quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

PINTO DA COSTA "Hoje a Pedroto moviam-lhe um processo"

Pinto da Costa recordou José Maria Pedroto no dia em que se assinalou o 30º aniversário da morte do treinador.


Pinto da Costa emocionou-se na noite desta quarta-feira durante a homenagem/tertúlia que assinalou o 30ª aniversário da morte de José Maria Pedroto. Ao recordar as longas noites de conversa com o treinador, no interior do carro junto da residência de Pedroto, o presidente portista não conseguiu evitar as lágrimas.

"Não vou dizer o que diria Pedroto hoje em dia com o que se tem passado no futebol, senão ainda lhe moviam um processo disciplinar", disse Pinto da Costa na homenagem que decorreu no ISMAI, na Maia.

"Ele não gostava de homenagens, porque essas deviam ser feitas em vida. Pedroto continua vivo nos corações. Quando se fala de José Maria Pedroto há muitas coisas que não são referidas. Ele era um homem de causas, nortenho, combateu o centralismo, é dela a frase "roubo de igreja", recordou Pinto da Costa.

"Antes de ser dirigente, era amigo dele... Ainda guardo um bilhete com dedicatória do jogo da Taça de Portugal", disse também, abordando o último ano de vida do treinador, falecido a 7 de janeiro de 1985.

"Era um lutador, até na doença. No último jogo que fez antes de ir para Londres, o FC Porto jogou em Penafiel, o estado de saúde já estava complicado, embora ele não soubesse. Eu sabia que podia ser o último jogo dele, mas o Pedroto não sabia de nada. Eu estava nervoso, o jogo estava complicado, e ele virou-se para mim e disse que era só o Penafiel e que já havíamos de fazer qualquer coisa. Então mete o Bobó e ele fez golo. Dei-lhe grande abraço, não para festejar, mas pela situação e pela amizade", contou Pinto da Costa.

"A melhor maneira de o recordar é defender os seus ideais, lutar contra as injustiças. Em Portugal fazem falta muitos homens como Pedroto", disse ainda.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: