quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Danilo: "Objectivo é ganhar títulos"

Danilo chegou finalmente ao Porto, indiferente às ameaças do Santos e já focado em conquistas. Eram 8h29 quando o avião que o trouxe do Brasil pousou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Cerca de uma hora depois de resolvidos os trâmites burocráticos, o jogador surgiu à porta VIP, entrando directamente para uma carrinha de vidros fumados e seguindo para o Olival, onde já conheceu os seus novos colegas.
Danilo esteve depois no Dragão e proferiu as primeiras palavras de azul e branco vestido, no relvado do palco onde espera dar a melhor sequência à sua carreira. "Como em todas as equipas por onde passei, o objectivo é ganhar títulos", atirou, numa curta apresentação à página oficial dos campeões nacionais. Expectativas que Pinto da Costa partilha: "É um grande reforço, de quem esperamos muito."
Numa entrevista concedida a O JOGO em Setembro último, Danilo já não escondia as expectativas, adiantando que tinha tudo para dar certo no FC Porto. À chegada, o brasileiro manteve a mesma imagem de marca: "Sempre fui bem visto por ser um jogador vencedor e espero que aqui não seja diferente. O Danilo e o FC Porto têm tudo para ser um excelente conjunto, com muitas vitórias".
O brasileiro também venceu quatro títulos em 2011, incluindo o Mundial'sub-20 e a Taça dos Libertadores da América, pelo Santos, mas percebeu cedo que a mudança para Portugal vai fazer-se dentro do mesmo espírito de conquista: "Desde que entrei no avião encontrei logo pessoas que me disseram, que tinha que jogar bem e ganhar". Mas nada que o pudesse atemorizar. "Temos de estar habituados a este tipo de pressão para jogar num clube vencedor como o FC Porto", frisou. Aliás, os objectivos pessoais confundem-se com os colectivos a julgar pelas suas palavras: "Vou lutar para conquistar um lugar na equipa, mas o meu primeiro objectivo será ajudar o FC Porto a vencer".
O primeiro contacto com os seus novos companheiros também foi positivo para o jogador, que deverá começar a trabalhar hoje no Olival. "O ambiente no clube é muito familiar e isso deixa qualquer um à vontade. Já estive no balneário, houve algumas brincadeiras e receberam-me muito bem. Isso é importante para que tudo dê certo", sustentou.
Em relação ao tempo que poderá levar até estar à disposição de Vítor Pereira, Danilo acredita que não será por ter estado parado uma dezena de dias que a sua condição física venha a ressentir-se: "Creio que depois de uma semana de treinos estarei bem para jogar". Mas até poder estrear-se com a camisola número 2 que lhe foi atribuída, o defesa terá de passar por um inevitável período de adaptação.

"Tem um peso histórico"

A camisola número 2 é uma referência dentro do FC Porto, pelos jogadores emblemáticos que a envergaram e que se destacaram como líderes da equipa e do balneário. Primeiro com João Pinto, a seguir com Jorge Costa e, mais recentemente, com Bruno Alves. Todos vestiram o número dois e capitanearam a equipa em largos períodos da sua permanência no clube. Pode dizer-se que Danilo recebeu ontem uma herança pesada, quando lhe foi atribuído o mesmo número. "Tem um peso histórico, sim, e o Danilo tem a qualidade dos grandes jogadores para a vestir. Mas o simples facto de jogar no FC Porto já é uma responsabilidade", declarou Bruno Alves a O JOGO. Aliás, o brasileiro parece já bem identificado com o contexto inerente a esse número. "Já me contaram a história dessa camisola e a importância que ela tem no clube. Espero fazer jus a esse presente que me foi dado, jogar bem e manter a história da camisola dois no FC Porto", comentou Danilo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: