sábado, 19 de novembro de 2011

Dragão tem autêntica caixa-forte

É o grande clássico do desporto português e, hoje, a partir das 15 horas, joga-se em andebol no Dragão Caixa, em encontro da 12ª jornada do Campeonato Nacional.
Mas a tarefa dos homens de Jorge Rito não será fácil, tendo que ultrapassar os adversários e a... história.
É que a última vitória (21-23) encarnada no terreno do FC Porto, na altura o pavilhão Américo de Sá, ocorreu em 1989/90, ano em que o Benfica, treinado pelo romeno Eugene Trofin, se sagrou campeão nacional.
De então para cá, o melhor que os lisboetas conseguiram em casa do FC Porto foram quatro empates, o último a 33 golos, em 2007/08 - o Benfica também foi campeão e era treinado por Donner -, totalizando os dragões 19 vitórias nesses últimos 23 clássicos jogados em casa.
Mas a força caseira dos comandados de Ljubomir Obradovic não se exerce apenas sobre o grande rival da Luz. Desde a surpreendente vitória (29-33) do Xico Andebol, no Dragão Caixa, a 26 de Setembro de 2009, não mais o FC Porto voltou a perder em casa. Para o campeonato somam 35 jogos sem perder, sendo 30 consecutivos e apenas interrompidos por um empate com o Sporting da Horta nessa mesma época de 2009/10. Mas se às contas associarmos Taça de Portugal e as competições europeias, o FC Porto leva 47 partidas sem perder e já defrontou, por exemplo, Ademar Leon (26-25) e o Auf Göppingen, da Alemanha (24-24).
Para hoje está, então, marcado novo desafio, dos complicados, à fortaleza do Dragão Caixa. Ainda que seja da fase regular, e na passagem para a fase final as equipas transportem 50% dos pontos, estando dragões e águias separados apenas por um ponto, esta partida reveste-se de grande importância, com os dragões a quererem ganhar para aumentar a distância para o rival e os encarnados a pretenderem o mesmo para recuperar e corrigir uma primeira volta com mais pontos perdidos do que seria previsível.

Jorge Rito, técnico do Benfica

"Temos de nos adaptar ao perfil do FC Porto"

Em declarações à Benfica TV, Jorge Rito, técnico dos encarnados, fez o lançamento do jogo, partindo até da vitória e exibição muito bem conseguida no último encontro frente ao Águas Santas.
"Nós adaptamos o nosso jogo também em função das características dos adversários. No próximo jogo vamos ter um adversário com características técnico-tácticas completamente diferentes, portanto, teremos de nos adaptar um pouco a esse perfil do FC Porto". "É um pavilhão extremamente complicado", admitiu ainda o ex-portista Inácio Carmo.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: