domingo, 5 de dezembro de 2010

Falcao. É uma espécie de avançado

Três golos ao Rapid Viena servem ao colombiano para se tornar melhor marcador da Liga Europa (7) e apanhar Cristiano Ronaldo (41) nos goleadores de 2010



Se alguma vez lhe der na cabeça para se meter num avião e ir à Colômbia, vá com cuidado. E não se atreva a falar de Shakira nem de Falcao: se à cantora, os colombianos querem compromisso e interesse pelo país onde nasceu; ao avançado do FC Porto, o povo simplesmente pede golos na selecção - até agora, seis em 26 internacionalizações, e só um em dez jogos na qualificação para o Mundial-2010.

Quando Falcao se mete num avião e vai à Colômbia, a taxa de aproveitamento reduz significativamente, se comparada com a pontaria evidenciada com a camisola do FC Porto. Seja ela azul e branca ou amarela, como em Viena. Seja a bola branca da Liga Bwin ou laranja da Liga Europa, como em Viena. Faça chuva, faça sol... ou faça neve, como em Viena. A Falcao pedem-se golos em qualquer circunstância e o colombiano cumpre a preceito. Como em Viena. Bolas, mas afinal o que houve em Viena? Além de um temporal inesquecível que cobriu o relvado de um manto branco, pela neve que caiu insistentemente nas 70 horas anteriores ao jogo, também se assistiu a um vendaval de futebol do FC Porto que, sem se esforçar, ganhou 3-1 ao Rapid, com hat trick de Falcao. Esse mesmo, o tal que marca pouco na selecção e muito no FC Porto. Para já, 51 golos em época e meia, desde que chegou via River Plate no Verão de 2009. São números impressionantes, mas isto não é nada.


Então não é que Falcao é o melhor marcador da Liga Europa, com sete golos? E não estamos a contar com aquele ao Genk nas pré-eliminatórias. Então não é que Falcao já tem 41 golos em 2010? Apanhou Cristiano Ronaldo, mas com menos jogos e minutos, e só está atrás de um argentino chamado Lionel Messi, que não marcou nos 5-0 ao Real Madrid e interrompeu uma brilhante série de 15 golos nos últimos nove jogos.



Voltando a Falcao, que "só" marcara 23 golos em 2009. Agora tem 41 e pode sonhar com 46, o dobro do ano passado. Pela frente, há V. Setúbal para o campeonato, Juventude de Évora para a Taça de Portugal e CSKA Sófia para a Liga Europa. Perfeitamente possível, está visto! Aliás, o que é impossível para este colombiano? Nada, nem a neve que ele nunca vira na vida. Por essa razão, mal aterrou em Viena escreveu maravilhas daquele ambiente diferente. Por essa razão também pediu ao árbitro macedónio Aleksandar Stavrev a bola do jogo. "Vai para o museu", justifica Falcao como que a dizer que este foi inesquecível. Mais pela neve do que propriamente pelo hat trick. É que desses Falcao já festejara certa vez ao serviço do River Plate, num excitante 4-2 ao Botafogo, para a Taça Sul-americana, no dia 30 de Setembro de 2007. Aí, treinado por Passarella, e com Belluschi (de barba à Che Guevara e rabo de cavalo) no onze, Falcao não pediu ao árbitro paraguaio Carlos Amarilla a bola do jogo. E olhem que esse jogo foi resolvido aos 90''+3, quando o River Plate jogava com nove e o Botafogo com dez, e o 4-2 de Falcao qualificou o River Plate para as meias-finais da prova. O de Viena, não foi com nove, foi com neve. Uma letra faz toda a diferença. É como os acentos, não é Falcao?


in ionline.pt


Veja em aqui o primeiro hat trick de Falcao: River Plate-Botafogo, 4-2

Sem comentários: