sábado, 23 de outubro de 2010

Dois anos sem derrotas no Dragão


Uma fortaleza intransponível há dois anos. Eis o Estádio do Dragão em jogos para as competições nacionais. A data comemora-se, precisamente, na segunda-feira (25 de Outubro), dia da recepção ao Leiria. Se ganhar ou, no mínimo, empatar, o FC Porto ultrapassa esse registo e passará a somar 41 jogos seguidos sem conhecer o sabor amargo da derrota diante do seu público.

A última equipa portuguesa a sair do Estádio do Dragão com um sorriso de orelha a orelha foi o Leixões, em 2008/09, quando venceu por 3-2, naquele que foi, curiosamente, o centésimo jogo oficial a ser realizado no novo estádio dos azuis e brancos. Dois golos de Braga e um de Bruno China foram suficientes para anular os de Lucho e Lisandro. Um resultado surpresa que, ainda assim, acabaria por não impedir o FC Porto de, meses depois, conquistar o tetracampeonato.

Desde esse dia, 25 de Outubro de 2008, houve alguns percalços, meias surpresas que abalaram os pilares do Dragão, mas que acabaram por não ser suficientes para o quebrar. Casos dos empates com o Olhanense, que na época passada chegou a estar a vencer por 2-0; ou do nulo com o Trofense, na época anterior. Resultados que causaram admiração, embora não ao ponto de o FC Porto sair da sua casa sem qualquer ponto.

As excepções têm sido as visitas de equipas inglesas na Liga dos Campeões. Na verdade, nestes dois anos que se completam segunda-feira, há a registar duas derrotas do FC Porto: com o Chelsea e o Manchester United, ambas pela margem mínima.

Contra equipas portuguesas o saldo é amplamente favorável desde o desaire com os vizinhos de Matosinhos: são apenas 8 empates e 32 vitórias, distribuídas pelo campeonato, pela Taça de Portugal e pela Taça da Liga.

Esta época, o FC Porto venceu os seis jogos disputados em casa, dois dos quais para a Liga Europa, e apenas um foi pela margem mínima: os 3-2 ao Braga.

Leiria é rival nos números redondos


Se chegar a dois anos de invencibilidade caseira depende do resultado com o Leiria, há outro dado que o Estádio do Dragão vai atingir na segunda-feira, mesmo que os portistas não conquistem qualquer ponto: este será o jogo oficial do FC Porto número 150 no recinto construído para o Euro'2004. Curiosamente, o adversário será o mesmo que apadrinhou o jogo inaugural a 7 de Fevereiro de 2004, depois da festa de abertura com o Barcelona e os problemas com o relvado que se seguiram.

Nos 149 jogos que tiveram como palco o Dragão, o FC Porto venceu 106, empatou 29 e perdeu apenas 14, a maioria dos quais em partidas da Liga dos Campeões. Ainda no que diz respeito à estatística do "palco das emoções", os adeptos portistas já festejaram 281 golos (a média é de 1,8 por jogo) e viram os adversários festejar 86 vezes. Já agora, Lisandro (36) ainda é o melhor marcador de sempre no Dragão.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: