stempin sobressaiu como o melhor marcador da partida, que os azuis e brancos só não dominaram durante o terceiro período (13-21, 15-17, 18-13 e 13-14).

Sob a orientação do espanhol Moncho López, o campeão nacional alinhou e pontuou assim: Reggie Jackson (11), Diogo Correia (0), Carlos Andrade (15), Greg Stempin (20) e David Gomes (0); João Soares (0), Miguel Miranda (9), Rob Johnson (3), Miguel Maria (4), José Costa (0), Nuno Marçal (3), João Santos (0).



in "fcp.pt"

REINALDO, CAIO & C.ª, LDA

O FC Porto Império Bonança continua 100 por cento vitorioso nesta época e é por isso líder incontestado do campeonato nacional. Em encontro da 10.ª jornada, recebeu e venceu a Juventude de Viana, por 11-7, com Reinaldo Ventura (quatro golos) e Caio (três) a destacarem-se.

Os minhotos foram os primeiros a marcar, logo aos três minutos, mas aos sete, graças a um tento de Reinaldo Ventura, os Dragões passaram pela primeira vez para a frente. A Juventude de Viana foi um adversário persistente e ainda viria a registar-se um empate (4-4). Ao intervalo, o FC Porto liderava por 6-4.

Na segunda parte, os azuis e brancos ampliaram a vantagem, com Reinaldo Ventura a fechar a contagem, na marcação de uma grande penalidade.

O FC Porto Império Bonança, comandado por Tó Neves, alinhou e marcou: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Reinaldo Ventura (4), Caio (3) e Pedro Gil (1). Jogaram ainda: Nélson Filipe (g.r.), Filipe Santos, Gonçalo Suíssas (1), Nélson Pereira e Tiago Santos (2).



in "fcp.pt"

"VAI SER DURO"

A Liga está de volta e, com ela, nova deslocação dos Dragões. Para não variar. Frente à Académica, no quinto de seis jogos consecutivos na condição de visitante, o base norte-americano Reggie Jackson adivinha dificuldades, mostrando-se certo de que só uma exibição concentrada poderá garantir a 11.ª vitória dos campeões em 12 partidas. A conferir a partir das 15h00 deste sábado, em Coimbra.

Máxima concentração
"Temos trabalhado muito na última semana e meia. Sei que a Académica perdeu um jogador, mas também que já tem um substituto. Vai ser uma partida complicada e dura, portanto temos que estar muito concentrados."

Fora de lugar
"Não estamos onde deveríamos estar, mas continuo muito contente com as nossas vitórias. Na verdade, apenas perdemos um jogo e não temos motivos para nos envergonharmos do nosso percurso."

Grande treinador
"Estou muito feliz aqui. Temos um grande treinador e grandes jogadores, toda a gente se dá bem dentro e fora do campo, o que torna tudo mais fácil."

Um desejo
"Para 2012, o meu desejo é ser campeão."



in "fcp.pt"

Miguel Lopes confirmado como reforço

Lateral-direito chega à cidade dos arcebispos emprestado pelo FC Porto até ao final da presente época.


O Sp. Braga confirmou, ao princípio da noite desta sexta-feira, a contratação de Miguel Lopes até ao final da presente temporada, por empréstimo do FC Porto.

"Miguel Lopes já é guerreiro", pode ler-se no site oficial dos arsenalistas.

"O SC Braga é um clube fantástico. Para mim, é um enorme prazer representar um clube que está nas competições europeias. Vai dar-me a possibilidade de jogar e de evoluir como jogador, o que para mim é óptimo", afirmou o lateral-direito.



in "rr.pt"

Sporting-F.C. Porto (antevisão): degraus contam-se no fim

Leões podem ficar a três, seis ou nove pontos dos dragões no final do clássico


O Momento:

SPORTING: depois do empate cedido em Coimbra na última ronda, ainda em 2011, os leões viram a diferença para o topo aumentar para seis pontos. O clássico deste sábado abre a possibilidade de cortar essa distância, pelo menos, para um dos adversários, mas também pode deixar a equipa de Domingos ainda mais longe da luta pelo título. A equipa despediu-se do ano com a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Marítimo, (3-0), mas iniciou o novo ano com um empate em Vila do Conde, para a Taça da Liga (1-1). 

F.C. PORTO: a equipa de Vítor Pereira vem de três vitórias consecutivas na liga, a última frente ao Marítimo (2-0). Ainda antes de fechar o ano, os dragões foram a Paços de Ferreira vencer por 2-1, em jogo antecipado da Taça da Liga, fechando, assim, 2011 com quatro vitórias consecutivas. Falta saber como é que a equipa entrou em 2012, uma vez que ainda não realizou qualquer jogo. Aliás, o F.C. Porto vai chegar ao clássico depois de dezassete dias sem competição.

Ausências:

SPORTING: a curta paragem da liga fez bem ao leão que reduziu substancialmente o número de «clientes» do departamento médico. Matias Fernandez, Jeffrén e Izmailov estão recuperados e foram convocados para o clássico. Rodríguez também está praticamente recuperado, mas ainda sem ritmo. Ficam apenas a faltar Carriço e Rinaudo. De fora por opção, ficam apenas Bruno Pereirinha e Diego Rubio.

F.C. PORTO: Varela é o grande ausente na convocatória de Vítor Pereira que também já não conta com Walter que está de saída. James e Defour, que tinham falhado o último jogo de 2011, estão de volta. Djalma, que está convocado por Angola para a fase final da CAN-2012, também vai a Alvalade, antes de se juntar aos «palancas». O reforço Danilo chegou sem ritmo competitivo, enquanto Iturbe fica de fora por opção, tal como Fucile e Sapunaru. Guarín não recuperou e também fica de fora.

Discurso Directo:

DOMINGOS PACIÊNCIA: «Vocês já fizeram todas as contas, na eventualidade de existir derrota para um lado ou empate. Ainda há muito campeonato. Nada ficará decidido. Ainda falta mais um jogo da primeira volta, e toda a 2ª volta. Ninguém vai ser campeão nesta jornada. As duas equipas estão separadas por seis pontos, e há outra equipa na expectativa do que pode acontecer»

VITOR PEREIRA: «O Porto sabe da importância do jogo. Queremos ganhar, e preparámo-nos para isso. Se a pressão está do nosso lado ou não... Queremos ganhar os três pontos e o Sporting também. É um clássico e todos têm as suas responsabilidades. Nós temos as nossas e o Sporting tem as suas».

Histórico de Confrontos:
Vai ser o 78º embate entre leões e dragões em Alvalade onde a equipa da casa tem natural vantagem, com 42 vitórias, 16 empates e 19 derrotas. O Sporting conta com uma ligeira vantagem nos últimos dez jogos e, nos últimos três, registaram-se resultados para todos os gostos: vitória do F.C. Porto em 2008/09 (2-1), vitória do Sporting em 2009/10 (3-0) e empate na última temporada (1-1), com um golo de Falcao a anular outro de Varela.

Equipas prováveis:

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Onyewu, Polga e Insúa; Elias, André Santos e Schaars; Izmailov, Van Wolfswinkel e Capel.

F.C. PORTO: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Defour, Fernando e João Moutinho; Djalma, Hulk e James Rodríguez.

in "maisfutebol.iol.pt"

Do Olival para o clássico: há uma escola de treinadores?

Sabia quem em Alvalade vão estar cinco técnicos que começaram a formação nas camadas jovens do F.C. Porto? O que se passa no Centro de Treinos, afinal?!


Quando Vítor Pereira foi apresentado no F.C. Porto, Pinto da Costa destacou a circunstância de se tratar de um técnico formado no clube. Que começou na base da pirâmide com os miúdos. Falou de Vítor Pereira como podia falar de Domingos. Ou Villas-Boas. Ou Pedro Emanuel e Bruno Moura.

No clássico, aliás, vão estar cinco treinadores formados no Olival: Vítor Pereira e Filipe Almeida de um lado, Domingos, Miguel Cardoso e João Carlos do outro. Deram os primeiros passos na arte de treinar nas camadas jovens portistas, já depois da viragem do século. Chegaram aliás a cruzar-se.

Trabalharam juntos sem nunca terem trabalhado juntos. Silvino Morais, que foi adjunto de ambos, conta como era. «Havia uma linha condutora que orientava todas as equipas. Um treinador não podia fazer o que queria.» A linha condutora tinha sido criada por Ilídio Vale, o homem na origem de tudo.

«Não era possível alinhar com uma táctica num jogo e com outra táctica no jogo seguinte. Havia princípios rigorosos e a táctica, por exemplo, já estava definida. Também não se podia escolher jogadores para o grupo, cada equipa tem dois elementos para cada posição definidos pelo clube.»

Depois pensava-se todas as equipas como um todo. «Havia reuniões nas quais partilhávamos ideias e conceitos, definíamos rumos, fazíamos reflexões e dávamos pareceres e opiniões. Falávamos sobre tudo.» Eram nessas reuniões que Vítor Pereira e Domingos iam buscar ideias e experiências.

Silvino trabalhou vários anos com ambos, chegou a fazê-lo na mesma época e conhece-os aliás demasiado bem para entrar em assuntos particulares. Mas está à vontade para abrir um pouco o pano. Diz que são dois homens que respiram futebol e vivem orientados para o sucesso.

«O Vítor Pereira é uma pessoa fantástica que vive o futebol 24 horas por dia. É um estudioso do treino e norteia a acção para a excelência. O Domingos tem uma formação diferente, não andou na universidade, mas respira futebol por todos os poros, viveu o fenómeno desde criança e absorveu tudo.»

«Muitas vezes o sucesso de um treinador está também na equipa técnica. O Domingos, por exemplo, soube formar uma equipa de profissionais excelentes. Tem feito bons trabalhos e, mais do que isso, trabalhos que nem sempre começam bem. É preciso ser bom para endireitar algo que não começa bem.»

Para Vítor Pereira o adjectivo é «excelente». «É bom que se tenha noção que a transição de adjunto para treinador em anos consecutivos é muito complicada. Parece-me que os jogadores tiveram de se ambientar às novas funções dele. Mas o Porto está agora mais confiante, mais forte, mais Porto.»

No clássico, vê dois amigos muito diferentes e muito iguais. «São diferentes como pessoas e como treinadores. Cada um tem uma forma muito própria de ser e de liderar, têm até formas diferentes de ver o jogo. Mas são parecidos na forma como cada um dá um cunho pessoal à equipa.»

Provavelmente, lá está, terá tudo também a ver com a formação no Olival. Uma formação onde era necessário lutar pelas ideias e aprender a impô-las. Onde cada treinador tinha de passar por uma série de ciclos: adjunto, principal e observador. Onde enfim cada treinador tinha de aprender a sê-lo.

in "maisfutebol.iol.pt"

Quando um empate "dá" o triunfo aos dragões

E o prognóstico do resultado final do Sporting-FC Porto de logo à noite dá uma... vitória dos actuais campeões. Um conjunto de 14 personalidades convidadas a darem o seu palpite sobre o desfecho do clássico dividiram-se pelas suas cores clubísticas e apenas uma delas, o treinador Norton de Matos, vaticinou o empate (igualdade a dois golos), resultado que foi suficiente, afinal de contas, para... desequilibrar, daí nascendo um 7-6, favorável ao FC Porto.
Como seria de prever, todos, se exceptuarmos o já referido Norton de Matos, deram mostras de acreditar na equipa de que são adeptos, ao colocá-las como vencedoras do clássico, mesmo se uma grande parte revelou alguma contenção.
Nesse sentido, não deixa de ser curioso assinalar, numa análise global pelos prognósticos referentes aos números do resultado apontado por cada um, que a esmagadora maioria dos "apostadores" prefere não arriscar em "scores" expressivos. Por outras palavras, ninguém está a antever um jogo em que uma das equipas vá destacar-se fortemente, pelo menos em termos de golos na baliza do adversário. A vantagem por um golo de diferença, para um e outro lado, predomina no leque de resultados e apenas o sportinguista Dani foi um pouco mais temerário, ao apontar... 3-1. Bem vistas as coisas, o importante e fundamental para qualquer dos lados será garantir os três pontos...
Este primeiro confronto da temporada entre Sporting e FC Porto que pode provocar mexidas no topo da classificação da Liga ZON Sagres é encarado, globalmente, como um jogo de equilíbrio bastante previsível, num cenário em que o mais pequeno rasgo individual - ou até uma simples falha num momento determinante - pode ditar a diferença e o resultado.
Portanto, e a fazer fé no quadro dos resultados dos apostadores de O JOGO, o encontro desta noite em Alvalade não deverá ser pródigo em golos, mesmo se de um e outro lado estarão artilheiros de elevado calibre no panorama do futebol português e europeu, como o brasileiro Hulk ou o holandês Van Wolfswinkel.

Incrível dá uma goleada (13-7) ao leão Van Wolfswinkel

Quando se pergunta quem serão os autores dos golos do Sporting-FC Porto, há um nome que é apontado de forma quase unânime, seja por portistas seja por sportinguistas: Hulk. A influência do Incrível na manobra ofensiva do FC Porto e também na finalização (é o melhor artilheiro da equipa, com sete golos, na Liga em curso) não deixa ninguém indiferente. Hulk foi nomeado 13 vezes como provável marcador de golos esta noite, deixando o seu rival do Sporting, Ricky Van Wolfswinkel, a uma distância considerável. Este foi citado sete vezes. Neste capítulo, Hulk dá uma goleada ao holandês dos leões...

3 perguntas a Rui Reininho, Adepto do FC Porto

1 Se associar cada um dos clubes a bandas ou a músicas, quais escolherá e porquê?
Para o Sporting nós, adeptos do FC Porto, cantaríamos a música do Emanuel, "Nós Pimba, nós pimba", em alusão aos golos. Quanto ao FC Porto, escolheria uma das poucas que gosto de cantar em inglês, "We Are The Champions" [Somos Campeões], porque hoje ainda é verdade.
2 No duelo de super-heróis, Capitão América vs Hulk, quem vai ganhar e porquê?
Ganha o verde [Hulk], que neste caso é azul, pois o Capitão América, tipo basquetebolista, é duro de rins.
3 A que jogador comporia um hino e porquê?
Seria mais à equipa, mas escolho o Helton, que também sabe música e é o 'portero' da noite. Que não deixe entrar ninguém ou só casais...

Kléber agradece força e alerta ao perigo

À chegada a Lisboa, não foi a Hulk que os adeptos pediram golos. Talvez para o moralizar, dirigiram-se a Kléber e não fizeram a coisa por menos. "Faz um hat trick", pediu um, ao que o avançado respondeu prontamente: "valeu pela força."
Antes de viajar, o avançado já havia lançado o clássico de hoje, em palavras à sua assessoria de Imprensa. "Mesmo com essa paragem, a equipa voltou pronta e bastante focada. Já sabíamos que teríamos uma partida complicada pela frente. O Sporting tem uma equipa muito qualificada e vai tentar de tudo para conseguir somar pontos nesse jogo", avisou. "O nosso grupo precisa de ter todo cuidado, pois o perigo é iminente", alertou também. "Mas, acima de tudo, temos confiança no nosso potencial e sabemos que temos capacidade para sair com a vitória de Lisboa. E é atrás disso que vamos correr", assegurou.

Sebá só em Julho

Com Walter já cedido ao Cruzeiro, a possível vinda de Sebá para o FC Porto deixa de estar relacionada com o negócio do Bigorna. Sebá era um desconhecido do FC Porto até o Cruzeiro o oferecer para não ter de pagar os salários de Walter. Porém, os dragões recusaram integrar o jovem avançado no negócio, mas avaliaram-no e, agora, têm interesse no empréstimo, mas não no imediato. "O Antero Henrique disse-me que tem interesse que o jogador vá, mas para uma temporada de Julho a Julho", confirmou Dimas Fonseca, director do Cruzeiro.
O avançado poderia ser integrado na futura equipa B do FC Porto e teria tempo para uma melhor avaliação. No final, os dragões poderiam comprar o seu passe. O valor dessa opção ainda não foi definido entre as partes. Do lado brasileiro, há também a preferência que Sebá venha imediatamente para Portugal. Mas isso o FC Porto não quer. À margem das negociações, o jogador aguarda ansiosamente pelo aval para viajar para Portugal. "Seria muito bom defender uma equipa com a expressão europeia que tem o FC Porto. Admito que estou com grande expectativa, mas também com os pés no chão. Vou continuar a trabalhar, enquanto espero uma definição", disse à Imprensa brasileira.
"Soube da possibilidade de ir para o FC Porto pela Imprensa. A direcção do Cruzeiro ainda não falou nada, mas seria um prazer jogar numa equipa internacional", admitiu.

in "ojogo.pt"

Yannick Djaló tem acordo com dragões

NEGOCIAÇÕES DECORRERAM ANTES DO NATAL



O FC Porto chegou a acordo para a contratação do avançado Yannick Djaló. Fontes ligadas à SAD portista continuam a afirmar que não há qualquer interesse no jogador, mas, segundo informações recolhidas por Record, o negócio poderá ser oficializado nos próximos dias.
Os contactos ocorreram ainda antes do Natal, mas a proximidade do jogo Sporting-FC Porto, que hoje se disputa, aconselhava a tudo manter em segredo, para não acicatar os ânimos entre adeptos, apesar de já não haver qualquer ligação oficial entre Sporting e Yannick Djaló, desde que este falhou a transferência para os franceses do Nice, em agosto do ano passado.
in "record.pt"

Armadilha do repouso

NÚCLEO DURO ESTÁ HÁ 3 SEMANAS AFASTADO



Faz hoje três semanas que a generalidade da primeira linha portista competiu pela última vez. O desafogo no calendário já estava previsto desde o início da temporada, mas, na prática, foi alongado pela antecipação do encontro com o P. Ferreira, referente à Taça da Liga, para dia 21 de dezembro do ano passado, e pela chamada ao mesmo de jogadores que são opções secundárias na hierarquia do onze desenhada por Vítor Pereira. Hoje, frente ao Sporting, os mais ilustres portistas não estarão, com certeza, fatigados, restando saber se o longo interregno competitivo terá efeitos nefastos ao nível do rendimento da equipa.
É que a última vez que o onze composto por Helton, Maicon, Rolando, Otamendi, Alvaro Pereira, Fernando, Moutinho, Belluschi, Djalma, James e Hulk – que se afirmou como a base portista na reta final de 2011 e que deverá iniciar hoje a partida de Alvalade – entrou em campo remonta ao dia 17 de dezembro último, aquando da receção ao Marítimo, para a Liga Zon Sagres, jogo que os dragões venceram por 2-0.
in "record.pt"

Trio de ouro busca máximo de Robson

DRAGÃO ENTRA NA LENDA SE NÃO PERDER EM ALVALADE



Se não perder hoje com o Sporting, o FC Porto iguala o recorde de invencibilidade que pertence a Bobby Robson, que passou 53 jogos invicto em partidas a contar para a Liga entre 14 de outubro de 1994 e 23 de março de 1996. O ciclo atual teve início após derrota com o mesmo adversário e no mesmo palco do clássico de hoje. Foi a 28 de fevereiro de 2010 que o Sporting, então liderado por Carlos Carvalhal, impôs expressiva derrota à equipa de Jesualdo Ferreira. Uma semana depois, o professor a daria início à impressionante sequência (nove jogos sob a sua liderança), ao empatar com o Olhanense (2-2), num encontro que os algarvios estiveram a ganhar por 2-0 – o golo do empate azul e branco aconteceu ao minuto 90. Desde essa noite, foram 52 consecutivos sem conhecer o sabor da derrota, feito para o qual contribuíram André Villas-Boas (30 jogos) e Vítor Pereira (13 partidas).
À beira da história. O atual treinador tem assim a responsabilidade de guiar a equipa a um grande momento, em representação de um trio de ouro que, se o FCPorto passar incólume no reduto do leão, não deixará de ter no horizonte a melhor marca do futebol português: os 56 jogos de John Mortimore, ao serviço do Benfica, entre 1976 e 1978. Da análise a este percurso recente do campeão nacional não deixa de ser curioso perceber que raras vezes e durante pouco tempo esteve na situação de desvantagem. Nesse capítulo, Jesualdo Ferreira deu início à sequência no já referido jogo com o Olhanense, confronto em que esteve a perder 77 minutos, entre os 13’ e os 90’ – em toda a Liga 2010/11, André Villas-Boas só esteve atrás no marcador durante 71 minutos.
in "record.pt"

Moutinho vai ser aplaudido e assobiado

Não é para Moutinho uma novidade jogar em Alvalade depois de toda a polémica que rodeou a sua transferência (por 11 milhões de euros) do Sporting para o FC Porto, no início da época passada, mas é difícil não recordar que há pouco tempo era ele o capitão dos leões e que, em conferência, o presidente da altura, José Eduardo Bettencourt, criticou o comportamento do jogador, que lhe chamou maçã podre e disse que ele estaria a mais no balneário, justificando assim a transferência. 

Uma época volvida e Moutinho é um dos inquestionáveis do FC Porto e estará a ser cobiçado por grandes clubes europeus, com o Chelsea à cabeça. Por todas estas razões, muitos dos olhos do clássico estarão virados para este pequeno grande jogador, também fundamental na Seleção Nacional para Paulo Bento.


in "abola.pt"

James é a única dúvida para o 'clássico'

Vítor Pereira tem muitas e fundadas preocupações para o jogo de hoje, em Alvalade, mas relativamente à constituição da equipa só terá uma ténue dúvida: optará por James ou Rodriguez? 

Uma incerteza que não teria razão de ser não se dera o fato de o colombiano ter recuperado muito recentemente de um estado gripal que abalou fisicamente o jogador e o obrigou, inclusivamente, a ficar em repouso, ainda que não ao ponto de impedir a convocatória para o clássico. 

Fica a dúvida, mesmo que à partida muito ligeira. Isto porque o regresso de James à lista de eleitos - de onde saiu só por não ser necessário mobilizar todas as primeiras figuras para o jogo da Taça da Liga, com o P. Ferreira, o último do ano passado - indicia só por si que estará em condições de recuperar a titularidade perdida na Mata Real, onde Cebola jogou de início e assinou uma exibição de grande dignidade premiada ainda com um golo, numa vitória (2-1) que seria, entretanto, selada por Hulk.


in "abola.pt"

Juventus oferece 11 milhões por Guarín

A imprensa italiana continua a insistir no interesse da Juventus em Fredy Guarín, colombiano que tem contrato válido com o FC Porto até Junho de 2014.

Segundo o Tutto Mercato, os responsáveis do clube de Turim estão a oferecer 11 milhões de euros pelo internacional colombiano. No entanto, ainda segundo o portal italiano, o FC Porto está a pedir 13 milhões de euros para vender um jogador que tem a cláusula de rescisão fixada nos 30 milhões.

Roma e Fiorentina têm sido outros dos clubes italianos falados como interessados no jogador de 25 anos.


in "abola.pt"