domingo, 5 de dezembro de 2010

"Não vou fazer o meu exercício físico"

André Villas-Boas diz que a equipa está recuperada fisicamente para defrontar o Setúbal, depois do jogo na neve de Viena e das emoções que se seguiram. Contra os sadinos, a equipa será guiada através de controlo remoto, com o técnico afastado do banco por causa da expulsão de Alvalade, mas Villas-Boas garante que o grupo está em boas mãos e que não vai faltar sintonia. Só lamenta mesmo o facto de não poder fazer a sua ginástica habitual durante os jogos...

Em que é que influencia a sua ausência do banco?

Apenas um desgosto enorme por não participar mais activamente no jogo. Aquele quadrado de área técnica é o meu espaço de exercício físico, não vou poder fazê-lo [risos] e tenho que compensar de outra forma, mas a responsabilidade está entregue à minha equipa técnica e sentimo-nos confortáveis com ou sem o líder por perto. A comunicação é permitida e, por isso, estaremos todos em sintonia para que a ausência seja o menos notada possível, se é que é determinante.

Será a primeira vez que não está no banco, desde que é treinador principal.

Sim, na Académica não fui expulso, agora no FC Porto é a segunda vez... [Na primeira foi apenas multado]
Depois do desgaste físico, sentem-se preparados?

Sim, tivemos dias suficientes de recuperação, a nossa lógica são dois dias de recuperação para quem joga, mas optámos por um dia de recuperação total para todo do plantel e hoje [ontem] dividimos o grupo, sendo que quem jogou se mantém em recuperação. Amanhã [hoje] teremos um treino ligeiro de preparação para o jogo. Será este o treino fundamental para o que vamos fazer. Mas, sim, estão completamente recuperados. Obviamente que viemos um pouco machucados, digamos assim, de Viena, perdendo o Beto por um período importante, Varela vamos ver ainda, mas provavelmente não jogará com o Setúbal e o Fernando ainda estamos a analisar para tomar uma decisão.

O que é que espera deste jogo?

O Setúbal vem de uma série infeliz; teve um resultado positivo na Madeira para a Taça de Portugal, mas na Liga tem estado extremamente irregular, ainda que seja uma equipa muito competitiva. No último jogo, contra a Académica, foram infelizes, porque dominaram, criaram um número importante de oportunidade e poderiam ter perfeitamente ganho o jogo. Após o choque com o golo madrugador da Académica, mostraram um futebol directo, muito agressivo e objectivo. Penso que, estrategicamente, vão ser diferentes disso no Dragão. Têm baixas importantes também. Espero uma equipa que nos vai ameaçar na profundidade, com jogo longo, que nos vai causar problemas em transição e que nos vai dar a iniciativa do jogo. Não espero uma equipa a jogar aqui de peito aberto, não em sentido crítico, mas porque é o estilo que ,se calhar, vão ter de utilizar contra nós. O Setúbal passou por uma época difícil no ano passado, salvou-se no limite, com grande trabalho do Manuel Fernandes e está mais estável este ano. Adicionou qualidade individual e, apesar da posição que ocupa, se conquistar três pontos salta imediatamente para o meio da tabela. Portanto, acho que podemos esperar um jogo com alguma dificuldade, mas para nós é decisivo continuar a ganhar todos os jogos até ao fim do campeonato.

"Falcao é um jogador decisivo e teve uma noite de sonho"

Falcao marcou em todos os jogos do mês de Novembro e fez um hat trick em Viena, somando oito golos em cinco encontros. No início da época não conseguia marcar regularmente como tinha habituado na época anterior. Quer dizer que já assimilou melhor as suas ideias?
Não é pelo facto de ter feito agora um 'hat trick' que ele não tinha assimilado antes as ideias que temos. Recordo que quem pôs em causa a veia goleadora do Falcao foram vocês, na pré-época, quando pouco interessava. A partir do primeiro jogo oficial começou a marcar, tal como tinha feito no ano anterior, com o Paços de Ferreira. Portanto, isso é que é decisivo para nós e não quer dizer que a assimilação das ideias tenha sido tardia. Para nós, o que conta é que a equipa continue a ganhar e a marcar. O Falcao é um jogador decisivo, como vocês sabem, como são muitos outros, e teve uma noite de sonho em termos individuais, potenciada pelo colectivo, isso será sempre a minha mensagem.

"É importante que a equipa sinta a pressão!"

O objectivo de André Villas-Boas até à paragem do campeonato passa por manter a invencibilidade da equipa e, nesse sentido, o técnico interpreta o encurtar provisório da distância para o segundo lugar - depois da vitória do Benfica contra o Olhanense -, como um factor positivo para manter os níveis de motivação e de alerta no máximo. "Queremos continuar invencíveis o mais tempo possível. O nosso objectivo é ganhar até à paragem de Dezembro continuar a ganhar até o campeonato acabar. Temos de definir pequenos objectivos para as mais variadas alturas da época e queremos cumpri-los", explicou. O Setúbal vem ao Dragão tentar surpreender, mas até à paragem do campeonato ninguém quer tropeçar. "É importante, até pelo alternar entre competições, que a equipa se mantenha com os seus compromissos e obrigações, sinta a pressão das equipas que se aproximam, pelo facto de jogarmos segunda-feira e voltar a ganhar a margem que queremos, que foi a que deixámos no fim-de-semana passada", comentou, invertendo assim a pressão que se quisesse colocar em cima dos ombros dos jogadores, por jogar amanhã.

Satisfeito com Fucile e Rafa

A ausência de Álvaro Pereira tem passado despercebida, mas a questão coloca-se a cada jogo. Agora quem é que vai jogar? "Tiveram os dois jogos excelentes: Fucile porque é um jogador polivalente, mostrou-se a um grande nível em Viena. O Emídio Rafael a mesma coisa. Para quem tinha competido tão pouco em termos oficiais, mostrou-se a um grande nível em Alvalade, portanto, é uma decisão que tomarei amanhã [hoje]. A única coisa que me satisfaz é tê-los a este nível".

Walter pronto a regressar para o jogo com os sadinos

Na deslocação do FC Porto a Viena causou estranheza o facto de Walter ter sido desconvocado à última hora. A justificação para a mudança foi "opção técnica". Contra o Setúbal, o avançado brasileiro deverá, no entanto, regressar às opções do treinador. "Falta um dia para decidir, que é o dia da organização estratégica, mas, provavelmente, tendo em conta esta indefinição relativamente ao Varela, regressará", comentou. Walter, que foi titular no jogo da Taça de Portugal, em Moreira de Cónegos, com uma exibição pouco convincente, acabou por ficar de fora nos jogos seguintes, em Alvalade e Viena.

in "ojogo.pt"


Sem comentários: