domingo, 27 de novembro de 2011

Secretário: "FC Porto é como o Real Madrid. Braga cresceu muito"

Antigo jogador do FC Porto e do Braga, Secretário passou mais anos de dragão ao peito, mas nutre um carinho especial pela equipa minhota. Foi lá que rodou durante um ano, regressando às Antas para se impor definitivamente. Antigo internacional, teve ainda uma passagem pelo Real Madrid, em 1996/97 e 1997/98. Por conhecer a realidade dos dois clubes, o antigo jogador traça as devidas comparações. "O Real Madrid é um dos melhores clubes do mundo, talvez mesmo o melhor, mas em termos de estrutura e de organização, o FC Porto não fica atrás", elogia.
Secretário também conhece bem o Braga, clube que representou em 1992/93. "No meu tempo tinha excelentes condições e um excelente estádio, mas cresceu muito e rapidamente. Fico contente por ver que está a intrometer-se entre os três grandes."
Se FC Porto e Braga cresceram imenso, tal deve-se, e muito, a Pinto da Costa e a António Salvador. Secretário conheceu de perto o presidente portista. "Todos têm um grande respeito por ele. Basta olhar para ele para saber se está bem-disposto ou maldisposto. Ao contrário do que podem pensar, é afável e brincalhão", destaca, continuando os elogios. "É um grande líder. Levou o FC Porto a um nível altíssimo."
O antigo defesa recorda os momentos em que Pinto da Costa chegava ao balneário, sobretudo nas horas más. "Não digo que tremíamos, mas havia um respeito enorme. Quando tinha de dar o seu grito e demonstrar a sua insatisfação, já sabíamos que não ia ser fácil... É por isso que o FC Porto, nestas alturas menos boas, consegue dar a volta às situações", lembra.
Com António Salvador não chegou a trabalhar em Braga, mas tem uma opinião positiva. "Está a fazer no Braga o que Pinto da Costa fez no FC Porto, numa dimensão mais baixa, mas também com menos tempo", recorda.
Por quem vai torcer hoje? A resposta sai rápida e justificada. "Pelos anos que passei lá, torço pelo FC Porto. Mas não esqueço o ano que passei no Braga. Fiz uma excelente época e, inclusive, quando voltei ao FC Porto fiquei definitivamente, depois de ter andado cinco anos emprestado. Foi uma época muito importante para mim. Ficarei sempre grato ao Braga", revela.

"Tinha qualidade para jogar neste FC Porto e no Braga"

Fala a voz da experiência. Antigo lateral-direito do FC Porto e da Selecção Nacional, Secretário diz, em jeito de brincadeira, que "tinha qualidade mais que suficiente para jogar neste FC Porto ou no Braga". Precisava era de perder uns quilitos... Brincadeira à parte, analisa o problema na lateral-direita que afecta as duas equipas, que pode obrigar os dois treinadores a opções de recurso. Com Sapunaru a recuperar o ritmo físico ideal, depois de sofrer uma lesão, restam Fucile ou Maicon no FC Porto. "O Fucile por vezes vacila. Comete erros que não pode cometer. Para ele, parece que torna o jogo fácil de mais, mas há coisas que faz como defesa que não pode fazer", avisa. Se a aposta recair em Maicon, o FC Porto ganha na capacidade defensiva, mas perde no ataque. "Em termos ofensivos, sendo central, participa pouco no ataque. O FC Porto pode ficar um pouco coxo. Nos jogos que tem feito a lateral, neste último, contra o Shakhtar, esteve bem. Foi um jogo bem conseguido, mas nos outros não esteve tão bem", analisa.
Já o Braga não pode contar com Baiano, que continua lesionado. A opção deverá recair novamente numa adaptação. "O Salino é um jogador mais ofensivo. O treinador vê qualidades nele, porque é rápido, o que pode trazer vantagens nessa posição. Mas não tem rotina de lateral e, por vezes, há situações durante o jogo em que se nota isso mesmo. Nota-se isso quando tem de fechar espaços interiores, comete muitas faltas e nota-se que não se sente confortável numa posição que não é a dele", analisa o antigo jogador do FC Porto e do Braga.

"Vítor Pereira e Leonardo Jardim são líderes"

Com o curso de IV Nível, Secretário faz a comparação entre os dois colegas de profissão que hoje vão estar no Dragão. "Vítor Pereira está a tentar agarrar a oportunidade que lhe foi dada. Pinto da Costa anda no futebol há muitos anos e certamente não foi por acaso que apostou nele. Foi apanhado de surpresa com a saída de André Villas-Boas, mas não faltam treinadores por esse mundo fora... Se apostou nele foi porque tem qualidades como treinador e como líder", refere, considerando que a irregularidade da equipa portista não vai prejudicar a ascensão de Vítor Pereira. "Tem tido momentos bons e outros menos bons, mas vai ganhando experiência e pode lançar-se para uma grande carreira."
Igualmente positiva é a imagem que tem do treinador do Braga. "Leonardo Jardim fez excelentes trabalhos no União da Madeira, no Chaves e no Beira-Mar. No Braga também está a fazer um bom campeonato. Por algumas entrevistas que tenho lido e ouvido, nota-se que tem espírito de líder. Parece que estamos diante de um excelente treinador", destaca.

"João Moutinho cada vez mais ofensivo"

Quem vai decidir o jogo de hoje? Secretário não consegue destacar apenas um jogador, até porque acredita que "vai ser um jogo com golos", mas acredita que alguns jogadores podem fazer a diferença. "O FC Porto tem o Hulk, o Kléber e o Moutinho, que, apesar de jogar no meio-campo, cada vez participa mais em termos ofensivos", elogia, lembrando que a equipa de Leonardo Jardim também têm jogadores de nível. "O Braga tem o Alan, o Mossoró e o próprio Nuno Gomes, que umas vezes joga e outras fica no banco, mas tem experiência", alerta, considerando, no entanto, que "o FC Porto é o grande favorito".


Vai estagiar em Espanha

Depois de arrumar as chuteiras de jogador, no Maia, em 2007, Secretário iniciou a carreira de treinador, como adjunto de Mário Reis. "Um grande senhor, com quem aprendi bastante como adjunto", reconhece. Seguiu-se novo passo, agora como treinador principal. Passou pelo Maia, Lousada e Arouca, encontrando-se actualmente à espera que o telefone toque para voltar ao banco. "Comecei a carreira há relativamente pouco tempo. Tirei o IV nível de treinador. Depois da última experiência, no Arouca, optei por fazer uma pausa", justifica. Não parou, aproveitando para melhorar os conhecimentos. "Fiz alguns estágios complementares em algumas equipas e brevemente quero fazer um em Espanha nas selecções de sub-19 e de sub-21 com o Luís Milla, que foi meu colega no Real Madrid", revela.
Apesar da paragem, o antigo internacional português admite que não deu o tempo por perdido, bem pelo contrário. "Esta paragem de um ano e meio foi muito importante para mim. Aprendi bastante e sinto-me cada vez mais preparado para agarrar um projecto", anuncia.
O telefone já tocou, mas entendeu que não devia aceitar as propostas que lhe fizeram. "Tive alguns convites que não aceitei, porque entendi que não era o clube certo ou o momento oportuno", justifica.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: