sábado, 19 de novembro de 2011

Destinados a sofrer

O FC Porto manteve a invencibilidade, ao derrotar ontem, em casa, o Sampaense, por 85-75, na sexta jornada, e é segundo atrás do Benfica, mas com menos um jogo.
Na recepção ao quarto classificado do campeonato, o campeão nacional sentiu dificuldade em manter a regularidade. Começou com um parcial de 13-2, mas com problemas na concentração, acabou por ser surpreendido por um adversário organizado defensivamente, que em seis minutos marcou 25 pontos, e que contou ainda com a inspiração de João Balseiro (32 pontos, cinco triplos).
Ao intervalo, o FC Porto perdia por cinco (40-45), e percebeu que teria de ser mais pressionante e afinar a concentração para quebrar os homens de Jaime Moutinho, que ontem não pôde utilizar João Reveles (lesionado), adaptando Jorge Sing, que não é um base puro.
No terceiro período, o colectivo de Moncho López funcionou melhor - até o base Manuel Maria Cardoso, de 18 anos, mostrou serviço -, provocando, inclusive, 19 turnovers só no último parcial. No jogo interior, onde Gregory Stempin voltou a ser preponderante, o FC Porto travou o Sampaense, chegando, no último período, altura em que os triplos também foram importantes, a uma vantagem de 18 pontos. Da linha dos lances livres, o Sampaense conseguiu aproximar-se, e chegou a irritar Moncho López, que do banco pediu concentração aos seus jogadores para que estes não descançassem à sombra de uma aparente vantagem confortável.
Hoje, às 21 horas, o FC Porto joga, em casa, com o Terceira Basket, 11º e penúltimo classificado, um jogo em atraso da quarta jornada, previsto para os Açores no passado dia 5, mas que não se realizou por causa do mau tempo.

FC Porto 85 

Sampaense 75

Dragão Caixa
1º árbitro Nuno Monteiro
2º árbitro Pedro Costa
3º árbitro Nelson Guimarães

FC PORTO

Gregory Stempin 24
Miguel Miranda 8
Jackson Jr 12
Carlos Andrade 14
João Santos 11
Diogo Correia 4
João Soares -
David Gomes 2
Rob Johnson 6
Miguel Maria 4
José Costa -
Nuno Marçal -

SAMPAENSE

22 Brian Addisson
13 Jorge Sing
32 João Balseiro
2 Mcneal Tyronne
3 Ekjersey Viana
3 Chris Gaines
nj João Reveles
nj João Costa
nj Dário Furtado
nj André Ruivo
nj Pedro Costa
Treinador Moncho López
Treinador Jaime Moutinho
marcador
1º período 25-27 2ºP 18-22 3ºP 22-13 4ºP 23-17
24-45 2p 16-34
10-26 3P 8-20
7-12 LL 19-22
34 RES 30

pontos, no quarto período, foi a vantagem máxima do FC Porto

FIGURA: Gregory Stempin 

Estabilidade foi a chave

Gregory Stempin destacou-se ao longo de todo o encontro de ontem. Graças à sua estabilidade, o extremo-poste foi o jogador mais valioso ao fazer um duplo-duplo (24 pontos e dez ressaltos). E mais duas assistências.

DECLARAÇÕES

Moncho López, Treinador do FC Porto

"Há muito mérito do adversário"

"Tivemos um início bom mas nos últimos seis minutos do primeiro período sofremos 25 pontos", afirmou Moncho López. O treinador portista mostrou-se "satisfeito por vencer por dez pontos" mas salientou: "Há muito mérito do nosso adversário, mas da nossa parte há aspectos estratégicos e tácticos que sem desejo e vontade não podem resultar."

João Moutinho, Treinador do Sampaense

"Tínhamos que roçar a perfeição"

João Moutinho começou por valorizar o adversário: "O FC Porto é das equipas que eu como treinador mais admiro." "Estou satisfeito. Criámos um bom espectáculo e trabalhámos muito para vir aqui tentar fazer um grande jogo. Disse aos meus jogadores que para equilibrarmos as contas tínhamos que roçar a perfeição", concluiu o treinador do Sampaense.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: