sábado, 7 de janeiro de 2012

Sporting-F.C. Porto (antevisão): degraus contam-se no fim

Leões podem ficar a três, seis ou nove pontos dos dragões no final do clássico


O Momento:

SPORTING: depois do empate cedido em Coimbra na última ronda, ainda em 2011, os leões viram a diferença para o topo aumentar para seis pontos. O clássico deste sábado abre a possibilidade de cortar essa distância, pelo menos, para um dos adversários, mas também pode deixar a equipa de Domingos ainda mais longe da luta pelo título. A equipa despediu-se do ano com a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Marítimo, (3-0), mas iniciou o novo ano com um empate em Vila do Conde, para a Taça da Liga (1-1). 

F.C. PORTO: a equipa de Vítor Pereira vem de três vitórias consecutivas na liga, a última frente ao Marítimo (2-0). Ainda antes de fechar o ano, os dragões foram a Paços de Ferreira vencer por 2-1, em jogo antecipado da Taça da Liga, fechando, assim, 2011 com quatro vitórias consecutivas. Falta saber como é que a equipa entrou em 2012, uma vez que ainda não realizou qualquer jogo. Aliás, o F.C. Porto vai chegar ao clássico depois de dezassete dias sem competição.

Ausências:

SPORTING: a curta paragem da liga fez bem ao leão que reduziu substancialmente o número de «clientes» do departamento médico. Matias Fernandez, Jeffrén e Izmailov estão recuperados e foram convocados para o clássico. Rodríguez também está praticamente recuperado, mas ainda sem ritmo. Ficam apenas a faltar Carriço e Rinaudo. De fora por opção, ficam apenas Bruno Pereirinha e Diego Rubio.

F.C. PORTO: Varela é o grande ausente na convocatória de Vítor Pereira que também já não conta com Walter que está de saída. James e Defour, que tinham falhado o último jogo de 2011, estão de volta. Djalma, que está convocado por Angola para a fase final da CAN-2012, também vai a Alvalade, antes de se juntar aos «palancas». O reforço Danilo chegou sem ritmo competitivo, enquanto Iturbe fica de fora por opção, tal como Fucile e Sapunaru. Guarín não recuperou e também fica de fora.

Discurso Directo:

DOMINGOS PACIÊNCIA: «Vocês já fizeram todas as contas, na eventualidade de existir derrota para um lado ou empate. Ainda há muito campeonato. Nada ficará decidido. Ainda falta mais um jogo da primeira volta, e toda a 2ª volta. Ninguém vai ser campeão nesta jornada. As duas equipas estão separadas por seis pontos, e há outra equipa na expectativa do que pode acontecer»

VITOR PEREIRA: «O Porto sabe da importância do jogo. Queremos ganhar, e preparámo-nos para isso. Se a pressão está do nosso lado ou não... Queremos ganhar os três pontos e o Sporting também. É um clássico e todos têm as suas responsabilidades. Nós temos as nossas e o Sporting tem as suas».

Histórico de Confrontos:
Vai ser o 78º embate entre leões e dragões em Alvalade onde a equipa da casa tem natural vantagem, com 42 vitórias, 16 empates e 19 derrotas. O Sporting conta com uma ligeira vantagem nos últimos dez jogos e, nos últimos três, registaram-se resultados para todos os gostos: vitória do F.C. Porto em 2008/09 (2-1), vitória do Sporting em 2009/10 (3-0) e empate na última temporada (1-1), com um golo de Falcao a anular outro de Varela.

Equipas prováveis:

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Onyewu, Polga e Insúa; Elias, André Santos e Schaars; Izmailov, Van Wolfswinkel e Capel.

F.C. PORTO: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Defour, Fernando e João Moutinho; Djalma, Hulk e James Rodríguez.

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Os clássicos são para desfrutar e ganhar.
Se formos unidos e guerreiros, venceremos.
Grande apoio dos nossos adeptos em Alvalade.
Nenhuns problemas até agora entre adeptos. Estão criadas as condições para um grande jogo de futebol.

Força Porto.

Abraço

Paulo