domingo, 5 de dezembro de 2010

"Não vou fazer o meu exercício físico"

André Villas-Boas diz que a equipa está recuperada fisicamente para defrontar o Setúbal, depois do jogo na neve de Viena e das emoções que se seguiram. Contra os sadinos, a equipa será guiada através de controlo remoto, com o técnico afastado do banco por causa da expulsão de Alvalade, mas Villas-Boas garante que o grupo está em boas mãos e que não vai faltar sintonia. Só lamenta mesmo o facto de não poder fazer a sua ginástica habitual durante os jogos...

Em que é que influencia a sua ausência do banco?

Apenas um desgosto enorme por não participar mais activamente no jogo. Aquele quadrado de área técnica é o meu espaço de exercício físico, não vou poder fazê-lo [risos] e tenho que compensar de outra forma, mas a responsabilidade está entregue à minha equipa técnica e sentimo-nos confortáveis com ou sem o líder por perto. A comunicação é permitida e, por isso, estaremos todos em sintonia para que a ausência seja o menos notada possível, se é que é determinante.

Será a primeira vez que não está no banco, desde que é treinador principal.

Sim, na Académica não fui expulso, agora no FC Porto é a segunda vez... [Na primeira foi apenas multado]
Depois do desgaste físico, sentem-se preparados?

Sim, tivemos dias suficientes de recuperação, a nossa lógica são dois dias de recuperação para quem joga, mas optámos por um dia de recuperação total para todo do plantel e hoje [ontem] dividimos o grupo, sendo que quem jogou se mantém em recuperação. Amanhã [hoje] teremos um treino ligeiro de preparação para o jogo. Será este o treino fundamental para o que vamos fazer. Mas, sim, estão completamente recuperados. Obviamente que viemos um pouco machucados, digamos assim, de Viena, perdendo o Beto por um período importante, Varela vamos ver ainda, mas provavelmente não jogará com o Setúbal e o Fernando ainda estamos a analisar para tomar uma decisão.

O que é que espera deste jogo?

O Setúbal vem de uma série infeliz; teve um resultado positivo na Madeira para a Taça de Portugal, mas na Liga tem estado extremamente irregular, ainda que seja uma equipa muito competitiva. No último jogo, contra a Académica, foram infelizes, porque dominaram, criaram um número importante de oportunidade e poderiam ter perfeitamente ganho o jogo. Após o choque com o golo madrugador da Académica, mostraram um futebol directo, muito agressivo e objectivo. Penso que, estrategicamente, vão ser diferentes disso no Dragão. Têm baixas importantes também. Espero uma equipa que nos vai ameaçar na profundidade, com jogo longo, que nos vai causar problemas em transição e que nos vai dar a iniciativa do jogo. Não espero uma equipa a jogar aqui de peito aberto, não em sentido crítico, mas porque é o estilo que ,se calhar, vão ter de utilizar contra nós. O Setúbal passou por uma época difícil no ano passado, salvou-se no limite, com grande trabalho do Manuel Fernandes e está mais estável este ano. Adicionou qualidade individual e, apesar da posição que ocupa, se conquistar três pontos salta imediatamente para o meio da tabela. Portanto, acho que podemos esperar um jogo com alguma dificuldade, mas para nós é decisivo continuar a ganhar todos os jogos até ao fim do campeonato.

"Falcao é um jogador decisivo e teve uma noite de sonho"

Falcao marcou em todos os jogos do mês de Novembro e fez um hat trick em Viena, somando oito golos em cinco encontros. No início da época não conseguia marcar regularmente como tinha habituado na época anterior. Quer dizer que já assimilou melhor as suas ideias?
Não é pelo facto de ter feito agora um 'hat trick' que ele não tinha assimilado antes as ideias que temos. Recordo que quem pôs em causa a veia goleadora do Falcao foram vocês, na pré-época, quando pouco interessava. A partir do primeiro jogo oficial começou a marcar, tal como tinha feito no ano anterior, com o Paços de Ferreira. Portanto, isso é que é decisivo para nós e não quer dizer que a assimilação das ideias tenha sido tardia. Para nós, o que conta é que a equipa continue a ganhar e a marcar. O Falcao é um jogador decisivo, como vocês sabem, como são muitos outros, e teve uma noite de sonho em termos individuais, potenciada pelo colectivo, isso será sempre a minha mensagem.

"É importante que a equipa sinta a pressão!"

O objectivo de André Villas-Boas até à paragem do campeonato passa por manter a invencibilidade da equipa e, nesse sentido, o técnico interpreta o encurtar provisório da distância para o segundo lugar - depois da vitória do Benfica contra o Olhanense -, como um factor positivo para manter os níveis de motivação e de alerta no máximo. "Queremos continuar invencíveis o mais tempo possível. O nosso objectivo é ganhar até à paragem de Dezembro continuar a ganhar até o campeonato acabar. Temos de definir pequenos objectivos para as mais variadas alturas da época e queremos cumpri-los", explicou. O Setúbal vem ao Dragão tentar surpreender, mas até à paragem do campeonato ninguém quer tropeçar. "É importante, até pelo alternar entre competições, que a equipa se mantenha com os seus compromissos e obrigações, sinta a pressão das equipas que se aproximam, pelo facto de jogarmos segunda-feira e voltar a ganhar a margem que queremos, que foi a que deixámos no fim-de-semana passada", comentou, invertendo assim a pressão que se quisesse colocar em cima dos ombros dos jogadores, por jogar amanhã.

Satisfeito com Fucile e Rafa

A ausência de Álvaro Pereira tem passado despercebida, mas a questão coloca-se a cada jogo. Agora quem é que vai jogar? "Tiveram os dois jogos excelentes: Fucile porque é um jogador polivalente, mostrou-se a um grande nível em Viena. O Emídio Rafael a mesma coisa. Para quem tinha competido tão pouco em termos oficiais, mostrou-se a um grande nível em Alvalade, portanto, é uma decisão que tomarei amanhã [hoje]. A única coisa que me satisfaz é tê-los a este nível".

Walter pronto a regressar para o jogo com os sadinos

Na deslocação do FC Porto a Viena causou estranheza o facto de Walter ter sido desconvocado à última hora. A justificação para a mudança foi "opção técnica". Contra o Setúbal, o avançado brasileiro deverá, no entanto, regressar às opções do treinador. "Falta um dia para decidir, que é o dia da organização estratégica, mas, provavelmente, tendo em conta esta indefinição relativamente ao Varela, regressará", comentou. Walter, que foi titular no jogo da Taça de Portugal, em Moreira de Cónegos, com uma exibição pouco convincente, acabou por ficar de fora nos jogos seguintes, em Alvalade e Viena.

in "ojogo.pt"


Bola de Viena autografada

Tal como tinha confessado através da sua página no Twitter logo após o jogo com o Rapid de Viena, Falcao ficou com a bola para o seu museu particular. Mas faltava-lhe algo.

O ponta-de-lança pediu aos companheiros para autografarem a bola, uma forma de celebrar um jogo que lhe ficou na memória. Tudo porque Falcao marcou três golos, assinando o primeiro hat trick com a camisola portista. O último tinha sido no River Plate, em 2007, contra o Botafogo, num jogo da Taça sul-americana. "Vou mostrar a bola assinada pelos jogadores. Está bonita", escreveu Falcao no Twitter. Os quase 15 mil seguidores esperam pela fotografia, da mesma forma que ontem ficaram a saber que Falcao considera estar num "lugar adequado na Europa". "O clube e a cidade acolheram-me bem, o que me deixa feliz", escreveu Falcao.

in "ojogo.pt"

Fernando e Varela KO

A situação clínica de Fernando e Varela não registou mudanças durante o dia de ontem. Ambos voltaram a fazer tratamento e nem sequer estiveram no relvado. A conclusão óbvia é a de que não estão disponíveis para defrontar o Vitória de Setúbal amanhã à noite. O médio brasileiro recupera de uma tendinite no tendão rotuliano do joelho direito e o internacional português continua com queixas na coxa direita. Devem estar aptos para o jogo da Taça de Portugal com o Juventude de Évora.
Há ainda mais dois casos no plantel. Um é o do guarda-redes Beto, com uma rotura muscular no gémeo direito, e que enfrenta um período de paragem que pode ir até às seis semanas. Por isso mesmo, Kadú, dos sub-17, voltou a treinar com o plantel principal. O outro caso é Álvaro Pereira, ainda a recuperar de contusão no ombro esquerdo.

in "ojogo.pt"

Crime sem castigo

OBSERVADOR APROVA JORGE SOUSA NO CLÁSSICO


A atuação de Jorge Sousa no Sporting-FC Porto foi considerada satisfatória pelo observador da Liga destacado para essa partida. João Gaspar, sabe Record, atribuiu uma nota positiva ao juiz portuense, tendo penalizado apenas o árbitro assistente José Ramalho, o tal que não viu o fora-de-jogo de Valdés no lance do golo do Sporting. Numa escala de 1 a 5, Jorge Sousa foi avaliado com uma nota de 3,3, tal como o assistente José Luís Melo. Por seu lado, José Ramalho ficou-se pelos 2,3, nota considerada insatisfatória. Foi a única...
No relatório do observador da Liga há três lances que saltam logo à vista, pois foram os que mais tinta fizeram correr, uma vez que acabaram por ter influência direta no resultado do clássico.
Off-side
O golo inaugural apontado por Valdés, que estava em fora-de-jogo, conforme as imagens televisivas comprovaram, também não deixou dúvidas junto de João Gaspar. “O golo do Sporting foi irregular”, escreveu o observador da Liga no seu relatório, tendo atribuído as culpas por esse erro ao assistente José Ramalho, conforme a avaliação feita veio demonstrar. Os erros começaram aqui, mas aos olhos do observador houve pelo menos mais um...
Expulsões
Aos 61 minutos, Maniche atingiu Moutinho de forma violenta por detrás e Jorge Sousa nem falta marcou. Uma situação que, contudo, não passou despercebida a João Gaspar: “Houve erro na análise da entrada do jogador do Sporting ao do FC Porto”. Convém aqui referir que, nesta altura, o jogo estava empatado a uma bola e o Sporting ficaria reduzido a 10 unidades, em mais uma prova de que houve influência direta do árbitro no desenrolar do encontro. Ainda assim, para quem teve de pontuar Jorge Sousa, nada que justificasse uma nota negativa...
Por fim, num lance cuja análise não é consensual entre a opinião pública, João Gaspar entendeu que o juiz portuense esteve bem ao expulsar Maicon, após falta sobre Liedson a mais de 30 metros da baliza de Helton. “Houve uma destruição clara de uma oportunidade de golo”, analisou o observador. A terminar, há ainda que referir que, apesar de ter sido avaliado com nota positiva, a verdade é que Jorge Sousa não foi nomeado para qualquer jogo da jornada que se disputa este fim-de-semana. Os erros não justificaram negativa, mas Vítor Pereira entendeu poupar o portuense. Agora, resta esperar pela 15.ª ronda para uma análise pública pela voz do presidente da Comissão de Arbitragem da Liga. Só para 2011!
in "record.pt"

Equipa sombra em forja no Dragão

O F. C. Porto tem dois meses intensos. Quatro jogos em Dezembro, sete em Janeiro. Campeonato, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga. Os dragões atacam em todas as frentes e Villas-Boas terá de gerir o plantel no próximo mês. Mas não faltam soluções.


O treinador do F. C. Porto tem um objectivo bem definido. Pretende chegar ao final do ano sem qualquer derrota na folha de serviços. Nada de impossível. Está a quatro jogos de garantir a meta num calendário composto por quatro desafios até ao último dia competitivo de 2010. Tem de vencer o Vitória de Setúbal (amanhã, 19.45 horas, TVI), o modesto Juventude de Évora, na Taça de Portugal, o CSKA de Sofia, na Liga Europa, até terminar o ciclo no terreno do Paços de Ferreira. A equipa segue alegre, motivada e está imparável há 22 jogos. São 19 vitórias e três empates.

Depois, segue-se um mês de Janeiro recheado de jogos. São sete desafios, três da Taça da Liga, outros tantos do campeonato e um da Taça de Portugal. Face à densidade competitiva, André Villas-Boas deve gerir os recursos do plantel e dar a oportunidade aos jogadores menos utilizados. É uma boa forma de potenciar atletas, contribuir para a evolução do grupo e poupar as unidades mais expostas ao desgaste físico. No campeonato, o F. C. Porto recebe o Marítimo e a Naval, depois desloca-se ao terreno do Beira-Mar. Na Taça da Liga mede forças com o Nacional, Beira-Mar e Gil Vicente.
O treinador tem à disposição um plantel rico em soluções. Seja para a defesa, para o meio-campo ou para o ataque. Há matéria humana suficiente para gerir os activos de forma a manter os níveis qualitativos exigiveis. Sem beliscar princípios e rotinas. Já tem sido assim na Liga Europa, uma competição na qual os dragões garantiram o apuramento para os 16 avos-de-final e à custa de uma gestão criteriosa. Muitos futebolistas tiveram a oportunidade de se afirmar na prova, como Rúben Micael e Otamendi, ambos pouco utilizados no campeonato.

No actual plantel, Pawel Kieszek é o único que ainda não somou qualquer minuto de competição. Mas pode ter uma oportunidade de ouro na Taça da Liga. Para já, amanhã, irá subir um degrau na hierarquia estabelecida para a baliza e vai sentar-se no banco de suplentes. Beto está lesionado, a contas com uma rotura muscular, o que abre uma vaga para o ex-guarda-redes do Braga. Na lista dos menos utilizados segue-se Sereno, central que apenas soma 90 minutos de competição, à custa da titularidade no jogo da Taça de Portugal diante do Limianos. E há ainda o caso de Mariano González: não está inscrito. Mas o novo ano é uma janela de oportunidades. Para todos.

in "jn.pt"

Falcao. É uma espécie de avançado

Três golos ao Rapid Viena servem ao colombiano para se tornar melhor marcador da Liga Europa (7) e apanhar Cristiano Ronaldo (41) nos goleadores de 2010



Se alguma vez lhe der na cabeça para se meter num avião e ir à Colômbia, vá com cuidado. E não se atreva a falar de Shakira nem de Falcao: se à cantora, os colombianos querem compromisso e interesse pelo país onde nasceu; ao avançado do FC Porto, o povo simplesmente pede golos na selecção - até agora, seis em 26 internacionalizações, e só um em dez jogos na qualificação para o Mundial-2010.

Quando Falcao se mete num avião e vai à Colômbia, a taxa de aproveitamento reduz significativamente, se comparada com a pontaria evidenciada com a camisola do FC Porto. Seja ela azul e branca ou amarela, como em Viena. Seja a bola branca da Liga Bwin ou laranja da Liga Europa, como em Viena. Faça chuva, faça sol... ou faça neve, como em Viena. A Falcao pedem-se golos em qualquer circunstância e o colombiano cumpre a preceito. Como em Viena. Bolas, mas afinal o que houve em Viena? Além de um temporal inesquecível que cobriu o relvado de um manto branco, pela neve que caiu insistentemente nas 70 horas anteriores ao jogo, também se assistiu a um vendaval de futebol do FC Porto que, sem se esforçar, ganhou 3-1 ao Rapid, com hat trick de Falcao. Esse mesmo, o tal que marca pouco na selecção e muito no FC Porto. Para já, 51 golos em época e meia, desde que chegou via River Plate no Verão de 2009. São números impressionantes, mas isto não é nada.


Então não é que Falcao é o melhor marcador da Liga Europa, com sete golos? E não estamos a contar com aquele ao Genk nas pré-eliminatórias. Então não é que Falcao já tem 41 golos em 2010? Apanhou Cristiano Ronaldo, mas com menos jogos e minutos, e só está atrás de um argentino chamado Lionel Messi, que não marcou nos 5-0 ao Real Madrid e interrompeu uma brilhante série de 15 golos nos últimos nove jogos.



Voltando a Falcao, que "só" marcara 23 golos em 2009. Agora tem 41 e pode sonhar com 46, o dobro do ano passado. Pela frente, há V. Setúbal para o campeonato, Juventude de Évora para a Taça de Portugal e CSKA Sófia para a Liga Europa. Perfeitamente possível, está visto! Aliás, o que é impossível para este colombiano? Nada, nem a neve que ele nunca vira na vida. Por essa razão, mal aterrou em Viena escreveu maravilhas daquele ambiente diferente. Por essa razão também pediu ao árbitro macedónio Aleksandar Stavrev a bola do jogo. "Vai para o museu", justifica Falcao como que a dizer que este foi inesquecível. Mais pela neve do que propriamente pelo hat trick. É que desses Falcao já festejara certa vez ao serviço do River Plate, num excitante 4-2 ao Botafogo, para a Taça Sul-americana, no dia 30 de Setembro de 2007. Aí, treinado por Passarella, e com Belluschi (de barba à Che Guevara e rabo de cavalo) no onze, Falcao não pediu ao árbitro paraguaio Carlos Amarilla a bola do jogo. E olhem que esse jogo foi resolvido aos 90''+3, quando o River Plate jogava com nove e o Botafogo com dez, e o 4-2 de Falcao qualificou o River Plate para as meias-finais da prova. O de Viena, não foi com nove, foi com neve. Uma letra faz toda a diferença. É como os acentos, não é Falcao?


in ionline.pt


Veja em aqui o primeiro hat trick de Falcao: River Plate-Botafogo, 4-2

Dragão com a esquerda em movimento

O lado esquerdo do FC Porto vai mexer de novo, e já é assim desde que o defesa Álvaro Pereira chegou lesionado ao clube depois de um jogo pela selecção do Uruguai com o Chile.

Falhou o clássico em Alvalade, foi substituído por Emídio Rafael. O português não jogou em Viena (nem sequer está inscrito na Liga Europa) e foi Fucile apagar o incêndio. E agora Villas Boas está com um dúvida para amanhã: joga Fucile ou Rafa?

Para o treinador, é um problema complicado de resolver, mas ao mesmo tempo agradável. Falando dos dois, Villas Boas disse que «tiveram dois jogos excelentes. O Fucile é polivalente e esteve em grande nível em Viena; o Rafa também esteve muito bem em Alvalade». A opinião serve de argumento à dúvida: «Ainda não decidi qual deles vai jogar. Amanhã (hoje) tomo a decisão. O que me satisfaz é tê-los a este nível e poder alterar da forma que acho mais conveniente»... A incógnita, para quem não está no balneário, vai manter-se até ao dia do jogo, a não ser que hoje um deles não surja na lista de convocados, o que é muito pouco provável. Um deles não alinhará de início, mas devem os dois ser chamados para o jogo, até porque Fucile, por exemplo, é homem para se posicionar noutras zonas do terreno.


in "abola.pt"