sexta-feira, 16 de março de 2012

José Couceiro, Treinador do Lokomotiv de Moscovo, Ex-selecionador de Sub-21


"É mais um passo atrás"

1
Deixar cair o projeto das equipas B é mau para o futebol português?
É mais um passo atrás. Sempre defendi as equipas B. Somos um país formador e não temos dinheiro para competir com outros clubes no mercado de transferências. É um projeto fundamental e o melhor modelo para a formação e o surgimento de jovens valores portugueses. Mas as questões de ordem política parece que se estão a sobrepor àquilo que é importante para melhorar o nosso futebol.

2
Que alternativas se podem colocar se o projeto abortar mesmo?
Alternativas há sempre, mas este é o melhor modelo. Só com as equipas B é que se consegue transmitir aquilo que são os princípios e a mística de um clube. No passado havia as equipas satélites e devo dizer que quando estive no Alverca conseguimos até ser campeões nacionais de juniores, o que não é pouco para a dimensão que o clube tinha. Dali saíram muitos jogadores para o futebol português. Mas volto a sublinhar que o ideal seriam as equipas B.

3
Que consequências antevê?
Vejo que, uma vez mais, não se vai conseguir progredir, o que é sempre mau e vai ter grandes reflexos até nas seleções nacionais. Os jogadores mais jovens vão continuar a ter pouco espaço para se mostrarem e mais dificuldades para competirem e continuarem a evoluir depois da formação, o que não vai favorecer em nada o futebol português.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: