quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pinto da Costa diz que caso Jesus só será tratado «lá para o verão»

Com ironia, Pinto da Costa, volta a trazer para a ordem do dia os incidentes ocorridos no estádio D. Afonso Henriques entre Jorge Jesus e agentes da autoridade, considerando que o caso só será tratado «lá para o verão». O dirigente portista mostra-se despreocupado quanto à receção ao Sporting, que lhe merece o mesmo tipo de atenção que qualquer outro jogo da Liga, sublinhando, isso sim, a dificuldade e importância do confronto com o Zenit.
«Não estou à espera que isso seja tratado antes do defeso, lá para o verão. É um palpite, uma questão de tempo, de clima, da possibilidade de as pessoas se reunirem. Acho que não vai haver tempo para decidirem nada até aí, nem com sumaríssimos, nem sem sumaríssimos», afirmou, ironicamente, Pinto da Costa, no Canadá, ao jornal O Jogo, explicando o porquê da sua convicção. 
«Porque se calhar as únicas pessoas que viram a televisão fomos nós os dois. Os delegados que estavam lá não viram nada, embora se vejam imagens deles a conversar e a olhar para aquilo tudo. Os árbitros também parece que não viram nada. Por isso estou convencido de que até ao defeso não vai aparecer ninguém que tenha visto alguma coisa», explicou, bem ao seu estilo. 
Tem-se vindo a falar de um eventual castigo a aplicar a Josué por uma alegada cuspidela a Luís Dias, no jogo em Arouca. O dirigente dos dragões mostra-se tranquilo.
     Sei que o único jogo que o FC Porto não ganhou até agora para a Liga foi um em que o Rui Silva inventou um penálti
«Não tenho conhecimento de nada, nem estou preocupado. Não acredito nem deixo de acreditar. É um assunto que nem sequer comento», completou, aproveitando para apontar o dedo à arbitragem.
«Felizmente, até ao momento, só empatámos um jogo no campeonato. E nem foi contra o Estoril, mas contra o Rui Silva», afirmou referindo-se ao árbitro do encontro na Amoreira, que terminou com empate «a dois golos entre os canarinhos e os dragões.
«Se três árbitros com possibilidade de ver as repetições na televisão raramente estão de acordo é sinal de que tudo ou quase tudo é discutível. Mas há coisas que não são erros mas invenções. Rui Silva não errou, inventou um penálti, que por definição é uma falta dentro da área. Com o jogo a decorrer ele inventou um», criticou, escusando-se a comentar as intenções do referido árbitro. 
«Não tenho que achar se foi ou não por acaso. Não julgo intenções nem o porquê dos acontecimentos. Sei é que o único jogo que o FC Porto não ganhou até agora para a Liga foi um em que o Rui Silva inventou um penálti. Isso é indiscutível e ainda não encontrei ninguém que me tenha dito que não é assim», criticou.
«Ainda não vi jogar o Sporting»
O Sporting é o próximo adversário dos dragões no campeonato mas Pinto da Costa diz que o que o preocupa é o confronto com o Zenit, que ocorre antes da receção aos leões, e que é muito importante para a qualificação para a próxima ronda da liga milionária. 
«Vai ser encarado como um jogo normal, que tentaremos vencer, como sempre. No campeonato jogam todos contra todos e seja à primeira, à décima ou à última jornada, a importância é igual. O que conta é a regularidade e não este ou aquele jogo. Nos últimos campeonatos temos sido nós os mais regulares e esperamos continuar a sê-lo», desejou, desvalorizando o desafio com os leões e assumindo pouco saber da equipa verde e branca. 
©Carlos Alberto Costa
«Não me posso pronunciar porque ainda nem sequer vi a equipa do Sporting jogar. Mas se tivesse visto também não ia comentar», limitou-se a afirmar, apesar de as críticas, no geral, serem muito positivas. 
Para os dragões, garante o dirigente, é «apenas mais um jogo encarado com seriedade»: 
«É a mesma coisa jogar com eles ou outros. Prova disso é a concentração que temos tido até aqui», atirou, voltando agulhas para o desafio com o Zenit, que se realiza antes da receção aos leões.
«Os jogos entre as duas equipas vão decidir. Neste momento, o Atlético de Madrid está numa posição privilegiada e quem ganhar entre nós e o Zenit fica numa ótima posição para se apurar», projetou, voltando a sublinhar, um desejo já assumido, de chegar à final da Champions, que se vai realizar no estádio do Benfica.
«Acalento o sonho de estar na final da Luz. Mas temos de ser realistas. Há clubes que vão ficar de fora muito mais poderosos do que os portugueses. É óbvio que Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Bayern ou Arsenal também desejam estar lá, mas só há lugar para dois. E há sempre possibilidade de aparecer alguém fora desse grupo. Nós temos essa esperança», ressalvou. 
Para Pinto da Costa, no entanto, o panorama atual é mais difícil do que aquele com que a equipa lidou em 2004 ou 1987, quando o clube venceu a Champions. 
«É mais difícil, sem dúvida. As equipas estão mais fortes e cada vez vão estar mais, pois têm possibilidades que cada vez os portugueses têm menos, pois os apoios foram cortados e os impostos são cada vez mais maiores. É uma luta muito desigual, mas quando se entra é para tentar ganhar», explicou, garantindo que a derrota recente com o Atlético de Madrid não muda, em nada, os desejos da sua equipa.
©Carlos Alberto Costa
«Naturalmente não ajuda, mas continuamos a pensar que podemos qualificar-nos, até pela forma como essa derrota contra o líder do campeonato espanhol apareceu. Não foram melhores que nós, foram as contingências do próprio jogo. Sofremos dois golos que habitualmente não sofremos», explicou.
Voto de confiança a Paulo Fonseca
O FC Porto continua à procura das suas melhores exibições, busca que Pinto da Costa também assume.
«Nem estou nem nunca estive satisfeito com a forma como o FC Porto joga. Queria e quero sempre mais. Quero que roce a perfeição e como isso é impossível, quero sempre o melhor da equipa», assumiu, deixando um voto de confiança a Paulo Fonseca, que ainda não conquistou na plenitude os adeptos azuis e brancos.
©Catarina Morais
«Estou convencido que foi a aposta certa. Não vejo nenhuma razão para que não seja assim. Estamos à frente do campeonato e não é por perdermos um jogo da Champions contra uma equipa que lidera em Espanha e nem sequer mostrou superioridade, que as coisas mudam», completou.
Elogios a Quintero
Não há como fugir. Quintero já tem selo e elogios de craque e o dirigente portista assume que o criativo colombiano vai ser uma estrela, mas acalma a expetativa em torno do número dez. 
«Quintero? O futebol que me empolga é o futebol em conjunto, o futebol de equipa», afirmou, ressalvando a sua opinião em relação às individualidades, mas deixando elogios ao jovem colombiano.
«Não tenho dúvidas nenhumas de que vai ser uma estrela dentro da equipa do FC Porto e uma mais-valia futura. Não tenho dúvida e foi com essa ideia que o contratámos», explicou, fazendo uma breve análise em relação ao mercado de transferências.
«Lá fora fizemos a contratação do Quintero, que era da seleção da Colômbia e que já estava num futebol - o italiano - muito forte. Depois apostamos nos portugueses, que são valores firmados. É verdade que o selecionador nunca tinha reparado neles, mas estavam na nossa linha de observação há muito tempo como valores do futebol português. E a prova que não estávamos errados é que dois meses depois estão na seleção», sublinhou.

Pinto da Costa: «Ghilas será uma estrela»


Pinto da Costa, presidente do FC Porto, está convicto das capacidades de Nabil Ghilas para triunfar de dragão ao peito.
«Fui responsável pela sua contratação», disse o dirigente portista, em declarações à imprensa argelina, citadas pelo jornal O Jogo.
Pinto da Costa diz mesmo não ter dúvidas que Ghilas será «uma estrela» no clube da Invicta.
«Tenho a certeza que Ghilas ainda será uma estrela do FC Porto, até porque fui responsável pela sua contratação. É um jogador que admiro e tenho a certeza que vai singrar, porque é excelente», destacou.
Ghilas espreita um lugar a titular no FC Porto, na próxima ronda da Taça de Portugal, frente ao Trofense.
Até ao momento, o argelino totaliza dois jogos oficiais com a camisola do FC Porto.
Ghilas espera por uma oportunidade ©Catarina Morais



in "zerozero.pt"

Sem comentários: