quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Dois apurados entre penáltis, reviravoltas, expulsões... e Helton

Nos dois grupos de cinco equipas ainda há várias à procura de um lugar nas meias-finais. Benfica e Marítimo fecharam as contas com o apuramento no dia em que o guarda-redes do FC Porto disse «estou vivo»

Benfica e Marítimo estão nas meias-finais da Taça da Liga após a terceira jornada que não deixou nada decidido nos dois grupos compostos por cinco equipas. Foi uma ronda, sim, em que se verificaram muitas ocorrências pouco habituais. Mas foi também um dia em que, antes daquelas, o ponto mais alto foi conseguido por Helton, com uma exibição fantástica, de significado imenso, desportivo e emocional. 

O Sp. Braga jogou 11 contra 9 frente ao FC Porto durante mais de uma parte. A equipa de Sérgio Conceição carregou sobre os dragões como lhe competia, mas não conseguiu mais do que chegar ao empate. De penálti. O maior responsável perla falta de eficácia do Sp. Braga foi um guarda-redes que só não defendeu o castigo dos 11 metros. 

Em 30 remates que fez o Sp. Braga, 12 foram com a direção certa para a baliza portista. Se só o penálti deu golo, isso, claro está, deixou a Helton 11 defesas; várias delas a contrariar remates já dentro da área, algumas ainda à queima-roupa. Ao segundo jogo dez meses depois da grave lesão (regressou também com um golo sofrido frente ao U. Madeira para esta Taça da Liga), Helton defendeu, defendeu e defendeu numa exibição emocionante e que o emocionou. 

O guarda-redes brasileiro deixou o relvado abraçado ao compatriota agora num clube adversário Alan. E a limpar os olhos das lágrimas. Na entrevista rápida que pouco depois se seguiu, revelou o que sentia: «Sinto que ainda estou vivo. A única coisa que queria era sentir-me assim.» 

Neste jogo de Braga, além de Helton, houve algumas das outras incidências pouco habituais que marcaram a ronda. O FC Porto teve dois jogadores expulsos e quer Reyes quer Evandro viram o cartão vermelho ainda na primeira parte. A terceira expulsão do dia aconteceu em Setúbal com o vimaranense Luís Rocha. 

Entre Braga e Setúbal registaram-se quatro dos penáltis desta terceira jornada da Taça da Liga; e em ambos os jogos refletiram a totalidade dos golos verificados. O total de grandes penalidades foram seis (no total de oito jogos) e deram golos também ao Marítimo e ao Belenenses. 

No Restelo aconteceu uma das surpresas do dia. Não tanto porque a equipa de Lito Vidigal venceu as segundas escolhas de Marco Silva, mas, mais, porque o Sporting esteve a ganhar 2-0 e acabou por ser batido por 3-2. Os leões não deixavam escapar uma vantagem de dois golos desde março de 2012 – quando perderam 3-2 em casa do Manchester City (na Liga Europa). 

A título de curiosidade sobre algo que não é habitual com os «grandes» portugueses, o Benfica não perde depois de ter uma vantagem de dois golos desde abril de 2008, quando o Sporting venceu uma vibrante eliminatória da Taça de Portugal por 5-3. O FC Porto precisa de recuar a setembro de 2005 para se lembrar que, na Liga dos Campeões, viu o Artmedia fazer-lhe a reviravolta para 3.2 em pleno Dragão. 

De volta a esta quarta-feira, Ryan Gauld marcou os dois golos do Sporting e parecia estar destinado a herói do jogo com o «bis» na estreia a marcar pela equipa principal dos leões. Mas a figura do Restelo acabou por ser Dálcio, o miúdo de 18 anos que até foi formado... no Sporting. 

FC Porto e Sporting continuam a liderar os respetivos grupos, mas a incerteza quanto aos vencedores dos grupos, respetivamente, D e C continua, com vários candidatos a lutarem pelo primeiro lugar de cada. 

E de volta também à normalidade, volta-se ao início para referir que o Benfica e o Mar+itimo fecharam os respetivos grupos de quatro equipas com o respetivo primeiro lugar. Os encarnados aguardam nas meias-finais pelo vencedor do grupo do Sporting. Os madeirenses recebem o primeiro classificado do grupo do FC Porto 

Jogos desta quarta-feira: 

GRUPO A 

GRUPO B 

GRUPO C 

GRUPO D 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: