quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

LOPETEGUI: “TEMOS DE ACREDITAR MUITO E FALAR POUCO”


​Julen Lopetegui fez a antevisão da partida com o Belenenses (sábado, 20h15, no Estádio do Dragão)
​O Belenenses é o próximo adversário do FC Porto para a Liga Portuguesa (sábado, 20h15, no Estádio do Dragão), em partida a contar para a 16.ª jornada, e Lopetegui defendeu, em conferência de imprensa, que será “um jogo ainda mais difícil” depois da derrota pesada (7-1) dos lisboetas na Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga, esta quarta-feira. O técnico declarou-se feliz por haver mais jogadores a marcar golos na equipa e, relativamente às ausências de Brahimi e Aboubakar (que vão participar na CAN), deu uma certeza: “Outros vão dar um passo em frente e mostrar o talento que têm”.

O FC Porto regressa “a casa” depois de após duas vitórias longe do Dragão (em Vila do Conde, para a Taça da Liga e em Barcelos, para a Liga) e de um treino aberto com mais de 23 mil adeptos presentes, o que foi “um momento para recordar”: “Aproveito para relembrar uma frase de Pedroto: ‘A massa associativa do FC Porto não é o 12.º jogador, como se diz por aí. É o 1.º jogador, porque sem ela o futebol não tinha razão de existir’. É por eles que temos de acredita e de trabalhar, porque nos dão forças para querer vencer”, referiu Lopetegui, num piscar de olho à lembrança do “Mestre”.

O técnico portista demonstrou a sua satisfação por haver “muitos jogadores que marquem e concretizem as várias ocasiões criadas” pela equipa durante as partidas, o que refuta uma eventual dependência de Jackson Martínez: “É bom para a equipa e para os jogadores. É um facto que o Jackson nos ajuda em muitas coisas e não apenas nos golos. Se há muitos que marcam, fantástico: isso quer dizer que há mais jogadores a pisar a área e que têm ambição. Nos últimos jogos temos tido mais pontaria e, como todas as equipas, temos de estar atentos para continuar a melhorar. Para chegar ao topo, temos de acreditar muito e falar pouco”.

Em relação ao adversário, que vem de um empate com a Académica para o campeonato (0-0, no Restelo) e de uma goleada sofrida em Braga (7-1, para a Taça de Portugal), Lopetegui não antevê um jogo fácil: “O Belenenses está a fazer uma boa época e o jogo em Braga terminou com um resultado exagerado e mentiroso, pois só aconteceu devido a uma série de circunstâncias especiais. Em 15 jogos, o Belenenses não sofreu golos em cinco e apenas sofreu mais do que um golo em três partidas. É uma equipa segura a defender e acredito que virão com força e orgulho ao nosso campo, com ainda mais motivação. Vai ser um jogo ainda mais difícil depois do resultado que alcançou com o Sporting de Braga”.

Recusando dar importância a prémios individuais, como a eleição de Melhor Jogador do Mundo, por serem, muitas vezes, “mentirosos”, Lopetegui não quis falar das ausências de Brahimi e Aboubakar, preferindo reforçar “a importância dos que ficam e vão trabalhar para que a equipa continue a vencer”. O técnico espanhol realçou ainda os minutos que vão ter alguns atletas menos utilizados até este momento da temporada: “Há jogadores que vão dar um passo em frente e mostrar o talento que têm e que são importantes para o FC Porto. Vamos ver as soluções que temos no plantel e quem está disponível para ajudar”.

Lopetegui abordou ainda o mercado de transferências, afirmando que o encara com “naturalidade” quanto a saídas e que não pensa em entradas: “O que a equipa precisa é de continuar a crescer e de trabalhar. Precisamos de continuar a melhorar nos aspectos que diagnosticamos e consolidar outros aspectos. Importantes são os que cá estão e esses são os que têm a nossa confiança e a capacidade para fazer cada dia melhor”.


in "fcp.pt"

Rúben Neves apto


Depois de ter sido reintegrado nos trabalhos na última segunda-feira, o jovem médio Rúben Neves foi finalmente dado como apto pelo departamento médico do FC Porto.

O jogador, que estava indisponível desde meados de dezembro devido à lesão no joelho contraída no encontro da Liga dos Campeões com o Shakhtar Donetsk, reentra assim nas opções de Julen Lopetegui, podendo ser chamado já para a receção ao Belenenses, no sábado.

O gabinete clínico dos dragões aguarda agora pela chegada de Otávio, que foi dispensado da seleção de sub-20 do Brasil devido a lesão.

Ausentes estão ainda Brahimi e Aboubakar, que estão com as seleções da Argélia e dos Camarões, respetivamente, a preparar a participação no Campeonato Africano das Nações.

Amanhã, sexta-feira, Lotepetegui orienta o último treino antes do jogo com o Belenenses, sessão que vai decorrer no Olival a partir das 10.30 horas, à porta fechada.


in "abola.pt"

Douglas Coutinho na rota de FC Porto e Benfica


Taciano Pimenta, empresário de Douglas Coutinho, confirmou, em declarações a A BOLA, que FC Porto e Benfica estão entre os clubes candidatos a garantir o concurso do avançado brasileiro.

«O passe dele foi adquirido por um fundo de investimento [Doyen] que teve conversas com esses dois clubes. Mas também há interesse de um clube holandês [Ajax] e de outro de Madrid [Atlético Madrid]», indicou o representante. 

Taciano Pimenta revelou que «até sábado» haverá novidades quanto ao futuro do jogador de 20 anos.


in "abola.pt"

Quaresma volta a sorrir

ENTRADAS DO MUSTANG E JOSÉ ÁNGEL DÃO OUTRO FIGURINO AO ONZE

Frente ao Belenenses há pelo menos duas alterações garantidas na equipa. O castigo de Alex Sandro e a partida de Yacine Brahimi para a CAN abriram vagas no lado esquerdo da defesa e numa das alas, lugares que deverão ser preenchidos por José Ángel e Ricardo Quaresma. A lógica indica nesse sentido e reflete aquilo que têm sido as escolhas de Julen Lopetegui desde o início da época.


Se no caso de José Ángel é uma situação pontual, dado que Alex Sandro não lhe tem dado muitas oportunidades, Quaresma será para continuar no onze enquanto Brahimi estiver na seleção da Argélia. O Mustang tem motivos para sorrir, uma vez que o novo ano lhe traz uma maior dose de protagonismo, restando-lhe aproveitar o voto de confiança do treinador.

in "record.pt"

Fernando Gomes: «Os 6 pontos não preocupariam Pedroto»

FALOU TAMBÉM DA ATUALIDADE E DO CAMPEONATO

A tertúlia no ISMAI serviu sobretudo para recordar Pedroto, mas a atualidade também marcou presença. E essa diz que, na Liga, o FC Porto leva 6 pontos de desvantagem em relação ao rival Benfica. Trata-se de uma distância que não desanima Fernando “bibota” Gomes.

“Ninguém está preocupado com isso, como o senhor Pedroto também não estaria”, garantiu o melhor marcador da história do FC Porto, para quem o “senhor Pedroto era um homem muito adiantado no tempo”.

in #record.pt"

Rolando só sai se renovar primeiro

A PROPÓSITO DO INTERESSE DA JUVENTUS

A novela de Rolando conheceu agora um novo capítulo. Ontem, dia em que estava previsto que Juventus e FCPorto se sentassem à mesa para concluir a transferência do defesa-central, a cadeia televisiva italiana Sky Sports garantiu, ao fim do dia, que os dragões só estão dispostos a emprestar o internacional português no caso de este prolongar primeiro a sua ligação ao FCPorto – a atual finda em 2016.

Esta medida nem sequer é nova entre os azuis e brancos, uma vez que já foi utilizada uma estratégia semelhante na gestão dos casos de Izmailov, Walter ou Castro, só para citar os mais recentes.Na situação particular de Rolando, a exigência da renovação torna-se algo surpreendente, já que o jogador foi afastado do plantel principal e tem-se treinado às ordens de Luís Castro, mas sem ser utilizado nos jogos do FCPorto B.

Apesar de todos os avanços e recuos deste dossiê, a Juventus mantém-se fortemente interessada em reforçar-se com o defesa-central, de 29 anos, sendo que, com a anunciada medida, o FC Porto deixa todas as decisões nas mãos do próprio jogador. Por isso mesmo, para perceber as suas intenções, Record tentou contactar o seu agente, Cardoso da Silva, mas este não atendeu, nem devolveu as chamadas efetuadas.

O silêncio dos intervenientes impera, mas mesmo assim Rolando continua a ser muito falado, surgindo mais uma vez o interesse da Juventus. Recorde-se que Itália passou a ser o seu mercado de eleição, depois das passagens por Nápoles e Inter Milão.

in "record.pt"

LOPETEGUI "Os adeptos dão-nos força para vencer"

Treinador do FC Porto, Julien Lopetegui,não espera um jogo fácil diante do Belenenses, esperando o apoio da massa associativa no primeiro jogo de 2015 no Dragão.


"Será o primeiro jogo em casa em 2015 e recordo uma frase de Pedroto, dizendo que a massa associativa é o 12º jogador. Eu diria que para mim é o número um e é por ela que vamos continuar a trabalhar e a acreditar. São os adeptos que nos dão força para vencer e esperamos uma boa resposta deles no sábado", disse Julien Lopetegui, esta quinta-feira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Belenenses, no Estádio do Dragão, agendado para sábado.

E se o adversário dos Dragões sofreu uma goleada, na quarta-feira, em jogo da Taça de Portugal com o Braga, o treinador do FC Porto desvaloriza esse resultado, preferindo destacar as qualidades da equipa de Belém.

"Não vai ser um jogo fácil, bem pelo contrário. O Belenenses está a fazer uma boa época, tem muitas coisas positivas e o resultado do jogo com o Braga é um exagero e uma mentira, com circunstâncias próprias da Taça. Em 15 jogos o Belenenses não sofreu mais de cinco golos e em apenas um terço encaixou mais de um golo. É uma equipa organizada e de certeza que vai ter uma reação de orgulho no Dragão, tornando a nossa tarefa mais difícil depois do jogo de quarta-feira".


in "ojogo.pt"

Empresário de Opare diz que o "clube continua a acreditar nele"

Empresário do defesa-direito Daniel Opare garante continuidade do lateral até ao final da época.


Daniel Opare é um dos quatro jogadores do plantel que ainda não foram utilizados esta época (os outros são Otávio, Helton e Ricardo Nunes), mas nem assim o empresário do jogador, Duro Ivanisevic, admite a saída do lateral no atual mercado de inverno. "É verdade que ele não está a jogar, nem nas competições de menor expressão, como a Taça da Liga, mas não está nos nossos planos, nem nos do FC Porto, que ele saia agora em janeiro", revelou, em declarações a O JOGO. "Apesar de tudo, o Daniel [Opare] está satisfeito no clube, porque sabe que o FC Porto conta com ele para o futuro. Pelo menos é isso que nos dizem. Ele esteve lesionado durante muito tempo e isso atrasou a sua afirmação em Portugal. Agora está bem, a trabalhar bem, e é evidente que queria estar a jogar mais, como qualquer jogador, mas ele também sabe que mais cedo ou mais tarde vai ter uma oportunidade. Ele não desiste", acrescentou.

Duro Ivanisevic fez questão de repetir a ideia de que nem o jogador nem o clube "estão a pensar numa saída em janeiro" e de que os responsáveis do FC Porto "continuam a acreditar nas qualidades" do lateral-direito. Opare era na época passada um dos melhores jogadores do Standard de Liège, tendo marcado presença no Mundial do Brasil ao serviço da seleção do Gana. 


in "fcp.pt"

PINTO DA COSTA "Hoje a Pedroto moviam-lhe um processo"

Pinto da Costa recordou José Maria Pedroto no dia em que se assinalou o 30º aniversário da morte do treinador.


Pinto da Costa emocionou-se na noite desta quarta-feira durante a homenagem/tertúlia que assinalou o 30ª aniversário da morte de José Maria Pedroto. Ao recordar as longas noites de conversa com o treinador, no interior do carro junto da residência de Pedroto, o presidente portista não conseguiu evitar as lágrimas.

"Não vou dizer o que diria Pedroto hoje em dia com o que se tem passado no futebol, senão ainda lhe moviam um processo disciplinar", disse Pinto da Costa na homenagem que decorreu no ISMAI, na Maia.

"Ele não gostava de homenagens, porque essas deviam ser feitas em vida. Pedroto continua vivo nos corações. Quando se fala de José Maria Pedroto há muitas coisas que não são referidas. Ele era um homem de causas, nortenho, combateu o centralismo, é dela a frase "roubo de igreja", recordou Pinto da Costa.

"Antes de ser dirigente, era amigo dele... Ainda guardo um bilhete com dedicatória do jogo da Taça de Portugal", disse também, abordando o último ano de vida do treinador, falecido a 7 de janeiro de 1985.

"Era um lutador, até na doença. No último jogo que fez antes de ir para Londres, o FC Porto jogou em Penafiel, o estado de saúde já estava complicado, embora ele não soubesse. Eu sabia que podia ser o último jogo dele, mas o Pedroto não sabia de nada. Eu estava nervoso, o jogo estava complicado, e ele virou-se para mim e disse que era só o Penafiel e que já havíamos de fazer qualquer coisa. Então mete o Bobó e ele fez golo. Dei-lhe grande abraço, não para festejar, mas pela situação e pela amizade", contou Pinto da Costa.

"A melhor maneira de o recordar é defender os seus ideais, lutar contra as injustiças. Em Portugal fazem falta muitos homens como Pedroto", disse ainda.


in "ojogo.pt"

Aboubakar lesionado

O avançado do FC Porto não participou no primeiro jogo de preparação dos Camarões.


A seleção dos Camarões prosseguiu esta quarta-feira a preparação com vista à participação da CAN, que começa a 17 de janeiro, com um empate a um golo com a República Democrática do Congo. O jogo teve lugar em Yaoundé.

Aboubakar não participou neste jogo particular, tendo o selecionador camaronês explicado que o avançado do FC Porto estava lesionado, ainda que não se tratando de um problema físico grave.


in "ojogo.pt"

NOVE CURIOSIDADES SOBRE PEDROTO QUE TALVEZ DESCONHEÇA


É da autoria do “Mestre” a frase que põe o adepto à frente da equipa
​José Maria Pedroto foi a transferência mais cara do futebol português durante 15 anos, ao trocar, ainda enquanto jogador, o Belenenses pelo FC Porto, e não ficou célebre apenas pelos títulos que conquistou, pelas inovações tácticas ou pela condição de um dos mentores do FC Porto europeu. Pedroto ficou igualmente conhecido e ainda hoje é admirado pela audácia com que abordava polémicas e questões-tabu, pela ironia refinada, pela forma como impunha a sua liderança e por expressões famosas, como os “roubos de igreja”.

Neste texto, o www.fcporto.pt recupera dez curiosidades e episódios sobre o “Mestre” que talvez desconheça e que ajudam a traçar o perfil de um génio: 

- José Maria Pedroto continua a ser o português com mais Taças de Portugal no currículo. São sete. Objectivamente e como treinador, são cinco: duas com o FC Porto, duas com o Boavista e mais uma com o Vitória de Setúbal, número que já chegava para constituir recorde. Mas quando se fala de Taça, nunca é de mais lembrar que tem mais duas enquanto jogador do FC Porto.

- Para o ‘Mestre’, o jogo mais difícil do primeiro bicampeonato do FC Porto em regime democrático (1977-79) não foi nem com o Benfica nem com o Sporting, como seria de supor. Foi com o Beira-Mar, a 17 de Dezembro de 1978, em Aveiro (2-3), onde, reconheceu Pedroto, os azuis e brancos conquistaram “os dois pontos mais preciosos do bicampeonato, o jogo em que mais tivemos que sofrer para os merecer”.

- Pertence a José Maria Pedroto a famosa frase que coloca o adepto à frente da equipa. “A massa associativa do FC Porto não é o 12.º jogador, como se diz por aí. É o 1.º jogador, porque sem ela o futebol não tinha razão de existir”, disse, em Abril de 1979.

- Pedroto deu os primeiros toques na bola inspirado no também imortal Pinga, o ídolo que fez com que José Maria, ainda criança, passasse tardes a fio na Constituição, na tentativa de registar todos os movimentos do génio madeirense. Chegou ao ponto de imitar o seu estilo de correr e maneira de andar, o que resultou. Tal como Pinga, Pedroto foi um ‘interior’ de excepção.

- José Maria Pedroto foi o primeiro jogador do FC Porto a vencer o prestigiado troféu de “Melhor Futebolista do Ano”, instituído em 1954 pelo já extinto jornal ‘Diário Popular’. A distinção foi feita no ano desportivo de 1956, com Pedroto a suceder aos sportinguistas Carlos Gomes e a Travassos.

- Caso não tivesse sido futebolista e, posteriormente, treinador, Pedroto gostaria de ter sido toureiro. “Gosto de ser aplaudido”, assumiu em entrevista. Assim sendo, escolheu bem: o futebol é o palco mais universal e generoso da planeta.

- Por incrível que pareça, era relativamente fácil perceber quando José Maria Pedroto ia assinar contrato. Apesar de o secretismo ser a alma do negócio, especialmente no futebol, Pedroto deixava-se atraiçoar pelo cuidado que colocava em tudo. Quando surgia aos amigos ao volante do seu automóvel de marca Jaguar, era infalível: era dia de assinar ou renovar contrato. “Tenho de levar este carro, para fazer valer os meus direitos”, justificava, sorridente.

- Antigo treinador do Vitória de Setúbal, José Maria Pedroto, já na qualidade de treinador dos azuis e brancos, teve de sair do Bonfim vestido com uma farda de polícia para passar despercebido e escapar à fúria dos sadinos após um efervescente Vitória-FC Porto.

- Pedroto-jogador regressou ao Porto com 23 anos, vindo do Belenenses, e antes de assinar com o FC Porto, a 15 de Agosto de 1952, estabeleceu-se como sócio-gerente do Café Apolo, sito nos ângulos da Rua do Almada com a Rua Ramalho Ortigão, assumindo a gerência do estabelecimento a partir de 1 de Agosto de 1952.


HISTÓRIAS DO “MESTRE” REVIVIDAS POR PINTO DA COSTA

Presidente foi um dos convidados da tertúlia que assinalou as três décadas do desaparecimento de José Maria Pedroto

Casa cheia no auditório do Instituto Universitário da Maia (ISMAI) para homenagear “o mestre”, como apelidou o professor universitário José Neto; um “homem de capacidade multifacetada”, como disse Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto; o “melhor treinador português de sempre”, como classificou Rodolfo Reis, que foi seu jogador no FC Porto. “Pedroto era um homem de coração, de causas, de paixões, um nortenho a 100 por cento, um lutador incansável, que combatia o centralismo de uma forma aberta”, sintetizou Jorge Nuno Pinto da Costa.

O presidente do FC Porto foi um dos convidados da tertúlia José Maria Pedroto – O Homem para além do Tempo, que teve lugar na noite desta quarta-feira no ISMAI, no dia em que se evocaram os 30 anos do desaparecimento do antigo treinador e jogador. Relatou, com emoção, histórias e episódios que tiveram os dois como protagonistas, recordou, com saudade, as tardes no café Orfeu, as noites na confeitaria Petúlia e os famosos “roubos de igreja quando se visitava a catedral”: “Hoje, se ele fosse vivo… ui! Não vou dizer o que penso que ele diria, porque ainda me podem mover algum processo disciplinar”.

Pinto da Costa passou em revista alguns dos momentos mais marcantes vividos com o eterno Zé do Boné, como o regresso difícil ao FC Porto - que teve que ser aprovado em Assembleia Geral, por proposta do presidente e de outros sócios -, ou a última partida dos Dragões com o antigo técnico no banco, em Penafiel: “O jogo estava complicado e numa daquelas suas ideias momentâneas, que normalmente eram sempre acertadas, meteu o Bobó, que fez o golo. Agarrei-me a ele com um grande abraço e ele disse-me: ‘Ó Jorge Nuno, parece que ganhamos o campeonato!’. Ele não sabia o que me ia na alma. Foi a vitória mais difícil para mim”.

Foi um dia cheio de recordações, de memórias, mas não foi um dia de homenagem, defendeu Pinto da Costa. “Ele está aqui no meio de nós, está aqui connosco. Nós não temos saudades, porque nós estamos sempre com ele, vivemos com ele e havemos de o ter sempre a nosso lado e ele ter-nos-á sempre connosco”.

Na tertúlia participaram ainda Domingos Oliveira Silva, o reitor do ISMAI, Rui Pedroto, filho do antigo treinador, Rodolfo Reis, um dos capitães de Pedroto, o professor universitário Manuel Sérgio e José Neto, que trabalhou com o técnico no FC Porto e que foi o grande responsável por aquela noite de homenagem: “Foi um homem para lá do tempo, que fez da regra disciplina; da disciplina, resultado; do resultado, sucesso. Rompia conceitos, desafiava o erudito e encorajava o intranquilo”, descreveu José Neto, que recordou uma ideia que Pedroto repetia: “Diz-me como jogas e dir-te-ei como deves treinar. Olha para o jogo e ele dir-te-á como deves treinar”.

MUSEU RECORDA LEGADO DE PEDROTO

“Mestre” eternizado através de várias iniciativas e elementos gráficos e plásticos
​O Museu FC Porto by BMG mantém, até dia 11 de Janeiro, várias iniciativas que visam recordar Pedroto e valorizar o património material e imaterial a que o ex-jogador e técnico do FC Porto está associado. Descubra neste artigo de que forma está o Museu a colocar o “Mestre” (ainda mais) no mapa da história do FC Porto.

vídeo-hall da entrada do Museu é o “palco” para um cartaz gráfico em vídeo de homenagem a Pedroto e que acolhe os visitantes do Museu. Contém uma frase, os anos de nascença e morte e associa-se às portas do edifício, em que Pedroto recebe quem o visita. No ecrã junto aos elevadores, pode ver um filme do género “best-of” do “Mestre” e, um pouco mais adiante, no Auditório do Museu, pode assistir à projecção de uma reportagem sobre Pedroto, do Porto Canal (com a duração de cerca de 30 minutos), em contínuo e com entrada livre.

Mas é já no interior do Museu FC Porto que Pedroto assume a verdadeira dimensão histórica que protagoniza e se mistura com o clube. Os colaboradores do Museu, desde a recepção aos orientadores que estão a acompanhar os visitantes, usam um boné à “Zé do Boné”, aos quadradinhos, parecido com o de Pedroto. Há cinco pontos com a silhueta do Mestre que visam chamar a atenção dos visitantes para troféus, estátuas ou documentos que estão associados à memória do ex-treinador e jogador do FC Porto.

Na praça do Museu, em que estão expostos vários troféus, há um deles, inédito, que aguarda os visitantes: o primeiro troféu que Pedroto venceu enquanto treinador principal da equipa sénior, a Taça Waldemar Mota, conquistada em 1966, pela vitória no Torneio Início da AF Porto. Mais adiante na visita, pode assistir a um documentário produzido com a colecção de imagens do Museu e da viúva de Pedroto, com o perfil desportivo do “Mestre” em 1950, 60, 70 e 80, num vídeo de cerca de cinco minutos. É o verdadeiro documento museológico de Pedroto, com fotos, fichas, blocos de notas e recortes de jornais, com uma parte do material inédito a ser revelado pela primeira vez. Pode ainda tirar uma foto com José Maria Pedroto, numa criação especial para esta altura.

No próximo sábado, na Terra do Dragão, o espaço educativo do Museu, haverá ainda uma actividade plástica e gráfica com crianças, com o objectivo de contar a história de Pedroto através de desenhos e pinturas.

in "fcp.pt"

FALECEU RICARDO, ANTIGO JOGADOR DO FC PORTO

Avançado natural de Moçambique representou o clube durante seis temporadas, tendo apontado 15 golos em 93 jogos
​Faleceu, esta segunda-feira, aos 65 anos, João Maia Ricardo, antigo avançado que representou o FC Porto durante as temporadas de 1967/68 e entre 1969/70 e 1973/74. O clube apresenta as mais sentidas condolências à família do jogador, que foi cremado em São João da Madeira, esta terça-feira.

Natural de Moçambique, onde nasceu a 14 de Abril de 1949, Ricardo, como era conhecido no mundo do futebol, apontou 15 golos nos 93 jogos em que vestiu a camisola azul e branca, tendo feito parte da equipa, então treinada por José Maria Pedroto, que venceu a Taça de Portugal, em 1967/68.


in "fcp.pt"