sábado, 19 de novembro de 2011

Só Helton e James escaparam à fúria dos adeptos

aída dos jogadores após o jogo em Coimbra debaixo de tumulto protagonizado por cerca de 200 adeptos concentrados junto ao autocarro


A fúria dos adeptos portistas, bem audível na fase final do Académica-F.C. Porto, à medida que a equipa da casa foi avolumando o resultado, estendeu-se à saída dos jogadores do estádio rumo ao autocarro com pouquíssimos elementos do plantel à escapar aos impropérios. 

Helton e James foram os únicos a ser saudados, todos os outros foram insultados dentro do vernáculo do costume, com maior ou menor intensidade. 

O jogo teve pouca assistência mas, mesmo assim, cerca de 200 adeptos esperaram pela saída da equipa e, em especial, pela de Vítor Pereira, o último a abandonar o estádio acompanhado do «estado-maior» portista. 

Choveram os pedidos para que o técnico se demita, entre outros insultos, e o autocarro lá seguiu rumo à Invicta, sem mais incidentes. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Fizemos um jogo que não nos orgulha»

Técnico diz que a situação da equipa será discutida dentro da estrutura.


Vítor Pereira, treinador do F. C. Porto, em declarações depois de os azuis-e-brancos terem sido eliminados na IV eliminatória da Taça de Portugal, aos pés da Académica, este sábado, em Coimbra.

«O F. C. Porto hoje não foi F. C. Porto. Fez um jogo muito mal conseguido. Cometemos o primeiro erro e a partir desse momento desmoronámos e não fomos capazes de continuar organizados à procura do empate. Começámos a cometer erros, a ter muita pressa e temos de assumir que hoje fizemos um jogo para recordar, porque é com estes jogos que se faz crescer a equipa. Temos de sentir todos a responsabilidade do mau jogo que fizemos, e não repetir uma exibição destas. Trabalhamos para jogar a muito melhor nível, os jogadores têm qualidade, mas hoje não foram capazes, e fizemos um jogo que não nos orgulha.»

[O seu lugar está em risco?] «Eu hoje estou aqui apenas para analisar o jogo. As responsabilidades são de todos. Jogamos como equipa, trabalhamos como equipa, portanto há que assumir que hoje fizemos um jogo sem ponta por onde pegar. O resto não vou discutir aqui à vossa frente. Vou discutir com as pessoas da estrutura, com os jogadores, porque nós somos uma equipa nas horas boas e horas más. Não é hoje aqui que vou dizer se tenho condições, ou não.»

[O Maicon na direita foi uma aposta totalmente falhada?] «Não foi Maicon que falhou. Não foi o jogador A, B ou C. Foi a equipa toda que não funcionou.»

[Quarta-feira pode ser melhor?] «Esperemos, sinceramente, que sim.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Não há ponta por onde se lhe pegue»

Treinador do FC Porto desiludido com eliminação da Taça de Portugal em Coimbra.


Vítor Pereira, treinador do FC Porto, depois da derrota em Coimbra na Taça de Portugal (3-0), em declarações à SportTV:

«Perante um jogo destes não há justificação possível. Foi um jogo muito mal conseguido, não há ponta por onde se lhe pegue. Tivemos pouca agressividade defensiva e ofensiva, e temos de ser mais agressivos e pressionantes para vencermos os jogos. A equipa não existiu, foi uma vitória justíssima da Académica.»

[Sobre o seu futuro] «O que me preocupa é que a equipa apresente os níveis que mostrou hoje. Isto não foi nada. Foi um jogo horrível da nossa parte.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: a experiência terminou, não?

Pinto da Costa deve ser forçado a reconhecer que se enganou


Pronto, para experiência já deve chegar.

O F.C. Porto caiu esta noite em Coimbra para a Taça de Portugal e Vítor Pereira deixou de ter espaço para continuar no banco.

Até poderia ter, se a eliminação resultasse de um acidente. Mas não foi nada disso que se viu. Aliás, o F.C. Porto esta temporada é tudo menos o resultado de acidentes. 

Este F.C. Porto é, pelo menos até ver, uma decepção. Uma coerente e regular decepção. É débil, não tem soluções e, mais grave, deixou fugir a organização, a alma, a garra e a alegria. Em suma, embora lidere a Liga, é de menos.

Resta saber o motivo, provavelmente só quem vive no balneário o conhecerá. Para quem observa de fora, as evidências são demasiado gritantes e exigem medidas.

Vítor Pereira não será o único culpado. Mas a verdade é que nada tem feito para se defender. As opções atrás são incompreensíveis. A maneira como mexeu no meio-campo foi um erro de principiante (Fernando como opção para levar a bola?!). Inventar uma nova forma de jogar (4-4-2, com Kléber e Walter juntos!) quando se viu a perder assemelhou-se a desespero e imaturidade.

No início da época pensava-se que o F.C. Porto tinha perdido «apenas» o treinador e o melhor marcador. Até ver, perdeu também Hulk (que péssimo momento), tem os piores meses de Moutinho, o mais fraco Rolando e nem uma promessa de James. Mais o resto.

A culpa pode nem ser toda de Vítor Pereira, que esta noite foi honesto ao reconhecer que o F.C. Porto em Coimbra não existiu. Mas este é um daqueles momentos em que o diagnóstico não chega. É preciso resolver. Reconhecerá Pinto da Costa que se enganou?

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk: «Foi horrível, não há explicação»

Avançado brasileiro declara que «de repente, cai um raio e nada dá certo» no futebol


Hulk, avançado do FC Porto, em declarações à Sport Tv após os dragões terem sido eliminados na Taça de Portugal pela Académica:

«É triste perder um jogo destes, um jogo horrível, não há explicação. São coisas que acontecem no futebol, de repente cai um raio e nada dá certo. Hoje foi esse dia, os jogadores tentaram correr o máximo, mas nada deu certo. É um momento ruim, estamos fora da Taça de Portugal, é uma pena. Que é preciso para dar a volta? Trabalhar.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Académica-F.C. Porto, 3-0 (crónica)

Cumpra-se o feriado em Coimbra. 41 anos depois, a Briosa volta a vencer o F.C. Porto e atira-o ao Mondego pela borda fora da Taça.


O F.C. Porto está fora da Taça de Portugal depois de reprovar com estrondo no exame de Coimbra. Os estudantes foram catedráticos e voltaram a colocar a nu as fragilidades deste dragão, autêntica sombra da última temporada. Se perder num terreno que era talismã há 41 anos já demonstra o tamanho da noite do horror portista, sair das margens do Mondego por 3-0 nem merece comentários... que o digam os adeptos, que vociferaram contra a equipa.

Péssimo jogo do campeão, que conseguiu terminar a primeira parte sem ter feito um único remate à baliza, sofreu golos imperdoáveis, e foi incapaz de reagir à altura. Os portistas começaram assim da pior forma um ciclo de três jogos decisivos em três provas. Depois da Briosa, seguem-se o Shakhtar, na Ucrânia, para a Liga dos Campeões, e o Sp. Braga, para a Liga, no Dragão, a terminar a semana. Ainda haverá margem para Vítor Pereira?

Começar mal...

O jovem técnico mudou quatro jogadores em relação ao jogo com o Olhanense, a começar pela baliza, onde Bracalli continuou a ser o eleito para a Taça de Portugal. Recuperou ainda Otamendi para poupar Mangala, manteve o meio-campo, e lançou Walter e Varela no ataque salvaguardando Kléber e James, que tiveram compromissos internacionais. 

A falta de intensidade começou a notar-se desde o apito inicial. Mas se o início ao «ralenti» favorecia a Académica não dava para perceber a falta de chama do Dragão. Sem velocidade, garra ou qualquer vontade de atacar, os comandados de Vítor Pereira entregavam-se a um jogo previsível, mastigado, numa súmula colectiva das suas várias individualidades em sub-rendimento. 

Ter Maicon como lateral-direito não ajuda nada quando é preciso subir e cruzar para a área, mas o que dizer do remate de Álvaro Pereira, quase no final dos primeiros 45 minutos, como que a devolver a bola ao companheiro para repetir a jogada? Por momentos, parecia que o F.C. Porto não estava em campo e, como tal, a Académica ainda poderia reivindicar a vitória por falta de comparência¿

... e acabar pior

Os campeões nacionais só conseguiram disparar à baliza no início da segunda parte, com Fernando a fazer brilhar Ricardo entre os postes. No canto subsequente, Maicon atira às malhas laterais e o Porto, por momentos, estar a sair da longa letargia. Walter esteve à beira de marcar e Hulk deixou as mãos a arder ao guarda-redes da Académica, no primeiro movimento à imagem do Incrível. 

A melhoria foi notória mas não chegou para levar a Académica ao tapete. Aliás, os estudantes continuaram bem vivos, ameaçaram num livre de Adrien e noutro lance de Éder, mas à terceira conseguiram tomar o castelo de assalto e pelo lado mais fraco: Maicon. O brasileiro ficou a ver Sissoko correr e Marinho fez o mais fácil. 

O lateral-direito improvisado voltou a ser apanhado no olho do furacão no segundo golo, abrindo novamente a porta à Hélder Cabral, ao ficar parado, devido a uma alegada falta. Cometeu um erro fatal. O lance é quase uma imitação do primeiro, só que desta feita é Adrien quem finaliza. A vergonha foi ainda maior com o 3-0, por Diogo Valente. O lado direito da defesa portista foi mesmo a auto-estrada para o suicídio. 

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto bate Liceo na estreia na Europa

Os dragões praticamente resolveram o encontro nos primeiros minutos do encontro.

FC Porto bate Liceo na estreia na Europa
O FC Porto venceu esta tarde de sábado o campeão europeu Liceo da Corunha por 7-4, em jogo da primeira jornada do Grupo C da Liga Europeia, e iniciou da melhor forma a prova que volta a ser objetivo de época para os campeões nacionais.
A equipa de Tó Neves entrou na pista do Dragão Caixa a todo o gás e surpreendeu os espanhóis, que com quatro minutos jogados já perdiam por 4-1. 
Este período inicial foi decisivo para o desenrolar da partida, já que os portistas ganharam confiança e margem de manobra para gerir o resultado, que nunca esteve em causa.
Para os dragões marcaram Reinaldo Ventura (3) e Pedro Gil (4), que no 5-1 levantou o pavilhão com uma autêntica obra de arte.
Já para o campeão europeu marcaram Jordi Bargalló (3) e o português Ricardo Barreiros.

O FC Porto bateu o campeão europeu no primeiro jogo do grupo C da Liga Europeia.

Tó Neves satisfeito com estreia portista
Tó Neves (treinador do FC Porto) 
«O bom início (4-1 aos quatro minutos da partida) foi importante, mas não foi decisivo, pois tivemos que jogar os 50 do jogo.
É verdade que tornou mais fácil chegar ao nosso objetivo, pois os jogadores ficaram mais tranquilos e fizeram um jogo ofensivo, mas com muito rigor defensivo. Foi o jogo que gostámos de fazer e tivemos mérito nisso.
Fomos felizes, mas competentes e muito solidários. Estudámos o Liceo deste ano, tem outros jogadores, mas o núcleo forte permanece. Todos os titulares no jogo de hoje já lá estavam na época anterior. Têm o mesmo modelo de jogo.
O objetivo era ganhar, portanto, está conseguido. Foi o primeiro grande encontro que tivemos este ano e, por isso, os meus jogadores estavam ansiosos. Mas foram muito competentes e isso revelou o carácter da equipa.»

Carlos Gil (treinador do Liceo da Corunha) 
«Creio que o princípio da partida marcou todo o jogo e qualquer estratégia que tivéssemos montada. A nossa equipa respondeu como podia.
Foi difícil, sobretudo contra uma equipa que joga muito bem e com muita velocidade. Foi, ainda assim, uma boa partida e o resultado é justo, com mérito para o FC Porto.
Durante o encontro, a nossa ideia era ir tentando travar os adversários e tentar marcar. Acreditámos que podíamos marcar mais golos, mas sem pensar que podíamos dar a volta. 
Ainda pensei que podíamos empatar, mas os jogadores do FC Porto marcavam logo a seguir.
Sabíamos que, se abríssemos muito, o FC Porto marcava mais. Mas estou muito contente com o trabalho dos meus jogadores.
Em dois anos mudámos sete jogadores. Os atuais não são melhores nem piores, isso vê-se no fim da época.»

in "sapodes.porto.pt"

FC Porto vence Benfica em jogo emocionante

Com a vitória sobre os rivais de Lisboa, os Dragões reforçaram a liderança no campeonato nacional de andebol.

O FC Porto venceu, este sábado à tarde, o Benfica pela margem mínima de 23-22, num jogo disputado no Dragão Caixa, a contar para a 12ª jornada.

Os tricampoeões estiveram grande parte do desafio sempre por debaixo do marcador até que a poucos minutos do final conseguiram dar a volta e colocarem-se por cima.

No final, para grande alegria dos adeptos presentes no Dragão Caixa, o FC Porto venceu pela margem mínima, reforçando a liderança com 35 pontos, mais quatro que o Benfica.

in "maisfutebol.iol.pt"

Portistas atiram-se ao campeão europeu

O Liceo da Corunha, onde jogam dois portugueses - Tiago Sousa, ex-guarda-redes do FC Porto e Oliveirense, e Ricardo Barreiros, ex-jogador do Benfica -, chega ao Dragão Caixa para defrontar o decacampeão português e líder do campeonato à quarta jornada, como a melhor equipa da OK Liga, a par do Barcelona. Pelo meio, os galegos protagonizaram um episódio rocambolesco na Supertaça Europeia, à qual faltou, queixando-se de irregularidades regulamentares, e cujo dossiê está em fase de apreciação pela Confederação Europeia.
Agora, que começa a Liga Europeia, e cuja prova o Liceo ganhou em 2010/11, os espanhóis voltam a entrar na rota do FC Porto e o treinador Tó Neves, avisando que não se pronuncia sobre questões extrajogo - "não é da minha competência" -, elogiou o adversário, mas também sublinhou "a ambição do FC Porto em estar na final-eight".
"O Liceo é a equipa espanhola mais portuguesa. Tem muita irreverência e muita criatividade. Tem uma boa defesa, muitos atiradores, joga bem na área e define bem os ritmos de jogo. É uma equipa completa. Mas o FC Porto está motivado. Este é o nosso primeiro jogo forte da época e vamos encará-lo com responsabilidade", inumerou o técnico dos dragões, revelando: "Não é preciso motivar os jogadores. Eles estão motivados por si".
Recorde-se que, em Maio, na fase final de Andorra, o FC Porto-Liceo, das meias-finais, terminou empatado a três golos e a vitória galega só chegou nas grandes penalidades (4-5). Hoje, o encontro não é a eliminar, a época está a começar e ninguém se comportará como se fosse um jogo de vida ou de morte.

"Vai ser um verdadeiro jogo all star"

Tiago Sousa já jogou no FC Porto. No Liceo, é pouco utilizado, e provavelmente assistirá ao jogo do banco. Mas, ainda assim, o guarda-redes, internacional por Angola, antevê "um grande espectáculo de hóquei". "São duas das melhores equipas do mundo. O FC Porto está mais pressionante e com um ritmo de jogo elevado. Nós gostamos de ter bola e atacar ao contrário das equipas catalãs que se fecham muito atrás. Vai ser um verdadeiro jogo all star", garantiu Tiago Sousa.

in "ojogo.pt"

Destinados a sofrer

O FC Porto manteve a invencibilidade, ao derrotar ontem, em casa, o Sampaense, por 85-75, na sexta jornada, e é segundo atrás do Benfica, mas com menos um jogo.
Na recepção ao quarto classificado do campeonato, o campeão nacional sentiu dificuldade em manter a regularidade. Começou com um parcial de 13-2, mas com problemas na concentração, acabou por ser surpreendido por um adversário organizado defensivamente, que em seis minutos marcou 25 pontos, e que contou ainda com a inspiração de João Balseiro (32 pontos, cinco triplos).
Ao intervalo, o FC Porto perdia por cinco (40-45), e percebeu que teria de ser mais pressionante e afinar a concentração para quebrar os homens de Jaime Moutinho, que ontem não pôde utilizar João Reveles (lesionado), adaptando Jorge Sing, que não é um base puro.
No terceiro período, o colectivo de Moncho López funcionou melhor - até o base Manuel Maria Cardoso, de 18 anos, mostrou serviço -, provocando, inclusive, 19 turnovers só no último parcial. No jogo interior, onde Gregory Stempin voltou a ser preponderante, o FC Porto travou o Sampaense, chegando, no último período, altura em que os triplos também foram importantes, a uma vantagem de 18 pontos. Da linha dos lances livres, o Sampaense conseguiu aproximar-se, e chegou a irritar Moncho López, que do banco pediu concentração aos seus jogadores para que estes não descançassem à sombra de uma aparente vantagem confortável.
Hoje, às 21 horas, o FC Porto joga, em casa, com o Terceira Basket, 11º e penúltimo classificado, um jogo em atraso da quarta jornada, previsto para os Açores no passado dia 5, mas que não se realizou por causa do mau tempo.

FC Porto 85 

Sampaense 75

Dragão Caixa
1º árbitro Nuno Monteiro
2º árbitro Pedro Costa
3º árbitro Nelson Guimarães

FC PORTO

Gregory Stempin 24
Miguel Miranda 8
Jackson Jr 12
Carlos Andrade 14
João Santos 11
Diogo Correia 4
João Soares -
David Gomes 2
Rob Johnson 6
Miguel Maria 4
José Costa -
Nuno Marçal -

SAMPAENSE

22 Brian Addisson
13 Jorge Sing
32 João Balseiro
2 Mcneal Tyronne
3 Ekjersey Viana
3 Chris Gaines
nj João Reveles
nj João Costa
nj Dário Furtado
nj André Ruivo
nj Pedro Costa
Treinador Moncho López
Treinador Jaime Moutinho
marcador
1º período 25-27 2ºP 18-22 3ºP 22-13 4ºP 23-17
24-45 2p 16-34
10-26 3P 8-20
7-12 LL 19-22
34 RES 30

pontos, no quarto período, foi a vantagem máxima do FC Porto

FIGURA: Gregory Stempin 

Estabilidade foi a chave

Gregory Stempin destacou-se ao longo de todo o encontro de ontem. Graças à sua estabilidade, o extremo-poste foi o jogador mais valioso ao fazer um duplo-duplo (24 pontos e dez ressaltos). E mais duas assistências.

DECLARAÇÕES

Moncho López, Treinador do FC Porto

"Há muito mérito do adversário"

"Tivemos um início bom mas nos últimos seis minutos do primeiro período sofremos 25 pontos", afirmou Moncho López. O treinador portista mostrou-se "satisfeito por vencer por dez pontos" mas salientou: "Há muito mérito do nosso adversário, mas da nossa parte há aspectos estratégicos e tácticos que sem desejo e vontade não podem resultar."

João Moutinho, Treinador do Sampaense

"Tínhamos que roçar a perfeição"

João Moutinho começou por valorizar o adversário: "O FC Porto é das equipas que eu como treinador mais admiro." "Estou satisfeito. Criámos um bom espectáculo e trabalhámos muito para vir aqui tentar fazer um grande jogo. Disse aos meus jogadores que para equilibrarmos as contas tínhamos que roçar a perfeição", concluiu o treinador do Sampaense.

in "ojogo.pt"

Dragão tem autêntica caixa-forte

É o grande clássico do desporto português e, hoje, a partir das 15 horas, joga-se em andebol no Dragão Caixa, em encontro da 12ª jornada do Campeonato Nacional.
Mas a tarefa dos homens de Jorge Rito não será fácil, tendo que ultrapassar os adversários e a... história.
É que a última vitória (21-23) encarnada no terreno do FC Porto, na altura o pavilhão Américo de Sá, ocorreu em 1989/90, ano em que o Benfica, treinado pelo romeno Eugene Trofin, se sagrou campeão nacional.
De então para cá, o melhor que os lisboetas conseguiram em casa do FC Porto foram quatro empates, o último a 33 golos, em 2007/08 - o Benfica também foi campeão e era treinado por Donner -, totalizando os dragões 19 vitórias nesses últimos 23 clássicos jogados em casa.
Mas a força caseira dos comandados de Ljubomir Obradovic não se exerce apenas sobre o grande rival da Luz. Desde a surpreendente vitória (29-33) do Xico Andebol, no Dragão Caixa, a 26 de Setembro de 2009, não mais o FC Porto voltou a perder em casa. Para o campeonato somam 35 jogos sem perder, sendo 30 consecutivos e apenas interrompidos por um empate com o Sporting da Horta nessa mesma época de 2009/10. Mas se às contas associarmos Taça de Portugal e as competições europeias, o FC Porto leva 47 partidas sem perder e já defrontou, por exemplo, Ademar Leon (26-25) e o Auf Göppingen, da Alemanha (24-24).
Para hoje está, então, marcado novo desafio, dos complicados, à fortaleza do Dragão Caixa. Ainda que seja da fase regular, e na passagem para a fase final as equipas transportem 50% dos pontos, estando dragões e águias separados apenas por um ponto, esta partida reveste-se de grande importância, com os dragões a quererem ganhar para aumentar a distância para o rival e os encarnados a pretenderem o mesmo para recuperar e corrigir uma primeira volta com mais pontos perdidos do que seria previsível.

Jorge Rito, técnico do Benfica

"Temos de nos adaptar ao perfil do FC Porto"

Em declarações à Benfica TV, Jorge Rito, técnico dos encarnados, fez o lançamento do jogo, partindo até da vitória e exibição muito bem conseguida no último encontro frente ao Águas Santas.
"Nós adaptamos o nosso jogo também em função das características dos adversários. No próximo jogo vamos ter um adversário com características técnico-tácticas completamente diferentes, portanto, teremos de nos adaptar um pouco a esse perfil do FC Porto". "É um pavilhão extremamente complicado", admitiu ainda o ex-portista Inácio Carmo.


in "ojogo.pt"

Saída de Álvaro Pereira não é impossível

O empresário de Álvaro Pereira não fechou a porta à saída do jogador do Dragão em Janeiro. Alejandro Savich não se alongou muito, mas ao Maisfutebol disse que "há que esperar um pouco" para "mais à frente ver-se o que pode acontecer."
Segundo notícias recentes em Inglaterra, o Chelsea pensa voltar ao ataque ao lateral-esquerdo que desejou em Agosto. Entretanto, o FC Porto renovou o contrato de Palito, mas a cláusula de rescisão mantém-se fixada em 30 milhões de euros. "Tenho lido as notícias sobre o interesse do Chelsea mas não vou dizer nada sobre isso neste momento. Álvaro tem contrato vigente com o FC Porto, mas também cláusula de rescisão", alertou. Os dragões, tal como em Agosto, não admitem negociá-lo abaixo dos ditos 30 milhões.

James fica, garante empresário

As recentes boas exibições de James Rodríguez na selecção colombiana tiveram um efeito imediato nos mais variados meios de Comunicação Social internacional, que têm dado conta de uma subida da cotação do jovem jogador. Aliado a isso, também já se tem associado o nome de James a alguns dos maiores clubes europeus, designadamente emblemas espanhóis, ingleses e italianos. No entanto, Bruno Carpeggiani, empresário do portista, garante que o jogador não abandonará o FC Porto na próxima reabertura de mercado. "Ele é um extremo com muito talento e há muitos clubes que gostam dele. Mas não sairá agora em Janeiro. Se eventualmente abandonar o FC Porto, será apenas em Junho", referiu Bruno Carpeggiani, quando confrontado com a possibilidade de o colombiano se transferir já no mercado de Inverno.
Recorde-se que, apesar do interesse de vários clubes, James está bem seguro no Dragão, uma vez que tem um contrato válido até 2016, assim como uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Para além desse facto, Pinto da Costa não estará na disposição de vender um jogador com as características de James, depois de ainda recentemente o ter considerado como parte integrante do "futuro" do clube, a par do argentino Iturbe.

Rolando vale "15 milhões" para Itália

Peppino Tirri, que continua a anunciar-se como o representante de Rolando para o mercado italiano, referiu ontem que o FC Porto não está na disposição de baixar o valor pretendido pelo internacional português. "Pensávamos que o preço do jogador pudesse baixar, mas o FC Porto não o vende por menos de 15 milhões de euros. Não se pode fazer nada", afirmou Peppino Tirri à rádio italiana Tele Radio Stereo, que desmentiu o interesse do Roma no jogador. "O mercado de Janeiro é muito complicado. Quem precisa de investir em Itália? Penso que haverá poucas mudanças", afirmou.

in "ojogo.pt"

"Todos me elogiaram pelo que fiz na selecção"

Hulk regressou do "sonho" da selecção ainda com mais "confiança" para ajudar o FC Porto nos desafios complicados que se seguem. O avançado foi, pela primeira vez, titular em dois jogos consecutivos do Brasil e garante que tem recebido muitos elogios pelas suas exibições. "Senti-me muito bem, sobretudo por ter jogado nos dois jogos. Ganhei a confiança do treinador e dos meus companheiros, e isso ajuda-me bastante. Também fiquei feliz com as minhas exibições e todos me elogiaram. Agora, volto a pensar apenas no FC Porto, até porque se seguem jogos difíceis", afirmou o avançado, em declarações ao Porto Canal.
Hulk confessou ainda que, num passado distante, nunca imaginou atingir este nível, muito menos na selecção. "Só para a minha posição, devem existir uns 50 jogadores, e o seleccionador só pode convocar dois ou três... Por isso, tenho de continuar a trabalhar da mesma forma para que tudo isto deixe de ser um sonho e passe a ser um objectivo." E parte deste sonho deve-se ao FC Porto. Palavra de Hulk. "Sem dúvida que jogar no FC Porto foi fundamental para o meu crescimento. Se ainda estivesse no Japão, de certeza que não teria chegado à selecção. Fico muito feliz por ter vindo para o FC Porto, onde já ganhei vários títulos importantes. Isso ajudou-me bastante."
O avançado reconheceu ainda que os primeiros tempos na selecção foram complicados, mas que agora já se sente mais "ambientado e confiante", surgindo tudo com "outra naturalidade".
Numa reportagem em que Alex Sandro e Kléber também expressaram o "sonho" de estar no próximo Mundial, Hulk aproveitou para brincar com os companheiros de equipa. "Foi muito bom tê-los lá, apesar de eles me estarem sempre a encher o saco [risos]. Mas espero que tenha sido a primeira de muitas para eles", concluiu.

DISCURSO DIRECTO

A selecção foi uma experiência muito boa, um sonho que espero repetir. Foi ainda melhor do que imaginei e fiquei surpreendido com a humildade de todos. Antes de entrar, senti um friozinho na barriga, mas depois passou. Foi maravilhoso e só faltou mesmo o golo, que esteve quase a acontecer. Fica para a próxima. Regressei mais confiante

Kléber, Avançado

Fiquei surpreendido com a chamada, até porque só tinha participado em um jogo pelo FC Porto. Foi uma experiência muito boa e serviu para ganhar confiança. Espero merecer a confiança do Mano, mas também do Vítor [Pereira]. Antes do Mundial, ainda quero estar nos Jogos Olímpicos com o Kléber, mas também com o Souza e o Walter

Alex Sandro, Defesa-esquerdo



in "ojogo.pt"

Oportunidade a Otamendi

Otamendi deve ter a oportunidade de voltar a jogar, um mês depois da última aparição, contra o APOEL, no Dragão. Ao que tudo indica, Maicon será o lateral-direito e é provável que o treinador prescinda de um dos centrais habitualmente titulares para que possa rodar a equipa e promover a recuperação do estatuto do argentino. Rolando seria uma das possibilidades, mas a opção pela exclusão de Mangala tem mais força. É que além de não ser o patrão do sector, esteve lesionado recentemente. Na Champions, o regresso é certo.


in "ojogo.pt"

Palito sem descanso risca Alex Sandro

Álvaro Pereira vai manter-se do lado esquerdo da defesa, mesmo depois de duas semanas arredado dos trabalhos, com viagem desgastante ao Uruguai e dois jogos disputados contra Chile e Itália. Pelo menos, é essa a ideia que transpira da lista de convocados, onde não consta o nome de Alex Sandro, apontado ao onze ao longo da semana, um mês depois de se ter estreado contra o Pêro Pinheiro.
O brasileiro, convocado para a sua selecção e com grande exibição contra o Egipto, vai ter de continuar a aguardar, porque o momento não permite alterações significativas na equipa títular, uma vez que à entrada para um ciclo decisivo, impõe-se que a equipa não perca ritmo e estabilidade. Apesar de ter custado 9,6 milhões de euros, o jovem tarda em impor-se. A exclusão desta convocatória, refira-se, é apenas por opção de Vítor Pereira.
No que diz respeito ao resto da equipa, Bracali tem lugar certo na baliza, mas entre os jogadores de campo há algumas dúvidas. Rolando, Fernando, Belluschi e Hulk devem ter lugar assegurado. Depois, Defour, Varela e Walter são candidatos a ocupar os lugares em falta, a julgar pelo facto de terem tido semanas mais calmas do ponto de vista competitivo do que João Moutinho, James e Kléber. Na luta pelo único lugar do eixo do ataque, o Bigorna tem um historial que lhe confere vantagem em relação ao ex-Marítimo: já marcou em Coimbra esta época e leva nove golos em cinco jogos de Taça. Mas tudo são cenários hipotéticos, até porque o treinador não testou qualquer onze durante a semana...



Simões

"Gostava que ganhassem os dois"

O FC Porto tem sido um convidado extremamente inconveniente para a Académica. Sempre que visita Coimbra, nunca sai com uma derrota. Nas últimas quatro décadas, tem sido essa a tendência nos confrontos históricos, porém, que não se circunscreve ao escalão primodivisionário. Para a Taça de Portugal, o actual campeão nacional também já visitou o Calhabé e de lá saiu com o apuramento para a fase seguinte da competição, graças a um tento solitário de Rui Águas. Foi a 10 de Janeiro de 1989, numa altura em que os estudantes, militavam na II Divisão, e eram orientados por Henrique Calisto; enquanto do lado contrário era Artur Jorge quem comandava as tropas azuis.
Um dos centrais da Académica, que actuou na partida em questão, foi [Carlos] Simões. Um jogador que, curiosamente, fez grande parte do trajecto como futebolista na Académica e no... FC Porto (representou também o Sporting e o Portimonense). "Demos boa réplica nesse dia", recorda, "apesar das grandes diferenças" que havia entre as duas equipas. "Foi um jogo bem disputado, mas defrontar o FC Porto foi sempre muito complicado para a Académica. Julgo até que o FC Porto sempre que vinha a Coimbra ganhava, e ganhou durante muitos anos", contou a O JOGO.
Ora, o jogo de amanhã à noite mexe com os sentimentos de Simões, como o próprio reconhece. "Nasci em Coimbra, sou um academista ferrenho e também sou portista. São os dois clubes da minha infância, que me deram a oportunidade de ser o profissional que fui e ajudaram-me a crescer como homem", assume. Por isso não é de espantar que o também antigo treinador de futebol tenha para hoje um desejo impossível de se concretizar: "Gostava que ganhassem os dois". O ex-central é taxativo quanto ao "favoritismo" que o FC Porto tem - "naquela casa só se querem vitórias", disse a propósito -, mas também não tem dúvidas de que a Taça de Portugal costuma "ser fértil em surpresas", antevendo, por isso, uma partida diferente da do campeonato, na qual os portistas venceram por 0-3.
Simões vê na Académica "uma equipa difícil para os adversários", que "está bem estruturada" e que "conhece muito bem os seus princípios". "Joga muito unida, com os sectores muito próximos, mas parece ser um pouco inexperiente, pois, em momentos cruciais, tem sofrido golos por alguma falta de maturidade", constata, mas nada que o tempo não corrija, conforme frisa.
Do outro lado da barricada sublinha que o FC Porto "não tem tido a mesma dinâmica do passado", mas, embora "os jogos não sejam iguais", entende que tudo dependerá como a formação da Invicta abordar o desafio.


in "ojogo.pt"

Alerta Champions pede otimização de Kléber

PORTAS DA TITULARIDADE ABERTAS



As portas da titularidade na frente de ataque estão abertas para Kléber e tudo indica que Vítor Pereira vai escolher o agora internacional brasileiro para o jogo de hoje, tal como já o fez na última partida, em Olhão. Os indicadores no sentido do ex-Marítimo são vários e vão desde a motivação extra pela estreia na canarinha até à relativa frescura física depois dos poucos minutos somados pelo seu país – não obstante o desgaste natural de quem em poucos dias foi da Europa até ao Médio Oriente com paragem pelo coração de África.
Mas o principal fator que joga a favor do ponta-de-lança, de 21 anos, é precisamente a necessidade de a equipa afinar os seus mecanismos ofensivos para o encontro que sucede ao de Coimbra. Na quarta-feira, em Donetsk, os campeões nacionais jogam o seu futuro na Liga milionária e, sabendo-se de antemão que Walter não está inscrito na competição, Vítor Pereira quererá aprimorar o seu trio da frente tendo em vista as dificuldades que terão pela frente a meio da próxima semana.
in "record.pt"

Maicon com licença renovada

LESÕES DE FUCILE E SAPUNARU MOTIVAM NOVA ADAPTAÇÃO



Na ausência dos lesionados Fucile e Sapunaru, Maicon vai manter a confiança de Vítor Pereira, jogando adaptado na lateral-direita. O central rubricou uma exibição interessante nessa posição, frente ao Olhanense, e agora renovou a licença para repetir a façanha em Coimbra, para a Taça de Portugal.
Ainda em recuperação às respetivas mazelas – ontem, fizeram treino condicionado –, os laterais uruguaio e romeno falham mais uma partida em simultâneo e, dessa forma, abrem o flanco a Maicon. O brasileiro, por seu lado, sem grandes hipóteses de se impor no centro da defesa, pois já foi ultrapassado por Otamendi e Mangala, agradece a oportunidade e dá sinais de vida
in "record.pt"

Em Coimbra para voltar a afastar os fantasmas

Última visita Académica valeu ao dragão um efeito reparador após três jogos sem vencer. Mudanças no onze titular, porque hoje é Taça, mas não só. Walter para entrar de início.

O dragão ataca hoje o regresso às vitórias pela montra da Taça de Portugal e em Coimbra, onde esta época já teve um encontro com a alegria dos triunfos, 3-0 sobre a Académica (Liga), resultado revitalizador após três partidas sem vencer (empates com Feirense e Benfica e derrota com o Zenit). 

É esse efeito reparador que, esta noite, os portistas também vão procurar, observando o cuidado de iniciarem bem um ciclo no qual cabe ainda a sobrevivência na Champions e a defesa da liderança no campeonato.

in "abola.pt"

O princípio do fim de CR10

Época para esquecer para Cristían Rodríguez, a somar apenas 254 minutos pelo campeão nacional, jogos sem grande exposição a não ser quando teve pequena aberta na fase inicial, sendo titular frente ao Barcelona para a Supertaça Europeia.

Esse jogo de cartaz tão imenso poderia lançá-lo para um ano em cheio mas a verdade é que daí para cá o esquerdino aparece e desaparece, não consegue fixar-se na equipa e será, por estes dias, a última das últimas opções para a zona ofensiva. 

A crueldade dos números anuncia que algo não vai bem na carreira do esquerdino e isso corresponde inteiramente à verdade, Rodríguez parece esquecido. 

O uruguaio não entra nas projecções para a visita a Coimbra, perde um jogo que eventualmente lhe estava destinado e perante este cenário muito menos terá capacidade de resposta para entrar nas contas do Campeonato e muito menos da Liga dos Campeões.


in "abola.pt"