domingo, 9 de outubro de 2011

Hulk desespera na selecção


Hulk partiu para este duplo compromisso da selecção brasileira com a expectativa de ser titular em pelo menos um dos jogos, uma crença alicerçada não só no excelente arranque de temporada que está a realizar no FC Porto, mas também pelas mais variadas ausências da extensa lista de convocados de Mano Menezes - Robinho, Pato ou Leandro Damião, só para dar os exemplos mais significativos. A verdade é que na partida com a Costa Rica (vitória por 1-0) o portista voltou a começar no banco, de onde saiu apenas nos últimos 17 minutos. Um clássico com Mano Menezes.
Desta vez, nem as ausências anunciadas foram suficientes para dar uma oportunidade a Hulk no onze inicial, tendo Mano Menezes preferido adaptar Lucas ao lado direito do ataque, que até é um médio-ofensivo que prefere zonas mais interiores. Neymar - foi ele que saiu para entrar Hulk -, Ronaldinho e Fred completaram o quarteto ofensivo.
Na terça-feira, com o México, a perspectiva mantém-se: Hulk no banco e os mesmos quatro no ataque apesar de terem sido acusados por Mano Menezes de "criar pouco jogo" com a Costa Rica.
Hulk desespera por uma verdadeira oportunidade na selecção, mas a realidade dos factos mostra que dificilmente a terá com Mano Menezes. Apesar da tradicional concorrência no ataque brasileiro - que hoje em dia nem é assim tão feroz -, o portista só conseguiu ser suplente utilizado em três dos 15 jogos que Mano Menezes comandou na selecção, num total de apenas 67 (!) minutos. Muito pouco, sobretudo para alguém que já deu provas de uma imensa qualidade na Europa. Hulk queria mais. E com razão.

Passividade ofensiva e apenas 17' do Incrível

O Brasil venceu a Costa Rica por 1-0, em mais um jogo de preparação para o Mundial de 2014. A selecção canarinha voltou a desiludir em termos exibicionais, sobretudo no aspecto ofensivo, sector que evidenciou uma enorme falta de criatividade e uma imensa dificuldade para imprimir mudanças de velocidade. Mesmo assim, Hulk entrou apenas nos últimos 17 minutos do encontro, para o lugar de Neymar - o autor do único golo - tendo tido poucas possibilidades de mostrar serviço. Apesar disso, ainda conseguiu passar a bola por baixo das pernas dos adversários por duas vezes. Um pormenor, apenas.

in "ojogo.pt"

Djalma vai à CAN e perde um mês de competição


Djalma foi titular, ontem à tarde, no decisivo triunfo de Angola sobre a Guiné Bissau por 2-0. O extremo do FC Porto fez a assistência para o segundo golo, de autoria de Mateus, que selou o apuramento dos "palancas negras" para a próxima edição da Taça das Nações Africanas. A prova vai disputar-se no Gabão e na Guiné Equatorial entre os dias 21 de Janeiro e 12 de Fevereiro. Sendo assim, Djalma vai desfalcar o FC Porto durante um mês no início do ano, o que significa que não deverá ser opção para os encontros do campeonato com o Sporting, o Rio Ave, o Guimarães, o Gil Vicente e o Leiria. Há ainda a acrescentar as partidas da Taça da Liga que se vão disputar nos primeiros dias de Janeiro, com adversários ainda por conhecer.
Nesta altura, o reforço que chegou do Marítimo a custo zero está longe das opções iniciais de Vítor Pereira: soma apenas 72 minutos de competição, distribuídos por cinco jogos. Na teoria, a presença na CAN'2012 deverá complicar ainda mais a vida do angolano que tem uma concorrência muito forte no plantel portista.
Desde o sul-africano McCarthy que o FC Porto não tinha um representante nesta prova.

in "ojogo.pt"

Otamendi tem mercado mas até pode renovar


A mudança de seleccionador na Argentina deu uma nova alma a Nico Otamendi. Com Alejandro Sabella, o defesa do FC Porto assumiu-se em definitivo como titular no eixo da defesa. Já o tinha sido em dois jogos-treino, mas anteontem também o foi contra Chile, em jogo de apuramento para o Mundial 2014. O novo estatuto está a valorizar o central, que, ao que O JOGO apurou, encontra-se debaixo de olho de grandes clubes europeus: Tottenham, Manchester City, Roma, Valência, Spartak de Moscovo e Shakhtar Donetsk são apenas alguns dos que já perguntaram por ele aos agentes que gerem a carreira do craque. E o ataque é para ser feito já na reabertura do mercado, em Janeiro.
Contudo, Otamendi não quer sair para um campeonato inferior ao português, por mais vantajosa que seja a proposta financeira. Por isso, Spartak e Shakhtar devem ser excluídos da lista de hipóteses. Quanto aos outros - o Málaga também já foi falado, mas sem conversas concretas - representariam excelentes perspectivas de valorização desportiva e financeira, no fundo aquilo que qualquer jogador prentente. Jogar em Espanha, Inglaterra ou Itália é um sonho que Nico gostaria de concretizar.
Contudo, a vontade do FC Porto será outra e, até para se defender do ataque do mercado, já existem contactos preliminares que visam a renovação do contrato, o que permitirá colocar o central num patamar salarial superior, compensando-o pelas propostas já recusadas. Além disso, deverá servir para actualizar a cláusula de rescisão, actualmente cifrada em 15 milhões de euros, valor inferior às expectativas de negócio, que passam por valores nunca inferiores a 20 milhões de euros. Marcelo Simonian, empresário do jogador virá brevemente a Portugal para negociar.
Recorde-se que recentemente o FC Porto pagou mais quatro milhões de euros para adquirir os 50% do passe do jogador que restavam na posse do Vélez Sarsfield. Ao todo, foram investidos oito milhões de euros no argentino.

"Por sorte estou num grande clube"

Ter sido titular no primeiro jogo do apuramento, não garante a Otamendi um lugar no Mundial'2014, a disputar-se no Brasil. Até lá tem de continuar a jogar no seu clube, que "por sorte" é um grande do futebol europeu. "Todos sonhamos jogar o Mundial. Eu tive a sorte de participar no último e encantar-me-ia estar no Brasil. É um dos principais objectivos da minha carreira, mas para isso não só tenho de render cada vez que visto a camisola argentina, como também manter o nível no FC Porto. Por sorte trata-se de um grande clube, com aspirações que me obrigam a competir no máximo nível de exigência", explicou no final do encontro com Chile, num discurso que mistura realismo e elogios aos dragões.
Satisfeito por "arrancar a qualificação da melhor maneira", Otamendi admite que é um "luxo" jogar ao lado de Messi e Higuain. "Quando estão bem é muito difícil pará-los. Se fizermos um bom trabalho, eles resolverão", brinca. Sobre a sua exibição, confirma que se sentiu "muito cómodo" e feliz "por ser parte" desta nova selecção. "Vou fazer o possível para ganhar um lugar e ser protagonista", atirou, pouco antes de entrar de folga e ir visitar a sua mãe, irmãos e amigos a Talar de Pacheco, localidade onde vivem.

in "ojogo.pt"

Portistas lá fora

Kieszek [Roda]
O polaco ganhou a titularidade 10 dias depois de chegar à Holanda e foi sempre primeira opção no último mês, incluindo a taça. Mas se esta conquista é meritória, já os desempenhos acumulados nem tanto. Kieszek merece reparos e, em cinco jogos, já sofreu 17 golos, à média de 3,4 por partida...

Sereno [Colónia]

Ao lado de Geromel e Andrezinho, com quem brilhou no Guimarães, o defesa polivalente reencontrou a regularidade no eixo e as boas exibições que o levaram ao FC Porto. Cinco jogos, cinco titularidades, três vitórias e a recuperação do Colónia desde o último ao 12º lugar. Em destaque.

Addy [Panaitolikos]

Duas vitórias, um empate e duas derrotas é o saldo de Addy e do Panaitolikos no campeonato grego. Na primeira jornada, o lateral do FC Porto ainda saiu aos 84 minutos. Depois foi sempre totalista e tem estado em bom plano, especialmente no ataque. Já fez uma assistência para golo.

Prediger [Colón]

Qual Mário Bolatti, Sebastian Prediger também está a capitalizar o empréstimo a um clube do seu país para se relançar e ser colocado de novo na órbita da selecção. Para já, nove em 10 jogos a titular pelo actual quarto classificado do campeonato. E é sempre dos melhores. Alejandro Sabella está atento.

Soares [Recreativo de huelva]

Era difícil o empréstimo estar a correr pior. Primeiro por lesão, depois por opção técnica, o brasileiro ainda nunca foi chamado ao meio-campo da equipa. Para piorar, registou uma entrada violenta sobre um companheiro no treino que mereceu até a intervenção do treinador.

Sérgio Oliveira [Mechelen]

Depois de umas justas férias na sequência da participação no Mundial de sub-20, o médio chegou à Bélgica lesionado e só a 24 de Setembro se pôde estrear. O treinador apostou imediatamente em si, mas o jovem que, nos dragões, tem cláusula de 30 milhões, desiludiu. No jogo seguinte só já foi suplente utilizado. Entretanto o campeonato parou.

Miguel Lopes [Saragoça]

O lateral-direito está parado por não ter sido inscrito a tempo pelo Saragoça. Numa situação parecida com a que envolveu Yannick Djaló e o Nice, Miguel Lopes esperou um parecer positivo da FIFA, mas não o teve. Agora, tem de esperar até Janeiro para saber se fica no Saragoça ou ruma a outras paragens.

Castro [Sporting de Gijón]

Muito longe do final de época passada, em que a chegada de Castro catapultou a equipa para o meio da tabela, o Sporting de Gijón tem agora apenas um ponto e as más exibições colectivas acabam por afundar todos os jogadores. Castro tem-se salvado da mediania geral, mas mesmo assim está muito longe do brilho e dos golos de 2010/11. Manuel Preciado chamou-o ao onze cinco vezes em seis jogos.

in "ojogo.pt"

Beto é estrela na Roménia


"Só por esta chamada já valeu a pena ter vindo para a Roménia". A frase é de Beto, guarda-redes que o FC Porto cedeu ao Cluj, pouco depois de ter conhecido a convocatória de Paulo Bento para este duplo compromisso de Portugal. As boas exibições ao serviço do clube orientado por Jorge Costa - onde é titular indiscutível - não só lhe reabriram as portas da Selecção Nacional como lhe tem valido inúmeros elogios da crítica local ao ponto de o considerarem como o melhor guarda-redes a actuar no campeonato romeno. E de longe em relação à concorrência, que é numerosa e exótica. "Temos uma boa escola de guarda-redes no país e nos últimos anos isso tem sido notório. Existem vários guarda-redes de qualidade no campeonato nacional, mas o mais interessante é o Beto. Está claramente acima do nível da nossa liga", assegura Helmuth Duckadam, o "herói de Sevilha", como ficou conhecido devido a defesas que ajudaram o Steaua de Bucareste a derrotar o poderoso Barcelona na final da Taça dos Campeões Europeus de 1986.
Num país onde 12 dos 18 clubes da primeira divisão têm pelo menos um guarda-redes estrangeiro - só no Cluj são três e portugueses - a Imprensa local tem questionado esta aposta, sobretudo porque a maioria são suplentes nos respectivos clubes. Beto é uma das excepções, tal como Mário Felgueiras (Brasov) e Mingote (Panduri).
Com a contratação de Bracali ao Nacional, o FC Porto colocou Beto num clube onde pudesse jogar com regularidade, uma vez que Helton é dono e senhor da baliza azul e branca. Depois de muita especulação, a escolha recaiu, já perto do final do mercado de Verão, no Cluj, onde encontrou a concorrência de Daniel Fernandes e Nuno Claro. Jogar foi apenas uma questão de tempo porque chegou já depois do início do campeonato e os elogios uma consequência lógica do bom trabalho. "Muitos clubes preferem trazer jogadores do estrangeiro porque são acessíveis financeiramente e podem significar um retorno financeiro. Nem todos resultam. Na baliza, o melhor do nosso campeonato é o Beto", defende Florin Prunea, o antigo internacional romeno.
A aposta do FC Porto e de Beto está a revelar-se acertada. Aliás, o clube, esta época, optou por reduzir drasticamente o número de jogadores com contrato e que não fazem parte do plantel principal.
Após várias rescisões , foram colocados oito atletas no estrangeiro, com rendimentos bastante díspares nesta altura e com um caso insólito protagonizado por Miguel Lopes, impedido de jogar pelo Saragoça por um atraso de minutos na sua inscrição. Além de Beto, Addy e Sereno são os que mais razões têm para estarem satisfeitos com o empréstimo, uma vez que jogam com regularidade.

Empréstimo de Sereno abriu janela para o Euro'2012

Às previsíveis presenças de Rolando, João Moutinho e Varela no Euro'2012, o FC Porto pode somar mais três jogadores, todos a actuarem longe do Dragão. Se Beto se mudou para o Cluj com esse propósito (e valeu a pena, pois já foi convocado para esta jornada dupla da selecção), Sereno e Castro podem beneficiar do défice registado nas suas posições para cumprir um desígnio que apenas sonhavam. Para Sereno, o empréstimo está a ser decisivo. A "deserção" de Ricardo Carvalho e a lesão de Pepe também ajudaram, claro, mas só com as boas exibições no Colónia, o portista superiorizou-se a Ricardo Costa, Tonel ou Manuel da Costa nas opções. Neste momento, é o quarto central da hierarquia portuguesa. E isso deve bastar para chegar ao Europeu. Castro também já foi convocado pelo seleccionador, ainda na pré-época portista. Agora, com ritmo de jogo, acalentará, naturalmente, renovadas esperanças.

in "ojogo.pt"

Prego a fundo

CICLO DE JOGOS EM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PODE SER ALAVANCA



Outubro tem tudo para ser o mês do dragão. É que a equipa portista vai entrar no próximo fim de semana numa série de quatro jogos consecutivos em condições que lhe são bastante favoráveis e que pode servir-lhe de empurrão para os desafios teoricamente mais complicados que vão surgir mais adiante. É o momento perfeito para o campeão nacional acelerar...
Depois de três partidas sem conhecer o sabor do triunfo, o FC Porto colocou um ponto final num dos microciclos de jogos menos proveitosos dos últimos anos, na partida com a Académica. Os azuis e brancos recolocaram-se no caminho das vitórias – passar o atual período de interrupção competitiva ao nível dos clubes com um mau resultado em Coimbra poderia trazer grandes malefícios à equipa – e estão agora em boa posição para fazer o pleno no mês de outubro.
in "record.pt"

Processo judicial ao Saragoça

MIGUEL LOPES INSATISFEITO



Miguel Lopes vai queixar-se judicialmente doSaragoça, de Espanha, clube com o qual tem assinado um contrato de trabalho, mas que não processou a sua inscrição antes do fecho do último mercado de transferências. Fonte próxima ao dossiê adiantou a Record que o processo dará entrada num tribunal espanhol até ao final da próxima semana.
O defesa-direito prepara-se para alegar incumprimento contratual por parte do Saragoça, uma vez que, e segundo a mesma fonte, o emblema espanhol não estará a assegurar o pagamento do seu salário. A hipótese de acusar o clube de má fé também está a ser ponderada, já que o Saragoça só tentou inscrever Miguel Lopes na Real Federação Espanhola nos últimos minutos do dia 31 de agosto, quando o FC Porto entregou a sua contraproposta de empréstimo ao Saragoça no dia 15, ou seja, duas semanas antes.
in "record.pt"

Asa para Sapunaru

Romeno apontado ao onze para o jogo da Taça de Portugal. Deverá ganhar a Fucile o lado direito da defesa. A Champions logo a seguir...

Vítor Pereira vai promover alterações no onze para a Taça de Portugal e, na corrente das mudanças, Sapunaru deverá regressar às opções, após paragem por lesão que o impediu, inclusivamente, de marcar presença por estes dias entre os seleccionados da Roménia, onde o portista é presença habitual. A asa direita defensiva aguarda pelo lateral e, nesse caso, Fucile poderá ser o sacrificado...

Sapunaru está recuperado dos problemas físicos que lhe vinham a complicar a vida e o afastaram do painel de soluções após o empate com o Feirense, em Aveiro. Foi essa, precisamente, a última vez que o romeno esteve em acção, mas a forma como o jogador evoluiu nos últimos dias rasga um horizonte favorável ao defesa, apontando ao regresso às convocatórias e, consequente, ao mediatismo maior da titularidade, num desafio teoricamente mais propício a mexidas no alinhamento. 



in "abola.pt"

23 milhões perguntem ao presidente?

Como ontem noticiámos também, para além do Arsenal, o Chelsea e o Manchester City têm o jogador em boa conta, mas a ideia do FC Porto é manter o futebolista, e a cláusula de 100 milhões, embora para muitos pareça um exagero, é igualmente um sinal da importância que os responsáveis dos dragões dão ao jogador brasileiro.

Teodoro Fonseca não arrancou uma gargalhada mas andou lá perto quando lhe falámos do valor que o Arsenal está disposto a pagar por Hulk, oferecendo ainda Chamack. «23 milhões, mas é brincadeira?», interrogou. O representante do brasileiro não sabia, ao início da tarde de ontem, da intenção do clube londrino. Não se mostrou surpreendido pelo interesse badalado na imprensa britânica, mas sim pelo montante anunciado. Como ontem escrevemos, pouco, muito pouco...

A BOLA falou com o empresário de Hulk quando este seguia já para o aeroporto, a caminho do México, onde o Brasil vai ter novo jogo, depois de ter vencido a Costa Rica na madrugada de ontem (1-0, golo de Neymar). Teodoro Fonseca acompanha Hulk desde o primeiro dia, foi ele quem o trouxe para Portugal (Vilanovense) e quem o levou depois para o Japão, onde o FC Porto descobriu o tesouro que já tinha estado tão perto.

Sabe bem do que fala. «Não me admira nada que surjam estas notícias, porque em cada ano que passa há clubes que querem o Hulk. Tenho a certeza que vão surgir outros interessados. No caso do Arsenal, olhe, está a dar-me uma novidade. Há um tempo, houve interesse é verdade, mas não passou disso».



in "abola.pt"