domingo, 9 de outubro de 2011

Otamendi tem mercado mas até pode renovar


A mudança de seleccionador na Argentina deu uma nova alma a Nico Otamendi. Com Alejandro Sabella, o defesa do FC Porto assumiu-se em definitivo como titular no eixo da defesa. Já o tinha sido em dois jogos-treino, mas anteontem também o foi contra Chile, em jogo de apuramento para o Mundial 2014. O novo estatuto está a valorizar o central, que, ao que O JOGO apurou, encontra-se debaixo de olho de grandes clubes europeus: Tottenham, Manchester City, Roma, Valência, Spartak de Moscovo e Shakhtar Donetsk são apenas alguns dos que já perguntaram por ele aos agentes que gerem a carreira do craque. E o ataque é para ser feito já na reabertura do mercado, em Janeiro.
Contudo, Otamendi não quer sair para um campeonato inferior ao português, por mais vantajosa que seja a proposta financeira. Por isso, Spartak e Shakhtar devem ser excluídos da lista de hipóteses. Quanto aos outros - o Málaga também já foi falado, mas sem conversas concretas - representariam excelentes perspectivas de valorização desportiva e financeira, no fundo aquilo que qualquer jogador prentente. Jogar em Espanha, Inglaterra ou Itália é um sonho que Nico gostaria de concretizar.
Contudo, a vontade do FC Porto será outra e, até para se defender do ataque do mercado, já existem contactos preliminares que visam a renovação do contrato, o que permitirá colocar o central num patamar salarial superior, compensando-o pelas propostas já recusadas. Além disso, deverá servir para actualizar a cláusula de rescisão, actualmente cifrada em 15 milhões de euros, valor inferior às expectativas de negócio, que passam por valores nunca inferiores a 20 milhões de euros. Marcelo Simonian, empresário do jogador virá brevemente a Portugal para negociar.
Recorde-se que recentemente o FC Porto pagou mais quatro milhões de euros para adquirir os 50% do passe do jogador que restavam na posse do Vélez Sarsfield. Ao todo, foram investidos oito milhões de euros no argentino.

"Por sorte estou num grande clube"

Ter sido titular no primeiro jogo do apuramento, não garante a Otamendi um lugar no Mundial'2014, a disputar-se no Brasil. Até lá tem de continuar a jogar no seu clube, que "por sorte" é um grande do futebol europeu. "Todos sonhamos jogar o Mundial. Eu tive a sorte de participar no último e encantar-me-ia estar no Brasil. É um dos principais objectivos da minha carreira, mas para isso não só tenho de render cada vez que visto a camisola argentina, como também manter o nível no FC Porto. Por sorte trata-se de um grande clube, com aspirações que me obrigam a competir no máximo nível de exigência", explicou no final do encontro com Chile, num discurso que mistura realismo e elogios aos dragões.
Satisfeito por "arrancar a qualificação da melhor maneira", Otamendi admite que é um "luxo" jogar ao lado de Messi e Higuain. "Quando estão bem é muito difícil pará-los. Se fizermos um bom trabalho, eles resolverão", brinca. Sobre a sua exibição, confirma que se sentiu "muito cómodo" e feliz "por ser parte" desta nova selecção. "Vou fazer o possível para ganhar um lugar e ser protagonista", atirou, pouco antes de entrar de folga e ir visitar a sua mãe, irmãos e amigos a Talar de Pacheco, localidade onde vivem.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: